O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

maria 26/12/2023

Foi uma excelente experiência ler essa trilogia é impressionante a complexidade do mundo que Tolkein criou o final foi do jeito q tinha que ser tenho a sensação de ler acontecimentos que realmente aconteceram foi lindo

KJJ 24/12/2023

Não tem melhor
Mais um fim.
Esse livro parecia que acabaria nunca, o terceiro foi o mais complicado e lento de se ler. Então pra mim o 3 livro foi o pior, mas não significa que é ruim.
E de todos os livros e sagas não encontrei nenhum que é mais completo por que simplesmente a história no livro acaba mas o Tolkien já planejou todo o passado e futuro dos personagem nao deixando aquela pergunta ? e o que aconteceu depois??
Isso é fantástico.

Danielle.Bevilaqua 23/12/2023

Que final lindo!!! Não canso de reler essa história tão bem escrita e planejada.

?Mas, mesmo enquanto a esperança morria em Sam, ou parecia morrer, ela se transformava em uma nova força.?

._Jullia._ 23/12/2023

O que dizer sobre senhor dos anéis, é simplesmente o melhor livro que eu já li na minha vida, à genialidade do Tolkien fez com que ele se torna-se o meu autor favorito, eu espero de verdade que outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer essa trilogia incrível, essa resenha ficou curta mas eu só queria dizer que valeu a pena todo o tempo que eu passei lendo esse livro

Mari 19/12/2023

O grande final
Quando comecei a trilogia logo percebi que a história tinha sido alterada da que eu havia lido há 15 anos atrás.
O livro final não foi diferente.
Mas é uma história rica e ensina muita coisa...lealdade e amizade é uma delas.
Tolkien criou um universo que ainda não encontrei outro semelhante.

Karen 19/12/2023

Uma sensação calorosa
Eu amei o final, a sensação de que tudo fica bem e a cena de reencontro com o bilbo foi linda, apesar de achar uma leitura relativamente lenta por conta de muitas descrições e muitos capitulos andando de um lado ao outro acredito que é isso que faça a magia do Senhor dos aneis

JP Schneider 18/12/2023

"Lá e de volta outra vez" - Chega ao fim essa jornada épica.
Terminei minha releitura. Apesar de já saber tudo o que acontece, ainda me surpreende a genialidade de Tolkien, todo esse universo rico que ele criou, com várias camadas. Ambientação é coisa de doido.

Esse é o melhor livro, não foi maçante igual ao passado, mais dinâmico, chegando ao Gran Finale que é a chegada de Frodo e Sam para destruir O Anel do Poder. Achei a batalha de Minas Tirith melhor contada e abordada do que a do Abismo de Helm.

Esse final do Saruman é Icônico demais, não lembrava como ocorria, mas foi genial o fim que ele teve kkkkkkk

Como havia dito, resolvi reler, pois li a trilogia Mistborn, e achei ela melhor que Senhor dos Anéis como saga de fantasia. Apesar do universo da Terra Média ser rico, ainda prefiro Mistborn, pois Brandon Sanderson também conseguiu criar um universo bem rico, e a leitura também é mais fácil, oq acaba contribuindo um pouco para achar sua trilogia melhor. Mas Senhor dos Anéis vem logo atrás.

Thiago.Cavalcanti 18/12/2023

O retorno do Rei
O livro é repleto de batalhas épicas, personagens memoráveis e um final emocionante.
Aragorn, Gandalf e Éomer lideram os exércitos de Gondor e Rohan até o Portão Negro. Frodo e Sam confrontam Gollum na Montanha da Perdição. Os exércitos aliados são cercados pelas forças de Sauron. O Um Anel é destruído. A paz retorna à Terra-média. Aragorn é coroado rei de Gondor. Frodo parte para as Terras Imortais. A jornada termina, mas a memória permanece.

Emmanuele.Machado 16/12/2023

Finalmente terminei essa trilogia que eu amo tantooo. Foi o final que eu já esperava receber. Com o único defeito de ter partes desnecessárias, o que é recorrente em Senhor dos Anéis, então não me incomodou. A conclusão épica dessa obra-prima da literatura fantástica.

Kamilly76 16/12/2023

Tenho um amor imenso por essa saga!
Eu demorei para lê-lo porque não queria acabar essa saga realmente fiquei muito triste quando ela chegou ao fim! Oq dizer sobre Tolkien, ele é simplesmente extraordinário, me levou a concerteza o mundo que mais amei na minha vida, faz um tepo que acabei o livro mais ainda fica mal quando lembro que não vou mais ver frodo, sam, marry, pippin, e os outros personagens maravilhosos. Obrigada ao Tolkien por essa experiência me fez enteder um pouco mais sobre o meu próprio mundo!??

