Ascensão Stephen King
Stephen King

Resenhas - Ascensão

Mandark 08/02/2020

Uma história encantadora
Pra arrancar um belo sorriso do rosto do leitor. Mais uma vez King nos presenteia com sua enorme habilidade narrativa para criar uma história simples, sem muitas explicações desnecessárias, mas com personagens, que apesar de pouco aprofundados, nos envolvem em seus dilemas e enchem nosso coração de empatia... Amei o livro.

Carol Nery 09/02/2020

Pra quem tem medo...
Ascensão foi um livrinho que peguei pra ler em um domingo despretensioso. Dei pause um pouco mais da metade. Fui a igreja e voltei a ler.
Senti muita coisa gostosa lendo essa obra...
Àqueles que buscam uma escrita mais amena para encarar o mestre, essa é uma boa oportunidade!
Acredito que King fez algo diferente do que já estou acostumado. E eu gostei demais.
Quero amadurecer um pouco mais meus sentimentos a respeito do livro. Daí vai ter resenha no blog Coisas de Mineira.

Ricardo.Vibranovski 05/02/2020

Stephen King tem uma obra grande mas, às vezes, bastante irregular. Assim como dá para ler essa noveleta em uma "sentada", também parece que foi escrita da mesma maneira, sem muita elucubração. Não é um de seus melhores livros. Quem costuma visitar Castle Rock pode muito bem passar sem essa história.

Mila F. @delivroemlivro_ 12/02/2020

A pesar da tensão e sobrenaturalidade foi um dos livros mais "otimistas" que li do King
Em Ascensão vamos acompanhar Scott Carey, que mora em Castle Rock, e que acabou de descobrir que está acontecendo algo muito estranho e inexplicável consigo; ele está perdendo peso nas últimas semanas, porém, mesmo perdendo peso seu corpo não tem sofrido alteração alguma, ou seja, não tem emagrecido.

Mesmo preocupado com a situação, Scott decide que não quer ir ao médico, pois não quer se tornar um rato de laboratório e passar por experimentos científicos, entretanto, decide compartilhar o acontecimento com o médico aposentado dr. Bob Ellis que fica estarrecido com o mistério.

A medida que Scott vai ficando mais leve e tendo que se preocupar com o fato de que pode chegar a não ter peso algum, ele também terá que lidar com outros problemas como por exemplo o preconceito da cidade em relação ao casal lésbico que mora em sua rua e um projeto de trabalho realmente importante.

Scott que no principio da novela parecia um homem divorciado absolutamente solitário e pouco perceptivo para o que acontecia a sua volta, acaba firmando relações e amizades improváveis, vivendo momentos inesquecíveis e unindo a comunidade de Castle Rock fazendo com que as pessoas tivessem mais empatia umas com as outras e esquecessem seus preconceitos em relação ao casal lésbico.

Ascensão se tornou uma novela extremamente otimista, alegre, improvável, mas também absolutamente triste e misteriosa que vai prender o leitor do começo ao fim. Uma leitura realmente viciantes e envolvente e que vai colocar em xeque alguns comportamentos das intolerâncias de nossa sociedade. Extremamente recomendado!

site: www.delivroemlivro.com.br

Edson.Gabriel 12/02/2020

Ascensão
A escrita inrevente do king se mostra bem presente nesse livro, uma história que segue um ritmo rápido e para que já leu outras coisas do autor verá algumas referências a livros anteriores, lugares e personagens anteriores do autor acabou deixando um gostinho de quero mais.

kim 13/02/2020

Intrigante, mas levemente decepcionante
Não é uma escrita normal do King, visto que os livros dele são enormes. Fiquei intrigada com o motivo do personagem principal estar perdendo peso, mas o livro acaba não explicando direito esse motivo, fica ao entendimento do leitor. Não tenho certeza se eu recomendaria esse livro, porque eu nem teria comprado (eu ganhei), mas é uma leitura boa e leve. Inclusive é possível lê-lo em apenas um dia. Foi uma experiência interessante.

