Querido John Nicholas Sparks

Resenhas - Querido John

Iarlys 28/11/2021

O verdadeiro amor nunca acaba.
Meu primeiro livro de romance e posso dizer que foi uma ótima escolha.
Nicholas Sparks é um exímio escritor. Amei a homenagem feita aos soldados, particularmente, são nossos heróis.
Sobre a história:
O amor deles é muito lindo. Nasceu em pouco tempo, e transcendeu a distância.
John sempre amará Savannah, e Savannah sempre amará John.
O amor deles só acabará no túmulo.
Simplesmente Perfeito! Amei!
E a referência ao 11 de setembro? Muito emocionante.
Sei que muitos soldados perderam a vida naquele dia, e sei também que nunca serão esquecidos.
Por fim, Super Recomendo!

Leo 10/05/2021

Encerrado dia 10 de maio
Sendo direto, o romance é breve, mas bonito, foca mais nas consequências do romance do que nele propriamente dito, e como transformou os personagens.

Prefácio às Claras 31/05/2020

Querido Nicholas,
Eu não sei ao certo o que escrever, então queria começar agradecendo por "Querido John". Passei anos evitando ler mais um de seus livros, pois eles sempre me deixam com a sensação de um amor de verão e eu não tenho maturidade para isso. A cada capítulo eu sentia mais ansiedade para encontrar John e Savannah e não fiquei isenta de sentir muita raiva de você, mas ela passava tão rápido quanto o verão onde esses dois personagens se apaixonaram. Essas páginas passaram como um sonho e deixaram um gosto de beijo na chuva e água do mar em mim. É um livro que ensina sobre paciência, amizade e, principalmente, o verdadeiro significado do amor, a renúncia. O amor verdadeiro não está só em envolvimentos amorosos, mas também nas amizades leais e no relacionamento com nossos pais. E independente do que esteja acontecendo na vida das pessoas, lembrem-se que no final, tudo vale a pena quando entendemos o que significa o amor real. Eu não poderia deixar de escrever sobre o meu livro da vez sem dizer o quanto eu estou encantada por cada linha, cada personagem, cada momento mágico e lindo que você colocou nesse livro. Parabéns e obrigada por me emocionar, ensinar e surpreender mais uma vez. Você é maravilhoso." Com carinho,
Clara Souza

Onira.Oliveira 09/05/2022

Romance real.
Meu primeiro livro ganhado. A partir desse eu desejei ler mais.
Tive contato com essa história pelo filme e ganhei o livro.
Um amor lindo e gostoso, mas que não se atenta ao "felizes para sempre".
É sentido que é real e verdadeiro. Ele se atenta as "necessidades".
Escrita linda e gostosa. Leitura fluida.

Winter8 29/04/2020

Eu gostei bastante de como o autor mostrou a relação entre pai e filho diferente, a história de Savannah e John eu achei diferente e instigante. Teve algumas coisas que ao decorrer do livro eu não gostei, pensei em abandonar a leitura mas vi que no final vale a pena encerrar

08tamires 18/12/2020

Querido John
Sabe aquele livro que te prende? É esse! Claro, pra quem gosta desse gênero literário.

Nicholas Sparks é um escritor e tanto, apesar de muitas vezes eu ter ridicularizado o fato de que em seus livros alguém sempre fica doente e/ou morre.

A verdade é que o livro é de uma leitura fácil e descomplicada, aquele tipo que dá vontade de ler tudo de uma vez. Gosto muito da descrição de detalhes do cenário, do clima, dos personagens.

Me surpreendi um pouco, porque antes de ler o livro (que achei por R$6.90 nas lojas Americanas) já havia visto o filme algumas dezenas de vezes. Savannah, na verdade é morena e tem um temperamento um tanto diferente do que é mostrado no filme. Sobre o John não existe tanta diferença, exceto pelo fato de que, no livro, obviamente a relação entre ele e seu pai é melhor explorada.

É inegavelmente um romance água com açúcar. Não espere nada além disso. Porém, mesmo assim quase me fez chorar. QUASE! ?

