Ascensão

Ascensão Stephen King
Stephen King

Resenhas - Ascensão

beatrizs 14/03/2024

Foi uma boa leitura, é curtinho de ser lido mas precisa ser digerido em algumas partes.
Criei conexão com os personagens mesmo com a rapidez da história. Me rendeu momentos de reflexão e o final criou um tripé na minha cabeça. Animada para ler mais coisas do autor.

amandafffdo 07/08/2022

Fôlego novo
Metáfora despretensiosa e emocionante, Ascensão é sobre o despertar para as coisas que realmente valem nossa atenção e o bem que podemos gerar com nossas ações por mais simples que pareçam.
Fico com a reflexão de que todos alcançam a linha de chegada, mas importa mais como fazemos isso com toda nossa bagagem e esse "peso" que é viver...

Prazer King!!

"A gravidade é a âncora que nos puxa para os nossos túmulos."
Faulkner
Nayany 07/08/2022minha estante
Daquelas histórias que ao terminar vc não será a mesma pessoa. Adorei!

Fabio 07/08/2022minha estante
Seu primeiro do King Amanda? Se for começou muito bem!!!

Mônica B. Lopes 07/08/2022minha estante
Fiquei super curiosa com a sinopse e coloquei nos desejados. Parece ser interessante.

amandafffdo 07/08/2022minha estante
Primeiro Fabio.. tinha uma ideia totalmente diferente do King.. haha

amandafffdo 07/08/2022minha estante
Depois me conta se curtiu Mônica =)

Mônica B. Lopes 07/08/2022minha estante
Ok

Fabio 07/08/2022minha estante
Eu tbm tinha esta ideia do King, Amanda, e depois que eu li "It, a coisa", mudei completamente minha opinião! Hoje o King é o meu autor preferido!

William 27/10/2022

Maravilhoso
Em poucas páginas, King consegue ser sublime.
É diferente de todas as suas outras obras, visto que não possui horror, somente uma pitada de sobrenatural.
É fantástico, fala de superação e amizade.
Ainda estou perplexo com tudo, inclusive com o final?
Mas recomendo fortemente, leia

ddromanha 12/01/2021

5 ESTRELINHAS
Se passa em Castle Rock e tem referências aos outros livros do Stephen.

É sobre se despedir, colocar as diferenças de lado... Ascensão é exatamente como fogos, explosão que pode machucar, mas que também é muito bonita.

Nesse livro o autor alerta sobre o preconceito e o quanto desperdiçamos nosso tempo com picuinhas que não levam a lugar nenhum. A intolerância é um problema universal e esse tema é aprofundado de forma razoável, simples e delicada, o final é agridoce.

Frases do Livro:

(possivelmente possa receber um spoiler!)

? "Talvez na hora de morrer, todos ascendam"

? "A gravidade é a âncora que nos puxa para os nossos túmulos"

? "Elas são um pouco mais que sua orientação sexual"

ThiHenrique 23/04/2020

Leiam
"Uma leitura completamente diferente de tudo que já havia lido de King. Um encontro com emoções em tão poucas páginas. Entrou com certeza na minha lista de livros favoritos sem fazer nenhum esforço. A relação do personagem principal com sua condição é absurdamente incompreensível pra mim e isso mexeu com meus pensamentos e esse é o propósito de uma leitura. Adorei....leiam." excluir | editar

