Sozinha No Mundo

Marcos Rey

Resenhas - Sozinha No Mundo

Emanuel Xampy Fontinhas 08/08/2015

Descobertas
Apesar de toda a ótima trama de ação, este livro é sobre descobertas. É a história de uma jovem, que vem para a cidade grande e sozinha entra numa busca para descobrir seu único parente vivo e, consequentemente, descobrir a si mesa. Destaque para as personagens femininas que, a exemplo da protagonista, são muito fortes. Marcos Rey não desaponta.

Mai 30/03/2015

Muito bom!
Esse livro é realmente muito bom! A história é cheia de ação, porém a leitura é muito fácil e te prende do começo ao fim, você lê rápido mas consegue entender cada pedacinho da história. Além disso, nas entrelinhas do livro eu consegui distinguir um pequeno romance (ou fui só eu que fiquei a todo instante esperando que acontecesse algo entre a Pimpa e o Noel? rs').
A história gira em torno de um só fato, porém não faz lenga lenga e a todo momento você se pergunta de onde sai tanta gente para ajudar nossa querida Pimpa, e porquê tudo aquilo está acontecendo.
Envolvido em uma atmosfera de 'mistério' "Sozinha No Mundo" te prende porque você quer sempre mais, quer sempre saber o que está por vim e como tudo aquilo vai acabar.
Para completar o final te deixa de cabelo em pé rs' eu não espera nunca por esse desfecho.
Sem dúvidas é uma leitura que eu recomendo.

natalia 16/03/2015

Sozinha no mundo
O livro fala de uma menina que se chama Maria Paula e seu apelido é Pimpa ela tem uma oncinha de pelúcia que se chama Lila. Pimpa só tem quatorze anos e perdeu sua mãe em um ônibus que saia de serra azul. Todos que estavam nesse ônibus, pensavam que ela estava Dormindo mais não era bem assim mãe de Pimpa estava morta. Um homem chamado Noel fez um vídeo de todos que estavam dentro desse ônibus até que percebeu a mulher muito quieta .Noel chamou sua mãe que era enfermeira e logo ela examinou a mulher e percebeu que estava morta . Pimpa ficou sozinha no mundo , bom ela tem um tio chamado Leonel mais ela não sabe onde encontrar . Mais ela encontrou pela frente muitas pessoas boas a primeira pessoa foi a mãe de Noel, Pimpa agradeceu muito a generosidade da mulher até que um dia uma pessoa fingiu se uma assistente social do juizado querendo levar Pimpa até lá mais o inesperado aconteceu Pimpa fugiu. AGORA SE VC QUER SABER MAIS LÊ O LIVRO.

laira 16/03/2015

sozinha no mundo
Pimpa só tem catorze anos e está sozinha no mundo. sua mãe acaba de falecer no ônibus que a trouxe para São Paulo. Ela precisa encontrar com toda urgência seu tio Leonel,o único parente que lhe restou . Além de lila,uma oncinha de pelúcia quase gente

Lari 17/10/2014

[Resenha] Sozinha no Mundo, de Marcos Rey
Recebi este livro emprestado da biblioteca, minha primeira impressão foi um pequeno "choque" pelo título, depois eu notei a Lila - a oncinha de pelúcia da Pimpa -, muito fofa (mas sou suspeita para falar pois amo ursinhos de pelúcia)!

Um enredo que envolve o leitor desde a sinopse, instigando-o a querer descobrir o mistério que envolve esta obra.

Evandro, alguns anos após o nascimento de Pimpa, desaparecera de casa. Até que Leonel, um primo dele, apareceu e passou a enviar cheques mensais à dona Aurora - mãe de Pimpa - sem dar notícias do marido. Num Natal, o pai remeteu a Pimpa a Lila.
Leonel deixara com ela o endereço dele em São Paulo, onde vivia com uma conhecida sua: Regina Castelo.

Até que um dia, dona Aurora adoecera e enviara uma carta aflita à Regina. Depois de esperar bastante, esta enviou uma carta informando da morte de Evandro. Foi aí que a mãe de Pimpa resolveu encontrar Leonel.

