Ascensão

Stephen King

Resenhas - Ascensão

FRAN329 13/02/2022

ASCENSÂO
Ascensão foi a minha quinta leitura de 2022; nossa... que livro incrível, velho. Curtinho, com apenas 124 páginas escritas e 128 no total. Uma história que, se for possível, dá para ler em apenas um dia de tão cativante que é. Um dos meus favoritos deste ano.

Scott Carey é um homem de personalidade, "(...) alto e largo de calça jeans, camisa de flanela e um boné velho dos Georgia Giants. Parecia mais um lenhador ou um adestrador de cavalos do que um web designer." (KING, 2019, p. 11). Um homem que apesar de seus problemas, foi uma espécie de ser divino na vida de suas vizinhas Deirdre McComb e Missy Donaldson, um casal de lésbicas que sofriam preconceito e intolerância da comunidade em que viviam, em Castle Rock.

"Ascensão é um verdadeiro antídoto para nossa cultura intolerante."

Muito bom!

Marcelo.Castro 26/05/2020

Um King diferente
Como fã do Rei não pude deixar de me surpreender com esse livro. Uma história relativamente curta (pra quem tem It e Dança da Morte na lista diria que quase um conto) e sem explorar o lado do terror e macabro. Há um evento fantástico que acomete o protagonista, mas que não é o destaque da história. Aqui temos King explorando as relações interpessoais dos personagens, seus sentimentos, medos, expectativas, preconceitos, com um forte viés crítico do aspecto social (algo explorado em Sob a Redoma, só para citar um exemplo) mas passando uma mensagem geral de esperança. A história se desenrola e podemos ver, de uma maneira muito delicada e emocionante, como todos os personagens ascendem em suas vidas e se tornam pessoas melhores, tendo como ponto de contato a ascensão do próprio protagonista.

Milena 06/03/2022

Suspense tranquilo
Nunca tinha lido nenhum livro do King...mas achei q em algum momento iria acontecer algo bem tenebroso
É um bom livro, o personagem principal encara o problema de forma bem otimista.
Boa leitura p um fim de semana.
Rafael Flores 06/03/2022minha estante
O Iluminado é o mais clássico do autor. Melhor suspense.

Wellington 20/02/2022

Adorei
É isso A D O R E I. Há um bom tempo estava na minha lista, não imaginava que gostaria tanto. Um livro curto mas que entrega o que precisa. Apenas leia.
Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

Felipe927 17/05/2020

Ascensão
Ascensão é uma novela do Stephen King com 127 páginas.

Conhecemos a história de Scott Carey um homem que já beira seus 40 e poucos anos, que percebe que está perdendo peso de modo constante. Porém sua massa corporal não aparenta mudança. Ele procura ajuda de um amigo Doutor para saber o que está acontecendo. Quando ele percebe que a situação é irreversível ele começa a se questionar o que acontecerá quando ele chegar no peso 0.

Durante a narrativa vamos acompanhar a preocupação de Scott com esse problema, enquanto ele tenta lidar com suas vizinhas, um casal de lésbicas que acabam arrumando algumas tretas com outros moradores da cidade.

Foi um dos primeis livros do King que ele aborda de modo transparente questões politicais e homofóbicas, mesmo falando disso de modo mais raso por se tratar de uma novela com poucas páginas. Além disso senti falta da tridimensionalidade entre os personagens, porém acaba se tornando compreensível.

O livro também trás referência a outras ornada do autor como a própria cidade Castle Rock e como Pennywise, famoso palhaço de IT.

Foi uma ótima experiência, porém não chegou nm perto de ser um livro memorável do King. Uma ótima indicação pra quem ama o autor e quer uma leitura mais rápida.

Ana Vizentim 30/01/2024

Um livro necessário!!!
Juro q nunca imaginei q um livro do King fosse mexer tanto comigo!!!
Q livro perfeito... Terminei a leitura precisando de um tempo para digerir e internalizar a lição de vida q esse livro tem. Fiquei apenas existindo e chorando depois q fechei o livro.

Arlen 09/09/2020

Uma boa surpresa
Nesta pequena obra, King nos mostra o seu lado sentimental. Com um texto um pouco fora do seu normal, ele nos passa o quão importante é olhar ao redor e se colocar no lugar do outro. Uma estória leve, bonita e muito importante.

Majuh_sousa 09/09/2022

Que curioso
Queria saber o que o Stephen usou para criar uma história como essa, são dois temas completamente opostos, fiquei com um pouco de medo de ter algum comentário homofóbico, mas não teve fiquei tranquilos.

O Stephen king, simplesmente não deu nenhuma pista do que estava acontecendo com o Scoot, acredito que essa tenha sido a intenção mas eu fiquei muito curiosa em saber.