Marco.Pinheiro 19/08/2023

Inusitado e interessante
Imagine um homem comum, que bem podia ser seu vizinho, que estranhamente começa a perder peso, sem qualquer explicação. Mas não é só isso, ele está ficando mais leve, sem mudar sua a aparência, apenas.....leve!
O que pode parecer uma bobagem começa a mudar a vida de Scott, que não tem mudanças em sua aparência, não fica mais magro, e seu peso não é influenciado por suas roupas ou o que estiver usando. Ao se confessar com um amigo, ele começa a perceber que essa perda de peso, se continuar progredindo, logo o levará para o peso zero, e nada mais o prenderá à terra. O que poderá ocorrer? Como lidar com o inexplicável, o inevitável? E sobretudo: o que fazer de sua vida ANTES do inevitável peso zero? Há muito o que fazer, decide Scott, e ele pretende mudar a vida de algumas pessoas antes do seu fim.
Uma incrível história sobre inevitabilidade, sobre o tempo e sobre o que se imprime e o que se deixa da vida. Diferente do nervosismo dos famosos contos de terror de King, esse é um livro alegre, esperançoso, e triste, profundo. Leitura rápida, fluida e reflexiva!
Sou Marco Pinheiro, escritor e apaixonado pelas letras.
Me siga também no insta, onde faço poemas, textos, resenhas:
@marcopinheiro.coisaspoeticas

Abraços!

Fernando Lafaiete 26/01/2020

ASCENSÃO: ELEVE-SE!
******************************NÃO contém spoiler******************************

Claramente inspirado em O Homem Que Encolheu, romance de Richard Matheson lançado em 1956, Ascensão de Stephen King nos agracia com diversas referências a obras suas, com metáforas sobre a vida, navegando pela essência da natureza humana e nos fazendo refletir sobre nosso papel como seres humanos e indivíduos de uma sociedade. O conto aborda de maneira leve e significativa a aceitação de nossa condição humana e a transformação social tão necessária em um mundo plural quanto o que vivemos.

Apresentando um personagem que possui o mesmo nome do protagonista de Matheson, King aborda um tema assustador que traz em suas camadas criativas questões desesperadoras, necessárias e metafóricas. Como seria perder peso de forma desenfreada sem perder massa corporal? O que aconteceria quando chegássemos a peso zero? Sustentado por assuntos como amizade, sexualidade e interação com o novo, o autor capricha nos simbolismos e nas mensagens subliminares de forma a nos emocionar e nos deixar apreensivos quanto os reais significados de sua narrativa. O que King quis de fato dizer com  Ascensão? Seria o conto uma extensão de seu estado emocional atual?

Com um desenvolvimento simples, a narrativa não se aprofunda em temas como política e sexualidade, mas os utiliza para abrir nossos olhos quanto a importância de mudarmos tanto nosso interior quanto o ambiente que fazemos parte. A história tem um desfecho bonito que traz algumas resoluções ao meu ver utópicas, mas que fazem sentido se analisarmos a intenção da obra em si.

Considerado decepcionante para muitos, Ascensão foge do estilo consagrado de King. É um texto despretensioso, simplório e bem estruturado. Uma narrativa que deixa claro que não importa a condição a qual você se encontra... Se aceite e eleve-se! O que isso significa? Difícil dizer.. mas é um enigma interessante que vale a pena pensarmos sobre.

Rogéria Martins 06/09/2023

Uma leitura leve!
Ambientado na mística Castle Rock, Ascensão foi meu primeiro contato com o King e, definitivamente, uma grata surpresa.

Com escrita fluída e elementos de fantasia, a história conta a história de Scott, um homem que de repente percebe que está ficando mais leve, porém sua aparência continua a mesma. Sua rápida trajetória nos leva a excelentes reflexões sobre como podemos superar preconceitos, resolver algumas questões de forma simples e principalmente a importância dos amigos que fazemos ao longo do caminho.

Apesar de ser uma história bem curta e não contar com um desenvolvimento extraordinário dos personagens, o autor cumpriu muito bem o que propôs.

Ao final, Scott estava certo: "a única coisa mais difícil do que se despedir de si mesmo (...) era se despedir dos amigos".
Carolina165 06/09/2023minha estante
Maravilha!!! ?????????

Rogéria Martins 06/09/2023minha estante
Obrigada, amiga!!! ???????
Espero que você anime a encarar o King, nem que seja nos mais curtinhos! Vale muito a pena ?

