Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Laila.Saints 21/08/2021

Uma verdadeira obra prima da literatura nacional
Pense numa história envolvente, que te prende do início ao fim, com personagens carismáticos e uma escrita avassaladora. Esses adjetivos que citei definem Capitães de areia, primeiro livro de Jorge Amado que eu li, que já amei desde do primeiro capítulo.
A escrita envolvente, exaltando a capital Salvador, que conta a história de meninos delinquentes, que na verdade só não tiveram uma oportunidade na vida, sempre vistos como inferiores pelas beatas da igreja,por exemplo, e que só tinham o apoio do Padre José Pedro, que via uma vocação sacerdotal em um deles. A história trágica de amor de Pedro Bala e Dora.
Contudo, é preciso salientar que esse livro foi lançado há mais de 80 anos, logo tem passagens problemáticas, que não devem ser enaltecidas. Mas fora isso, é um livro com L maiúsculo.
Nota: 10/10

Maria 19/06/2022

eu adorei esse livro, uma história muito contagiante. todas as pessoas devem ler esse livro, conta um pouco da história que o Brasil passou no passado.

Carlos Souza 07/06/2022

"Porque a revolução é uma pátria e uma família."
BRILHANTE, BRILHANTE E BRILHANTE.

Quem nunca leu "Capitães da Areia", sinceramente, não sabe o que está perdendo. Tive meu primeiro contato com essa obra no ano de 2018, e desde lá, tornei-me um fã de Jorge Amado. Um dos livros mais emblemáticos do autor e que constitui uma crítica incrível ao abandono infantil, ao violento cotidiano de sujeitos que desde sua gênese se encontram num mundo cruel, no qual ninguém se importa com ninguém. Nele, encontramos um enredo que demonstra como esses personagens (crianças e adolescentes) formam uma família, uma classe e resistem aos mecanismos opressivos do Estado. Como diz Henry David Thoreau: Se o Estado é autoritário e violento, a desobediência civil é não só aceitável, mas também necessária, pois só devemos fazer em qualquer tempo e localidade aquilo que acredito ser direito. Então, os capitães da areia são uma grande metáfora para o processo de criação de consciência de classe e de formação de revolucionários que possuem diversas formas de resistir.
Aqui, encontramos uma série de personagens complexos, eles representam inúmeras visões de mundo e de como resistir pode ser difícil e cruel, mesmo em grupo. Essas crianças são extremamente palpáveis, e prepare-se, pois ao decorrer da obra, muito provavelmente, você irá ficar incomodado, irá se compadecer, se solidarizar, se revoltar, mas, além disso, irá descobrir o quão visionário foi Jorge Amado, porque ele nos faz de forma muito acessível, demonstrar como nós julgamos com muita facilidade o modo de vida ou os atos das pessoas, principalmente, crianças e adolescentes que adentram o mundo do crime. Não me entenda errado, de forma alguma, eu concordo com todos os atos praticados pelos personagens, principalmente, um ato específico do personagem principal, ele mesmo, o grande líder, Pedro Bala. Sobre esses personagens não falarei, sinceramente, porque acredito que todos, TODOS DEVERIAM LER, já que ao meu ver, esse livro é um marco para todo leitor.
Sobre a escrita, o livro é uma obra panfletária, ou seja, Jorge Amado escreveu para o povo, e com isso, ler seus escritos é fácil. É maravilhoso como, nos primeiros capítulos, o autor demonstra através do narrador o quanto o discurso e a interpretação de texto é importante para consumirmos notícias, dados, entre outras coisas. E que na maioria das vezes, a realidade é muito diferente do que pensamos. Adorei o desfecho dos personagens, chorei, sorri e me revoltei. Enfim, uma experiência avassaladora.
Sara 07/06/2022minha estante
literalmente o melhor livro nacional,bela história,realidade da época evidenciada.

Carlos Souza 07/06/2022minha estante
Acredito que existam obras tão excelentes quanto. Principalmente, se falarmos de Clarice Lispector, Machado de Assis, dentre outros autores. Ao meu ver, Capitães da Areia é o livro mais envolvente e imersivo, enfim, o favorito aos olhos do pai.

aureamariasf 12/04/2022

garoto abandonado na Bahia é capitão de areeeia
Com esta bela canção introduzo meu ápice em querer ler Capitães de Areia. Foi por causa da música mesmo kkkk. Seguinte: que livro bom. Li boa parte em audiobook para poupar tempo mas não me impediu de marcar muuuuitas coisas nele. Lembro que bem no início, lendo, eu pensei: ?ué mas eu estou entendendo o que está escrito aqui.? Isso porque o último clássico que havia pegado pra ler a escrita era muito floreada, não que eu não goste mas eu acredito que esse jeito que o Jorge Amado escreve é justamente pra ser entendido por todos, para que se comuniquem com o livro facilmente. E isso é genial.
Acho que o personagem que eu mais sofri junto foi o Sem-Pernas, só queria ter dado um abraço nele :(
Emocionei-me em várias passagens do livro, fiquei brava, e em poucas, sorri. Jorge Amado consegue fazer críticas bem feitas neste livro. Fico muito feliz em saber que muitos brasileiros, que nem têm hábito de ler, leram este livro e amaram. É, definitivamente, uma obra prima.

