Ascensão

Ascensão Stephen King
Stephen King

Resenhas - Ascensão

Jefferson 13/03/2023

Comovente, delicado e triste.
Olá, para você que me segue, no @lord_jef

Livro: Ascensão

Autor: Stephen King

Nota: ????

Eu adoro as histórias do King que se passam em uma das suas cidades fictícias. Castle Rock, assim como Derry e Jerusalem´s Lot, geralmente são palcos de atrocidades com muito derramamento de sangue. De Derry e Jerusalem´s Lot já saíram palhaços bizarros e vampiros sedentos, e em Castle Rock tivemos um assassino em série matando algumas mulheres, um cão raivoso tacando o terror em mãe e filha, um vendedor misterioso com a premissa que teria para vender exatamente o que você estava querendo.

O livro Ascensão também se passa nesta última cidade e, diferente das outras histórias citadas acima, traz um tema mais leve (eu diria literalmente leve!) sobre um cara Scott Carey que começou a perder muito peso, porém sem notar qualquer mudança em seu corpanzil de alguém com mais de cem quilos. Os dias vão passando e nosso personagem vai ficando cada dia mais leve, através de algumas situações percebe-se que não é ele que está perdendo peso, e sim que algo está acontecendo com ele que faz com que sua gravidade vá diminuindo, pouco a pouco.

Calculando pesos que vai perdendo todos os dias, ele consegue prever mais ou menos o dia em que chegará até o peso zero, e aí imagina que seu corpo simplesmente vai ascender aos céus.

Todo o tempo eu fiquei imaginando quão bizarro seria ver uma pessoa flutuando feito um balão e sumir nas nuvens, mas a bela e sensível escrita do King não nos permite em nenhum momento enxergar essa história como esquisita.

Os adjetivos que eu usaria para descrever esse livro são: comovente, delicado e triste.

Eu não sei se o King está ficando mais sensível à medida que está envelhecendo e isso está se refletindo em suas histórias, mas posso dizer que amei esse livro com personagens marcantes e que nos fazem querer conhecer mais e mais. O motivo da minha nota se dá pelo fato de a história ser curta demais, quase um conto, pois eu diria que conviver com personagens tão incríveis por tão pouco tempo foi quase injusto.

Recomendo! Leia!

Campos 25/10/2020

Sensação Estranha
Não sei o motivo, mas esse livro de certa forma me emocionou, a trama é bem parecida em certos temas com A Maldição, porém ela tem uma coragem e personagens tão interessantes que acabei me envolvendo e até me emocionei em algumas passagens.

Marcos 08/11/2021minha estante
Ler em ordem cronológica demanda coragem ??????????????

Geovana Rodrigues 09/11/2021minha estante
kkkkkkk tentamos

Mila F. @delivroemlivro_ 12/02/2020

A pesar da tensão e sobrenaturalidade foi um dos livros mais "otimistas" que li do King
Em Ascensão vamos acompanhar Scott Carey, que mora em Castle Rock, e que acabou de descobrir que está acontecendo algo muito estranho e inexplicável consigo; ele está perdendo peso nas últimas semanas, porém, mesmo perdendo peso seu corpo não tem sofrido alteração alguma, ou seja, não tem emagrecido.

Mesmo preocupado com a situação, Scott decide que não quer ir ao médico, pois não quer se tornar um rato de laboratório e passar por experimentos científicos, entretanto, decide compartilhar o acontecimento com o médico aposentado dr. Bob Ellis que fica estarrecido com o mistério.

A medida que Scott vai ficando mais leve e tendo que se preocupar com o fato de que pode chegar a não ter peso algum, ele também terá que lidar com outros problemas como por exemplo o preconceito da cidade em relação ao casal lésbico que mora em sua rua e um projeto de trabalho realmente importante.

