Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

ElaManoela 23/09/2020

Auto da Barca do Inferno
"O Auto da Barca do Inferno" é uma peça de um ato, escrita no início do século XVI, com um viés cômico e de forte crítica social.
Na peça, anjo e diabo aguardam os recém falecidos em duas barcas, a da glória e a do inferno.
Um dos poucos a adentrarem a barca da glória é o pobre Parvo. Ele acreditava que teria de tomar a barca para o inferno, mas é parado pelo anjo que lhe fala que sua simplicidade e falta de malícia em vida garantiram seu lugar no céu.
A questão principal da peça mostra a hipocrisia da sociedade da época: personagens ricos, com cargos na igreja e na justiça, chegam crentes de que seguiriam ao céu pela barca comandada pelo anjo, mesmo sendo pecadores, simplesmente por pagarem seus dízimos, por serem homens cristãos e terem cargos importantes, mas acabam todos indo parar na barca conduzida pelo diabo.

Carlos Bennoda 20/09/2020

Nunca mais
O livro é muito rebuscado dificultando a compreensão, era de se esperar algo difícil, mas para mim foi insuportável e a história foi nada demais, preferia ter assistido ao filme do Pelé
Eduardo 20/09/2020minha estante
Senti a mesma coisa lendo O Velho e a Horta. Uma soma de palavreados que resulta nada com coisa nenhuma kkkk

Duda 03/09/2020

Clássico! A linguagem não é a mais simples para leitores contemporâneos, mas vale a pena se quiser entender um pouco melhor a construção da obra literária através dos séculos! Lido em 1 tarde!

Pedro 02/09/2020

Sátira Clássica
Sendo um texto tão importante historicamente, despertou meu interesse, do qual não me arrependo de ter tido.
A peça é repleta de críticas a sociedade portuguesa da época, do início ao fim.
Críticas que vão além das camadas sociais, citando personagens relevantes do cotidiano português: padres, magistrados, guerreiros das cruzadas.
Vale super a pena para quem se adapta ao texto rebuscado, a sátira é representativa por si só, tendo sido inclusive proibida pela inquisição.
Particularmente, o livro me trouxe reflexões sobre como a forma com que vivemos terá impactos no pós-morte (para aqueles que acreditam).

Gil Vicente não critica apenas a nobreza e o clero, mas também aquela parte do povo que vive da exploração do próprio povo. (Página 34)

Felipe.Barros 01/09/2020

Gostei Bastante
Eu possui outra versão, uma de capa Amarela com "Texto Integral acompanhado de uma adaptação em português moderno de Douglas Tufano", como eu li o livro no ensino fundamental, precisei dessa versão pra entender melhor o livro.

Livro muito bom, basicamente mostrando a hipocrisia em diferentes faces, livro rápido e curto que passa ideias muito atuais e interessantes.

Miti 27/08/2020

Clássico
Esse é um clássico que deve ser lido e apreciado. Confesso que não consegui ler quando fui "obrigada" pela escola, só consegui depois de assistir uma peça de teatro sobre o livro. Foi quando entendi a história, amei e voltei para ler, aos 13 anos.
Reli (ouvi um audiolivro, na verdade) esse ano. Entendi ainda mais detalhes que na primeira vez. Uma grande obra.

Rafa 11/08/2020

Obrigada escola
Eu li esse livro por causa da escola, eu lia e ficava meio confusa em algumas partes, mas eu gosto muito da ideia do livro

Fernanda Taniz 10/08/2020

Um clássico que eu reli e não funcionou no momento. Talvez em outra oportunidade eu goste dele.

abibliofila 05/08/2020

Perfeito!
Foi a melhor leitura obrigatória do colégio! É engraçado e a crítica é muito bem trabalhada. Esse livro deveria ser mais aclamado! Ele é perfeito!

Gabi 04/08/2020

Auto da barca do inferno
eu adorei esse livro e o jeito em como as críticas são construídas através de humor e sarcasmo

Lucas.Pasqualini 02/08/2020

Crítica social foda
Muito bem feito e preciso nas criticas à sociedade e à igreja.

lelebarrosalves 31/07/2020

Auto da barca do inferno é uma obra extremamente popular e muito requisitada nos vestibulares.

É o primeiro livro da trilogia de Gil Vicente.

Na estória tem-se duas barcas, uma chamada de Barca da Glória (tripulação inicial: anjo) e a outra chamada de Barca do Inferno (tripulação inicial: diabo).

Cada personagem conversa com os respectivos tripulantes para decidirem qual será seu destino final.

Amandinha 24/07/2020

Resolvi ler o livro porque errei uma questão sobre ele numa prova
Quem diria que eu ia gostar mesmo do livro (ainda mais com todas as rimas e tal), mas achei bem interessante, ficava tentando adivinhar quem ia pra qual barca...
Vale a pena dar uma lida nele

Ferreiro 25/06/2020

Fantástico
Como uma mescla de comédia e tragédia, o autor consegue transmitir uma ambientação prazerosa de se ler.