Carolina165 06/09/2023minha estante
Vou ler sim amiga!! ??
Pretendo começar com o "Depois" que eu achei a sinopse bem interessante e tbm pretendo ler o novo, Holly, que tbm gostei da sinopse. Outro que tbm tô inclinada a conhecer é o Outsider, mas esse mais pra frente ?

Rogéria Martins 06/09/2023minha estante
Amiga, estou com esses na mira também! Parecem ótimos! ?

A.Paula.Sz 07/09/2023minha estante
Eu gostei tanto desse ???

Edson 08/09/2023minha estante
Parabéns minha amiga pela resenha ???????

Rogéria Martins 08/09/2023minha estante
Paula, eu também gostei demais desse livro! ??

Rogéria Martins 08/09/2023minha estante
Obrigada, amigo Edson! ?

Junior Rodrigues 20/12/2023minha estante
Bela resenha, Rogéria! Também achei que caberia em um livro de contos, já que a trama é curta. Mas é o tipo de história para se ler de vez em quando pela leveza e delicadeza que trata algumas questões humanas.

Rogéria Martins 23/12/2023minha estante
Muito obrigada por comentar, Junior!
Concordo com você, este livro aborda as relações humanas com uma delicadeza ímpar. Muito bom!

Eduardo Pedroso 07/01/2021

Surpreendente
Quando ganhei esse livro com pouco mais de 100 páginas, me surpreendi do porquê não estar em um livro de contos do Mestre King.
É um livro de leitura rápida e gostosa. E nos surpreende com o conteúdo inimaginável, como sempre foi os livros dele. Totalmente despretensioso quando se olha mas com um poder gigante quando se lê. A história nos intriga e nos deixa curiosos com Scott e sua bondade em ajudar e quando olhamos já lemos metade do livro numa "paulada".
O final não tão surpreendente, mas misterioso, pois você fica se perguntado o que acontecerá, torna-se uma cereja no bolo e faz com que você perceba o quanto Stephen King é fantástico!!

Bruno Malini 12/11/2022

Singelo e emocionante
uma história simples, cheia de imaginação, amor, diferenças, mudanças... A empatia está presente de uma forma muito bela.

Bookarina 09/08/2021

Curto e ótimo
Um livro curto e rápido de se ler, sem tanta prolixidade como é comum ao autor. Personagens muito relacionáveis e amáveis, o final me deixou triste e feliz ao mesmo tempo!

Ina 30/07/2023

Uma leitura rápida
Esse foi um dos poucos livros curtos que li do mestre, mesmo em poucas páginas o King consegue prender e encantar o leitor. O protagonista principal sofre um fenômeno o qual ele começa a perder peso a cada dia que passa, e com isso, ele busca o seu pouco tempo de vida para ajudar algumas pessoas da região que vive. A leitura é rápida e fluída, possível ler em um dia.

Bastos 29/04/2021

Um livro curto, direto e muito bom.
É incrível como Stephen King consegue escrever tanto obras tenebrosas quanto obras tocantes como é o caso desse livro, é uma história que desperta a simpatia e amor ao próximo.
Recomendo a leitura.

Geórgea 26/04/2021

Ascensão
Scott Carey leva uma vida tranquila na pequena cidade de Castle Rock. Após o divórcio, ele vive um pouco isolado em sua grande casa e trabalha como web designer. Se não fosse o casal de lésbicas do outro lado da rua, com quem ele tem alguns problemas, tudo seria perfeito. No entanto, um estranho fato muda toda a sua vida.

“Nós sabemos exatamente como os bons vizinhos agem por aqui, pensou ele, descendo a inclinação. O que aquilo queria dizer?”

Ele está cada vez mais leve. Embora sua fisionomia não mude, cada vez que Scott sobe na balança, o seu peso está menor que antes. Quanto mais o tempo passa, mais seu peso diminui de maneira gradativa e está cada vez mais difícil não pensar no “dia zero”. O que acontecerá com ele quando este dia chegar?

