A Rainha do Ignoto (eBook)

A Rainha do Ignoto (eBook) Emilia Freitas

Resenhas - A Rainha do Ignoto

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maria4735 31/07/2020

Peculiar eu diria...
Foi uma experiência peculiar eu diria, muito diferente do que eu esperava.
A Rainha do Ignoto é mais uma história sobre o ser humano, sobre nossos sentimentos, mas de uma forma romântica.
Não sei muito o que dizer, apenas que é uma história que vale a pena ser lida e desbravada, e é uma pena que essa história, genuinamente brasileira e feminina, não seja tão conhecida.

Ohara 13/07/2020

A autora estava muito além de seu tempo, são tantos detalhes em plena época dos grandes avanços cientificos e tecnológicos.

Esse não deveria ser um livro tão negligenciado na nossa literatura. Carrega uma cultura tão rica, com uma linguagem tão cotidiana e fluida (muitas daquelas palavras e expressões são usadas até hoje).

Enfim, eu gostei muito, e realmente espero que ele seja mais valorizado e reconhecido em nosso país.

Luíza | ig: @odisseiadelivros 04/07/2020

Leitura de quarentena #9
Publicado em 1899, A Rainha do Ignoto é um livro que permaneceu na obscuridade por muito tempo. Na época, o livro não alcançou um número de vendas e críticas consideráveis. Eu penso que Emília Freitas estava muito à frente de seu tempo.
Edmundo, um advogado, chega à cidadezinha de Passagem das Pedras. Os moradores do local acreditam que, na gruta da Serra do Areré, viva uma mulher exótica, chamada ora de Funesta, ora de fada, demônio, diabo. Curioso por essa história, pelo o que vê e devido a uma série de acontecimentos curiosos, Edmundo decide investigar essa história à fundo.
Gostei muito da primeira parte. Somos envolvides em uma rede de mistério. A linguagem é fluida e os capítulos são pequenos, o que torna a história dinâmica. É gostoso ler histórias que se passam no Brasil, ainda mais escritas por pessoas brasileiras. O livro transita entre o Nordeste e o Norte e, assim, fazemos uma verdadeira viagem por essas regiões do Brasil.
A segunda parte, no entanto, apesar de que foi nesse momento em que conheci a Rainha do Ignoto, as paladinas, suas companheiras nas lutas contra injustiças, e a Ilha do Nevoeiro, foi uma das partes que perdi o fôlego pela história. Achei a fantasia mal explicada, foi difícil compreender alguns aspectos, pois a autora os descrevia de forma rápida.
Porém, achei INCRÍVEL a forma com que a Rainha e as paladinas lutaram contra as injustiças, liberando mulheres de violência doméstica, salvando-as de injustiças, liberando negros escravizadas e auxiliando crianças e enfermos. Basicamente, ela é tudo o que o Brasil precisa no momento. Rainha do Ignoto para presidente.

site: https://www.instagram.com/odisseiadelivros/

thyarac 12/06/2020

Uma escrita difícil algumas vezes, um cearenses maravilhoso. Uma história incrível de mulheres fortes e destemidas. Cheia de poesia divinamente inserida no enredo. A Emília você é incrível.

Hellen84 07/06/2020

A Rainha do Ignoto não só encanta os personagens do livro como encanta ainda mais a quem lê.
O mundo criado nessa narrativa bem podia ser real, chega perto de ser o lugar ideal onde bondade e justiça (aquela realmente justa) andam em equilíbrio.
A leitura flui muito rapidamente e é muito gostosa, a única coisa que me fez largar esse livro antes do final, foi o sono AHAHAH

Livro maravilhoso como qualquer outro que a Wish nos traz

lucasandrade 07/06/2020

Fantástico, singular!
Um livro que li com ansiedade do final, do começo ao fim. Temos a a história da Rainha do Ignoto, figura singular e suas amazonas, que assim cuidam das iniquidades da vida de diversas pessoas, onde o braço do governo, que deveria cuidar delas, não o faz.
Indo de encontro a sociedade patriarcal e escrota, a Rainha do Ignoto consegue ser um farol perante tantas mazelas da humanidade.
É um livro singular, que recomendo e muito a leitura.

