Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Lela 08/02/2021

tive que ler pra escola...
Gostei do conteúdo em si, mas a forma como foi escrito, com um português muito antigo, me impediu de ter uma boa compreensão. Eu realmente não entendia muita coisa, parecia outra língua.

O livro passa uma mensagem importante, ainda mais se levarmos em consideração o contexto histórico (séc. XV e XVI). Gil Vicente teve muita coragem ao trazer uma obra de caráter moralizante que criticasse vários "tabus" da época, como o comportamento dos clérigos, por exemplo.

julha 06/02/2021

Intrigante
O livro possue uma linguagem muito difícil, tive que procurar o significado de várias palavras no google várias vezes porém, não deixa de ter uma história interessante

Barbosa 04/02/2021

Eu vim ler este livro exclusivamente pela mudança da nossa língua com o passar dos anos e me surpreendi com a sagacidade irônica.

Beth 04/02/2021

Uma ótima sátira aos costumes da época
Livro bem curto que dá para ler em horas e com ótimas sátiras aos costumes da época. A linguagem deixa a leitura um pouco mais difícil, mas nada que as notas de rodapé ou o Google não resolva.

Lore 03/02/2021

Pra se acabar de rir e refletir
1. O Diabo e o Parvo são muito engraçados.
2. Nem sempre as pessoas que deveriam dar bons exemplos de conduta em sua vida terrena o fazem e podem acabar tendo suas almas levadas para a barca do cornudo (e isso inclui pessoas da igreja... enfim, a hipocrisia)

Ana 01/02/2021

Interessante, possui linguagem de difícil compreensão, mas nada impossível. Recomendo textos de apoio para melhor entendimento.

bruhmdrv 29/01/2021

Admirável
Esta obra foi escrita no período da idade média para moderna e debate os valores mundanos e a moral cristã. Além de narrar a presença de vários personagens e dirige-se na margem de um rio, na hora após seu juízo, em que ponto serão orientados pela Barca do inferno, as pessoas que assim foram julgadas.
O objetivo de Gil Vicente era demonstrar como o ser humano, independente de sua classe, cor, raça, sexo ou religião é egoísta, enganoso e pecador.

Sendo assim o que realmente importa não são as nossas classes sociais ou o físico, e sim finalmente os atos e a alma.

André Almeida 28/01/2021

Uma leitura difícil e cansativa devido ao português ser de Portugal e a gramática do século XV. Uma leitura curta e que nos ajuda a compreender como era organizada a sociedade da época.

Emanuel Xampy Fontinhas 26/01/2021

...
Obra clássica da língua portuguesa, somente por isso já valeria a leitura, mas além de tudo é bem divertida e traça uma crítica contumaz aos valores da época em que foi escrita, período de transição da Idade Média para a Idade Moderna, fica bem claro aqui o conflito entre os valores mundanos e a moral cristã.

Carolina 16/01/2021

Leitura complicada
O auto da barca me lembra um pouco A Divina Comédia. Mas as outras histórias me complicou a cabeça com uma linguagem em latim misturada com outra língua q não entendi qual foi

Mavi 14/01/2021

Recomendo a leitura
Um livro muito bom que diversas situações ainda vemos nos dias atuais, o único lado negativo desse livro é que por ser um livro antigo a leitura é um pouco difícil.

lucjuniorr 07/01/2021

muito bom
achei muito interessante, até pelo fato de ser escrito há tantos anos e ter tantas lições pros dias de hoje, algumas partes são bem engraçadas e outras trazem muitas reflexões sobre nossas ações, super recomendo!!

Maria3427 05/01/2021

Gil Vicente é um mestre na arte da sátira
Havia esquecido como as peças de Gil Vicentes são boas! Li duas durante o meu curso e agora pude relembrar, o que me proporcionou boas risadas como o humor ácido, irônico e satírico do artista no século XVI.
"O auto da barca do inferno" continua sendo referência para o teatro. O texto, apesar de não dar detalhes de cenário, tem um poder muito forte de criar toda a cena em nossa mente, acho que Gil Vicente tinha plena consciência disso quando escrevia suas peças. Mas minha peça preferida continua sendo "O velho da horta", uma comédia hilariante e ainda bastante atual.

fefas 31/12/2020

Auto da Barca do Inferno
apesar de ter lido por "obrigação", fico muito grata por ter tido contato com esse auto que mesmo que tenha séculos de existência ainda existe muita contemporaneidade nos seus versos. uma leitura bem rápida que te faz refletir e dar algumas risadas (obrigada por isso, parvo).

Rúbia 30/12/2020

Ironía religiosa
É necessário o entendimento do contexto para entender o humor dessa obra.
Ela trata de figuras religiosas, logo é natural que todo contexto eclesiástico seja conhecido. Não se trata apenas de uma religião ou denominação, obviamente a obra se expande para além de esteriótipos; o interessante é perceber como uma concepção religiosa de vida afeta as relações sociais e que embora se negue a religião permeia todas as esferas humanas, pois faz parte do que o ser humano carrega como identidade.
O humor é algo subjetivo, particularmente achei essa obra engraçada pelo choque que produz, perspectiva surpreendente é algo que valorizo. Boa leitura!