Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Alinesmne 05/07/2022

Jorge Amado aqui conta a história de Pedro Bala, líder dos Capitães da Areia - um grupo de crianças e adolescentes abandonados nas ruas de Salvador - e seus amigos mais chegados: Professor, Sem Perna, Volta Seca, João Grande, Gato e Boa Vida.
É uma leitura muito gostosa e fluída, mas ao mesmo tempo tão densa que te deixa com um nó na garganta quando você se depara com a carência de amor familiar e a perversidade com que a sociedade trata essas crianças.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Sara.Silveira 11/07/2021

Faca de dois gumes
É muito complicado falar sobre esse livro.
Entendo a importância histórica, a crítica de sociedade e a maneira que ele retrata o real.
Mas ao mesmo tempo odeio a maneira que o autor trata a história, os personagens e as cenas que vão além do aceitável.
No final, o resultado do livro foi eu cancelando todos os outros livros do autor que estava na minha lista de "quero ler", porque se for pra ler algo que sei que vou passar raiva, eu prefiro não.
HyladyJ 11/07/2021minha estante
Receio de ler e me decepcionar .

Valente 11/07/2021minha estante
Fiquei curiosa, por que acha que as retratações do autor vão além do aceitável?

Sara.Silveira 11/07/2021minha estante
Vai ler outra coisa

Sara.Silveira 11/07/2021minha estante
Pq não pensamos mais como as pessoas do século XX, mesmo sendo uma "crítica" as cenas não são aceitáveis para o meu eu leitor pq eu me incomodo muito com as questões que ele aborda, mas sempre pode ser diferente pra vocês

Karen Vitória 12/07/2021minha estante
Ainda não terminei e estou do mesmo jeito que vc, não entendo como as pessoas quando falam desse livro deixa "passar" essas observações

Gabi 23/05/2022

como se fosse hoje?
a obra de Jorge amado segue sendo uma das mais atuais que devem existir, ele consegue retratar a realidade das crianças em uma intensidade que consegues sentir raiva, empatia, tristeza e felicidade junto com eles. incrível como lendo esse livro tu sentes que ele poderia muito bem ter sido escrito mês passado; as situações retratadas, a realidade das crianças de ruas e como são vistas pelo resto da população, ainda parece muito com a realidade atual, aquela visão da marginalidade que a maioria das pessoas tem, sem mesmo ver a maldade que essas crianças passam somente por existirem problemas enraizados na sociedade. E sim, a gente esquece que eles são só crianças ao longo da leitura, porque eles não são permitidos a viver como crianças que brincam e são permitidas a errar. Como sempre a leitura nacional não decepciona e sempre se mostra uma das mais profundas e incríveis
alice ottoni 23/05/2022minha estante
Preciso terminar logo ?

Thauany 22/01/2023

Porque a revolução é uma pátria e uma família
História totalmente atemporal, em vários momentos da leitura eu parava pra pensar que estamos falando de uma história publicada em 1937 e mesmo assim as crônicas dos capitães da areia poderiam ser encontradas em pleno 2023.
Uma narrativa envolvente, emocionante e extremamente reflexiva, que faz pensar como o abandono, a pobreza e o desprezo incutem na criança em formação e que mesmo vivendo como homens eram apenas meninos.
E a construção destes personagens tão simplórios mas tão profundos me emocionou diversas vezes.
A literatura nacional é linda.

?A liberdade é como o sol, é o bem maior do mundo?.
Dhewyd 23/01/2023minha estante
Sou doido pra ler esse livro... ta na minha lista de leituras desse ano!

Ric_alex 23/01/2023minha estante
Eu tenho um amor gigantesco por esse livro

Karanna 04/12/2023

Todo mundo PRECISA ler
Esse livro é tão incrível. De uma delicadeza, carinho, escrita inigualável. Eu poderia passar horas, dias, meses e anos a fio falando os motivos desse livro ser tão amável.
Quer fazer um favor para a sociedade? Pois leia isso. Vai abrir a sua cabeça, disso eu tenho certeza. Um classico, que mesmo sendo muito conhecido não tem o valor que deveria ter e mesmo se tivesse todo o conhecimento do mundo, não seria o suficiente!!! ?