@injoyce_ 01/02/2020

Surpreendeu...
O fato como King pegou temas um tanto pesados do nosso cotidiano e acrescentar fantasia para que tudo fosse visto de forma mais leve, foi incrível, estou admirada e não sei o que falar em relação a esse livro.

Sil 29/01/2020

Resenha de @kzmirobooks
Mal consegui me recuperar de O Instituto e a Suma de Letras vem com mais uma obra do Stephen King traduzida: Ascensão. Desde seu anuncio eu não havia lido a sinopse, então não sabia nada sobre o conteúdo do livro (ou conto?) e então ao iniciar a leitura eu fiquei intrigada com o que estava acontecendo com Scott, o personagem principal, que vive em Castle Rock. Quem esta acostumado com o autor de longa data (não é meu caso, apesar de eu ama-lo ainda falta muito para eu ser especialista) conheça essa cidade e poderá ser mais um ponto para gostar tanto do livro. Eu ainda não conhecia e não defini ainda meus sentimentos em relação a ela.

Sempre vejo as pessoas falando que tem medo de ler algo do Stephen King, mas fazendo um comparativo com outras obras do autor eu até entendo o motivo. O fato é que Ascensão é diferente. Ela não é de terror e nem horror. Este livro não irá te dar medo, mas irá te deixar triste pelos seus acontecimentos. Mesmo sendo curtinho Scott é um protagonista que conquista o leitor primeiro pela sua situação estranha: uma misteriosa perda de peso que não reflete em sua condição física real; Segundo pela forma como ele lida com essa situação e como gostaria de consertar algumas coisas que estão erradas em sua vida, por exemplo a implicância que tem dos cachorrinhos de suas vizinhas, que por acaso são um casal. Scott em nenhum momento mostra ser homofóbico em redenção, longe disso, mas não vou dizer que ele sempre foi uma pessoa que lutou por causas lgbt, por exemplo. Mas é visível que ele quer fazer daquela comunidade um lugar melhor para todos, inclusive para as vizinhas que estão com problemas sérios por não serem aceitas naquele ambiente.

Ascensão é um livro puramente sobre relações humanas e amizade. Tem fantasia? Claro que sim. Por mais que eu não seja lá muito fã King soube colocar esse elemento da forma correta para deixar a história crível, por mais impossível e estranho que seja uma pessoa perder peso daquela forma. E ainda é possível fazer interpretações sobre esse ocorrido. Eu, por exemplo, vejo essa perda de peso como se fosse uma metáfora para todas as coisas ruins que ele estava deixando para trás. Para ser mais especifica o processo vai se acelerando mais e mais e isso ocorre paralelamente com ele brigando num bar para defender as moças, ou quando ele da o primeiro passo para tentar uma amizade com elas, ou pensamentos sobre sua ex-esposa. Não é uma afirmação de que seja isso, mas devido ao que ocorre no final, na presença de quem ocorre, me deixa pensar nessa possibilidade e sinceramente eu adoro.

Se você quer começar ler algo do Stephen King comece por Ascensão, se você já gosta mas não leu tantas coisas (assim como eu) aproveita esse momento para ler Ascensão. Eu garanto que em ambos os casos a leitura será maravilhosa e irá te fazer refletir sobre o que levou Scott a ter essa condição; Tenho certeza que o final irá te emocionar, assim como a transformação desse personagem.

site: https://www.instagram.com/kzmirobooks/

Paula.Picarelli 14/05/2024

Uma história bem diferente da escrita comum do mestre. Não tem um viés de terror, apesar da perda de peso um pouco sobrenatural.

Um livro que traz reflexão sobre o nosso papel na sociedade perante cidadãos.
Pra mim o único ponto negativo é que o livro é muito curtinho, não deu tempo necessário para aprofundar nos personagens e nas suas motivações, apesar de entender que o livro é curto por acompanhar a perda de peso do protagonista.