A Maria Paula, ou Pimpa, estava viajando com sua mãe de Serra Azul para São Paulo de ônibus, quando descobriu que esta morreu. No ônibus, ela conhece Noel, um garoto super carismático, e Berenice, sua mãe.

Pimpa é acolhida por Berenice - uma viúva que vive com seus quatros filhos - até encontrar o 'tio' Leonel. Só que aparece uma mulher misteriosa dizendo-se assistente social e tenta levar a garota a força. Com medo de ir para o Juizado, Pimpa foge e começa a vagar pela cidade em busca do seu 'tio'.

O que ela não imaginava é que a assistente estaria tão obcecada em capturá-la. Obrigando-a a fugir constantemente.
Nessas fugas, ela conhece várias pessoas boas, caridosas, gentis. Mas encontra também, confusão, perigo e pessoas interesseiras.

Meus personagens favoritos são: Pimpa, Hugo Cassini, dona Carolina, Marina, Noel e Beto.

Me surpreendi com a capacidade do autor de manter um ritmo agitado, sem "atropelar" os acontecimentos. O que dá um bom ritmo à leitura são os capítulos curtinhos. Sem nem notar, a história já está quase no final.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-sozinha-no-mundo-marcos-rey.html
Mundo Tolkien 28/05/2017minha estante
Bom livro

Iago.Santiago 07/06/2017minha estante
Esse livro é bom, quando eu peguei para ler na biblioteca fiquei um pouco surpreso por causa do título mas quando você lê a história você percebe que apesar de os pais dela não estarem mais presentes ela não está só, porque ela conquistou vários amigos durante a sua fuga da assistente social.

z..... 08/10/2014

Mais um Vaga-lume! Também uma das obras que mais gostei de Marcos Rey, despertando a curiosidade com fatos inusitados na vida de uma simpática menina, que se mostra determinada e forte nas situações que vai enfrentando. A história vai crescendo em tensão em uma trama mais grave do que se imagina no início.
Brincadeiras a parte, sozinha qual o quê? Olha lá a indefectível Lila...

Cyntia Bandeira 06/08/2014

Este livro é um show de bola!!!!!!!!!!!!!
O melhor livro escrito por Marcos Rey!!!!!
Pimpa foi uma garota corajosa e determinada!
Adoro Berenice, seus filhos, Marina, Carolina e o povo do parquinho, Marta Vidal...
É uma super aventura, que todos deveriam ler!

Leilinha 06/06/2014

Emocionante
Conta a história de Pimpa, uma menina de 14 anos que perdeu a mãe e precisa encontrar seu tio. Porém, tem uma mulher estranha que passa a persegui-la. Por não saber de quem se trata, Pimpa sempre foge. Uma história emocionante de uma garota sozinha que procura ajuda por onde passa e tenta encontrar seu tio para conseguir viver tranquila. Não vou contar o desfecho, senão perde a graça, mas é bem legal. Gostei muito!

Sammy 30/05/2014

Livro Sozinha no mundo
Um livro muito bonito e ao mesmo tempo triste.
Conta a história de uma menina que seu pai morreu e ela vivia com a mãe que também morre em uma viagem a São Paulo onde sua esperança é encontrar tio Leonel.
Ela vai a casa de uma viajante do ônibus ,mas em um dia aparece uma mulher que diz ser assistente social.
Por causa dessa falsa assistente social ela muda frequentemente de lugar e vive várias aventuras.
Uma vez um carro quase a atropela e levam ela há uma mansão...
O final deixo para vocês lerem esse precioso livro.

Roberta 11/02/2014

Sozinha no Mundo
Faz um certo tempo que li este livro, não lembrarei exatamente a história em que o livro conta.

Mas é uma história cativante, é uma "aventura" a qual a jovem adolescente vive, por passar problemas não somente familiares em sua vida, a qual a estimula a seguir uma vida diferente, como uma maneira de fugir de todos os problemas.

Nessa aventura a qual ela passa, ela conhece muitas pessoas, cada uma com sua particularidade distintas entre si, e claro, corre risco de vida, e deixa s sua segurança em jogo.

Em contrapartida, ela tem lições em que ela vai levar pro resto da vida, e realmente entende como e porque tudo acontece, e percebe que além de arriscado, não tem como fugir dos problemas.

