A Rainha do Ignoto (eBook)

A Rainha do Ignoto (eBook) Emilia Freitas

Resenhas - A Rainha do Ignoto

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lusia.Nicolino 10/03/2022

Clássico brasileiro que quase ninguém conhece, uma pena
Temos algumas pérolas aqui no Brasil, esquecidas, ignoradas. Por que nunca li na escola, em nenhuma fase, esse livro de Emília? Publicado em 1899, um clássico da literatura feminina, de uma das primeiras autoras brasileiras de literatura fantástica. E não se engane, não é arrastado, não tem um vocabulário que se perdeu no tempo. A história é envolvente, você acompanha cada uma das personagens em seus segredos, desejos, seus começos e seus fins. Emília faz uma inversão, se voltarmos às personagens femininas do século XIX que são sempre bruxas, más, coadjuvantes. Ela inverte esse papel e dá protagonismo a mulheres fortes, com propósito, a voz de uma autora que tinha um olhar apurado para os problemas de submissão das mulheres. O místico, o fantástico, o reinado de Emília deveriam, sem dúvida, ser resgatados!

Quote: "...mas a fonte de meus olhos está estancada, seca como o leito de um ribeiro, cujo solo estala e fende-se aos raios ardentes do sol do verão. Veio-me o sono, o único abrigo de minha alma, o calmante que me alivia o peso da existência."

wild.ivy 09/03/2022

Fascinante e muito à frente do tempo
A Rainha do Ignoto é um verdadeiro marco na história da literatura feminina, especialmente por ser uma narrativa tão poderosa e ousada em tantos aspectos para a época em que foi publicada, em 1899.
A personagem é tão intensa, fascinante, encantadora. Ela tem a fama de encantar viajantes, mas é indiscutível a capacidade de encantar também o leitor. Ao longo de toda a leitura, eu me via ansiando mais e mais por um pedacinho da história dela, dessa mulher extraordinária nomeada de tantas formas, mas com o próprio nome protegido pelos muitos mistérios que a envolvem. Esses que permaneceram mesmo após o ponto final do livro, e que justamente por isso ele se tornou tão incrível e permanente no coração de quem se dispõe a ler.
Eu tô até sem palavras direito, porque é uma narrativa grandiosa demais para caber em meras frases, mas sem dúvida alguma vai para a minha lista de favoritos. Não apenas pelo peso que tem por ser tão à frente do tempo e possuir uma protagonista tão forte e ao mesmo tempo tão mulher, como também por ser tocante, sensível, e de uma intensidade arrebatadora.

Cristina 11/02/2022

Uma viagem ao Brasil do Século XIX, além de uma crítica à sociedade patriarcal e escravocrata.

Um texto feminista, pois coloca a mulher centro de toda a história: A Rainha do Ignoto com suas paladinas, através de suas atividades secretas, em um universo paralelo.

História fantástica, um resgate da literatura brasileira.

Leticia.Zimmer 05/02/2022

Rainha do ignoto
Um livro lindo que vale muito a pena ler. Me lembrou bastante Herland, q já era um dos meu favoritos. O livro eh bastante inovador tendo em vista a sociedade patriarcal da época.

lua 25/01/2022

Aventuras com as paladinas do nevoeiro
Eu jurava que eu não iria curtir a leitura e eu amei. Comecei a ler para uma curadoria de um projeto de mulheres na literatura brasileira que participo, m e o me chamou a atenção para a leitura foi o fato de ser uma literatura fantástica.

Gostei da escrita da autora e queria muito que o livro mostrasse mais de Funesta, no entanto, amei conhecer ela através das vivências do Dr. Edmundo. As paladinas do nevoeiro me encantaram, são poderosas e muito fortes, eu com certeza leria um livro que falasse mais sobre elas.

thaisdandaro 20/01/2022

a nota é subjetiva
eu gosto muito de ter contato com livros que estrearam algo. sem sombra de dúvidas, Emília Freitas moveu um mundo ao escrever este aqui, no século 19, abrindo o caminho da literatura fantástica e com uma obra feminista e abolicionista.
eu gosto de fantasia, gosto de dramalhão, mas achei que o livro se perdeu do meio para o final. foi uma sequência arrastada e finalizações de assuntos um tanto feito às pressas.

Carla.Ligia 13/01/2022

Leitura clássica necessária
Quando eu era adolescente e aprendia sobre as escolas de literatura brasileira, impressionava-me por não haver nenhuma escritora. Nenhuma mulher destacando-se como autora.
Hoje sei que se trata do apagamento sucessivo das mulheres na história.
Leiam este livro. A história é envolvente, o final é aberto e, mantendo o pensamento do período histórico ao qual se refere, é muito impactante.
Mereceu 5 estrelas?