Rafa 15/11/2021

Melhor livro
Melhor livro que já li! Fui transportado até as docas do início ao fim, me comovi com a vida dura dos meninos e até hoje sou apaixonado por Dora, a melhor personagem e a que consegue me emocionar até hoje ?
Deisi 15/11/2021minha estante
Tenho esse livro, mais ainda não li

mcaroltheiss 02/01/2022

Brasileiro fav
Com certeza um livro incrível pra fechar 2021. Primeiro que li de Jorge Amado e já procurou encaixar outras na meta de 2022. Histórias de muita dor e sofrimento, porém necessárias e repletas de bagagem cultural.

ALAN 15/10/2022

Capitães da areia!
Uma das leituras mais fascinante que já fiz na minha vida , o autor consegue mostrar todas desgraças dos meninos ( os capitães da areia ) , sem se deixar passar ou se perder pelo meio do caminho , o contexto social que Jorge Amado atribui a está obra é magnífico.

O livro fala a respeito de um grupo de jovens que vivem do furto , nas ruas da cidade de Salvador na Bahia , não se sabe quantos são, mas de uma coisa o autor tem certeza , eles são " os Capitães da areia" .

O autor mostra vários contexto sociais daquela época , como a desigualdade social que era muito grande.

Apesar da romantização da pobreza que o Jorge amado traz e dentre outros mais aspectos, como o "comunismo" , que é mostrado com extrema clareza em cada capítulo do livro.

No início do livro , podemos analisar a presença do maniqueísmo ( bem e o mal ) , através das cartas que é públicada pelo jornal da tarde , com isso leva muito o leitor a se questionar sobre a obra . Nos capítulos seguinte apresenta as características dos personagens, quem são eles , os que eles faz , onde mora , no caso o velho trapiche , que é uma casa abandonada , próximo a praia , por este motivo ,eles são chamados de capitães da areia.

Nos outros capítulos vamos vê, a respeito da mãe de santo don' aninha , do ilê opô afonjá , que conhece e ajuda as crianças e a respeito da figura ilustre do padre que também consegue se aproximar e ganhar a confiança dos tais meninos.

Recomendo muito a leitura desse livro !

@tigloko 18/09/2020

"A liberdade é o bem maior do mundo"
Gostei de como o autor em poucas linhas já apresenta um personagem, de forma simples e direta. Faz com que fiquemos íntimos deles. Torcendo e sofrendo junto. Tanto é que, ao final da leitura fica difícil se separar de Pedro Bala, Sem-Pernas, Professor, Volta Seca e tantos outros interessantes. Como uma boa história, com um elenco de personagens bem escritos, faz a diferença para se tornar espetacular.

O tema principal do livro para mim, tirando todo o contexto social vigente da época( que é tão atual quanto em 1937) é a liberdade. Os Capitães de Areia prezam pela liberdade, não importa as consequências, e também pela felicidade em coisas simples. Como uma gostosa gargalhada. Andar num carrossel. Um abraço.

Poderia ficar um bom tempo escrevendo sobre esse livro. Mas me contento em dizer que esse é daqueles que perduram mesmo dias depois de terminado. Reflexões e reflexões vão surgindo a todo momento.

Já quero ler outros livros do Jorge Amado para ontem.

Karla.Marisa 26/09/2020

Eu amei tanto esse livro. Me emocionei tanto com as personagens absolutamente humanas criadas pelo Jorge Amado.
O livro conta a história de meninos de rua que vivem num Trapiche e vivem basicamente de furtos. E apesar de serem "malandros", são crianças que foram obrigadas a viver como adultos muito antes do que deveriam.
Infelizmente, essa parte do livro permanece atual (especialmente a primeira parte), mesmo 83 anos depois da publicação do livro. Por isso esse livro precisa ser lido.

Rafael Oliveira 09/09/2020

VALE A PENA LER
Jorge Amado com sua leitura fácil nos leva a enxergar os capitães da areia mais do que ladrões, eles são meninos invisíveis para a sociedade.
Um problema que vem há tantos anos e até hoje não foi solucionado, o abandono das crianças em estado de rua.
Capitães da areia é maravilhoso, te prende do começo ao fim.

Eva 22/10/2020

A infância perdida
Nesse livro cheio de críticas socias, Jorge Amado retrata a realidade, nua e crua, de crianças em situação de rua, tema que em nenhum momento desde a publicação do romance deixou de ser atual, infelizmente. Desperta em nós um misto de emoções: raiva, revolta, empatia, repulsa... chorei com os personagens em alguns capítulos.
Gostei muito da escrita de Jorge Amado e do fato de que na primeira parte ele apresenta capítulos independentes sem serem desconexos.

É meu primeiro livro de Jorge Amado e fiquei com a certeza de que irei ler outros.