Rê Bastos 11/12/2023

Releitura Finalizada
Finalmente terminei a releitura dessa trilogia que eu amo.

Não é uma leitura fácil, ela é densa e arrastada em muitos pontos (e aqui me refiro à trilogia toda). Independente desse fato, é um mundo incrível que todo mundo devia tentar ler.

Crush eterno em Aragorn e Legolas hahahaha

Jose 10/12/2023

Saíram da comodidade pra viver uma jornada que mudaria a vida inteira do frodo e Sam. É um livro pra ser lido

Flávia Menezes 07/12/2023

A FÉ SOBE PELAS ESCADAS QUE O AMOR CONSTRUIU???????????
?O Retorno do Rei? é a parte final de uma das sagas mais belas já escritas até os nossos tempos atuais, intitulada ?O Senhor dos Anéis?, escrita pelo grande mestre da fantasia J.R.R. Tolkien, e publicada pela primeira vez em 20 de outubro de 1955.

Nesta conclusão, enquanto temos de um lado Gandalf e Pippin reunindo exércitos de homens para lutarem na batalha final por Gondor, em Minas Tirith, do outro lado temos os temores que vem do leste, em Mordor, onde Frodo e Sam lutam para finalizar a missão que os acompanhou por toda a Terra Média: a destruição do anel nas lavas da terra de Sauron.

Quando embarquei nessa aventura em junho deste ano, ao iniciar ?A Sociedade do Anel?, eu não esperava me encantar tanto assim por esta história. Mas quando em setembro dei sequência com ?As Duas Torres?, foi aí que o mestre Tolkien me ganhou por completo, a ponto de ?O Retorno do Rei? ter sido meu livro escolhido para sair de uma ressaca literária.

Sabe quando falam que Tolkien é extremamente detalhista, a ponto de descrever os cenários minuciosamente como se ele não tivesse pressa alguma para nada? É realmente verdade, até mesmo porque Tolkien foi um perfeccionista. Mas de fato essas partes são as que mais me interessaram na história.

A riqueza de detalhes de um autor que criou toda uma Terra Média é algo para ser apreciado, porque a verdade (como me disseram um dia!) é que muito dificilmente surgirá um outro escritor nesta terra capaz de uma proeza tão magnífica como Tolkien foi capaz de fazer. Afinal, ele não escreveu apenas um livro, mas sim, deu vida a um mundo que foi criteriosamente estudado parte por parte, raça por raça, dando origem a mais bela saga de um anel que demonstra que nesse mundo, por melhor que sejamos, todos nós podemos ser corrompidos quando diante de um objeto capaz de nos dar tanto poder.

Em cada um desses livros (que de fato é apenas um, como me ensinaram), enquanto eu lia, dava para sentir que a trama parecia girar em torno de um tema, que eu poderia traduzir em uma palavra:

1) ?A Sociedade do Anel?: CELEBRAÇÃO.

2) ?As Duas Torres?: COMPANHIA.

3) ?O Retorno do Rei?: FÉ (que na verdade eu tinha pensado em esperança, mas tomarei essa palavra emprestado).

Em ?A Sociedade do Anel? o clima é realmente de uma grande celebração! Estamos em uma aldeia repleta de Hobbits felizes, que apesar da baixa estatura são grandes na coragem, a ponto de tomar para si uma missão na qual nem sequer era possível prever todos os riscos que poderiam ser encontrados no caminho.

Mas embora tendo assumido algo grandioso e altamente perigoso, este primeiro livro (vou tratar assim) é bem mais leve do que os outros, o que favorece o estabelecimento do nosso vínculo com esses tão amados personagens. Tolkien foi extremamente habilidoso aqui, pois toda a alegria e o encanto pelos lugares bonitos e floridos pelos quais somos inseridos, era o fôlego que precisávamos para dar sequência a tudo o que nos aguardava pela frente.

E apesar desse clima gostoso do Livro I, confesso que ?As Duas Torres? me encantou ainda mais. Nesta parte, somos lançados em mundos sombrios, onde o clima de perigo é tão latente a ponto de nos sentirmos mais apreensivos durante a leitura, especialmente por aqui Tolkien cria todo um ambiente mais cinza, mais escuro e melancólico que nos faz perceber que toda aquela alegria de antes, agora ficou totalmente para trás.

