O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Vinny.Pecaski 09/11/2023

A QUEDA DO SENHOR DOS ANÉIS E O RETORNO DO REI
Decidi começar O Senhor dos Anéis logo depois de ter terminado O Hobbit, em 2020, e meu Deus, como foi um erro. Naquela época, sinto que o meu gosto literário não estava tão maduro pra começar um grandíssimo clássico da fantasia, mas de qualquer maneira, iniciei a leitura aos poucos. Lembro que lia de pouco em pouco todo mês; até 2022 tinha chegado na parte em que os hobbits conhecem Tom Bombadill, mas ainda não estava pronto pra mergulhar de cara no mundo da Terra Média; a escrita muito densa e a super descrição dos locais não me agradaram muito de início, até que mês passado decidi voltar a leitura e aí foi um acerto. Depois de amadurecer minha mente em relação a literatura e ter lido outros livros mais densos, consegui engatar na leitura, e daí pra frente foi só sucesso. O livro é um grande marco na fantasia, dá pra notar muitos elementos utilizados por Tolkien para compor a obra, que são utilizados até hoje por outros autores de fantasia, e traçar um paralelo até com As Crônicas de Nárnia, que foi escrito na mesma época, pois é de conhecimento geral que Tolkien e Lewis eram grandes amigos e trocavam cartas a respeito de suas obras, então C. S. Lewis pode ter tido uma leve inspiração nos livros de J. R. R. Tolkien também.
No geral o livro é muito bom, a história é rica em detalhes, e raças, idiomas, canções, etc que muitas vezes o leitor pode achar não conseguir ingerir tudo de uma vez, mas meu conselho é: leia com calma (afinal estou lendo este desde 2020) e leia também O Hobbit, para se familiarizar com o personagem de Bilbo e dos Anãos de um jeito mais lúdico e mais fácil.
READ THE FUCKING HOBBIT!!

Cosme 08/11/2023

A jornada do retorno do herói
A jornada pode nos transformar, nunca somos os mesmos após certos acontecimentos. Mas você está pronto pra aceitar isso?

Key 07/11/2023

"Bom mesmo é o livro que quando a gente acaba de ler fica querendo ser um grande amigo do autor"

Essa é exatamente a sensação que eu tinha enquanto lia, de como teria sido bom viver na época que estava sendo lançado e trocar cartas com o Tolkien, emergi tão intensamente nessa fantasia que agora sonho com jornadas, e essa felizmente acabou, o livro termina e te deixa com a sensação de dever cumprido e nostalgia, não tristeza

Lady Potato 01/11/2023

É só isso?
Criei uma expectativa enorme com essa leitura, e acabei me decepcionado. É extremamente bom e bem construído, um marco para o seu tempo, mas é só isso.
Para mim a história foi arrastada e muito parada, não aconteceu quase nada e terminou sem emoção alguma.
Mas como citei anteriormente, minha decepção não apaga o brilhantismo da obra, só não é o meu tipo de leitura.

Lucas.Jose 31/10/2023

Ótimo encerramento
Tolkien conseguiu finalizar sua criação de maneira fantástica. Eu até estranhei que cheguei na metade do livro e já achei que tinha acabado a história, mas ela continua e finaliza da maneira que merece

Lanny 30/10/2023

Terminou... Só que não.
Acho que o grande problema dessa terceira parte (livros 5 e 6) de O Senhor dos Anéis é que a ação principal, pelo qual estávamos esperando desde quando tudo começou, acontece logo e são capítulos e mais capítulos do povo aproveitando a paz vinda do fato que Sauron já era.

A tensão do clímax já passou e agora é só paz e a gente só quer que acabe logo.

Essa releitura foi mais tranquila porque eu dividi os capítulos e li sem pressa pra acabar porque já sabia que assim seria e não fiquei com nenhuma ansiedade do tipo "Acaba, pelo amor de Deus".

Michelle 29/10/2023

Tolkien é Tolkien.
O que falar da Trilogia mais intensa e amada? Confesso que ao longo da leitura me fiz algumas perguntas. Todavia, foram respondidas até a última página. Uma obra excepcional! Maravilhosa, intensa.
O autor tem uma criatividade, imaginação, uma coerência para uma obra tão complexa que impressionam.

Tecio Ricardo 27/10/2023

Enfim... Aqui termina a minha aventura na Terra Média.

Não tenho muito o que falar da maior obra de fantasia da história além do trivial: se você ainda não leu, já passou da hora.

Uma observação, como o Sam, foi importante. A bravura dele foi de vital importância para o cumprimento da jornada, para quem não esperava nada, o Mestre Samwise Gamgee, se mostrou um legítimo e improvável herói.

Meu único ponto negativo da leitura da trilogia, foi a formatação do Kindle, infelizmente não estava na altura que essa obra maravilhosa merece.

Recomendo muito a leitura. ??

zDouglasYz 27/10/2023

Meu Precisoso
É senhor dos anéis, não tem muito o que falar, todo mundo conhece e provavelmente já leu.
É de fato um livro maravilhoso, tem suas partes chatas, não precisava ser tão detalhista ao descrever alguma coisa,
a leitura se torna lenta por causa disso, e se não prestar muita atenção vc pode perder coisas importantes pois o autor quis detalhar o tom de verde da folha que caiu da árvore que ficava na lateral esquerda da frente de uma casa pequena e humilde de um personagem aleatório.
Mas no geral é um ótimo livro

Gabrielli 26/10/2023

Épico.
Penso que não tenho como escrever muito sobre esse livro. Poderia falar muito e não chegaria perto do que é essa história e a experiência de vive-lá. Foi meu primeiro 5 estrelas depois de muitos anos.
A relação de Sam com o Frodo é sobre amor, amizade e martírio. Me comoveu muito a caminhada dos dois e principalmente o final.
Ninguém é perfeito, esse é o ponto chave da história, todos dependem de todos, não existe verdadeiramente só um herói.
Me senti de luto quando terminei, depois de tanto tempo lendo todos os livros da jornada, vou levar pra toda vida. Vale cada página.

rubens.nt 25/10/2023

Enfim vi o Rei retornar.
Encerramento dessa "trilogia" do Tolkien. Um ponto importante sobre essa edição são os apêndices. Por mais que sejam extensos, apresentam uma gama maior de informações relacionadas ao universo da Terra Média. Ansioso pra continuação da saga Tolkien.

