Querido John

Querido John Nicholas Sparks

Resenhas - Querido John

@1livro_1sonho 07/03/2023

Um livro emocionante!
?Nesse livro é abordado o romance, a perda, a saudade e a difícil fase de se passar por uma doença.
?John um jovem em plena adolescência e muito rebelde que não se dá bem com seu pai, mas que decide tomar um rumo em sua vida e se alista no exército. Quando John volta para casa de folga, conhece Savannah e sua vida muda completamente.

Adriane 06/03/2023

Queimei a largada, já tinha assistido ao filme mas não me lembrava.

Os primeiros capítulos achei um pouco maçante, não sei se tem algo a ver com a perca do meu ritmo de leitura, peguei firme no último fds e terminei hoje.
E fiquei pensando como um "amor" de verão de duas semanas pode ter vingado tanto e feito duas pessoas ficarem tão dependentes uma da outra? Acho que poderia ter explorado mais sobre o autismo do protagonista, é levemente insinuado e isso talvez explique o porquê de ele ser tão caladão, na dele, e tem algumas coisas repetitivas para a sua zona de conforto que era permanecer no exército, se realistando sempre pois não sabia o que fazer fora dali, mas comparado ao pai ele era muito falante kkkkk, mas gostei do fato de que o "diagnóstico" fez ele entender e se aproximar do pai. O que não entra na minha cabeça são as atitudes: "ah a bolsa da menina bonita caiu no mar deixa eu ir recuperar", tipo do nada kkkk. Sobre o final, não era o que eu esperava mas entendo, queria que fosse diferente? Sim, mas não com as complicações que teria. Apesar do início meio sei lá, John e savannah realmente se amavam, já Savannah e Tim era mais amizade e companheirismo, acho que o casamento não chegou a ser consumado.

lareh 06/03/2023

Pior livro que ja li
O romance mais tosco e sem sentido que ja vi, fora a escrita medíocre do nicholas

seria incrivel se a historia fosse apenas do john com o pai e a savannah fosse secundaria

pelo menos o final compensou
Luciano 10/03/2023minha estante
Polêmica kkkk Eu acabei abandonando. Achei a construção toda do romance muito apressada e até superficial.

lareh 12/03/2023minha estante
sim, em dois dias eles estavam dizendo eu te amo kkkkkkk

Kamila225 28/02/2023

Que livro...
Eu já sabia do fim, mas assim como em "Como eu era antes de você", entendo o porquê da decisão do John. É triste entender a realidade da vida e como nem sempre acontece os felizes para sempre que tantos sonhamos, mas como ele disse amar é se importar mais com a felicidade do outro do que a si mesma.
Se tornou um dos meus livros preferidos, mas pelo fim, ainda não é o 5 estrelas.

vivigilmore 26/02/2023

Extraordinariamente emocionante
Sabe quando depois de muito tempo, você lê um livro tão bom que te faz lembrar o porquê de você gostar tanto de ler? Foi exatamente assim que eu me senti lendo Querido John. Achei esse livro, lindo, emocionante, triste, e tudo ao mesmo tempo.

Esse livro foi um balde de água fria pra mim, que só lê livros de romance onde tudo termina bem e feliz. Mas mesmo assim gostei muito do livro.

Eu me conectei muito com os personagens: com o John, porque as vezes eu me identificava tanto com ele que chegava a me irritar, e com a Savannah, porque eu queria ter a amabilidade dela.

Esse livro mostra bem a complexidade dos sentimentos humanos, e principalmente (o que ei considerei o principal objetivo do livro) nos mostra o real significado do verdadeiro amor.

Jamily 26/02/2023

Você sempre será a melhor parte de mim
"O amor significa pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importa o quão dolorosa seja sua escolha. Fazer a coisa certa não foi fácil."

O negócio é o seguinte: Eu fiquei muito frustrada com o desfecho dessa história, sinceramente, eu leio pra me alimentar dos finais felizes dos outros.

Sim, sim, linda mensagem e tals. Mas nãofoi isso que eu pedi. É muito ruim quando eu vejo a história de duas pessoas que obviamente se amam e simplesmente não ficam juntas. Parece demais com a vida real, e eu tô tentado fugir dela.

DearieSarah 25/02/2023

Querido John
Muito mais do que eu esperava. Uma dose de romance avassalador com gotinhas de realismo amargo para engolirmos de uma só vez.

John termina o ensino médio sem nenhuma perspectiva de vida. Rebelde e inconstante, o jovem vive, por um tempo, uma vida boêmia, mas, um dia, percebe que não pode mais viver desse jeito e decide fazer algo da vida se alistando ao exército. Ele acaba indo para a Alemanha e começa a subir de cargo. Aprende a viver uma vida regrada e começa a mudar.

Após um ano, em uma curta folga de verão, ele volta para casa e, por um empurrãozinho do destino, encontra Savannah, uma jovem estudante que está na cidade para trabalho voluntário. John e Savannah se encontram um no outro. Ela o faz sentir de uma forma que nunca imaginou, mas, como John precisa voltar para o trabalho, a distância se torna um grande empecilho. Apesar disso, eles decidem manter contato por cartas e telefonemas. Mantêm viva a chama de amor na esperança de se casarem quando acabar o período de alistamento dele.

Porém, o destino acaba mudando seus planos quando, após o atentado de 11/9, John sente a urgência de se realistar e continuar a ajudar seu país. Mais dois anos longe um do outro, mas Savannah sabe que o amor é paciente.

A história não fica só no romance. Podemos ver o desenvolvimento dos personagens, principalmente o de John com seu pai e como Savannah foi uma chave importante para ajudá-lo a entender que o relacionamento poderia ser mais leve, sem pressão.

Milla- 24/02/2023

Foi um livro que eu demorei para pegar gosto pela leitura pq foi um livro q eu li n por conta própria, mas pq me disseram q era bom e eu acabei lendo de forma meio forçada. Mas dps q vc pega o gosto, o livro é muito bom, ele me fez chorar de forma genuína... Vc sente raiva, tristeza, e alegria pelo John e pela Savanah ao mesmo tempo.... Tô começando a gostar desse autor (q eu julguei, confesso rsrsrs)

Maria.Barreto 24/02/2023

Querido Jonh
Como sempre Nicolas Spark me fazendo sofrer o livro inteiro.
Essa história não foi nem perto do que eu esperava/imaginava, porém me surpreendeu de uma forma tão linda.