Mas se a alegria se foi e os dias são tão cheios de pesar, o que nos ganha neste Livro II é esse clima de que aqui ninguém caminha só, porque a lealdade se faz irmandade, e seguimos sentindo como ter companhia é essencial, pois além de ser a conversa boa que nos faz lembrar dos tempos felizes de outrora, é o que nos dá força para enfrentar os piores obstáculos que surgirem pela frente, porque temos a certeza de que não estamos só.

E neste clima, entramos no Livro III onde o perigo agora é iminente, e se revestir de coragem é a única opção, porque a verdade é que agora não há mais como voltar atrás.

Uma das partes mais belas de ?O Retorno do Rei? é uma conversa, logo no início do livro, que ocorre entre Aragorn e Éowyn, Senhora de Rohan. A coragem que surge dela enquanto mulher que quer se colocar no lugar de guerreira, enquanto ele (Aragorn) com tanto cuidado e respeito lhe diz que não pode colocá-la nessa posição, iniciando assim um dos diálogos que eu achei mais tocante nesta história, me marcou muito pela sua profundidade.

Em algumas partes, é quase palpável sentirmos como as forças de cada um desses bravos guerreiros começam a fraquejar, muito embora seus lábios continuem a professar a mesma esperança do início, neste forte combate para silenciar suas mentes que já não conseguem mais enxergar possibilidade alguma de saírem vitoriosos.

Como uma pessoa uma vez me descreveu (e de forma brilhante, por sinal!) sobre essa parte final, em meio às forças que começam a esvair é que surge algo tão bonito que é muito característico do que existia no coração deste brilhante escritor chamado Tolkien, que é a fé! E é exatamente do que ?O Retorno do Rei? se trata: da fé que surge para nos dar forças para continuarmos quando não conseguimos mais enxergar qualquer possibilidade e tudo parece perdido.

Que belo isso, não é mesmo? Mas é mais bela ainda toda uma história criada com tanto amor e respeito a ponto de que cada personagem, cada lugar, cada sociedade vai se tornando real, porque suas histórias de vida estão tão bem enraizadas a ponto de dar sustentação a todo um enredo que nos diverte, emociona, e que ao final, deixa saudades (e muitas!).

Certamente essa é uma história que eu pretendo reler no futuro. Porque esse livro (?A Sociedade do Anel?) que é sempre bom ter por perto quando precisamos nos desligar um pouco da realidade e da correria da vida adulta, para nos transportarmos para uma terra cheia de aventuras, e principalmente, de amigos leais que jamais deixarão de estar ao nosso lado aconteça o que acontecer.

Que homenzinho sábio foi esse Tolkien. E que história mais fantástica que felizmente deixa suas belas marcas no meu ano de leituras de 2023! Obrigado, Sr. Tolkien! O senhor é mesmo um ?grande? e poderoso Hobbit!!

AndrAa58 08/12/2023minha estante
Linda resenha ????? quero reler ??

Cleber 08/12/2023minha estante
Flavia, que resenha incrível! Bateu uma saudade dos personagens e desse universo fantástico do Tolkien??????????

Flávia Menezes 08/12/2023minha estante
Cleber, muito obrigada!! ? Mas o Tolkien merece, não é? Que saga mais incrível! Esse é um que com certeza eu quero reler no futuro!

Flávia Menezes 08/12/2023minha estante
Andrea, muito obrigada! ???? E releia sim! Esses são personagens tão incríveis e com uma história tão emocionante, que não tem como não querer reler! ?

AndrAa58 08/12/2023minha estante
Verdade, Flávia e já li a tanto tempo... Eram meus favoritos, os únicos livros que não consegui me desfazer. Estão comigo desde 94 ? já passou da hora de voltar à terra média ? muito obrigada por me lembrar e pela resenha maravilhosa ?

Flávia Menezes 08/12/2023minha estante
Andrea, se tem todo esse tempo, então uma releitura vai ser incrível, porque que história boa. Uma releitura desse clássico sempre será bem vinda! ?

Maygeek7 08/12/2023minha estante
Tolkien é cansativo de tanto detalhes, mas no fim é sensacional

Flávia Menezes 08/12/2023minha estante
Pior que eu gosto desse jeitinho detalhista do Tolkien, Mayra! ? É o charme dele! ?

Guilherme.Oliveira 08/12/2023minha estante
A resenha também merece 5 estrelas ...

Flávia Menezes 08/12/2023minha estante
Puxa, Guilherme! Muito obrigada!!!!? Mas eu precisava mesmo caprichar, afinal? é o Tolkien! ?