Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Isa Bom O 28/04/2022

Auto da barca do inferno
Gostei mas é meio estranho e a linguagem difícil. O autor pega grandes referências da religião católica dando ?emoção? na narrativa.
ajsjad 01/08/2022minha estante
Conheço um canal no youtube que tem umas leituras comentadas bem dinâmicas interativas ministradas por uma professora que explica PALAVRA POR PALAVRA em cada encontro. Além de O Auto da Barca do Inferno, lá já tem leituras de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Úrsula, Canaã, O Cortiço e muito mais! Se quiser dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

ajsjad 27/07/2022minha estante
Conheço um canal de leituras comentadas MUITO BOM MESMO. A professora explica letra por letra de forma bem descontraída e interativa. Dá uma olhadinha; tem umas lives de leitura comentada dessa peça: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Deb_ 16/01/2022

Nhé
O tema é bem cristão, envolvendo o destino das pessoas que morrem: céu ou inferno. É uma sátira, onde os pecadores são julgados e expostos de forma cômica por sua hipocrisia e mentiras.

Não vou dizer que é um livro LEGAL, mas é bem curtinho e dá para ler em pouquíssimo tempo. A linguagem é antiga e formal (pelo menos a minha versão), mas é só acostumar.
Bren 19/01/2022minha estante
Eu li esse em versão audiobook uma vez pra trabalho do colégio, eu acho q assim ficou mais imersivo e numa outra vibe, n sei como eh no livro físico até hj KKKKK

ajsjad 27/07/2022

Legalzinho
Apesar da linguagem ser bem obsoleta, (Até porque é uma peça humanista, logo não tinha como ser diferente) a premissa da obra é legal.
O enredo em si diz muita coisa sobre a sociedade da época. O antissemitismo e a glorificação dos cavaleiros que morriam na "Guerra Santa" são muito bem abordados na obra.
Publicar algo tão satírico e maniqueísta ao mesmo tempo em plena Idade Média, com certeza, foi algo revolucionário. Sem falar que houve claras críticas à venda de indulgências, à corrupção de certos padres que escondem seus atos na igreja, à soberba e até algumas indiretas para algumas pessoas-em particular. Gil Vicente não tinha papa na língua nãokk
(?ALERTA DE SPOILER?)
Porém, admito que houve uma cena em particular que me pareceu bem indigesta...pelo menos sob a ótica de alguém situado no tempo e espaço em que vivo. Trata-se do trecho em que o judeu chega à Barca do Inferno, pois ele foi o ÚNICO que aceitou entrar lá dentro de primeira, e nem o Diabo queria levá-lo p ao seu destino por desprezar sua presença. Sinceramente, achei triste a forma com que a população semita é representada na peça. Quer dizer que só pq o cara era judeu ele não poderia ir ao céu? Como se não bastasse, essa personagem ainda foi a única que conseguiu levar seu dinheiro consigo depois de morto (mais um esteriótipo)
Sei que há toda uma imposição e contexto histórico, e minha intenção não é cancelar o Gil Vicente, mas sim destacar como a literatura pode nos ajudar a compreender a sociedade, a cultura e a história.

Grata por ter lido até aqui ;)
Leonardo.Broinizi 28/07/2022minha estante
Eu que agradeço pela análise ?

Isabela1172 14/06/2023

Humanismo
Esse livro fala sobre uma boa crítica a sociedade da época. Crítica a igreja sem medo, sem receio, sem guiar para o lado de apoio.
A Linguagem é complicada por ser o português arcaico ou o português da época, mas é incrível.
As personagens são bem apresentadas e por seus pecados é possível conhecer suas histórias.
O Diabo é muito debochado o que trás a comédia para o livro.
O Anjo é a melhor representação de como agem com os pecadores, o que trouxe meio que realismo para o livro.
Os pecadores e seus pecados são bem interessantes, são pecados muito comuns daquela época.
Recomendo para quem gosta de leitura "clássica" e antiga.
Daniel.Lourencin 14/06/2023minha estante
Ótimo!