Rosana.Montenegro 22/10/2023

O Retorno do Rei
Enquanto Gandalf e Pippin reúnem forças para lutar em Minas Tirith, em Mordor, Sam e Frodo lutam com Gollum pela destruição do anel e consequentemente de Sauron.

Jess Cipriano 21/10/2023

PERFEITO
Há 10 anos eu assisti essa saga e me encantei, coloquei na mente que assistiria novamente após ler os livros.
Muitas idas e vindas, rotina caótica, perdi o hábito da leitura por um bom tempo, ano passado quando retornei a ler diariamente pensei em voltar em grande estilo lendo Tolkien, e ainda bem que não fiz isso.
Não me entendam mal, Tolkien é incrível, mas pra uma pessoa que não está habituada a ler ou para uma pessoa como eu, que estava muito tempo ser ler com frequência, não é o melhor tipo de literatura para retomar/começar.

É uma leitura mais densa, acredito que muitas pessoas não se identificam e acabam achando um pouco entediante.

Ele é extremamente detalhista, e em razão disso, nos transporta pra todo o encanto da Terra Média. Li os 3 livros com a sensação de que conhecia todos os personagens e estava vivendo cada momento com eles.
Sempre gostei da cumplicidade e lealdade dos personagens, personagens masculinos que demonstram amor e afeto de forma tão genuína.
O Sam é o verdadeiro herói dessa história, o maior amigo, mais empático e leal.

Com relação aos apêndices, tem MUITAS informações que complementam a história.
A breve história sobre Aragorn e Arwen deixou meu coração quentinho e gostaria de ler mais sobre eles.

A parte da escrita e pronúncia das palavras foi bem enjoadinho de ler, mas faz parte de toda a genialidade de um autor que criou um universo inteiro.

Super recomendo essa saga, mas recomendo pra aqueles que tem a maturidade de entender o quão incrível e completa essa história é.
Acho
que 10 anos atrás eu não teria lido com o mesmo entusiasmo que li agora.

Enfim: INCRÍVEL! ??

mirrorballgio 20/10/2023

Revolucionário
Tá, pera aí. Sinto que falar dessa saga superficialmente é impossível, então vou me esforçar aqui. Eu achava que era besteira o mito de que todo fã de Harry Potter eventualmente amadurece e se torna fã de O Senhor Dos Anéis, mas aqui estou eu hoje.

Meu Deus. Não sei nem o que dizer. O primeiro livro foi algo meio confuso pra mim, não irei negar. Mas no segundo, eu me vi totalmente viciada e envolvida com a história, e agora no terceiro cheguei ao ponto de chorar pelos personagens que tanto me apeguei e amei ao longo da leitura.

Não precisa nem dizer que é uma obra prima revolucionária, porque eu creio que até quem não leu já está ciente disso. Eu subestimei o quanto eu iria amar esse livro. Esse terceiro em específico foi uma montanha russa de emoções, me fez chorar, gargalhar (sim, por incrível que pareça) e ter muitos surtos ao decorrer da história

E sobre a escrita do nosso querido Tolkien: poética, envolvente, e genial. Claro, meio densa de vez em quando, mas nunca deixou o livro chato e nunca fez a história menos interessante pra mim. Agora eu entendo porque muitos o consideram o pai da fantasia. Eu nunca tinha lido um livro com um universo tão bem construído na minha vida, quase fui convencida de que o Condado e Isengard são lugares reais. Todos os povos e personagens com suas próprias histórias e vivências, dores e amores, personalidades distintas e bem escritas.
E muito desenvolvimento. O amadurecimento dos protagonistas do primeiro pro último livro é bem perceptível, mesmo que eles não tenham perdido sua essência, Tolkien conseguiu descrever seus traumas e anseios de uma maneira sensível e realista, deixando todos eles muito humanos. Aí fica difícil não se apegar né?

Meu personagem favorito com certeza foi o Frodo. Fico muito triste de ver como ele realmente ficou traumatizado no final, com uma ferida que dificilmente vai sarar. Mas ele é um protagonista incrível e muito forte, que passou por muita coisa e se manteve firme. Merry, Pippin e Sam também são incríveis, e honestamente minhas partes favoritas dos livros era ver toda essa dinâmica da amizade e lealdade que os personagens tinham entre si, me fez sentir amiga deles mesmo, é algo que eu admiro muito de ter sido ressaltado no livro. E também a sensibilidade deles. Personagens masculinos que choram, demonstram amor pelos outros e são sim sensíveis, que quebram aquele esteriótipo de guerreiros extremamente poderosos e frios que a gente costuma ver em livros de fantasia.

Essa com certeza se tornou minha saga favorita de todos os tempos. Esses livros se tornaram muito especiais pra mim, e vou manter eles no meu coração pra sempre. Super recomendo pra qualquer fã de fantasia interessado em uma história inesquecível??