O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Flávia Menezes 07/12/2023

A FÉ SOBE PELAS ESCADAS QUE O AMOR CONSTRUIU???????????
?O Retorno do Rei? é a parte final de uma das sagas mais belas já escritas até os nossos tempos atuais, intitulada ?O Senhor dos Anéis?, escrita pelo grande mestre da fantasia J.R.R. Tolkien, e publicada pela primeira vez em 20 de outubro de 1955.

Nesta conclusão, enquanto temos de um lado Gandalf e Pippin reunindo exércitos de homens para lutarem na batalha final por Gondor, em Minas Tirith, do outro lado temos os temores que vem do leste, em Mordor, onde Frodo e Sam lutam para finalizar a missão que os acompanhou por toda a Terra Média: a destruição do anel nas lavas da terra de Sauron.

Quando embarquei nessa aventura em junho deste ano, ao iniciar ?A Sociedade do Anel?, eu não esperava me encantar tanto assim por esta história. Mas quando em setembro dei sequência com ?As Duas Torres?, foi aí que o mestre Tolkien me ganhou por completo, a ponto de ?O Retorno do Rei? ter sido meu livro escolhido para sair de uma ressaca literária.

Sabe quando falam que Tolkien é extremamente detalhista, a ponto de descrever os cenários minuciosamente como se ele não tivesse pressa alguma para nada? É realmente verdade, até mesmo porque Tolkien foi um perfeccionista. Mas de fato essas partes são as que mais me interessaram na história.

A riqueza de detalhes de um autor que criou toda uma Terra Média é algo para ser apreciado, porque a verdade (como me disseram um dia!) é que muito dificilmente surgirá um outro escritor nesta terra capaz de uma proeza tão magnífica como Tolkien foi capaz de fazer. Afinal, ele não escreveu apenas um livro, mas sim, deu vida a um mundo que foi criteriosamente estudado parte por parte, raça por raça, dando origem a mais bela saga de um anel que demonstra que nesse mundo, por melhor que sejamos, todos nós podemos ser corrompidos quando diante de um objeto capaz de nos dar tanto poder.

Em cada um desses livros (que de fato é apenas um, como me ensinaram), enquanto eu lia, dava para sentir que a trama parecia girar em torno de um tema, que eu poderia traduzir em uma palavra:

1) ?A Sociedade do Anel?: CELEBRAÇÃO.

2) ?As Duas Torres?: COMPANHIA.

3) ?O Retorno do Rei?: FÉ (que na verdade eu tinha pensado em esperança, mas tomarei essa palavra emprestado).

Em ?A Sociedade do Anel? o clima é realmente de uma grande celebração! Estamos em uma aldeia repleta de Hobbits felizes, que apesar da baixa estatura são grandes na coragem, a ponto de tomar para si uma missão na qual nem sequer era possível prever todos os riscos que poderiam ser encontrados no caminho.

Mas embora tendo assumido algo grandioso e altamente perigoso, este primeiro livro (vou tratar assim) é bem mais leve do que os outros, o que favorece o estabelecimento do nosso vínculo com esses tão amados personagens. Tolkien foi extremamente habilidoso aqui, pois toda a alegria e o encanto pelos lugares bonitos e floridos pelos quais somos inseridos, era o fôlego que precisávamos para dar sequência a tudo o que nos aguardava pela frente.

E apesar desse clima gostoso do Livro I, confesso que ?As Duas Torres? me encantou ainda mais. Nesta parte, somos lançados em mundos sombrios, onde o clima de perigo é tão latente a ponto de nos sentirmos mais apreensivos durante a leitura, especialmente por aqui Tolkien cria todo um ambiente mais cinza, mais escuro e melancólico que nos faz perceber que toda aquela alegria de antes, agora ficou totalmente para trás.

Mas se a alegria se foi e os dias são tão cheios de pesar, o que nos ganha neste Livro II é esse clima de que aqui ninguém caminha só, porque a lealdade se faz irmandade, e seguimos sentindo como ter companhia é essencial, pois além de ser a conversa boa que nos faz lembrar dos tempos felizes de outrora, é o que nos dá força para enfrentar os piores obstáculos que surgirem pela frente, porque temos a certeza de que não estamos só.

E neste clima, entramos no Livro III onde o perigo agora é iminente, e se revestir de coragem é a única opção, porque a verdade é que agora não há mais como voltar atrás.

Uma das partes mais belas de ?O Retorno do Rei? é uma conversa, logo no início do livro, que ocorre entre Aragorn e Éowyn, Senhora de Rohan. A coragem que surge dela enquanto mulher que quer se colocar no lugar de guerreira, enquanto ele (Aragorn) com tanto cuidado e respeito lhe diz que não pode colocá-la nessa posição, iniciando assim um dos diálogos que eu achei mais tocante nesta história, me marcou muito pela sua profundidade.