Andynho 25/03/2020

A rainha do Ignoto - Breve resenha.
Emília Freitas é mais uma das escritoras que, infelizmente, o sistema apagou da Historiografia Literária Brasileira, assim como aconteceu com Maria Firmina dos Reis, Júlia Lopes de Almeida ou Carolina Maria de Jesus, dentre tantas outras mulheres que, mesmo com histórias fortes e escrevendo histórias fortes, não são reconhecidas pelo empenho do trabalho com a escrita.
Cearense, abolicionista e professora, Emília enveredou pelo caminho fantástico da Literatura, escrevendo, talvez, o primeiro romance de realismo fantástico do Brasil, A rainha do Ignoto.
A obra narra as aventuras do recém formado em direito Edmundo Lemos que, ao passar pela cidade Passagem das Pedras, descobre um mistério envolvendo uma moça encantada que governa uma sociedade matriarcal subterrânea, O reino do Ignoto.
A Funesta, ou a rainha do Ignoto, ou Vossa Bondade, ou a filha do caçador de Onças ou Diana, a mesma personagem, é sem dúvida a melhor heroína Literária que eu já tive o prazer de ler. Longe de querer empregar de forma errada o termo "heroína", como muitas vezes se usa em algumas personagem femininas, a Rainha do Ignoto, de fato, é digna do termo, uma vez que ela acolhe, governa e salva pessoas em situação de vulnerabilidade, desde de crianças abandonadas à mulheres surradas por maridos violentos e maldosos.
A leitura dessa obra fantástica é fluída, visto a variedade bastante cearense mobilizada no livro. Aos meus alunos que estão estudando Conto fantástico ou Literatura Fantástico, fica a indicação de um ótimo livro BRASILEIRO e CEARENSE, bem como a indicação serve para leitores de Harry Potter ou Percy Jackson, dêem uma chance a Literatura Fantástica produzida em terras Brasileiras, vocês vão adorar.
Daniel.Malaquias 25/05/2020minha estante
Senti-me representado nessa sua crítica. O livro é realmente muito bom, tive o prazer de conhecê-lo através de um seminário de Letras, onde a obra foi mencionada por minha professora da graduação. Não conhecia nada do romance, muito menos de sua autora e olha que sou cearense heheh, todavia a leitura me fascinou e sou bastante grato por ter sido apresentado à essa obra.

Leituras Da Mih 24/10/2019

Livro fantástico. Emília Freitas a frente de seu tempo
Erudito Principiante 24/10/2019minha estante
A sinopse fala apenas da autora e não da obra em si...

hanny.saraiva 20/11/2017

Revolucionário para a época, um caso de estudo para atualidade
A Rainha de Ignoto é um excelente caso de estudo, pois aborda temas revolucionários para a época que o livro foi escrito: uma sociedade de mulheres que ajudam pessoas, que lideram e têm controle sobre si? Acho que não acontecia com frequência em 1899. Todavia, é uma obra datada, que não ultrapassa os séculos. Me senti lendo uma peça de teatro, onde vários personagens entram e saem, com intuito de dar dinâmica à narrativa, senti falta de um aprofundamento dos personagens, pois muitas vezes me sentia confusa com tanta gente na trama. Abordando o espiritismo kardecista, a obra dialoga com o ato de "doar-se", de ajudar àqueles que necessitam, muito parecido com o lema de Kardec. É pra ler para estudar e entender o papel da mulher naquela sociedade. Uma tentativa de quebra de paradigmas.
Dani Leal 30/03/2018minha estante
Hanny.saraiva, Estou em busca deste livro para compra. Você gostaria de vender o seu exemplar?

Somos um grupo de estudos intitulado "Saúde Mental e Gênero" aqui de Brasília que estuda questões principalmente ligadas ao Feminismo. No momento estamos buscando a Obra para trabalhar e ajudar a desenvolver as discussões do grupo. Caso se interesse por vender seu livro, pode enviar um email para fontouradaniele@gmail.com
Grata!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6