Loba Literária 04/01/2022

Leitura obrigatória para os amantes da literatura
Um livro muito legal, história muito interessante. Gostei da escrita da autora (não achei muito difícil. Adoro Machado, então uma linguagem mais antiga não me é estranha). Gostei dos personagens, mas teria gostado que algumas coisas fossem melhor trabalhadas, porque mais pro fim a narrativa não parece ter muita conexão, é mais várias situações que a Rainha do Ignoto e suas Paladinas resolvem, e o fim chega meio rápido.

RaquelTerezani 23/12/2021

A história é bastante feminista, as mulheres são maravilhosas, socorrem diversos personagens em dificuldades, fazem e acontecem e ainda possuem algum tipo de magia (que não é muito bem descrita).

Por outro lado, o livro é repleto de "causos" pelos quais não me importei muito, parecia uma grande novela. Eu queria era saber da Funesta, o passado e o presente dela, mas infelizmente isso não é muito desenvolvido na história.

Eu adorei o primeiro capítulo, jurava que o livro se tornaria um dos meus preferidos, mas, a empolgação parou por aí.
Sim, entendo a importância deste livro para a época em que foi escrito (e neste caso entendi mais ainda o fato dele ter sido "apagado" da história), porém para o entretenimento da Raquel de 2021, não funcionou.

Recomendo como estudo para quem quiser conhecer o primeiro romance fantástico escrito por uma brasileira.

Van_woods 21/10/2021

Curioso
O livro é interessante pela história e a mensagem contida na essência do livro de questionamentos e críticas à pressupostos como machismo, etc tão presentes na época em que foi escrito e que infelizmente até hoje presenciamos casos como os descritos neste livro de 1899.

Kássio 20/09/2021

Esse livro é monumental. As inúmeras referências a temas diversos e a complexidade da história mostram como a Emília Freitas foi uma grande intelectual e grande escritora. O que mais frustra e entristece é pensar no quanto ela foi desvalorizada, subestimada e esquecida por ser mulher. Essas novas edições que têm surgido, especialmente essa da Wish, são um resgate necessário que trazem um pouco de reparação a todo o apagamento que ela sofreu.

Maitê 10/08/2021

Fantasia brasileira de primeira qualidade, a escrita da Emília Freitas me soa bastante familiar, algo com um ritmo tão nordestino, que ao ler posso até escutar o ritmo das palavras.
O livro tem uma divisão, a primeira parte narra uma história mais contida, de pessoas simples em uma cidade pequenina no grande sertão nordestino. Na segunda parte já acompanhamos esse personagem fantástico, a rainha, que toma conta desse tempo/espaço e nos faz viajar a cada página por lugares e histórias diferentes; feminista, abolicionista, revolucionária, mas no fim, também, bastante humana.

amareladiz 28/07/2021

Um romance de infortúnios
É preciso considerar a época em que o livro foi escrito. Gostei da estrutura como um todo. Da ideia. Mas considerando tudo que já li e o estilo que hoje aprecio, foi uma leitura cansativa.

Porque há muitos infortúnios e, quando adentramos no mistério, as narrações desses casos se empilham. Ainda assim estou positivamente curiosa para conferir um livro mais recente que bebe um pouco do universo das paladinas do nevoeiro. Esperando o meu exemplar agora.

rdrg 15/07/2021

Deus salve a nossa rainha...
...a Rainha do Ignoto.
Que história, que sabor delicioso, porém que dor e tristeza terminar essa obra.
Emília Freitas foi muito perspicaz, me levou a criar teorias, a crer em previsibilidades nulas e me surpreendeu!
Muito bom, muito bonito e deve sim ser lido, exaltatoe compartilhado.
Uma obra que trata de amor, abolicionismo e liberdade, religiosidade e saúde mental e história e geografia do Brasil.
Principalmente, uma história de uma mulher falando sobre seu tempo, seus ideias e seus sonhos fantásticos!

-Lara 11/07/2021

É complicado falar desse livro, por que o enredo não me prendeu tanto, já percebi que não consigo focar com escritas mais antigas. Mas o contexto histórico desse livro é de extrema importância, além disso, Emília Freitas, primeira mulher (nordestina, vale ressaltar) a publicar um livro de fantasia nacional. Acho que super vale a pena a leitura, principalmente por ser do nosso país, com ambientações daqui.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6