A forma como tudo acontece, a história em si, todo o seu desenvolvimento, nos prende a atenção e nos desperta a curiosidade a cada capítulo, principalmente pelo que a personagem principal vive, e pelas lições que aprende.

A linguagem e a história, é simples e clara, acredito que uma criança de 10 anos ou mais, não teria problema em ler este livro, pelo contrário, recomendaria esta leitura.

Michael 19/01/2014

Para quem estar começando
Um Livro perfeito para quem estar começando a ler de forma intensa.

Wemerson 26/12/2013

Nostalgia pura
Muito emocionante rever o caminho trilhado no mundo da leitura.
Marcos Rey pra mim sempre foi um grande escritor e meu primeiro contato com ele foi através famosa Série Vaga-lume da Editora Ática onde conheci o seu trabalho durante minha adolescência.

Sozinha no mundo é apenas um dos muitos livros que li durante os anos dourados da juventude e que me conquistaram.
Marcos Rey sempre foi bom nesse tipo de narrativa que envolve aventura, ação, bandidos e policiais.

Parabéns, grande escritor.
Onde estiveres, saibas que sempre fui seu fã!
Vicky 03/06/2015minha estante
Oi wemerson!

Marcos Rey, também é um dos meus escritores favoritos. É triste saber que ele já foi embora, mas sinto nas suas obras que ele ainda está vivo nos nossos corações.

Glau 10/12/2013

Já perdi a conta de quantas vezes li esta história...
Para onde ir quando se está sozinho no mundo?
E a história de Pimpa responde a pergunta mesmo quando não há opções...

Mas um livro que fez parte da minha infância e que tenho o imenso prazer de compartilhar com meus alunos. Se não é possível fazer a leitura em sala durante o ano, vou sempre emprestando só para eles vibrarem com cada momento vivido por Pimpa.

Douglas 01/09/2013

Sozinha no Mundo
[Eu tomei cuidado para não colocar nenhum Spoiler que estrague a sua leitura. Posso até revelar algum ou outro fato do livro, mas nada que comprometa sua leitura].

Caramba, que história!!
Uma grande história sobre a maldade humana.

Sozinha no mundo é um livro considerado por muitos críticos como um clássico.
Eu discordo.
É um livro excelente (como a maioria do Marcos Rey), mas não chega a ser um clássico.
Permitam-me explicar por que:

Vamos começar pelas partes ruins do livro:

Pimpa (A personagem principal) é uma menina de 13 anos que, de uma hora para outra, ficou sem ter ninguém no mundo, tendo que se virar sozinha. Sem pai, mãe ou alguém responsável.
Uma história boa, que poderia ser um clássico.
Acontece que, em várias passagens do livro, Pimpa conversa com sua onça de pelúcia, ou pior, a onça de pelúcia conversa com Pimpa.
Tudo bem, crianças conversam com seus ursos de pelúcia. Tem seus amigos imaginários, mas isso acontece com crianças de até 4.. 5 anos.
Crianças de 13 anos não conversam mais com ursos de pelúcia, pelo menos, eu acredito que não. Afinal de contas, Pimpa é uma personagem muita esperta, que soube se livrar de várias encrencas. E obviamente, não teria ingenuidade suficiente para conversar com urso de pelúcia. Ai existiu uma falha do Marcos Rey.

Ai você vai me dizer: ‘‘Mas será que ela não fez isso por estar sozinha no mundo?’’
Pode ser.
Mas confesso que isso infantilizou um pouco a história. Se este fato não existisse, a história não teria sido afetada, pelo contrário, traria mais veracidade ao livro.

Mesmo essa falha, não tira o brilho da história, pois as mensagens que este livro nos transmite são muito bacanas.
Permitam-me destacar algumas (Vamos às partes boas do livro):

A primeira mensagem é de como o mundo em que vivemos é diversificado. Como o mundo tem pessoas boas e ruins. Pessoas prestativas e pessoas exploradoras. Justamente por isso é que não podemos, jamais, dizer que o "o mundo está perdido". O mundo tem muita maldade, sim, mas tem muitas pessoas boas. Marcos Rey foi muito feliz em transmitir isso. Pimpa conviveu, durante a história, com pessoas extremamente boas e extremamente más. E essa mensagem do Marcos Rey foi bem interessante.