Gramatura Alta 15/01/2020

Scott Carey é um programador que se separou recentemente da esposa e vive com seu gato em Castle Rock, Maine. Certo dia percebe, por um acaso, que está perdendo muito peso, gradativamente. Só que ao se olhar no espelho, isso não é perceptível, não há mudança física, ele permanece com as mesmas medidas. Um fato ainda mais estranho é que quando sobe na balança, com ou sem roupas, o peso é o mesmo. Encheu o bolso com moedas e ainda assim não houve alteração no peso. Percebendo a estranheza da situação, decide procurar por Bob Ellis, seu amigo médico. Entretanto, Bob nunca vira algo parecido acontecer e duvida que algo possa ser feito para reverter a situação. Além disso, Scott não quer ser estudado e testado por meses… Ele só deseja resolver algumas coisas e deixar outras em ordem para quando a balança atingir o zero.

Um novo casal chegou na cidade e estão sofrendo com o preconceito por parte dos habitantes. Missy e Deirdre não escondem que são lésbicas e isso tem deixado os cidadãos incomodados. Elas possuem um restaurante de comida mexicana vegetariana, mas poucas pessoas aparecem por lá devido a esse preconceito na cidade. Por isso, estão prestes a fechar as portas. Elas são vizinhas de Scott, ele é um dos poucos que tentam alguma aproximação com o casal, que resiste por conta de todos os outros que insistem em fazer cara feia para elas. Essa é uma das coisas que Scott deseja resolver, quer que sejam ao menos bons vizinhos antes do dia zero chegar.

Já li alguns livros do King e esse é bem diferente. Começando por ser um livro curto e com poucas descrições. Também não há sangue ou cenas violentas. Possui um toque sobrenatural típico do autor, mas vai muito além, existe toda uma crítica por trás e a forma como é construída é envolvente e sagaz. É um livro para refletir sobre intolerância, preconceitos e até mesmo sobre o que estamos fazendo com o nosso tempo na Terra.

Os personagens são cativantes, todos transmitem lições importantes, e King conseguiu expressar muito bem tudo isso nas poucas páginas do livro. Scott é do tipo de pessoa que não aceita injustiça e precisa fazer algo para que a situação seja resolvida. Missy, apesar da situação que vem enfrentando, consegue ser muito gentil, já Deirdre é mau humorada, essa é a forma que encontra para se defender, mas por trás dessa defesa existe um bom coração.

Pode ser que o livro não agrade a todos, principalmente aqueles que sempre querem respostas para tudo, mas para quem sabe aproveitar as entrelinhas de uma leitura e aprende com histórias de ficção, certamente será um prato cheio.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/01/15/resenha-ascensao-stephen-king/

Thainá - @osonharliterario 10/01/2020

Amizades improváveis, lanços infinitos
Scott Carey acabou de lidar com um divórcio, seguindo assim sozinho em uma casa em Castle Rock e sobrevivendo de trabalhos como freelancer em web-designer. Atualmente Scott conseguiu uma ótima oferta de trabalho, a qual não precisará sair de casa para realizá-lo, ganhando assim uma bela remuneração pela criação de sites para uma empresa.

Isso seria maravilhoso se dois problemas – de escalas opostas – não estivessem afligindo Scott. O primeiro deles diz respeito às suas vizinhas homossexuais, o casal Deirdre McComb e Missy Donaldson, que são donas de dois cachorros que insistem em fazer cocô no gramado da casa de Scott, mesmo que a mais durona, a Srta. McComb, insista em afirmar o contrário.

O segundo problema é mais grave e mais preocupante, mesmo que Scott esteja tentando não deixá-lo invadir sua mente: mesmo que não haja motivo aparente, ele está perdendo peso diariamente. Independente de sua alimentação continuar exagerada e de sua aparência continuar como um homem gordo com mais de cem quilos, o peso de Scott não para de abaixar.

E isso não chega a ser nem mesmo o mais estranho, pois Scott quando está em cima da balança mantém o mesmo peso estando nu ou vestido e com pesos dentro do casaco. O que está acontecendo com o seu corpo e por quê está acontecendo logo com ele? Será que isso mostra que Scott tem uma missão especial a ser cumprida nesse mundo?