Gostei da amizade que ele construiu com as meninas, fiquei com uma vontade enorme de comer no restaurante delas. O livro é feito para interpretações e eu assim legal, vale a pena porque é bem rapidinho de ler. Só não é INCRÍVEL

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 14/09/2021

Meio meeh, a história não é intrigante nem tão pouco fluida, apesar de ser um livro curto ele me deixou com muita preguiça de ler em vários trechos, nem o final eu gostei, infelizmente

Campos 25/10/2020

Sensação Estranha
Não sei o motivo, mas esse livro de certa forma me emocionou, a trama é bem parecida em certos temas com A Maldição, porém ela tem uma coragem e personagens tão interessantes que acabei me envolvendo e até me emocionei em algumas passagens.

eu15 06/10/2021

ascensão
eu gostei bastante do livro, me trouxe uma sensação boa. eu gostei de ter sido um livro curto, e eu acho que eu não teria apreciado tanto se fosse uma história cheia de explicações cientificas sobre como Scott estava perdendo peso e nem se tivesse falado o que aconteceu com ele depois que ele ascendeu.

CPF1964 30/07/2021

Opinião
Segundo livro que leio do autor.

Estou começando a ler a obra de Stephen King.

Muito cedo para fazer algum tipo de avaliação.

Jefferson 13/03/2023

Comovente, delicado e triste.
Olá, para você que me segue, no @lord_jef

Livro: Ascensão

Autor: Stephen King

Nota: ????

Eu adoro as histórias do King que se passam em uma das suas cidades fictícias. Castle Rock, assim como Derry e Jerusalem´s Lot, geralmente são palcos de atrocidades com muito derramamento de sangue. De Derry e Jerusalem´s Lot já saíram palhaços bizarros e vampiros sedentos, e em Castle Rock tivemos um assassino em série matando algumas mulheres, um cão raivoso tacando o terror em mãe e filha, um vendedor misterioso com a premissa que teria para vender exatamente o que você estava querendo.

O livro Ascensão também se passa nesta última cidade e, diferente das outras histórias citadas acima, traz um tema mais leve (eu diria literalmente leve!) sobre um cara Scott Carey que começou a perder muito peso, porém sem notar qualquer mudança em seu corpanzil de alguém com mais de cem quilos. Os dias vão passando e nosso personagem vai ficando cada dia mais leve, através de algumas situações percebe-se que não é ele que está perdendo peso, e sim que algo está acontecendo com ele que faz com que sua gravidade vá diminuindo, pouco a pouco.

Calculando pesos que vai perdendo todos os dias, ele consegue prever mais ou menos o dia em que chegará até o peso zero, e aí imagina que seu corpo simplesmente vai ascender aos céus.

Todo o tempo eu fiquei imaginando quão bizarro seria ver uma pessoa flutuando feito um balão e sumir nas nuvens, mas a bela e sensível escrita do King não nos permite em nenhum momento enxergar essa história como esquisita.

Os adjetivos que eu usaria para descrever esse livro são: comovente, delicado e triste.

Eu não sei se o King está ficando mais sensível à medida que está envelhecendo e isso está se refletindo em suas histórias, mas posso dizer que amei esse livro com personagens marcantes e que nos fazem querer conhecer mais e mais. O motivo da minha nota se dá pelo fato de a história ser curta demais, quase um conto, pois eu diria que conviver com personagens tão incríveis por tão pouco tempo foi quase injusto.

Recomendo! Leia!

Fabiano.Pinheiro 31/08/2021

História diferente
Stephen King nos surpreende com uma história incomum, criativa e um pouco triste. Gostei inclusive da mensagem muito válida nos dias atuais.

Camila | @abismos.literarios 17/12/2020

"O ontem já foi, o amanhã talvez não venha."
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Ascensão nos traz a história de Scott, um morador de Castle Rock que começa a perder peso, mas sua aparência física permanece a mesma... o que vai acontecer com ele? O que esse mistério significa? Dia pós dia ele sobe na balança e vê os números diminuindo... será que ele vai alcançar o 0,00? E o que acontecerá se esse dia chegar. Nesse amplo processo de reflexão, esperando o dia zero, Scott passa a olhar pra sua vida e rever alguns pensamentos e ações. A partir daí, o que Scott faz provoca mudanças não somente em sua vida, mas também na de pessoas próximas e significativas em sua vida e para a cidade em si.

Eu não vou entrar em muitos detalhes acerca da história e dos personagens, porque foi maravilhoso me surpreender com o que King fez com essa pequena obra. Só digo que: vale a pena a leitura!

Peguei esse livro pra ler sem saber muito sobre a história e sem grandes expectativas, mas que bela surpresa eu tive!!! Stephen King realmente não nos decepciona. Diferente de tudo que li do mestre, esse pequeno livro me tocou de formas inimagináveis, me colocando num profundo estado de reflexão, devido ao impacto que a história nos traz. E o final, impecável e emocionante.

Em alguns pontos, Ascensão até me lembrou de outro livro do mestre - A maldição -, mas com uma pegada totalmente diferente por não trazer o terror propriamente dito, porque o terror, afinal, é a nossa própria realidade e as ações humanas (em sua maioria, desumanas).

"A única coisa mais difícil do que se despedir de si mesmo, um quilo de cada vez, era se despedir dos amigos."

site: https://www.instagram.com/p/CI52dahjihq/