Scott que no principio da novela parecia um homem divorciado absolutamente solitário e pouco perceptivo para o que acontecia a sua volta, acaba firmando relações e amizades improváveis, vivendo momentos inesquecíveis e unindo a comunidade de Castle Rock fazendo com que as pessoas tivessem mais empatia umas com as outras e esquecessem seus preconceitos em relação ao casal lésbico.

Ascensão se tornou uma novela extremamente otimista, alegre, improvável, mas também absolutamente triste e misteriosa que vai prender o leitor do começo ao fim. Uma leitura realmente viciantes e envolvente e que vai colocar em xeque alguns comportamentos das intolerâncias de nossa sociedade. Extremamente recomendado!

site: www.delivroemlivro.com.br

@biaentreleituras 17/02/2020

Scott Carey está vivendo uma situação preocupante e jamais vista, uma perda de peso inexplicável e completamente intrigante. Não é uma perda de peso comum. A cada dia ele perde mais e mais peso, no entanto, sua aparência continua exatamente a mesma. Não importa o quão mais leve ele fique o seu corpo é visivelmente o mesmo, sem redução de medidas. E tem mais, ao subir na balança com algum objeto o seu peso não é alterado, ou seja, ele pode pegar objetos bem pesados que o número na balança não vai mudar, vai continuar o mesmo de antes.

A perda de peso começou mantendo uma frequência de redução diária, mas com o passar o tempo foi se intensificando, a aceleração foi deixando Scott cada vez mais preocupado. O que acontecerá ao chegar o dia no qual seu peso será zero? Scott não se sente mais fraco, não fica com fadiga, seus batimentos cardíacos estão normais, a saúde está ótima. Ele até se sente mais bem disposto. Só que a perda de peso está afetando a sua vida e ele vai precisar de ajuda muito em breve.

Scott não quer ir a um médico, sabe será internado para ser estudado, vai virar um objeto de pesquisa científica, ser furado todos os dias, terá a sua intimidade invadida. Então ele confia o seu segredo a um amigo que é médico aposentado, para que possam tentar esclarecer alguma coisa juntos ou pelo menos proporcionar um pouco de qualidade de vida nesse período difícil por qual está passando. Bob Ellis garante que não contará a ninguém, mas tenta convencê-lo de procurar um médico, o que não acontece.

Com o dia zero se aproximando, Scott quer resolver algumas coisas e a que mais está lhe incomodando é a maneira preconceituosa que a sua comunidade está tratando as novas moradoras, um casal de lésbicas. As duas mulheres estão sofrendo preconceito e boicote em seu estabelecimento, as pessoas não aceitam que elas sejam lésbicas, para as pessoas da cidade é ainda pior que elas sejam casadas. Scott já se desentendeu com uma das vizinhas por causa do cachorro delas sujando o seu quintal, mas ele está determinado se desculpar com elas e ainda a mudar a opinião de todos em relação Às vizinhas.

Há uma maratona que pode trazer muitos visitantes para a cidade e, com isso, o restaurante vegetariano das vizinhas pode se salvar temporariamente, mas se nada mudar elas vão precisar fechar o estabelecimento. Elas não recebem o apoio das pessoas locais e em breve o restaurante estará sem condições de continuar funcionando. Scott quer ajudar a fazer alguma coisa para que isso mude, então tem uma ideia um pouco maluca, mas que pode dar certo. Ele vai correr na maratona também e tentar acalmar os ânimos com a vizinha e talvez assim as demais pessoas também acabem mudando.

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Alessandro.Aguilera 15/07/2020

Emocionante
O que dizer de Ascensão? Primeiro, parece mais um conto do que uma novela. Segundo, é de Stephen King. É uma boa história, não tem a profundidade das personagens encontradas em seus romances, mas é uma obra muito bem escrita e que traz muitas emoções. Aqui King escreve de preconceito, homossexualismo, amizade e confiança. Tudo com um pano de fundo fantástico. Um homem que começa a perder peso dia a dia, independente do que coma. A balança sempre registra queda de peso, mas fisicamente sua aparência não muda, suas roupas continuam se ajustando perfeitamente ao seu tamanho e peso, como se ainda tivesse 110 kg. Ele pode pesar com roupa ou sem roupa, com objetos nas mãos que o seu peso e o mesmo. Uma bela história.

