O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Retorno do Rei


1363 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Gustakakkoii 28/04/2024

Conclusão
"O Retorno do Rei" é o terceiro e último livro da aclamada trilogia "O Senhor dos Anéis", escrita por J.R.R. Tolkien. Neste épico final, somos transportados de volta ao mundo fantástico da Terra Média, onde a batalha final entre as forças do bem e do mal se desenrola.

A narrativa retoma a jornada dos membros da Sociedade do Anel, agora divididos em diferentes caminhos, mas unidos pelo mesmo propósito: derrotar Sauron e destruir o Um Anel. Enquanto Frodo e Sam continuam sua perigosa missão em direção à Montanha da Perdição, Aragorn, Legolas, Gimli e os outros enfrentam desafios cada vez maiores na batalha contra as forças do mal.

Tolkien tece uma trama repleta de aventura, heroísmo, sacrifício e redenção. A riqueza de detalhes na construção do mundo e dos personagens, aliada à sua habilidade em criar línguas e mitologias próprias, torna a Terra Média um universo vibrante e imersivo.

Em "O Retorno do Rei", vemos o amadurecimento dos protagonistas, que enfrentam suas próprias provações e dúvidas enquanto lutam pelo bem maior. A batalha final em Minas Tirith e a jornada de Frodo até a Montanha da Perdição são momentos de grande intensidade e emoção, culminando em um desfecho que é ao mesmo tempo satisfatório e melancólico.

A obra de Tolkien transcende o gênero da fantasia, explorando temas universais como coragem, amizade, poder e redenção. Com sua prosa envolvente e sua imaginação sem limites, "O Retorno do Rei" é uma conclusão épica para uma das maiores sagas da literatura moderna.
comentários(0)comente



Borboletário 27/04/2024

Faria tudo de novo
Acabei de terminar e tô sem acreditar ainda, leria tudo de novo, sentiria tudo de novo, já tô com um sentimento de saudade.
comentários(0)comente



Giovanna.Geraldo 27/04/2024

"Se eu retornar, faça melhor juízo de mim"
"O Retorno do Rei" é o terceiro e último volume da trilogia "O Senhor dos Anéis" escrita por Tolkien, a obra fecha a saga de forma épica e emocionante consolidando a reputação do autor como um dos grandes mestres da literatura fantástica. A narrativa se desenvolve em torno da grande batalha final contra as forças de Sauron. Novamente, o autor consegue transmitir a importância do conflito com descrições surpreendentemente boas e detalhadas que poucos autores conseguem alcançar.

A batalha dos campos de Pelennor é um exemplo disso combinando ação intensa com momentos de heroísmo e sacrifício que prendem a atenção do leitor. Os personagens se desenvolvem de maneiras surpreendentes, Aragorn finalmente assume seu papel como o rei retornado mostrando sua liderança e coragem, revelando a luta interna entre o bem e o mal que permeia toda a trilogia.

Além do conflito e dos personagens, o livro também explora temas profundos como sacrifício e esperança, sendo um lembrete de que a vitória muitas vezes tem um custo alto, mas também de que mesmo nos momentos mais sombrios sempre há uma centelha de luz.

O mundo da terra média é imensamente detalhado com descrições vívidas dos lugares. Tolkien cria um universo que parece vivo com uma história e cultura que dão profundidade ao cenário, essa riqueza de detalhes torna a leitura envolvente e imersiva. Minha conclusão do livro é que é emocionante e oferece uma resolução satisfatória para a saga, a despedida nos portos cinzentos é especialmente comovente marcando um fim e ao mesmo tempo sugerindo novos começos, no final deixando uma marca duradoura no coração dos leitores.

Em resumo o retorno do rei é uma conclusão magistral para uma das trilogias mais amadas da literatura. A mistura de ação, emoção e profundidade temática torna este livro uma leitura essencial para qualquer fã de fantasia, a força dos personagens, a intensidade da narrativa e a riqueza do mundo criado pelo autor, Tolkien, fazem deste livro um verdadeiro clássico da literatura.


"A coragem é a sua melhor defesa."
comentários(0)comente



vitoria 27/04/2024

Bom
O livro é bom, porém é cansativo em alguns momentos.



Uma coisa que gostaria de pontuar, que pode ou não ser considerada spoiler:







Gosto mais do Sam do que do Frodo. Para mim, ele foi o grande herói da obra...
comentários(0)comente



Duda 25/04/2024

Q aventura!!!
Confesso que demorei MUITO pra pegar o ritmo desse livro (e isso n aconteceu com os outros dois) mas dps q peguei, n parei mais de ler. Enquanto eu lia, fui me lembrando do pq essa história me cativou tanto. É difícil não se apegar aos personagens, n ficar aflita qnd as coisas apertam pro lado deles, n se comover por tudo q eles, principalmente Frodo e Sam, enfrentaram?simplesmente um misto de emoções!