Em apenas 124 páginas Stephen King consegue desenvolver uma história emocionante, reflexiva e importante. Triste, porém tão necessária nos dias atuais.

Scott sabe que não tem como voltar ao passado e concertar o seu casamento, mas também sabe que há algo mais grave acontecendo em Castle Rock que, isso sim, pode ser refeito. Será então o momento em que ele começará a prestar atenção ao que acontece ao seu redor e perceber que atos antes insignificantes agora se mostram como amostras de preconceito velado; verá que a homofobia se esconde em pequenos detalhes e que Castle Rock não é uma cidade convidativa e nem mesmo amigável para as suas vizinhas, e isso o assustará ao mesmo tempo que o chocará.

É sempre bom ler algo do King, mas eu não esperava que um livro longe de ser terror me fisgaria com tanta intensidade como esse. A trama do protagonista, a vontade de fazer amizade com as vizinhas e a luta pela liberdade de ser quem é e de viver em paz longe de preconceito, tudo isso fez com que o livro, de alguma maneira, se tornasse importante para mim.

É incrível ver que meu autor preferido consegue me emocionar e me conectar até mesmo quando não escreve o meu gênero preferido. Aqui, diferente do que se possa esperar, não temos respostas para o acontecimento que subitamente tomou conta de Scott. O foco está na mensagem que o próprio personagem tem para nos transmitir.

Por isso, com toda a certeza, Ascensão será um livro que irei recomendar para todos, pois acredito que mais do que nunca precisamos dessas palavras de amizade e empatia em nossos cotidianos e corações. E para você que nunca leu nada do Stephen King, seja por medo ou até mesmo falta de interesse, recomendo que dê uma chance para esse livro.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/01/10/resenha-ascensao-stephen-king/

Paulo Silas 05/01/2020

Em uma curta história que foge do típico livro de Stephen King, "Ascensão" se situa naquelas tramas do autor que tocam o espírito do leitor de modo próprio, cativando-o que não pelo terror envolvente. Assim, mesmo considerando se tratar de uma exceção ao estilo de King, é ao mesmo tempo um livro característico do autor ao se levar em conta outras tantas histórias já escritas que seguem essa linha de "fugir da regra" - mesmo porque Stephen King não se enquadra essa regra de "escritor de terror". O argumento da obra pode parecer bobo num primeiro momento, mas seja pelo desenvolvimento da trama, seja ainda pela narrativa do autor que torna a história atrativa, essa impressão é descartada logo nas primeiras páginas do livro. É, assim, um livro não típico, mas ao mesmo tempo típico, de Stephen King.

Scott Carey é o protagonista da história, um recém-divorciado que reside na pacata Castle Rock e se vê acometido por uma peculiar perda de peso. A preocupação surge quando Scott percebe que diariamente está perdendo peso sem motivo aparente algum - ao mesmo tempo em que nenhuma mudança física acontece acompanhando essa diminuição (assim como o peso não varia de acordo com o que Scott carrega consigo). É o que faz com que Scott procure Bob Ellis, seu amigo médico aposentado, a fim de que o fenômeno seja analisado por um profissional em busca de uma possível causa. O mistério, porém, permanece, pois a situação da constante perda de peso não encontra qualquer tipo de explicação lógica aparente. Além disso, Scott tem que lidar com uma situação envolvendo suas vizinhas, um casal de mulheres, Missy e Deirdre, que que vem sofrendo resistência para serem efetivamente aceitas na comunidade. Diante do contexto em que se situa, Scott planeja ajustar o que for possível em sua vida antes de chegar o chamado Dia Zero - a data fatal em que chegará a não pesar mais nada.