Com toda certeza lerei mais livros desse autor e aos pouquinhos vou ir desfazendo esse pequeno preconceito literário com as histórias em que os personagens morrem rsrs.

Não vou dar spoiler, apesar de ser um livro antigo, mas como todos que o lêem, não gostei do final.

Autor: Nicholas Sparks
Capa: Raul Fernandes

Classificação:
???

AdrianoBiLL 13/06/2023

Achei que não iria gostar mas...
Dificilmente eu leio romance.
Este livro eu ganhei de uma amiga na época e resolvi dar uma chance para ele.
E não é que eu gostei do livro!
Achei uma boa história e gostei da forma como foi abordada ao longo de todo o percurso do casal.
Tem uma história bonitinha e até comovente em algumas passagens.
No fim eu fui até assistir o filme, que por sinal é um filme ok.

Me surpreendeu e pode te surpreender também.
Recomendo!
Vitoria Milhomes 13/06/2023minha estante
Eu amei o livro é odiei o filme kkkkkk

AdrianoBiLL 13/06/2023minha estante
Obviamente o livro é muito melhor que o filme. Mas até que achei o filme condizente com toda a história. Ainda mais por gostar da Amanda Seyfried.

Anita Pêssego 03/05/2020

Querido John
"O que significa amar verdadeiramente uma pessoa?" (Pag. 11)

O romance de Nicholas Sparks nara a história de um soldado americano que se apaixona perdidamente por Savannah.
Uma mocinha cristã de bom coração que está nas férias com os colegas de faculdade para um trabalho voluntário na região onde John mora.
Duas semanas foram o suficiente para que esse amor durasse por toda a vida.
Savannah promete esperá-lo concluir seus deveres militares, mantendo contato por meio de cartas.
Apesar de feitos um para o outro, o atentado de 11 de setembro fez mudar suas vidas e do mundo inteiro.
Agora fica a pergunta: o amor será suficiente para sustentar essa relação?
O autor tratou do tema namoro à distância e suas implicações com uma linguagem sensível e intensa e nós ficamos na expectativa de um final feliz.

"Tim havia me dito, e me mostrado, que o amor significava pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importa quão dolorosa seja sua escolha. Sai do quarto de hospital de Tim sabendo que ele estava certo. Mas fazer a coisa certa não foi fácil."
(Pag. 275)

Boa Leitura!

nessacardoso 28/12/2010

Contém Spoiler.

Estava babando em 'Querido John' a muito tempo, graças a todos os comentários positivos sobre o livro. Então comprei e... me decepcionei.

Até a metade do livro fui empurrando com a barriga. Esse romance entre o John e a Savannah - que é morena - não foi tudo aquilo que ouvi falar. Não sei se foi só eu mas no fundo eu sempre via a Savannah com um pé atras em relação ao John. O livro não escancara isso em nenhum momento, pelo contrário, tenta ocultar, mas eu reparei.

Mas o fim... Ah, o fim! Foi uma ducha de água fria. Ok, eu assisti o filme antes e até aceitei, pois o John se revolta e tudo mais. Quando ele ve a Savannah depois de anos, coloca as cartas na mesa e pergunta a ela 'Por que só uma carta? Por que não me telefonou? Eu não merecia mais que isso?' Mas no livro... não! :D Ele vê a Savannah casada com outro - amigo dele - e simplesmente da a entender que quer o mehor pra ela. Como assim, mano? Cade seu lado humano?

Ok, eu sei, o amor transforma as pessoas e tals, mas a esse ponto? Mas não é só isso. Ao descobrir que o Tim - atual marido da Savannah - esta doente, ele vai ao hospital, troca palavras de carinho e amor, todo fofinho, e não questiona o cara que se dizia 'amigo' dele em nenhum momento. Ok, o cara ta doente, mas eu repito a pergunta: Cade seu lado humano?

E... pra fechar com chave de ouro, vende toda a coleção de moedas pela qual o pai se dedicou a vida toda, e como prova de seu amor eterno doa tudo ao atual marido da Savannah para seu tratamento. E não revela que foi ele. Faz tudo anonimamente pra não chamar a atenção. Muito bonito.