Isabela- 04/04/2023

Chaaaaaaaatooooo. Não é nem por ser chato pq é até interessante em certo ponto, mas tipo,
A qualidade do livro é horrível. As linhas não são completas, tem linhas em entrelinhas. A linhagem é do século 14, esperável que palavras como ?C*?, ?p0r**? tem sentido completamente diferentes no português de Portugal.
Thaislovely_ 09/04/2023minha estante
To lendo esse livro nas minhas aulas de português (ódio de escola portuguesa nessa parte ?) e eu juro q eu durmo em quase todas pq esse dai é Muito chatoooooooooooooo

ana 14/07/2022

É a típica leitura de escola. Li por obrigação ??. Entendi quase nada o livro inteiro. Leitura mais difícil e demorada por usarem uma linguagem antiga.
ajsjad 27/07/2022minha estante
Conheço uma canal bem legal de leitura comentada. A prof explica letra por letra de cada leitura comentada. Ela é MUITO BOA. Dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Chaaah 19/10/2022

Auto da Barca do Inferno
pra ser bem sincero, não gostei do livro, a linguagem é o que mais dificulta, pois a cada minuto tinha que pesquisar o que era a palavra ou expressão "x", a história, por ser antiga, acaba não prendendo, mas ensina como eram os valores cristãos da época, na questão dos 3 lugares onde a alma pode ir, pós morte, purgatório, céu ou inferno. li por causa da escola e não leria por hobby, não recomendo, apenas para atividades ou pesquisas acadêmicas ??
venusy 19/10/2022minha estante
tentando imaginar alguem lendo esse livro por livre e espontânea vontade e hobby

Cosmonauta 27/02/2022minha estante
???

Italo 07/04/2010

Sem palavras para tal livro.
Gostei muito,tanto que ontem eu fui assistir a mesma peça !
Já no teatro eles modernizaram a peça para os tempos atuais,para nao ficar a mesma mesmice.
Muito legal,Recomendo!
Andresa 22/07/2010minha estante
Eu fiz uma peça de teatro na etec ano passado sobre o Auto da barca do inferno. É realmente uma historia interessante!

Gabriela 06/07/2022

As histórias são legais, mas...
A nota baixa é pelo fato de que é um livro difícil de ler, porque não está no nosso português, está no português de Portugal, e tem muita coisa que acaba não fazendo sentido pra gente. Algumas palavras abreviadas que ficam difíceis de serem lidas, até a história fica difícil de entender.
Se fizessem uma nova edição com o nosso português seria maravilhoso e uma maneira linda de incluir a literatura portuguesa na nossa cultura
ajsjad 27/07/2022minha estante
Cara. Tem uma prof no yt bem desconhecida que faz leituras comentadas de vários clássicos explicando LETRA POR LETRA de forma bem descontraída e interativa. Dá uma olhada, vale a pena: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Talita 21/02/2010

Confesso que minhas expectativas para com o livro eram extremamente baixas, visto a decepção que tive com "A Farsa de Inês Pereira".

Comecei a ler por ser uma obra catalogada pela Fuvest e me surpreendi:
A história possui uma mistura de críticas sociais e doses de humor capazes de prender qualquer um.

No mais, o que fez com que eu compreendesse melhor a obra foi a versão adaptada por Douglas Tufano, a qual aconselho todos que não gostaram do livro (ou até mesmo que gostaram) a lerem também.
Gi 01/03/2016minha estante
Talita, qual o nome da obra adaptada do Douglas Tufano?

Luana 28/06/2021

Li pra escola no dia da prova kkkk que exemplo
É bem curtinho, mas a linguagem é difícil
Não acrescentou nada na minha vida
fefe 29/06/2021minha estante
Mds, eu também kkkkkkk

sterhest. 30/03/2022

seria melhor se...
na minha opinião foi um livro ruim porque foi uma leitura obrigatória. Além de precisar de tempo, paciência para ler já que tem palavras complicadas demais e pouco usadas. Se fosse uma leitura espontânea seria melhor minha experiência
ajsjad 01/08/2022minha estante

maju 22/05/2022

Ótima crítica social, recomendo!
Apesar de haver partes em que eu não entendi a linguagem, eu pude compreender a ideia geral do livro:
Gil Vicente faz uma crítica à sociedade da época, principalmente à pessoas da Igreja, mostrando a hipocrisia dessas, que estão destinadas a irem para o inferno por seus pecados, mas ainda sim querem ir ao céu. Cenário que exprime bem o que acontece ainda hoje em nossa sociedade.
ajsjad 27/07/2022minha estante
Conheço um canal de leituras comentadas MUITO BOM MESMO que pode te ajudar. A professora explica letra por letra de forma bem descontraída e interativa. Dá uma olhadinha; tem umas lives de leitura comentada dessa peça: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q