Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Helly 27/12/2020

Eu achei a história bem interessante. Mostra como as pessoas são soberbas e se acham tanto. Todos acham que vão para o paraíso porque fizeram tal coisa e quando descobrem que vão para o inferno acham a maior injustiça. O livro é um pouco difícil de ler por conter palavras diferentes e difíceis, então o dicionário é indispensável pra conseguir ler. Tem uma lição muito boa quando se entende o que o livro quer passar! Eu adorei ler esse livro. E ainda é curtinho haha

Reinaldo Júnior 24/12/2020

Auto da Barca do Inferno
Obra dramática com uma linguagem um pouco dificultosa, pois trata das críticas aos costumes da sociedade portuguesa. As barcas do inferno e do paraíso têm a intenção de classificar os personagens em bons ou maus, de acordo com as suas vidas terrenas.

Gabrielly 03/12/2020

Uma obra engraçada e que levanta reflexões a cerca da hipocrisia do ser humano. Todo mundo deveria algum dia ler.

nana 28/11/2020

engraçado
É um bom livro para passar o tempo, li ele em mais ou menos 2 horas. Esse livro tem uma crítica interessante e os diálogos são engraçados.

Belly 20/11/2020

Auto da barca do inferno
Por ser uma peça teatral é muito rápido de ler, eu não risada nem nada do tipo, porque a linguagem é muito poética, então por mais que tenha tido umas 'piadas' não consegui ver graça nelas.
Acredito que a sátira mesmo estar em ver que os personagens estão crentes de que vão para o céu, todos os seus particulares motivos.
O Gil conseguiu fazer uma crítica muito boa, mostrando para nós que mentiras, egoísmo, arrogância e etc façam com que a gente perca o nosso valor como pessoa.
Eu não leria este auto por entretenimento mas sim pra entender como eram e são as pessoas.

Perassoli 19/11/2020

Gil Vicente na sua melhor obra
Esse livro foi publicado em 1517, escrito pelo português Gil Vicente. O tema principal é a chegada de diversos personagens, logo após a morte, a uma praia onde se encontram duas barcas: uma que vai para o inferno, e uma que leva ao paraíso.

Acompanhando a chegada das personagens individualmente, vemos o diabo chamando cada um, dizendo que ali é a barca que devem entrar; porém, se negando a entrar na tal barca, recorrem àquela que é comandada por um anjo, querendo entrar ali de qualquer jeito.

Escrito como um roteiro para peça de teatro (por isso o termo ?auto? no título), a leitura é muito rápida, escrita em versos com rimas, e é divertido ver as tentativas dos participantes para não acompanharem o diabo para o fogo eterno.

Apesar de ter sido escrito há mais de 500 anos, o livro consegue ser atual nas personalidades. Embora só os vemos após a morte, os julgamentos feitos pelo diabo e pelo anjo nos mostram como as atitudes consideradas erradas na época continuam presentes nos dias atuais.

Para mim, a obra é incrível, mostrando o pensamento antigo, as formas de vida em sociedade e, de forma muito marcante, a crença religiosa. Como se sabe, na época em que Gil Vicente viveu, a religião ditava como viver, e essa encenação pós-morte mostra claramente a visão social sobre o assunto.

O único problema é o fato de não falar mais sobre as vidas dos indivíduos. Por ser ambientada em um local pós-morte, a história não dá espaço para mostrar o que os levou ao pecado, apenas há o julgamento do ato em si, e pronto. Mas isso não tira a beleza de uma das maiores obras portuguesas da história, cuja influência do autor atinge escritores e leitores até hoje.

Um livro curto, que você lê em duas horas, se não houver interrupções, e que vai te divertir e mostrar sobre como eram alguns valores de Portugal no passado. Uma forte indicação a todos.

Zezinho 14/11/2020

Sátira de costumes. Não importa posição social, mas pureza de coração.

Alicia Viviane 02/11/2020

Importante!
O nome do título define o meu sentimento pela obra. Alto da Barca do inferno é uma obra escrita em 1517 pelo dramaturgo português Gil Vicente. É o primeiro livro da chamada "Trilogia das Barcas" e se tornou uma obra importantíssima por ter sido construída através dos questionamentos morais feitos nos períodos equivalentes à transição do trovadorismo para o humanismo, e do humanismo como um todo.

NÃO é uma obra para ler e se divertir ou aproveitar aquela leitura. É um livro importante para ser analisado, principalmente para aqueles interessados em literatura e história de forma geral.

Resumindo, ele vai falar sobre a morte e o conceito de céu e inferno. Os personagens que morreram vão para o purgatório, onde haveria duas barcas: uma para o inferno e outra para o céu. Ao longo do livro, vários personagens que acreditavam serem dignos do céu - na grande maioria por frequentarem a igreja assiduamente - tinha como destino final o inferno. Então o diabo dizia as ações que cometeram em paralelo à frequência na igreja, fazendo uma crítica declarada ao modo de vida das pessoas e como julgavam o certo e o errado.

Bom, foi isso, espero ter ajudado.

Helena860 25/10/2020

Muito bom! Achei interessante a narrativa e até meio polêmico em alguns momentos

Renato.Machado 19/10/2020

Li por conta da faculdade e qual não foi minha surpresa! É muito bom!

Ana 18/10/2020

Leitura interessante, na qual nos deparamos com personagens de aparente importância que se vêem estarrecidos ao descobrir que irão, após a morte, para o inferno, apesar de suas vidas religiosas de cargos importantes. A linguagem obsoleta dificulta um pouco a leitura e a torna mais lenta, por termos que parar diversas vezes para ler as notas de tradução/rodapé.

Ribeiro 15/10/2020

Um clássico
Esse foi o livro que "abriu as portas" da literatura para mim. Leitura fluida mesmo contendo uma linguagem arcaica. Livro excelente, recomendo demais.

JL Marcal 05/10/2020

Autos divertidos
Apesar do português bem característico do século XVI, os autos são divertidos e bem-humorados. Recomendo a quem se interessar por literatura da época da colonização!!!!

Paola 30/09/2020

Um livro rápido de se ler, se estiver procurando algo para ler em menos de um dia é perfeito, críticas sociais e religiosas, bastante informativo.
Se você não for acostumado em ler escrita mais antiga tem a adaptação para os tempos modernos que ajuda muito.

Vanny 28/09/2020

A cada 4 páginas eu entendia duas palavras...
Muito bom, não entendi nada. Me pergunto se as pessoas da época realmente liam esse livro e entendiam absolutamente tudo.
Bia.Ribeiro 10/01/2021minha estante
Eu tbm não estou entendendo nada ????????

Vanny 11/01/2021minha estante
Kkkkkk mana tem um audiobook dramatizado desse livro muuuito bom no youtube, da uma procurada