A história é ambientalizada numa espécie de aura de boas vibrações. O enredo tem o sobrenatural (a inexplicável perda de peso do protagonista) que é marca registrada do autor, mas, como já mencionado, não está inserida no gênero do terror. O livro toca em temas que fazem muito refletir, dentre os quais o preconceito, a tradição, o sentimento de pertencimento, a ideia de comunidade, o aceitamento, entre outros. A narrativa é assim um misto angustiante de tristeza e alegria. É, enfim, um bom livro cuja leitura flui a contento com uma história que agrada o leitor.

Karini.Couto 22/12/2019

Olá!! Mais uma leitura do mestre King que todos sabem que amo e coleciono a essa altura!

Em Ascensão fui bastante surpreendida pelo mestre que entregou uma história um pouco diferente das que li por último esse ano, O mestre trás questionamentos que certamente muitos de nós já fizemos em incontáveis momentos de nossas vidas. Tais como, se um grande sonho se realizasse, o que faríamos? Afinal o que mais nós importa nessa vida? Nos faz questionar escolhas, acertos, enganos e etc.

Então para quem sempre acha que King só aborda terror, como sempre digo está redondamente enganado, pois nesse livro ele vai te fazer refletir e questionar sobre sua própria vida e o rumo dela!

E claro iremos conhecer seu persoy da vez, Scott Carey, que nada mais é que um homem comum com problemas normais do dia a dia, como qualquer pessoa no mundo real. Porém Scott pesa cerca de 120kg, e seu desejo, obviamente é emagrecer! Vive frustrado, sem conseguir atingir seu objetivo e como a maioria das pessoas que enfrentam problema com a obesidade, evita balança e até se olhar em um espelho. Se arrastando pela vida como dá!

Mas aí Scott passa a querer se pesar, algo subito talvez, mas o que ele percebe é absolutamente inesperado, seu peso está baixando e baixando.. E óbvio que é inacreditável, tanto para ele, quanto para seu médico. Mas mesmo emagrecendo substancialmente a cada pesagem, não há alterações físicas, o que é absolutamente bizarro, as gorduras continuam lá espalhadas pelo seu corpo, apesar de a balança mostrar que ele está perdendo peso.

E a balança continua mostrando uma queda casa vez mais acentuada de peso, e o que vem quando a balança zerar ou antes? Dor? Morte? Desespero?
Mas Scott está se preparando para isso!!

A história flui com agilidade e entrega muitos questionamentos, não se prende a um pwrsonau e sua vida em um livro, mas de maneira geral, retrata o que devemos refletir e nos questionar diariamente! As escolas que fazemos, e as consequências das mesmas! Bem como a importância de tudo em nossas próprias vidas!!

Há quem ame a escrita e histórias do mestre.
Há quem odeie.
Quem não entende.
Quem nunca leu!

Mas só posso dizer que continuo cada dia mais apaixonada por tudo que ele escreve, além de ter uma profunda admiração pela sua mente criativa e que pensa fora da caixinha!

Hobb 27/02/2020

@profundez
Ascensão é a prova de que, Stephen King, consegue colocar fogo no planeta inteiro enquanto prende nossa atenção em uma de suas histórias.

Devorei esse livro em apenas um dia, mas a história me acompanhou por várias e várias semanas. Não foi fácil me desprender da sensação de ter o coração esmagadinho e parar de pensar no que aconteceu com os personagens depois que o livro acabou. Claro, nos dizem que a história acaba quando o livro acaba, mas pra mim, os personagens continuam existindo em algum lugar misterioso.

Bom, neste livro, SK não nos dá nenhuma explicação ou base que possa servir de teoria quanto à alguns fenômenos bizarros. Mas, surpreendentemente isso não me incomodou ao passar das páginas. É um ponto importante e super relevante, mas quando concluímos a leitura percebemos que o foco da história é totalmente outro.
________
Confira a resenha completa em www.profundez.com

Bia 28/02/2020

Adorei!
Nesta obra, não temos um grande feito
sobrenatural assustador, tão comum aos livros do autor.

Muito pelo contrário. Stephen King nos agracia com uma história que realmente ascende, no sentido de lidar com preconceitos e estereótipos.

Livro curtinho, perfeito para quem quer começar a conhecer a escrita do autor.