Não estou dizendo que ele não fez a coisa certa ao ajudar a Savannah e seu marido. Claro que fez. Mas aí é que entra aquela perfeição chata pra caramba que ja me persegue a tanto tempo. Ninguém é perfeito. Seja homem, seja vampiro (Oi Edward), ninguém é assim. Isso simplesmente não existe. Ok, o John quando adolescente não deu o devido valor ao pai e cobriu os braços com tatuagens, mas mesmo assim. Como ele consegue aceitar que a mulher pelo qual ele se dizia totalmente apaixonado se case com outro e não peça nenhuma explicação? Nada mais que uma carta?

Eu nunca senti um amor platônico em minha vida, e talvez por esse motivo eu seja tão dura em relação a isso. Mas mesmo assim, eu sei que o amor passa longe da perfeição e de todo esse cenário florido.

'Querido John' é um bom livro, com uma escrita maravilhosa e de facil compreensão, mas uma simples passagem estraga tudo. É como uma laranja podre no meio de boas, contamina todo o resto. No meu caso uma única pergunta que tomaria no máximo duas páginas salvaria o livro. Mas isso não aconteceu. Sei que muitos são apaixonados por esse livro e até entendo, pois é dificil não se apaixonar por uma história bem escrita. Seja como for, essa é apenas a minha opinião.
Lana 27/12/2010minha estante
Faço das suas palavras as minhas.

CAMILA 28/12/2010minha estante
Ahh não coloquem pedaços do livro na resenha...as vezes as pessoas leem as resenhas para se decidirem se vão ou não ler o livro...aí vcs ficam contando o livro...não é legal...

é só uma sugestão...não fique brava...

nessacardoso 28/12/2010minha estante
sem problemas :)

CarlaC 30/12/2010minha estante
Tem algo que eu não entendo. Uma pessoa só lê uma resenha com aviso de SPOILERS se quiser. Se mesmo avisada ela lê, depois vem se queixar do quê?

ClaudiaS 31/12/2010minha estante
Owwww
Os livros de Nicolas sempre caí nisso...sempre sofrimento, abdicação, finais "infelizes ou felizes" dependendo do ponto de vista. Esse será mais um livro que entrará na minha lista de livros que jamais serão lidos!!
Por mais que tenha sido bem escrito essa quase "realidade" dos livros dele me levam a rejeitar pois particularmente quando pego um para ler procuro a fantasia, a irrealidade (pois senão seria apenas uma história baseada em fatos reais).

Aline Stechitti 04/05/2013minha estante
Eu concordo com vc. Senti q estava lendo uma novela mexicana com toda essa perfeição e religiosidade. Tb achei a história muito vaga, vazia, não sei. Muitos, como a colega abaixo, dizem q os livros do Sparks são mto vida real, mas eu acho, eles parecem ser mto é longe da realidade pq pessoas iguais aos personagens dele eu nunca vi.

Fulana Leitora 23/04/2013

John Tyree é um jovem rebelde e irresponsável. Vive com seu pai, um colecionador de moedas, na Carolina do Norte. Tem um relacionamento distante com o pai, que parece se interessar apenas por moedas e nunca esta disposto a falar sobre sua mãe. Após terminar seus estudos, sem interesse em ir para a faculdade, passa seus dias surfando e pulando de emprego em emprego. Enquanto seus amigos crescem e dão continuidade a vida, ele se sente frustrado, sem propósito, então ele resolve ingressar no exército. Logo o jovem rebelde dá lugar a um soldado eficaz e determinado.
Na sua primeira licença, John volta para visitar seu pai e acaba conhecendo a Savannah em um típico momento lá vem meu príncipe encantado me salvar. Mas ao invés de cavalo branco, temos uma prancha de surfe. John e Savannah passam a maior parte do tempo na praia, onde John e ensina a surfar. Eles acabam se apaixonando. Mas os 15 dias de licença de John acabaram e ele tem que voltar para o exército.
O que sentiam um pelo outro era tão forte que resolveram manter um relacionamento a distância. Correspondiam-se com frequência com cartas recheadas de amor e emoção; que fazem nós, leitoras, suspirarmos.
Mas, como nem tudo são flores... O que ninguém poderia imaginar acontece. O atentado de 11 de setembro choca a todos. John, que esta a ponto de receber sua dispensa do exército, se vê em um dilema; ficar com Savannah ou com seu país. O futuro desse relacionamento depende da decisão de John.

Eu não posso continuar com essa resenha sem revelar toda a história, então vou apenas dizer algumas coisinhas que me cativaram nesse livro.
Apesar de ser um pouco clichê, afinal que romance não é?, esse livro fala de como o amor pode transformar você. O que você é capaz de suportar e abdicar em prol de alguém que você ama.
E a história do John e seu pai me levou a lágrimas *-*
Esse foi o primeiro livro que li do Sparks. Eu nunca gostei muito de romance e todo mundo sabe que Nicholas Sparks é sinônimo de romance dramático com final açucarado. Mas Querido John conseguiu me conquistar.
Apesar de ter alguns excessos, tipo reunir tantas tragédias em um único livro, eu realmente gostei de Querido John.

Se deliciem com alguns trechinhos do livro.

“Finalmente compreendi o que o verdadeiro amor realmente significa (…) O amor significava pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importa quão dolorosa seja sua escolha.”

"Aprendi que amar não significa estar junto, mas sim querer ver a pessoa feliz, mesmo que isso custe a sua felicidade."

“Ate hoje não sei como aconteceu. Em um instante estávamos conversando, no seguinte, ela inclinou-se sobre mim. Por um segundo quis saber se o beijo quebraria o feitiço que nos envolvia, mas já era tarde demais para parar. Quando os lábios dela tocaram os meus, soube que poderia viver cem anos e visitar o mundo todo e nada se compararia ao momento único em que beijei a mulher dos meus sonhos e soube que meu amor duraria para sempre.”

“Quando penso em você, não posso deixar de sorrir, sabendo que você me completa.”

Isabelle.Alves 13/07/2020

Eu gostei do livro, mas confesso que enrolei de mais para ler ele. Eu tive uma leve ressaca literaria e isso acabou me attasando muito

Marcos.Rodrigues 19/06/2021

No período em que John Tyree conhece Savannah, uma garota que mexeu com sua estrutura lhe proporcionando oportunidades de recomeçar na vida, logo ele decide em se alistar para o exército.

No período de sua licença a atração de ambos cresceu consideravelmente fazendo com que Savannah prometesse esperar John cumprir seus deveres militares para ambos darem início a uma vida juntos.

Porém, com o atentado de 11 de setembro, o mundo de Savannah e John vira de cabeça para baixo. E como consequência, John teve que escolher entre a defesa de sua pátria ou amor de sua amada.

Após escolher um entre os dois caminhos, John regressa para casa e se vê diante de uma situação jamais imaginada, será que seu destino iria lhe pregar uma peça colocando sua felicidade em jogo?

O livro é sem dúvida muito bom, digno de suas ????? a escrita é feita com precisão e os personagens marcantes. O final, é inusitado e ao mesmo tempo reflexivo, fazendo com que o leitor pense e sofra um pouco com o desfecho da história.

Cristiane 18/05/2021minha estante
Tbm assisti o filme primeiro e fiquei muito chateada quando vi que eles n ficavam juntos!

letresenhas 19/10/2022

Uma mulher escrita por um homem!
Nada descreve melhor a escrita desse homem do que isso, as mulheres sempre são submissas, idealizadas e romantizadas, eu não vejo tanto problema assim, a não ser nas 981 vezes que ele reafirma esteriótipos machistas.

Como o final não tem nada a ver com o filme e eu quase morri de susto com ele, valeu a pena demais passar por quase 300 páginas, nenhum dos dois é perfeito, mas acredito que essa é a essência humana (to passando pano mesmo)