Gisa 10/07/2022

Clássico da literatura Brasileira que vale muitíssimo a fama
O livro capitães de areia aborda temas importantes e que perduram até hoje como a miséria, fome, a marginalização dentre outros temas sociais abordados no livro. A narrativa é sobre o dia dia desses meninos abandonados que vivem de furtos e moram em um trapiche abandonado e dessa forma o autor vai abordando temas sociais reais e recorrentes e a negligência das autoridades legais com esses meninos marginalizados e excluídos da sociedade. O livro possui uma linguagem coloquial e de fácil entendimento facilitando a leitura e tornando ela fluída além de ter toques de ação que prende o leitor na leitura até o final de forma que te emociona e abre seus olhos para questionar a sociedade.

Ps: a forma que as mulheres são expostas no livro como objeto sexual me incomodou muitíssimo e foi extremamente difícil de ler algumas partes por ser extremamente nojentas mas levei em consideração a época escrita e a falta de informação e exemplos de respeito dos meninos abandonados.

Recomendo a leitura!!!
Gabi 10/07/2022minha estante
Concordo com o que você escreveu só acho que a maneira como se aborda a mulher no livro é justamente uma crítica a sociedade da época. É a mesma coisa com "Gabriela" (que também é uma personificação da Bahia) e por isso é vista como uma personagem inocente e que os homens tiram proveito (metáfora para o momento histórico e como o estado está sendo aproveitado por quem tem poder). Amo o Jorge, autor extremamente inteligente, meu nome veio da obra dele. ?

Gisa 10/07/2022minha estante
Sim verdade, gostei muito da escrita do autor quero conhecer as outras obras dele. Muito legal seu nome ter sido inspirado na obra dele parabéns ?

jsilveira 24/07/2021

Arrependimento
Esta foi a segunda vez que li este livro. A expectativa era alta, fiquei decepcionado e não pretendo voltar a lê-lo.

Muitas vezes é melhor não reler uma obra que a princípio tenha-se gostado.

Mariana 28/06/2020

Foi banido pelo Estado Novo, teve exemplares queimados em 1937. Mas, felizmente, as palavras não cedem como o papel ao fogo, e sobreviveram à censura.
Jorge Amado é mestre em descrever o povo brasileiro e suas misérias por linguagem simples e popular.
Em "Capitães de Areia", então, narra as condições de vida de menores infratores, descritos pelos jornais e pelas classes média e alta como "grupo de ladrões e assaltantes que infestam a urbe".
Naturalmente, o autor ultrapassa as manchetes e apresenta, a cada capítulo, os diferentes integrantes desse e as circunstâncias que conduziram-no até ali, como o abandono familiar e a falta de oportunidades.
Assim surge a figura do Professor: referência de sabedoria para os demais, é quem conduz as leituras antes de dormir. Em meio à marginalidade, também descobre o talento para o desenho e a pintura.
O Sem-pernas é mais amargurado, determinado a provocar infelicidade alheia e dificultar as coisas para os "novatos". Esse temperamento, descobre-se, resulta de um trauma vivido entre ele e policiais, ligado à sua deficiência motora. E é a partir de tal personagem que se manifesta mais explicitamente a sede de amor e carinho comum aos garotos, bem como a diferença de sentir-se acolhido, ao invés de reprimido.
As visitas do Padre José Pedro o fazem respeitado por todos, mas inspiram sobretudo Pirulito, que descobre a vocação religiosa nesse cenário. Já Volta Seca encontra inspiração em Lampião, e Pedro Bala, caracterizado pela liderança e militância, na causa que levou seu pai à morte. Enquanto isso, Dora, a única garota admitida entre eles, substitui a figura maternal de que carecem.
A ida do grupo ao carrossel das luzes me chamou atenção por representar tanta diversão. Nele, os ladrões que apavoram Salvador revelam-se nada mais que crianças, encontrando tanta alegria em brincar.
Portanto, "Capitães da Areia" configura uma obra muito rica e real, que desmistifica o estereótipo do marginal, critica a cultura punitivista e o descaso social com os jovens, e nos tira da zona de conforto.
É fácil entender o motivo que a tornou desagradável à ditadura, pois a faz também essencial em tempos de "bandido bom é bandido morto".

site: instagram.com/eu.melivro

Guilherme.Monteiro 25/04/2021

Rastros de infância perdida
Primeira vez que leio esse livro e também Jorge Amado, e deu pra perceber o motivo dessa obra ser uma das mais importantes da nossa literatura. É muito bem escrita, narrativa leve e que da gosto de ler, não ficando cansativo. Mas principalmente a temática que é extremamente relevante e atemporal, da infância sendo trocada pela vida adulta, e todo um retrato social que mantêm fidelidade com o contexto da época, que é tratada com maestria por Amado por nos fazer sentir imersos na história e nas vidas dos personagens. Esses personagens que são cativantes e dificilmente não há como não criar empatia por eles, com o desenvolvimento de cada um (do núcleo central dos Capitães) sendo explorado de forma bem natural e em certas vezes emocionante.
Amei a escrita desse livro e os personagens, poucos livros até agora me fizeram ter uma afinidade tão grande com personagens como esse. Certamente lerei mais obras do autor.