Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Isabel.Canaveze 23/03/2021

Clássico
Um clássico bem legal do ensino médio. Foi releitura e devo dizer que achei mais legal e engraçadinho quando estava no ensino médio.

Acho que é uma leitura obrigatória pra todos. Mas como releitura não funcionou para mim.

Marcela.Nogueira 21/03/2021

O auto da barca do inferno
O livro precisa se lido como um retrato de sua época. Lá estão os personagens descrevendo a moral então vigente. A linguagem típica da época é rebuscada. Lembra o filme DESMUNDO e faz pensar; como as futuras gerações irão um dia analisar os dias de hoje? Contemporânea, só a ironia que o autor usa pra criticar os usos e costumes.

elle carmo 20/03/2021

li a obra escrita e ouvi um audiobook no youtube do canal "audiocult podcasts", assim deu pra entender melhor.

já admirava o gil vicente por ter quebrado as famosas três "leis" aristotélicas do teatro, mesmo sabendo que suas obras não seriam aceitas como "arte", já que o novo, o diferente, o inovador dificilmente é aceito de bom grado.

e ainda mais o admiro agora por seu senso crítico acerca dos "merecedores do céu". pois acreditava-se que os poderosos e ricos eram os verdadeiros herdeiros de deus, independentemente do que faziam ou deixavam de fazer.

algo que não entendi ao certo, mas deduzo, é que o enforcado seja um tipo de "maria-vai-com-as-outras", sem um pensamento próprio e isso o fez entrar na barca sem questionar, porém acredito eu que se ele tivesse reivindicado, poderia muito bem ter ido ao céu por ter sofrido uma injustiça.

sofsampaio 17/03/2021

.?*???????? ?? ?????:
Eu não recomendaria pra alguém da minha idade pois achei a história meio monótona e com a linguagem difícil, mas achei interessante pra conhecer umas palavras diferentes kkks

(não sei se está é o mesma edição do livro que eu lí)

ju 17/03/2021

o livro em si é bom, só o final que eu fiquei (?????) mas enfim ne kkkkk
(é uma leitura pra escola)

renata1004 15/03/2021

Segunda leitura de Gil Vicente para uma matéria da faculdade, e gostei tanto quanto gostei de "Auto da Feira". É um auto com críticas sociais bem explícitas, e obviamente, não foge de todas as características da época medieval; inclusive pinta judeus como pessoas ruins e tem características antissemitistas que provinham da igreja católica.

lore 14/03/2021

tive que ler pra escola né? Então, sinceramente não me interessou muito e fiquei bastante confusa com algumas partes por conta das palavras rebuscadas e tudo mais. Mesmo assim acho que foi válido pra alguma coisa.

Leandro 13/03/2021

Boa sátira social dos costumes e figuras da época, o português arcaico às vezes atrapalha um pouco a compreensão.

Giovanna.Lapa 12/03/2021

Auto da Barca do Inferno
É um livro bem complicado a leitura , mas com muito aprendizado .
Eu recomendo que , quando for ler , essa obra , que sempre tenha do lado , ou um caderno de anotação , bloquinho , pra todo momento estar transcrevendo pensamentos e ideias sobre o livro .
Uma leitura que super indico pra quem estiver no colegial . Este livro vai te ajudar bastante .

Lila 10/03/2021

Paradidático
Bom, esse livro foi paradidático do colégio, no início tive dificuldade de ler por causa da linguagem que é extremamente difícil, mas depois notei que no meio do livro há uma parte totalmente traduzida, ou seja, é 1 história contada de 2 formas diferentes com diferenciação na parte da variação linguistica sendo a 1 parte com a linguagem mais diversificada e antiga e a 2 parte com uma linguagem mais moderna que fica mais fácil para compreender, gostei do livro no geral é uma história bem curtinha mas que tem uma mensagem no final e precisa de bastante compreensão

mel 08/03/2021

li pra escola
eu não entendi nada, eh uma linguagem muito difícil mesmo com a ?tradução? das palavras na margem, parece até outra língua. eu não compreendi o significado do livro mas gostei do jeito que o diabo e o anjo são retratados

Lara.Bia 04/03/2021

Estou resumindo aqui para estudar depois
*Gênero literário: Humanismo
(principais características: antropocentrismo, cientificismo, racionalismo)
*Escrito em 1517 - Gil Vincent
*Considerado o "pai do teatro português"
*Bem difícil de ler

Resumindo:
Há dois barqueiros, o Anjo e o Diabo, eles recebem as almas dos passageiros que já morreram. Um dos barcos leva para o céu e o outro para o inferno.

"O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade.
Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI.
A alegoria do juízo final é um recurso utilizado pelo dramaturgo através de seus personagens (diabo e anjo).
Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc." ~toda.matéria
Letschmitz 05/03/2021minha estante
Esse livro é um saco de chato

Gio 10/08/2021minha estante
Tô lendo por causa da escola não aguento mais

Raphael 13/06/2022minha estante
Um livro muito interessante, adoraria ver como deveria se visto, uma peça teatral. É um livro que eu gostei bastante

Theb0y.24 04/04/2023minha estante
Amei o livro, li pela escola e tive uma ótima experiência de leitura, os personagens são muito bons, porém há uma certa presença de antissemitismo mas fora isso o livro é incrível

Bru 23/02/2021

Bem curtinho, porém crítico e cômico, e até trágico se formos pensar que essa é a "realidade", cheia de hipócrita, soberba e avareza. Acho que Gil já sabia o que irá acontecer no pós-vida.

Taís 16/02/2021

Gil, o crítico
Fazia tempo que não lia o estilo cordel. Me emocionei porque no pico da minha ignorância, não imaginava que o livro seria escrito assim. Só conhecia Gil pelo nome, não associava às obras, e hoje pelo menos posso dizer que O Auto da Barca do Inferno me inspirou.
É uma obra que entendo ter sido ótima para o contexto qual foi escrito, de maneira a criticar as altas classes da sociedade na época; Compreensível de ser um clássico revolucionário.
Um pouco difícil de compreender até pegar o ritmo do cordel, devido às difíceis palavras e a antiga formalidade, mas digna de um dos maiores escritores da literatura portuguesa.

Editora QQ 15/02/2021

Auto da barca do inferno - 2021
Sem levar em consideração a forma como a obra é escrita não tive a impressão que eu esperava por algo feito no século XVI .
O que eu mais gostei foi da forma como o "Diabo" e o "Anjo" são mostrados.
O "Diabo" está sempre feliz, conversando e brincando, já o "Anjo" parece estar com raiva , sendo sempre seco e direto de modo não compreensivo.