Julia 23/02/2023

Para companheiros...
Esse foi um daqueles livros que me deixaram quase sem ter o que falar no final. Comecei a ler sem muito entusiasmo, pensei que ia ser um clássico lento e maçante de se ler, mas agora é até um absurdo pensar dessa maneira de um livro tão grandioso como esse. "Capitães da areia" é uma história única, linda, triste e brasileira (em todos os sentidos), Jorge Amado tem uma escrita simples mas muito poética que só contribui para essa história seja ainda mais emocionante. Acho que se alguém, após ler esse livro, não se sentir minimamente tocado, deve ler de novo com mais atenção.
Pricabreu 23/02/2023minha estante
Essa história é maravilhosa li na adolescencia!! E tb amo hilda e dona flor! ???

Isis125 23/02/2023minha estante
É incrível mesmo

Maria.Gabriela 23/02/2023minha estante
Que resenha linda

Edu 21/01/2021

Capitães da Areia (sem spoilers)
Estou de coração partido depois dessa leitura...

Capitães da Areia é um romance modernista de segunda geração (me corrijam se eu estiver errado rsrsrs) de Jorge Amado, escrito em 1937 e se passa na Bahia. Lembrando que o Modernismo fora o período literário brasileiro que durou mais o ou menos até a primeira metade do século XX, e tinha uma preocupação grande em retratar os problemas sociais e era fortemente marcado pelo regionalismo (a 2ª geração).

Mas não é qualquer Bahia que é retratado, é a Bahia dos pobres, dos abandonados, dos doqueiros, dos Capitães da Areia. Bahia dos esquecidos pela sociedade, dos marginalizados. "Capitães da Areia" vai nos mostrar como é a vida do pessoal pobre, mais especificamente a vida dos Capitães da Areia, um grupo de mais de cem crianças abandonadas nas ruas da cidade que dedicam toda a sua vida ao roubo e ao crime.

Uma coisa que eu tenho que falar é que essas crianças, por não terem tido uma infância adequada, os carinhos de uma família que a ame, não só se comportam, como praticamente já são homenzinhos formados, pois elas já fumam, tem uma linguagem muito madura para a idade, elas já esperimentam os segredos biológicos do amor e já tem um pensamento muito maduro pra idade delas, pensamentos esses de analisar mesmo as condições sociais em que vivem, as diferenças sociais entre a classe mais rica da cidade e a classe mais pobre. Elas já tem um pensamento muito profundo das desigualdades sociais da Bahia.

E vivendo em meio a tanta miséria e falta de amor e carinho, essas crianças são obrigadas a furtarem para sobreviver, pois ninguém se solidariza, ninguém ajuda esses meninos, eles estão esquecido lá no trapiche em que moram, só aumentando cada vez mais o ódio contra os policiais, que os enxergam como marginalizados e que muitas vezes no livro os maltratam e os espancam; contra os ricos da cidade, que na visão deles são os principais motivos de haver tanta desigualdade social, os meninos os culpam pela situação deplorável em que se encontram; e até pela vida.

Não quero falar sobre os personagens, pois seria interessante que vocês mesmos lessem e tivessem a própria visão e opinião sobre eles, mas pra exemplificar isso que eu escrevi, pelo personagem Sem-Pernas, um menino coxo, é possível enxergar solidamente a crescente do ódio que ele carrega para com todos, que era tão grande a ponto de o levar a cometer suicídio em uma situação com alguns policiais.

Um capítulo que eu tenho que dar destaque é o capítulo do Carrossel. Vocês já entenderam que essas crianças são uns pobres miseráveis, que não tem amor e nem carinho e que vivem como homens adultos. Mas certa vez um carrossel japonês aparece na cidade, encantando os corações dos Capitães da Areia, e é nesse ponto que cai a ficha de que os personagens são só crianças, uns meninos de oito a dezesseis anos, e não homens formados. E é nesse capítulo que pela primeira vez eles se esquecem da vida marginalizada que levam, por estarem ocupados demais brincando pela primeira vez, num carrossel japonês. E em meio a uma vida triste que levam, eles se alegram com as luzes brilhantes e a música alegre do pequeno carrossel japonês.