Em algumas partes, é quase palpável sentirmos como as forças de cada um desses bravos guerreiros começam a fraquejar, muito embora seus lábios continuem a professar a mesma esperança do início, neste forte combate para silenciar suas mentes que já não conseguem mais enxergar possibilidade alguma de saírem vitoriosos.

Como uma pessoa uma vez me descreveu (e de forma brilhante, por sinal!) sobre essa parte final, em meio às forças que começam a esvair é que surge algo tão bonito que é muito característico do que existia no coração deste brilhante escritor chamado Tolkien, que é a fé! E é exatamente do que ?O Retorno do Rei? se trata: da fé que surge para nos dar forças para continuarmos quando não conseguimos mais enxergar qualquer possibilidade e tudo parece perdido.

Que belo isso, não é mesmo? Mas é mais bela ainda toda uma história criada com tanto amor e respeito a ponto de que cada personagem, cada lugar, cada sociedade vai se tornando real, porque suas histórias de vida estão tão bem enraizadas a ponto de dar sustentação a todo um enredo que nos diverte, emociona, e que ao final, deixa saudades (e muitas!).

Certamente essa é uma história que eu pretendo reler no futuro. Porque esse livro (?A Sociedade do Anel?) que é sempre bom ter por perto quando precisamos nos desligar um pouco da realidade e da correria da vida adulta, para nos transportarmos para uma terra cheia de aventuras, e principalmente, de amigos leais que jamais deixarão de estar ao nosso lado aconteça o que acontecer.

Que homenzinho sábio foi esse Tolkien. E que história mais fantástica que felizmente deixa suas belas marcas no meu ano de leituras de 2023! Obrigado, Sr. Tolkien! O senhor é mesmo um ?grande? e poderoso Hobbit!!

AndrAa58 08/12/2023minha estante
Linda resenha ????? quero reler ??

Cleber 08/12/2023minha estante
Flavia, que resenha incrível! Bateu uma saudade dos personagens e desse universo fantástico do Tolkien??????????

Flávia Menezes 08/12/2023minha estante
Cleber, muito obrigada!! ? Mas o Tolkien merece, não é? Que saga mais incrível! Esse é um que com certeza eu quero reler no futuro!

Flávia Menezes 08/12/2023minha estante
Andrea, muito obrigada! ???? E releia sim! Esses são personagens tão incríveis e com uma história tão emocionante, que não tem como não querer reler! ?

AndrAa58 08/12/2023minha estante
Verdade, Flávia e já li a tanto tempo... Eram meus favoritos, os únicos livros que não consegui me desfazer. Estão comigo desde 94 ? já passou da hora de voltar à terra média ? muito obrigada por me lembrar e pela resenha maravilhosa ?

Flávia Menezes 08/12/2023minha estante
Andrea, se tem todo esse tempo, então uma releitura vai ser incrível, porque que história boa. Uma releitura desse clássico sempre será bem vinda! ?

Maygeek7 08/12/2023minha estante
Tolkien é cansativo de tanto detalhes, mas no fim é sensacional

Flávia Menezes 08/12/2023minha estante
Pior que eu gosto desse jeitinho detalhista do Tolkien, Mayra! ? É o charme dele! ?

Guilherme.Oliveira 08/12/2023minha estante
A resenha também merece 5 estrelas ...

Flávia Menezes 08/12/2023minha estante
Puxa, Guilherme! Muito obrigada!!!!? Mas eu precisava mesmo caprichar, afinal? é o Tolkien! ?

Sam Santori 06/12/2023

Perfeição
Demorei pra conseguir terminar de ler por falta de tempo, mas que jornada! A narrativa, os personagens, conflitos... Não tenho palavras pra fazer jus à obra do Professor

Jesspotter617 05/12/2023

A guerra pelo olhar de quem a viveu
Quer conhecer o verdadeiro sentimento de estar em uma guerra, os temores, as angústias e a luta para manter a esperança dos demais, mas principalmente a sua? Esse é o livro perfeito para isso, pois já vi e ouvi muitas pessoas falarem de guerra, como se fosse algo fácil e divertido como ambientado nos games atuais, mas não é bem assim, aqueles obrigados a vivenciarem uma guerra e tem a sorte de sair dela, nunca realmente saem dela, pois as feridas da alma permanecem e as lembranças nunca se vão, tudo o que permanece é a esperança e para os vitoriosos o alívio por ter cumprido o papel doloroso de manter aquele que já considerou o seu lar, pois assim como Frodo Bolseiro muitos guerreiros salvam o seu lar, mas não para eles mesmos e sim pelo bem de todos.

analivramos 05/12/2023

??
Não tenho palavras para descrever o que senti lendo esse livro. Ele misturou o medo e a angústia do meu coração ao amor e à esperança que pode ser encontrada mesmo nas horas mais difíceis.
Tem um trecho específico que tocou o meu coração e me fez refletir:

?Ali, espiando por entre os farrapos de nuvens acima de um pico escuro no alto das montanhas, Sam viu uma estrela branca piscando por alguns instantes. Sua beleza lhe atingiu o coração, olhando para cima desde a terra abandonada, e a esperança retornou a ele. Pois como um raio, nítido e frio, perpassou-lhe o pensamento de que no fim a Sombra era somente uma coisa pequena e passageira: havia luz e elevada beleza para sempre além do seu alcance.?