Essa sensação de despedida quando terminamos uma saga é confortante mas ao mesmo tempo dói dizer adeus a história. Mesmo sabendo q esses livros estarão alí prontos pra quando eu quiser me aventurar nessa história outra vez (e bota aventura nisso!) ainda assim, n é igual a primeira vez. No fim, a gente só quer esquecer tudo pra ler tudo de novo.

E sim, com certeza vou ler de novo algum dia!! Essa história n é como os outros livros de fantasia, é MUITO mais em todos os sentidos. É um universo tão rico, tão criativo, tão cheio de detalhes, uma história tão complexa com personagens tão cativantes! Impossível pegar todos ps detalhes só na primeira leitura.

Vou sentir falta do meu trio parada dura (Aragorn, Legolas e Gimli), vou sentir falta do Gandalf, da amizade do Frodo e do Sam? n tenho palavras pra expressar o quão lindo é a amizade deles e o amor q um sente pelo outro, tudo q o Sam passou pelo Frodo?doía em mim ver ele sofrendo e, em certos momentos, precisei me lembrar constantemente q Frodo estava sendo dominado pelo anel tb e n sendo um babaca de propósito ?

minha admiração pelo Tolkien só aumentou, diversas vezes fiquei pensando o quão extraordinário uma mente precisa ser pra criar um universo TÃO RICO desse. Acho q ngm mais conseguiria pensar em uma história assim

Mergulhar e viver essa saga foi uma das melhores e mais difíceis aventuras que já encontrei nos livros!
ps: na minha cabeça o livro terminou com eles todos morando juntos em Gondor e a sociedade jamais se desfez?FIM! ?
comentários(0)comente



Lucas1074 24/04/2024

O conclusão épica do maior fantástico de todos os tempos
Assim como todo seu corpo, a parte final de Senhor dos Anéis é esplendorosa. O desfecho da construção de todos as personagens entrega uma lição, uma perspectiva diferente do que esperamos num fantástico habitual. Nosso herói, em seu momento derradeiro, se mostra falho, fraqueja e depende de um lance externo para concluir sua demanda. Tudo isso, além dos grandes momentos como a ascensão de Aragorn como o Rei que retorna, a jornada voltando pra casa da companhia dos Hobbits, a última jornada de Gandalf, Frodo e Bilbo rumo à Valinor. Um final sublime, rico em detalhes e vigor, para a história mais especial da minha vida. Obrigado Tolkien!
comentários(0)comente



joyboy0 24/04/2024

A sombra é apenas uma coisa pequena e passageira
E agora termino de ler uma das obras mais importantes da minha vida, uma obra sem igual e que influenciou diversas gerações. É, sem dúvida, meu universo de fantasia favorito, como costumo dizer muitas vezes às pessoas ao meu redor. O que Tolkien cria em "Senhor dos Anéis" é algo que vai além de um simples mundo de ficção, chegando perto de uma mitologia.

É uma leitura um tanto cansativa, com tantos detalhes que é fácil se perder, exigindo um pouco de foco. Mas não se engane, vale a pena todo o esforço. Apesar das muitas descrições, causa uma imersão única.

Em "O Retorno do Rei", somos levados ao fim da jornada de nossos queridos heróis. De um lado, temos Frodo e Sam, rumo à Montanha da Perdição para colocar fim a um anel. Que dupla! A lealdade que têm um pelo outro é linda, um carinho imenso. Do outro lado, vemos o rei retornando, trazendo esperança e coragem para seu povo.

Uma coisa que me chamou muita atenção foi como Tolkien criou uma atmosfera sombria e sem esperança, mas no meio disso tudo ainda era possível enxergar uma pequena luz.

"Lá, espiando por entre os restos de nuvens sobre uma rocha pontiaguda nas montanhas, Sam viu uma estrela branca reluzir por uns momentos. Sua beleza arrebatou-lhe o coração, quando desviou os olhos da terra desolada, e ele sentiu a esperança retornar. Pois como um raio, cristalino e frio, invadiu-o o pensamento de que afinal de contas a Sombra era apenas uma coisa pequena e passageira: havia luz e uma beleza nobre que eram eternas e estavam além do alcance dela."