Say 18/01/2023

Uma história curta. Não super elaborada, não super empolgante - e eu acho que não era o objetivo do livro ser isso. A mensagem que ele traz e o que ele nos estimula a refletir é o que o torna bom.
Será que só viveremos o agora quando a nossa vida estiver em contagem regressiva?

Leticia 08/04/2021

Interessante
" O ontem já foi e o amanhã talvez não venha". Esse foi meu primeiro livro do King. Achei fantástico, a escrita bem leve, a história desenrolou de boa.
É aquele livro curtinho pra ler numa tarde, mas que nos traz muitas reflexões.

Tatiana 10/05/2021

Uma forma bem viajante de falar sobre intolerância
Um livro curto e rápido de ler. Uma história incomum numa cidadezinha de interior dos EUA que, como tantas, há muitas pessoas cheias de preconceitos, intolerantes ao diferente e/ou ao novo que chega à sua comunidade. A história não é ruim, mas é literalmente viajante. Scott cumpre seu papel como morador de Castle Rock, de ajudar a mudar a mentalidade de seus moradores e dele mesmo, de ser mais tolerante com suas novas vizinhas.

Pam 10/03/2024

Que livro incrível! Nesse livro é mais uma prova que o Mestre King é muito mais que um autor de terror.

Nesse livro é quase um conto de tão curtinho e traz a história de Scott que começa a perder peso pela balança mas de aparência continua o mesmo.

Ele também decidi ver as coisas em sua vizinha de outra perspectiva,principalmente em relação a um casal de lésbicas que são hostilizadas pela comunidade.

Eu adorei a forma que o King lidou com a história. E acho um ótimo livro pra quem quer conhecer a escrita do autor e tem medo de terror.

Grazi 06/04/2023

Livro é bem reflexivo e curto, mas mesmo assim a história é bem explicada e envolvente. acho que esse foi o livro mais diferente do king que eu li até agora (só li uns 4 se não me engano). só queria ter entendido o que realmente aconteceu com o personagem para ter acontecido tudo isso.

Guss 07/03/2020

King e seus contos...
Livro numa vibe bem diferente do autor, mas com enredo interessante.

Wilza.Alves 21/05/2020

É um livro curtinho, mas cheio de significado, King conseguiu dizer muita coisa em pouco mais de 100 paginas. Sem dúvida entrou na minha lista de livros favoritos, abram suas mentes e se permitam ascender.

deborabaracho 16/03/2024

O ontem já foi, o amanhã talvez não venha
Esse livro me deu uma sensação de conforto surreal!! Apesar curto e de leitura fácil/rápida, traz muitas reflexões e metáforas.

?Por que se sentir mal sobre algo impossível de mudar??
Sabemos que o fim é inevitável, mas há coisas que podem ser mudadas. A medida que amadurecemos e perdoamos deixamos certos pesos e preconceitos para trás, o que nos permite ter uma vida mais leve e transcender, assim como o Scott. Amei muito!!!

agatamagno 12/06/2020

Encantada.
Peguei o livro pra ler agora porque ele é mais curtinho, e eu não queria ler por muito tempo por causa da hora.
Bom... Passei um pouco da hora mas o terminei!
Ele é mais um conto do que um livro em si, podia estar em qualquer livro de contos do King, e esses ele tem aos montes. Mas eu entendi o pq de separa-lo, de fazer essa edição tão bonita.
Apesar de passar pouco tempo com eles, eu me apaixonei pelos personagens, me encantei pela história. Mesmo ele não explicando nada do que acontece, não senti necessidade de saber, só de aceitar.
É uma história com muitos significados, que valeram muito a pena pra mim!
Nani 12/06/2020minha estante
Não é ótimo? Gostei muito também.

agatamagno 13/06/2020minha estante
Sim!! Não esperarava!