O Mal não é para sempre.
Sempre há ? e haverá ? Beleza elevada acima de nós.

Mi 01/12/2023

A parte III é a mais extensa e a sociedade do anel continua sendo meu favorito. Mas continua sendo uma leitura sensacional, o Tolkien realmente era o cara, espero criar coragem para continuar as leituras de seu universo

Naclara 28/11/2023

Abuso
Eu acho que nunca li uma trilogia TAO CHATA na minha vida beijos de luz ??????????????

ValAria 26/11/2023

Tolkien sendo Tolkien
Tolkien sendo Tolkien e o Retorno do Rei segue sendo meu preferido nessa trilogia.
Eu amo cada pedacinho dessa história.

Henrique609 24/11/2023

De novo... Perfeito
Tolkien é perfeito na escrita dos seus livros. Ele vai além da fantasia, tornando aquilo que não é realidade em algo que pode ser visto no dia a dia.

Sem dúvida uma trilogia que todos deveriam ler, mesmo que já tenha assistido aos filmes.

Recomendo demais!

Lucas1429 23/11/2023

Extremamente recompensador
Não foi fácil fazer essa leitura de senhor dos anéis, como dá para ver no meu perfil comecei a ler a pouco tempo.
Mas aos poucos peguei o ritmo e cara, como pode, é tudo muito bem amarrado, n tem um furo de roteiro, nada, coisas que aparecem no começo e parecem irrelevantes voltam no final, é realmente uma obra de arte.
Sobre a história, nesse livro tem ação e dinamismo do começo ao fim, diferente dos primeiros da trilogia, foi o que eu mais gostei, me sinto formado na escola da terra média e vou me aprofundar com os outros contos.

Tá marcado como lido mas faltou os apêndices, vou tirar uma folguinha de Tolkien e dps leio.

Dulci 21/11/2023

Ressaca.......
Uma leitura sem dúvida, além de todas as expectativas. Não esperava menos dos personagens. Elfos, hobbits, Reis, Anão, Mago, Ents. Mesmo quando todas as esperanças estavam perdidas na batalha, havia uma força, uma necessidade de sobreviver que os impulsionava. E depois a reconstrução de um mundo outrora destruído pelas forcas do mal. Poderia ser assim no nosso mundo tbm? Um mal supremo ser destruído e a paz reinar? Mas assim como nesta e em muitas outras histórias, o mal habita em cada um de nós, assim como o bem. A diferença acaba sendo nossas escolhas. E agora, depois de toda uma saga, o que eu faço com a ressaca literária?

Lu_Augusto 21/11/2023

Da trilogia é o que mais demora a passar, mas é compreensível já que quase todo a ação da história já aconteceu, aqui temos apenas o climax de Frodo e seu fardo.
Há alguns momentos de luta, mas o que mais chama atenção nesse livro, assim como no filme, são as despedidas, emocionantes e melancólicas, trechos para arrancar lágrimas do leitor.
E uma última observação, mais um ponto positivo: o destaque que os Hobbits ganham e que foi cortado dos filmes.

Erick Simões 20/11/2023

Uma viagem divertida
Uma aventura divertida, prefiro os dois primeiros livros que esse último, acho que o desenvolvimento da história foi melhor escrito que a conclusão. Mas vale a pena, eu recomendaria para amigos, mas não para alguém que está querendo começar com o hábito da leitura.

Vitor 16/11/2023

A grande guerra do anel
A triologia de senhor dos aneis é um épico, contra isso não a discussão e em certos ponto a gente ama o Tolkien mas em outros quer xingar ele muito.

A jornada da Sociedade nessa história é incrivel, ameassadora, longa, dificil, pesada e cheio de altos e baixos. Mas a parte longa é o que mais pega, todos os capítulos que trazem o ponto de vista do nosso protagonista "Frodo" são incrivelmente longos e tediosos como na própria jornada do portador do anel.
Ele anda se esconde, foge, anda, se esconde... e para mim fica meio massante, mas, se foi posto propositalmente pra nós leitores sentissemos o trabalho do pequeno Hobbit é genial pra lá da conta.

A triologia é magica e sinceramente incrivel, mas não recomendaria pra leitores de primeira viagem, pois a jornada se torna massante as vezes.

Mas tirando esse aspecto é um obra prima de fantasia o mundo, os povos, lendas tudo é muito organico e recomendo a todos que queram uma boa viagem por terras distantes.

Cassio67 16/11/2023

A jornada chegou ao fim, Sauron foi derrotado e nossos amigos retornam as suas casas, obrigado Tolkien por criar esse universo ????