Porém, para sua surpresa, ele não se sente mal ou infeliz. Muito pelo contrário. Scott nunca se sentiu tão vivo e cheio de energia. Por isso, ele busca formas de fazer a diferença antes do grande dia chegar. E uma das primeiras mudanças que ele fará será ajudando suas vizinhas que parecem deslocadas na nova cidade.

Minha Opinião

É possível escrever uma história envolvente, cheia de personagens bem construídos, com uma trama diferenciada e que te pega pela mão e te conduz durante toda a narrativa mesmo possuindo menos de 150 páginas? Para o senhor King isso é possível. Cheguei para ler Ascensão com um pé atrás. Como um livro tão pequeno poderá entregar algo tão bem elaborado no nível do autor? Pois aqui encontrei diversos elementos que encontramos em obras mais robustas.

Esta história intrigante me lembrou muito “A Maldição do Cigano”, também do autor, mas escrita com o seu pseudônimo, Richard Bachmann. Mas apenas essa questão da perda de peso, pois de resto tudo é diferente. Aqui o autor não mudou a fisionomia da pessoa. O que é mais estranho ainda. Não importa se Scott está com os bolsos cheios de moeda ou vestindo apenas roupas de baixo. Basta ele subir na balança para constatar que seu peso está cada vez menor.

“Ele estava perdendo peso como um paciente de câncer em estágio terminal, mas o trabalho estava indo muito bem e ele nunca tinha se sentido tão animado.”

O tema desta história é complexo e original. Além disso, me fez levantar o seguinte questionamento: o que eu faria caso isso estivesse acontecendo comigo? A balança me diz uma coisa, mas a minha fisionomia e o meu espírito me dizem outra. Pois me sinto cada vez mais animada e com energia. Esse estranho fato muda a vida e a visão de mundo de Scott. E, em uma cidade pequena e preconceituosa, ele buscará fazer a diferença.

Conforme a narrativa avança percebemos o coração gigantesco que ele possui. As desavenças com as vizinhas têm um motivo e ele mudará isso. Além disso, Scott também buscará formas de integrar as duas à comunidade. Acabando com as fofocas e mostrando formas de fazer o bem. Mesmo passando dos 40 anos, ele mostrará que idade não é desculpa para preconceitos e que nunca é tarde para mudar a forma que pensamos e nos tornarmos pessoas melhores.

“Flutue como uma borboleta e ferroe como uma abelha, pensou ele.”

Ter esta data limite, nos faz perceber o quanto ele quer aproveitar o tempo restante. E, também, nos faz pensar no que faríamos com esse tempo. Diferente de quem tem uma doença terminal e sabe que o fim está próximo, ele possui força e vontade de aproveitar esse tempo. Uma espécie de dádiva, pois mesmo sabendo que o tempo está acabando, ele tem saúde para consertar erros e aproveitar o tempo restante. O que você faria se estivesse no seu lugar?

site: https://resenhandosonhos.com/ascensao-stephen-king/

Francisco 12/06/2021

Ascendendo...
Embora "Trocas Macabras" tenha sido a última história de Castle Rock, nessa cidade, Scott Carey, um bem sucedido web designer começa a perder peso de uma forma inexplicável. Sua aparência não se altera e seu peso continua o mesmo com ou sem roupa e não importa o que coma.

Preocupado com sua situação, Scott decide não consultar seu médico e procura seu amigo Bob Ellis, um médico aposentado afim de contar-lhe seu problema.

Com o desenvolvimento de seu problema, Scott torna-se cada vez mais leve e está sujeito a uma ascensão ao céu como um balão. Para completar a história, Scott enfrenta um problema com suas vizinhas lésbicas que depois tornam-se grandes amigas suas.

Nesse livro, Stephen King nos entrega um trabalho bastante diferente: algo voltado ao fantástico. Aqui temos uma história tocante e altruísta. Não é uma leitura difícil e com certeza recomendo.