O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Henrique 29/12/2023

A jornada continua
Após a Sociedade do Anel ser desfeita, os personagens se dividem e continuam em sua missão para levar o anel até Mordor.

O livro vai contando o desenvolvimento de cada grupo nessa nova formação. Um dos diálogos que mais me chamou atenção foi de Aramir ao encontrar Frodo e Sam e questioná-los sobre o destino de seu irmão, Boromir.

É uma jornada cansativa, mas os personagens estão sempre trocando palavras de incentivo. Parece que a leitura vai se arrastando em alguns trechos, mas o leitor pode se aproveitar também do incentivo para continuar a jornada.

Com certeza um clássico da literatura.

Nota: ?????

Kamilla 24/12/2023

Histórias Paralelas
Resenha de Releitura - 24/12/2023

Depois da separação da comitiva, começamos essa parte da história com um ritmo mais voltado para a ação, pois o grupo formado por Aragorn, Gimli e Legolas decidem partir em busca de Merry e Pippin, que foram sequestrados por um bando de Orcs a mando de Saruman, e haja ação, eu fiquei cansada só de ler o quanto eles correram na primeira parte do livro.

Durante essa jornada, eles cruzam o caminho com os guerreiros de Rohan, que se tornarão uma parte importante da narrativa, e reencontram um companheiro que julgavam perdido, e que nessa altura da vida já não é spoiler para mais ninguém rs

E enquanto essa aventura acontecia, Merry e Pippin também viveram poucas e boas durante a sua captura e subsequente amizade com os Ents - uma parte muito interessante da mitologia da Terra Média - e o mais importante é que no final as aventuras estão ligadas e pelo menos parte da comitiva consegue se reunir novamente.

A jornada mais sombria e solitária é empreendida por Frodo e Sam, que precisam contar com Góllum porque 'ninguém simplesmente entra em Mordor'. Mas mesmo nas horas mais sombrias eu senti que o auxílio ainda conseguiu chegar até eles, o que eu não sei se será o caso quanto mais eles entram no reino de Sauron.

É um livro intermediário, que basicamente conseguiu amarrar a participação de Saruman e apresentar os personagens de Rohan e Minas Tirith que terão uma participação importante na conclusão da história. Devo dizer que novamente o filme leva vantagem sobre a minha imaginação em relação as descrições, principalmente se tratando de Góllum que está marcado a ferro e fogo na minha mente como foi retratado na trilogia de Peter Jackson.

O livro termina com um gancho que torna a leitura imediata do terceiro filme basicamente inevitável. E como o último trecho foca basicamente no trio Frodo - Sam - Góllum, eu também termino esse livro ansiosa para rever o resto da comitiva.

._Jullia._ 23/12/2023

????
Como descrever esse livro? E fácil simplesmente maravilhoso, diferente do primeiro livro esse é dividido, na parte um e a visão do Aragorn, Legolas e Gimli já na parte dois e do Frodo e do Sam. Teve alguns momentos em que eu achei bem parado mas logo depois vinham alguma agitação antes de ler eu vi alguns comentários dizendo que esse era melhor que o primeiro mas na minha opinião, a sociedade do anel continua sendo melhor eu acho que pelo fato de ser o primeir, o gollum muito filho da mãe por alguns segundo eu jurei que ele realmente tava ajudando os meninos

Carolina2070 22/12/2023

As quase mortes e a definitiva
Chorei no começo de uma forma que não tava preparada. E fico impressionada que os filmes não são um musical, gosto muito dessa transição de história e música/poesia/história.
Esse livro tenho a impressão que ele é mais imersivo sabe, tem muita descrição mas muita ação para contrabalançar.
Os ents sempre foram as criaturas mais interessantes do filme para mim, gostei de saber mais sobre eles, e queria que tivesse uma história onde eles encontrassem as ents esposas.
A mudança de perspectiva e de narração dos personagens foi muito boa, entender sobre o que pensa cada um em partes, ter uma visão mais próxima de alguns dos integrantes da já partida comitiva, enriquecendo muito a narrativa.
E o gancho final, fico pensando em como deve ter sido esperar o lançamento do próximo, só de pensar que se hoje em dia coisas assim acontecem nos livros, pois acredito que Tolkien começou esse tipo de cliffhanger na fantasia.

Rafael 21/12/2023

Certamente um dos pilares da fantasia. Falar do talento do Tolkien é desnecessário, bem como do impacto dessa trilogia até hoje. Porém preciso dizer que tive dificuldade pra vencer algumas passagens do livro, muuuuuitos detalhes sobre tudo, pedras, folhas, terra, estrada, montanha... Acaba cansando a leitura. Claro que que pra quem tem paciência pra passar por essas partes é presenteado com uma aventura excepcional! Agora só falta o último livro da trilogia pra acabar a saga!

Nathane6 20/12/2023

Continuação
Assim como o filme, eu não gostei dessa parte da história. Achei chato e arrastado em algumas partes, porém "termina" muito bem, com um gancho interessante. Estou interessada em ler o retorno do ?

Thiago.Cavalcanti 18/12/2023

O retorno do rei
A Sociedade do Anel se separa. Frodo e Sam continuam sua jornada para destruir o Um Anel. Aragorn, Legolas e Gimli buscam resgatar Merry e Pippin. Rohan é atacada por Saruman. Gandalf retorna como Gandalf, o Branco. Merry e Pippin encontram os Ents. Frodo e Sam são capturados por Faramir. Gollum se junta a Frodo e Sam.

Félix Lima 14/12/2023

Segundo livro de Tolkien que leio. Pra quem já leu o Hobbit, não é novidade o modo de escrita do autor. Mas confesso que apesar de cansaço que me abateu em algumas partes do livro, é simplesmente envolvente a maneira que nos é apresentado a trajetória de cada personagem e da comitiva em sua demanda.

Emy LouLou 11/12/2023

Mediano
Achei esse livro be qualquer coisa, não foi horroroso, mas tbm não foi bom. Achei muito massante, mau teve cenas de ação como o primeiro, e as que tiveram foram inferiores, achei que foi um livro de encher linguiça pra história.

Kat 09/12/2023

Jornada
A Jornada continua

Na primeira parte desse livro, tendo Aragorn, Legolas e Gimli, trilhando um caminho para encontrar Merry e Pippin que foram capturados no intuito de capturar o Anel, mas como todos sabem, Frodo quem possuía o Anel.

Enquanto isso, na segunda parte desse livro, conta com os perrengues que Frodo e Sam tiveram que passar para entrar em Mordor e tentar destruir o Anel.

J. R. R. Tolkien criou um universo enorme e bem detalhado (admirável inteligência).

Foi uma leitura muito proveitosa e eu já quero ler o livro 3 e descobrir como será a Guerra e o final dessa incrível história.