Outra mensagem interessante foi como os pais são importantes na criação de um filho. É só ler o livro para perceber como Pimpa sofreu por não ter nenhum adulto protegendo-a. E aí nos leva a outra reflexão. Será que você (pai ou mãe) está sabendo criar seu filho? Sim, porque muitas crianças são ‘‘órfãos de pais vivos’’, pais que priorizam tudo (trabalho, dinheiro, fama, diversão), menos os filhos. Eu conheço vários assim. E muitas dessas crianças estão como Pimpa: sozinhas, jogadas a mercê do mundo. Vejam o exemplo de Vivian e Marina, no livro. [Eu não vou me alongar aqui, para não transformar esta resenha em Spoiler, quando você ler, irá entender].
Marcos Rey foi muito feliz em levantar esta mensagem.

Temos também a crítica do Marcos Rey ao abandono de animais. Pois no livro, mesmo faminta, Pimpa divide seu sanduíche com um animal abandonado e diz que entende como ele se sente, pois está na mesma situação, faminta e abandonada. Mais uma bela mensagem para tentar criar consciência nos leitores sobre o abandono de animais.

Com toda certeza um livro ímpar.
Uma história muito bem construída, que leva o leitor a muitas reflexões.
Leitura recomendada.

Um abraço e meu respeito a todos.
Cyntia Bandeira 23/03/2015minha estante
A Pimpa tem 14 anos e não 13.

Douglas 24/03/2015minha estante
Oi Cyntia.

Acredito que você esteja equivocada.

No livro diz:
Um carro do juizado levou Pimpa e seus amigos do ônibus. Quando enxugou as lágrimas, ela já estava sentada num escritório de móveis antigos, diante dum juiz. Procurou responder com toda a clareza as perguntas que lhe faziam. Disse chamar-se Maria Paula Ribeiro, nascida havia TREZE ANOS em Serra Azul.

Pode ser que temos versões diferentes do mesmo livro, não sei, mas no meu ela tem 13 anos.. hehe

Um abraço.

Vicky 18/05/2015minha estante
Oi!
Eu acho que o livro que você leu deve ter errado na idade de Pimpa haha.
"Sozinha no Mundo" foi o meu primeiro livro que li quando eu era ainda criança e, até hoje é meu livro favorito entre vários que já li. E achei super interessante no que você citou porque realmente nessa idade a criança já está entrando na adolescência, nunca tinha tinha percebido isso. Prefiro acreditar que Pimpa conversava com o ursinho porque estava só.

Lucimara.Santos 02/06/2015minha estante
É pessoal, há mesmo duas versões com a idade de Pimpa: a mais antiga da Editora ática, e disponível inclusive pela internet, diz exatamente como Douglas transcreveu. Fiquei encucada com isso, pois o fato me chamou a atenção também, já que a sinopse dizia que ela tinha 14 anos.
Suponho que os editores também perceberam a "mancada" e a corrigiram nas edições posteriores, pois acabei de comprar uma nova edição pela Global em que aparece a idade alterada para 14.
Sou professora e estou fazendo uma apresentação em slides com os elementos da narrativa deste livro, portanto, pra mim era fundamental resolver essa questão.
Fica a dica.
- Versão online:
O livro que comprei é a 18ª edição pela Global Editora, de 2005, com 1ª reimpressão em 2008.

Douglas 23/06/2015minha estante
Vicky, é provável que você tenha razão quanto a Pimpa falar com o ursinho.

Douglas 23/06/2015minha estante
Que maravilha, Mara.

Agradeço pela explicação.

A minha versão é da Ática. No texto, ela tem 13 anos. Na sinopse está 14, realmente. Não tinha percebido este detalhe.

Muito obrigado pelo seu comentário e pela resolução da dúvida. Foi uma mancada e tanto da Ática.

Eu não conheço a versão da Editora Global, mas se a idade foi fixada em 14 anos, está aí a explicação para as nossas divergências.

Um abraço e obrigado mais uma vez.

Evee_9595 20/11/2022minha estante
Amei sua resenha

Yasmin.Campos 24/07/2013

Primeiro livro de aventura que li na minha vida , fascinante *-*