O livro é muito triste, de cortar o coração. É de ler e ficar angustiado, e se alguém conseguir ler sem sentir nada, nenhum remorso ou empatia com aqueles meninos órfãos, essa pessoa já morreu faz tempo, e a humanidade não brilha nos seus olhos.

Uma bela de uma crítica social, crítica ao capitalismo, crítica à sociedade que vira as costas para os necessitados, que só pensa em si, que não ajuda, que não se coloca no lugar do outro. Crítica à um mundo onde a balança sempre pensei para um lado, e nada é justo.
Carolina.Gomes 21/01/2021minha estante
É maravilhoso! O melhor de Jorge Amado.

Edu 21/01/2021minha estante
Eu também amo!

Elineuza.Crescenci 02/05/2021

E virou filme!
Tema: Leituras de Maio 2021 (1)

Título: Capitães da Areia
Autora: Jorge Amado
País: Brasil
Páginas: 202
Avaliação: 5/5
Término da leitura: 02/05/2021
Livraria Martins Editora – SP - 1937

O Autor
Nascido em Itabuna, Bahia em 1912 e morreu em Salvador em 2001.
Casado com Zelia Gatai , também escritora.
Teve a maior quantidade de obras adaptadas para o cinema, teatro e televisão. Sua obra foi traduzida para mais de 40 idiomas.
Foi membro da Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira número 23 cujo Patrono é José de Alencar.

A Obra
Nas ruas da Bahia, um grupo de crianças, órfãs, vivia num trapiche abandonado. Sem pai, mãe ou responsável levavam a vida a cometer pequenas infrações e sua alimentação provinha das doações de sobras ou da piedade alheia.
As autoridades viviam a persegui-las por essas infrações.
Retrata as questões sociais de um Brasil externamente conhecido como Novo porém cheio de contrastes sociais onde as autoridades não solucionam os problemas apenas criticam e oprimem os mais fracos levando-os cada vez mais a um ambiente de miséria e sofrimento.
Nesse mesmo período há ainda o agravamento das condições sanitárias provocada pelo surto de varíola (Bixiga).
O livro foi transformado em filme em 2011 https://www.youtube.com/watch?v=HT4_SXk4GnI.

Considerações
1. Tinha esse livro há bastante tempo. M filho e meus sobrinhos o leram para o vestibular.
2. A leitura é muito agradável. Apesar do tempo a temática é muito atual.
3. A leitura é imperdível.

hermes.willyan 30/03/2021

Em consonância com a nossa realidade
É o meu primeiro contato com uma obra de Jorge Amado. No começo, tive certa dificuldade, por não estar acostumado ao uso de alguns termos comumente baianos. Mas, fiquei preso a leitura. É fascinante a forma como é descrita a forma de vida dos Capitães da areia. E, de certa forma, bastante atual. As peculiaridades de cada personagem, chamam a atenção. Em especial aos integrantes do bando. Vai pra minha lista de autores brasileiros que seguirei.
Giselaine 30/03/2021minha estante
Esse livro é ótimo!

Lana 30/03/2021minha estante
Li na época do vestibular e amei.

Turin 30/03/2021minha estante
O meu preferido dele.

Alexia 30/03/2021minha estante
esse livro é maravilhoso

Paloma Costa 07/08/2023

Todos precisam ler
Um livro que traz sentimentos conflituosos, pq ao mesmo tempo que vc sente raiva, te causa dó, angústia e principalmente empatia. O livro vai mostrando como o meio molda as pessoas e cria personalidades. Te faz entender que não se combate violência com violência. A importância do amor, do cuidado, do afeto e carinho. Em muitos momentos chorei imaginando que essa história é real, que muitas crianças passam sim pelo que é mostrado no livro. Só digo um coisa, todo mundo devia ler esse livro.

13marcioricardo 12/05/2022

Tenso
Livro que tinha muitas expectativas, por ser uma obra de muito hype de um autor muito acarinhado no Brasil e reconhecido até internacionalmente. Devo dizer que não destronou O Cortiço como livro preferido entre os autores nacionais, mas ainda há Machado, que não li e suspeito possa ter uma palavra a dizer.