Me despeço com grande pesar dessa trilogia que me acolheu nesses momentos, sendo uma luz no meio de tanta escuridão. Mas tenho toda certeza de que logo mais farei uma releitura dessa saga e, aproveitando, lerei diversas outras histórias da Terra Média.
comentários(0)comente



Paola 24/04/2024

O fim...
É triste chegar ao fim. De certa forma todos tiveram um bom final, o final que pareceu certo. Porém é difícil pensar que é certo abandonar esse mundo!

Agora eu saio dessa terra e volto para a minha, com o coração triste, mas leve ao mesmo tempo, pois sei que o que foi lido não pode ser esquecido e vai ser lembrado.

Tolkien compartilhou conosco sua mente e por isso sou muito grata ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Urlwes 22/04/2024

Inigualável.
Inigualável, essa é a palavra.

Que trilogia, incrível.

O que Tolkien conseguiu criar nessa trilogia é perfeito. Toda a aventura, universo, personagens, nunca li algo assim.

Os temas tratados nessa trilogia são muito bem elaborados e me trouxeram sentimentos, muito bons.

Esse último livro, trás consigo uma das melhores batalhas, toda aquela tensão.

Nos últimos capítulos consegue fechar todos os arcos dos personagens com maestria, toda a construção dos personagens pra culminar nesse final.

Sem palavras, é incrível.
comentários(0)comente



Luvale 22/04/2024

????? No capítulo final da trilogia, acompanhamos o cerco a Minas Tirith, onde os que restaram da Sociedade do Anel se reúnem em uma última tentativa de combater as forças crescentes de Sauron. O povo de Gondor e de Rohan, Legolas, Gimli, Gandalf, Merry, Pippin e Aragorn resistem e enfrentam ameaças internas e externas, sem perder as esperanças. Seguem confiando em Frodo e Sam, que estão finalmente próximos de cumprir a missão de destruir o Um Anel, e mais próximos ainda do inimigo.

? O enredo tem duas partes com núcleos distintos, mostrando Minas Tirith em primeiro plano, os problemas das forças dos homens, as batalhas e a empreitada de Aragorn, terminando com informações alarmantes sobre Frodo e Sam. A segunda parte mostra o que aconteceu com os dois Hobbits após as tramas na toca de Laracna e foi minha parte favorita, onde percebi que o personagem mais incrível e forte de todos é Sam, que carrega (literalmente) os piores momentos do final da jornada nas costas. Era um personagem que não me apetecia no início, que cresceu no segundo livro e que nessa finalização mostrou que era o verdadeiro herói da história.

????? Foi o livro com mais ação e movimentação, amarrando tudo muito bem e dando um desfecho satisfatório para todos os personagens, inclusive para Gollum, que mostrou-se essencial no fim. A única parte lenta são os últimos capítulos, que mostram a jornada de volta ao Condado, interessantíssima e muito necessária. Gostei de ver os Hobbits lutando mais uma vez para salvar o seu lar, construindo famílias e vivendo uma vida pós-Sauron, além de entender melhor as decisões finais de Frodo, Gandalf e dos elfos.

? Foi uma ótima experiência de leitura, essencial para todos que gostam dos filmes, que traz um entendimento muito maior sobre todos os acontecimentos da jornada do anel. Amei tudo e não vou me cansar de recomendar.
comentários(0)comente



Milenna.Pessoa 18/04/2024

O final foi surpreendente, o enredo fantástico, todos os personagens, tudo muito bem escrito, o que aconteceu com o Gandalf, sinceramente é uma obra prima.
comentários(0)comente



Geovane57 16/04/2024

Adorei muito essa leitura, o final preenche muitas lacunas para quem veio através dos filmes, cada personagem marcante e fundamental para toda a trama do Anel. Gostei bastante, se já era fã dos filmes, agora sou mais ainda.
comentários(0)comente



Jorge.Raitz 16/04/2024

Muito bom
A saga do senhor dos anéis foi sensacional, e a finalização do livro é expendida e creio que não seria necessário mudar nada!
comentários(0)comente



Lucas.Piccin 16/04/2024

Fim da linha
Comecei a ler a saga simplesmente sem pretensão, e o começo foi beeeeeem chato escrita muito descritiva e pesarosa de ser lida mas insisti muito no primeiro e quando fui ver tava ansiando por finalizar a história, nesse livro 3 Tolkien fecha o ciclo de forma magnífica! Que jornada! Que aventura fantástica que mundo fantástico! Vale ressaltar que a escrita nem menos descritiva trouxe um dinâmica muito melhor ao livro! Obre de arte total!
comentários(0)comente



1363 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR