Três Mulheres

Três Mulheres Lisa Taddeo

Resenhas - Três Mulheres

Thaysa.Salles 21/01/2023

Não sou fã de não-ficção e li pouquíssimas obras do gênero mas esse livro, em particular, é realmente muito bom. Comovente, tocante, revoltante.

Julia.Nalio 18/01/2023

esse livro é muitas coisas ao mesmo tempo. ele traz muitas coisas que te levam a refletir, se identificar e sentir. não contar a história das três mulheres de forma contínua deixa o livro um pouco mais fácil de ler mas não é nada fácil ler o livro, tem muitos assuntos q podem ser gatilhos, vai mesmo da sua própria vivência como mulher pra decidir qual parte é mais incomoda principalmente porque as histórias são reais.

Jessica 16/01/2023

A premissa da história é boa, porém a leitura não funcionou para mim. Importante ressaltar que o livro é cheio de gatilhos.

Alana 13/01/2023

três mulheres nos conta sobre o projeto da autora que acompanhou mulheres por 8 anos, ouvindo suas histórias reais de vida.
Quando se atinge a marca de um terço do livro, é difícil não ver uma linha unindo a histórias dessas 3 mulheres: os homens a sua volta se beneficiam do seu silêncio e solidão causados pelo medo de um linchamento moral que essas vítimas de abusos sexuais e psicológicos tem da sociedade, incluindo outras mulheres - mães, irmãs e amigas.
É difícil e doloroso tentar estimar o quanto abuso, sofrimento, experiências que as traumatizaram para sempre e minaram grande parte de seu potencial teriam sido evitadas, não fosse o puritanismo cínico em que vivemos. E fica claro porque é tão árduo mudar essa realidade; mulheres fragilizadas, sozinhas, são mais fáceis de manipular. E ainda assim, todos os homens (desse livro, pelo menos) saíram em grande parte ilesos, muitas vezes acobertados por outras mulheres.
É raro não se enxergar em alguns dos dramas vividos por essas três mulheres: a nossa experiência vivendo nesse mundo, como mulheres, é muito similar. E ainda assim fica o mistério: porque é tão raro encontrar empatia? Por isso acho tão importante o papel desse livro de desnudar todo o trauma vivido por elas, somente compartilhando todos as partes deles: traumas de infância, os abusos, as cenas explícitas de sexo (que ironicamente incomodaram alguns leitores, afinal o desejo deve ficar escondido embaixo do tapete, e não discutido), as claras manipulações, a vaidade feminina, a depressão, a constante busca pelo corpo perfeito, a eterna culpa dentro de nós. Somente com tudo exposto as claras é possível identificar as vítimas e clarear a nossa cabeça: paramos de julgar situações semelhantes ao nosso redor.
Trechos:
"Mesmo quando as mulheres são ouvidas, muitas vezes apenas aquelas do tipo certo são ouvidas de fato."
"A sociedade trata meninas, como a menina que Maggie era, como adultos que tem a capacidade de tomar boas decisões. Ela era uma garota inteligente com algumas dificuldades. Um professor como Aaron poderia ter sido o catalisador que a impulsionaria para uma vida inteira de confiança e realizações. Em vez disso, ele se tornou o oposto. Muitas pessoas, tanto homens como mulheres, que aceitavam a verdade de Maggie, me disseram: Ela quis, ela pediu. Mas para mim Maggie não pediu. Ela aceitou, da mesma forma que uma criança aceita uma condecoração, um presente. O desejo de Maggie de ser amada, de que alguém lhe dissesse que era um ser valioso no mundo, foi atacado por sua ousadia."

yeahjuliia 05/01/2023

leitura obrigatória
só não li esse mais rápido porque estava apegada nas histórias e nas personagens!

amo o jeito que a autora vai alternando entre a narrativa de 3 mulheres tão diferentes, e amei saber que tudo foi baseado numa pesquisa jornalística que foi atrás de histórias de diversas mulheres.

Tatinha.Car 31/12/2022

Lina é casada mas o marido não a beija e nem a toca e começa o trair com um antigo namorado.
Maggie tem um envolvimento com seu professor do Ensino Médio.
Slone é casada e seu marido gosta de ver ela transando com um terceiro.

História reais e seus desdobramentos.
Mulheres que mostram suas questões, fragilidade e desejos.

Gatilhos: estupro, abuso de álcool, abuso de vulnerável, depressão, suicídio, transtornos psicológicos.
Conteúdo sexual.

Jóice 31/12/2022

Um livro que mexe muito com a gente, nos faz pensar e refletir sobre relacionamentos e sobre como as mulheres se colocam em papéis que as subjulgam.

Daise Cardoso 29/12/2022

É difícil ser mulher nesse mundo. É ainda mais difícil ler sobre historias de mulheres especialmente qdo há gatilhos. Leitura fácil, histórias incríveis, recomendo reler de tempos em tempos.

gabrielleabr_ 28/12/2022

Mulheres comuns e seus dilemas
Esse é um livro que fala de experiências sexuais de mulheres reais. Não é um espaço para julgamentos ou moralismo, é um espaço para reflexão do que é ser mulher e se sentir mulher quando o desejo e o sexo é negado ou, quando homens se aproveitam disso para nos subjugar de alguma forma.

As histórias das três mulheres não poderiam ser mais distintas, e por isso é tão interessante acompanhar cada uma delas. No geral, boas histórias, mas no íntimo, senti falta de uma resolução, de sentir que essas mulheres vivem hoje uma realidade diferente, que elas tenham conseguido superar o que apareceu pelo caminho. Um pouco idealista demais, já que se trata de histórias reais que nunca é preto no branco, mas não saber se elas estão bem me deixou terrivelmente angustiada.

Concordo com algumas críticas de que as cenas de sexo poderiam ser menores ou menos explícitas, talvez? Não sei o quanto ajudou na narrativa, estava mais preocupada em entender o que cada uma sentiu, em vez do que fez ou deixou de fazer.

No decorrer da narrativa também me senti um pouco desconfortável com a dependência que essas mulheres sentiam pelos homens de sua vida. Infelizmente eu sei que é a realidade de muitas, viver em prol de outra pessoa, ou depositar as expectativas em alguém que pode "salvá-las". Dou graças pelo desconforto, porque já fui uma delas.

shay.barbosa 15/12/2022

o livro é ótimo, mas demorei TANTO pra terminar, mesmo gostando das histórias e da escrita. fora isso gostei bastante

Isabelly B. 09/11/2022

Mulheres
De início achei que não conseguiria lidar muito bem com o livro, que seria arrastado, porém me enganei.
Senti aflição em muitos momentos pelas situações das três mulheres e também fiquei triste em diversos outros.
A narrativa é o ponto forte de tudo, da para notar as diferenças entre elas e também pontos de aproximação. No fim valeu a pena a leitura e não sei porque tantas pessoas se decepcionaram.

Rosy 17/10/2022

Pra estimular a empatia
Esse livro é soco atrás de soco. Muito interessante como 3 histórias de mulheres tão diferentes podem prender sua atenção e fazer vc refletir tanto e praticar a empatia a todo instante. Julgamentos, críticas, emoções, compreensão, dúvida, raiva, pena, compaixão, amor, excitação… tudo isso vem junto dessa leitura super envolvente, pesada e bem reflexiva. Como vc se vê? Como vê seu relacionamento com seu parceiro, com sua família, com seus amigos? Cada fim de capítulo, cada fim de um ciclo de ponto de vista é seguido de vários questionamentos e pensamentos dúbios e cheios de emoção. Só leiam. Não é fácil, mas vale cada página.

Talia.Moniz 12/08/2022

Esperava mais
A sexualidade da mulher é dos tópicos que mais me atraem na literatura atualmente. Desde da epifania de uma adolescente que descobre o seu poder sexual e como esse influencia a percepção que o mundo tem de si, a uma mulher de meia idade que ainda merece sentir esse mesmo poder e desejo. Então quando me recomendaram o livro de Taddeo que aborda exatamente essa temática do desejo e sexualidade da mulher me senti atraída.

Esse é o livro que narra o relato de três mulheres diferentes, em estágios de vida diferente e em contextos bem diferentes nas suas histórias sobre a sexualidade das mesmas e como afeta as suas vidas. Maggie, uma adolescente que se vê em um relacionamento com um professor; Lina que se vê frustrada no seu casamento e que procura excitação e prazer sexual sendo uma mulher mais velha; e Sloane uma mulher casada que se vê rendida aos prazeres do marido e que tenta fazer tudo para o agradar.

Embora a narrativa me tenha prendido por ser algo que me interesse, estava à espera de mais. Acho que o livro promete acompanhar as jornadas sexuais dessas três mulheres e como elas se sentem em relação a isso, sem exatamente o explorar? É estranho, mas senti que o livro não cobriu o que tinha de cobrir e que tinha detalhes e narrativas que não achei relevante. Não posso culpar esse último ponto porque é uma obra não fictícia, então alterar a realidade para contentar leitores como eu parece estúpido. Já para não falar que essa enrolação que o livro dá sem dar explicação de nada me deixou pouco engajada enquanto lia. Cheguei ao fim na força do ódio quase.

Anna 01/08/2022

a premissa da história é boa mas senti que se perdeu mto no desenvolvimento. o prefácio foi perfeito e acho que por isso coloquei mta expectativa no livro... não foi uma experiência ruim, mas achei que pudesse ser melhor. não rolou pra mim.