De Amado já tinha lido A morte e a morte de Quincas Berro d'água que adorei e recomendo a toda a gente. Capitães da areia é diferente. Enquanto o primeiro é bem disposto e cheio de humor, o segundo é pesado, cheio de tragédias e crimes. Ambos, cada um à sua maneira, são crítica social.

Sobre esta edição de bolso, não gostei das letras pequeninas. Quanto ao conteúdo, o livro peca por ser repetitivo ( algo que o autor usa pra dar ênfase aos sentimentos dos personagens ), por ser morno na maioria das vezes e falta de capricho no que se refere à escrita . Além disso, faz clara propaganda política.

Por outro lado, tem vários pontos altos e é muito difícil, se não impossível, uma pessoa não se comover com alguns episódios , sobretudo com Dora, Pedro Bala e Sem Pernas. Penso que se não fossem os aspectos que mencionei no parágrafo anterior seria uma obra prima, assim é " apenas " muito bom, na minha opinião... Mas recomendo com certeza.

Ingryd 28/06/2021

Um livro que joga na nossa cara a brutalidade da desigualdade e do abandono além de suas consequências, bem como a hipocrisia da sociedade em que boa parte se dizem cristãos mas invisibilizam e marginalizam pessoas em situação de rua. Excelente leitura.

Bruno.Vargas 09/06/2021

Minha amiga me recomendou o livro. É daquela literatura brasileira de leitura obrigatória, como outras centenas. Infelizmente, esse título não tinha chegado para mim até esse ano. Infelizmente, pq sinto que perdi uns bons anos da vida que poderia estar conversando e refletindo sobre a história dessas crianças e adolescentes apresentados por Jorge Amado ao longo desse tempo.
As crianças nordestinas moradoras de um trapiche, abandonado, do início do sec. XX, ainda denunciam nossa realidade de oportunidades desiguais, especialmente às pessoas de pele negra, e aos mulatos. A violência e a balbúrdia, de que são acusadas, nada mais são que necessidades de sobrevivência. São crianças apenas. E não são ao mesmo tempo. Que criança ou adolescente não tem tempo e condições para brincar, e desde cedo precisam assumir duras responsabilidades em suas vidas? Que criança ou adolescente assume o papel do padre, do professor, do capitão, da mãe, noiva, do galanteador, e do cangaceiro, enquanto poderiam ter um aconchego e proteção da família ou dar uma volta no carrossel?
Que criança ou adolescente é ameaçado e espancado em reformatórios capazes de comprometer seu futuro e sua esperança de futuro?
Mas criança sim, pois a cada atitude considerada moralmente inadequada, mora a inocência, o sentimento sincero de arrependimento... Mesmo com a necessidade de continuar praticando furtos e outras formas de violência.

Capitães de areia traz uma história dura, mas bela o suficiente para engolir. Um retrato da realidade há muitos anos e para daqui muitos anos, certamente. Desperta ou aquece em nós o sentimento de construir um novo amanhã, não só para os meus próximos, mas para os nossos próximos.
Leticia.Maia 09/06/2021minha estante
Quero muito ler esse livro ?

Bruno.Vargas 09/06/2021minha estante
Leia leia, Leticia!!! Daqueles que com certeza não vai se arrepender. Mtu atual e... puts.. Jorge Amado tem uma ótima escrita!

Su.livros 28/10/2023

Companheiros!
Que livro gratificante de ler! Confesso que a universidade me obrigou a pegá-lo, mas foi um prazer. Esta leitura vai além de uma história; ela nos arranca da nossa bolha de vida fácil, nos fazendo sentir as dores daquelas crianças cujas infâncias foram roubadas. Jogadas na rua por uma sociedade que as apontava como ladrões e criminosos, privando-as do direito a um amor de família, carinho e atenção. O livro é uma jornada intensa e reflexiva que recomendo a todos que desejam uma leitura que transcenda as páginas e toque o coração.
emclara 29/10/2023minha estante
é um ótimo livro!