O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

analivramos 02/12/2023

Perfeito
A leitura flui bem mais que no primeiro, a história é incrivelmente boa e quando você começa a ler não dá mais vontade de parar. Leiam, é incrível!!

Raquel1211 02/12/2023

Não posso negar que esse livro é rico em todos os sentidos, tanto na história quanto no desenvolvimento e relação dos personagens, mas confesso que demorei MUITO para terminar. Se trata de uma leitura cansativa, que demanda tempo e atenção, e necessita de muita paciência para entender.
Minha experiência não pode ser chamada de ruim, mas sim difícil.

JP Schneider 01/12/2023

Primeira parte muito boa, a segunda nem tanto ...
Não lembrava que a história era separada assim. Não gostei tanto deste livro, pensei que gostaria mais.

A primeira parte é muito boa, gostei que focou em outros pontos de vista além do Frodo. O primeiro arco seguindo Merry e Pippin foi bem diferente, gostei bastante, e da parte dos Orques também, pois até então só apareciam de longe, sem fala e nada do tipo. Essa parte foi ainda melhor que no filme, e teve também Barbárvore.

Após temos Aragorn e Cia seguindo os rastros, encontrando Gandalf e por fim a batalha pelo Abismo de Helm. Essa parte foi muito rápida, poderia ter sido melhor trabalhada, tava tão entretido, quando é fé acabou. Focou tanto em Isengard, deveria ter tirado esse tempo pra batalha no Abismo.

A segunda parte foi difícil de ler, muito arrastada, pois segue Frodo, Sam e Smeagol. Não tem nada demais, pois quase não acontece nada a eles nesse percurso do Anduin a Mordor. Quando iria ficar bom, acaba. Só por isso vou descer a nota, pois focou muito tempo nessa caminhada deles, talvez se fosse mesclado com os acontecimentos do Abismo e Isengard ficaria menos arrastado.

Helena 28/11/2023

A Sociedade do Anel precisou ser desfeita para que a missão pudesse ser concluída, ou pelo menos que pudesse ter mais chances de finalizar a missão com êxito.
Em As duas torres, deparamo-nos com uma história contada a partir de três paralelos, dos quais, dois ainda se encontram na primeira parte.
Após a morte de Boromir; Aragorn, Légolas e Gimli saem em uma busca incessante pelos pequenos hobbits Merry e Pippin que foram capturados por orques. A história é contada pela perspectiva dos três, mostrando toda a trajetória deles à procura dos pequenos. Em dado momento a narrativa dá uma pausa e retorna alguns dias para contar a perspectiva de Merry e Pippin. Eles tiveram uma aventura e tanto até encontrar o grande Ent Barbárvore, um ser antigo e de muito conhecimento.
Um amigo inesperado ressurge e reagrupa os cinco membros da antiga sociedade. Libertam um rei, conquistam novos aliados e vão para a batalha contra um inimigo poderoso, mas não ainda o Inimigo Sombrio.
Os momentos de Merry e Pippin com Barbárvore são icônicos e trazem leveza para a história. Sem contar a inusitada amizade de Légolas, um elfo, e Gimli, um anão. São momentos que nos fazem rir.
Há uma nova pausa na narrativa e somos levados até Frodo e seu leal companheiro, Sam. Eles deixaram a Sociedade para trilhar o caminho direto a Montanha da Perdição. Um caminho longo e cheio de obstáculos cada vez mais perigosos. Une-se a eles um companheiro nada confiável, mas que ajudou a chegar aos portões de Mordor. Aqui a história começa a ficar apreensiva. Ficamos cada vez mais angustiados com a trajetória de Frodo e Sam. Será que eles vão conseguir concluir a missão? A decisão de Sam no final foi correta?

Karen 28/11/2023

Que experiência
É lindo, eu adorei, muito melhor que o primeiro, depois que se dividiram e a historia pode mostra diferentes pontos de vista, ficou extremamente divertido.
Tenho altas expectativas para o terceiro livro.

Rê Bastos 26/11/2023

Mesmo não gostando dessa quantidade enoooorme de descrições eu sei que para O Senhor dos Anéis é impossível não fazê-las. Diferente do primeiro que é bem mais introdutório, este é cheio de ação.

Essa foi uma releitura pq eu amoooo esse universo.

Vanessa 25/11/2023

A partir daqui a leitura começou a de tornar mais cansativa, afinal o autor gosta de descrever todos os trajetos nos mínimos detalhes. Mas ainda assim vale a pena.

dibookclub 21/11/2023

As Duas Torres
Se você é uma pessoa que não gosta de muitos detalhes e linguagem formal/robusta, talvez você não goste de ler essa trilogia de Tolkien. Eu leio devagar e levei quase o ano todo lendo esse volume, em muitos momentos pensei em desistir, mas me esforcei pois gosto muito do universo de Senhor dos Anéis. Enfim terminei o livro! E adorei, não acho que será meu favorito entre os três, mas é, de fato, sensacional.

Marlon.Vitor 19/11/2023

Livro mto bom, ótima escrita, me prendeu do início ao fim. Recomendo a leitura. Tolkien é simplesmente fantástico!!!

Isabella Cristina 18/11/2023

Expandindo a história
Está sendo uma delícia ler Senhor dos Anéis, o primeiro livro é mais difícil por que é muita informação nova, e você precisa se adaptar a esse universo, suas regras, seres e organização, mas apesar disso, foi muito boa a leitura, "As Duas Torres" é ainda melhor, a história se desenvolve muito bem, acontece muita coisa, e você está o tempo todo naquela ansiedade para saber o que acontece em seguida.

Tem cenas de batalha muito bem escritas, de uma forma que eu conseguia visualizar o que estava acontecendo, gosto muito de como o Tolkien consegue me passar em palavras a grandeza de seus personagens, sendo eles os aliados ou inimigos, você sente o poder e imponência deles pelas palavras e descrição.

O livro ainda termina com um gancho muito bom para o final, e eu estou muito feliz de estar gostando tanto dessa história, vamos para o livro 3.

Sídnei 18/11/2023

As duas torres!
Sempre assisti os filmes, porém nunca tinha parado para ler as obras de Tolkien. As duas torres é a continuação da sociedade do anel, relatando a viagem do portador do anel rumo a montanha da perdição, acompanhado por seu amigo Sam e o não muito desejado gollum.

Cassio67 16/11/2023

A Jornada de nossos pequenos Hobbits está ficando cada vez mais perigosa, iremos concluir no último vol, vamosss.

Tata 11/11/2023

A primeira parte, onde mostra a perspectiva de Merry e do Pippin é bem interessante, tem vários acontecimentos que são bons de acompanhar. Agora, na parte do Frodo e do Sam...
Teve um ritmo lento demais, acho que em várias partes ficou repetitivo.