Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Katia.Elias 13/11/2022

Que exemplo maravilhoso de literatura brasileira!
Amei o livro! Tantas emoções e reflexões nos passam pela mente durante a leitura. No final dessa edição de bolso traz os anos de vida do autor, desde o nascimento ao seu falecimento, entrelaçados com fatos históricos e o lançamento dos seus livros. Gostei muito do acréscimo dessas informações.
Sander.Garcia 13/11/2022minha estante
Vc já leu outro do Jorge Amado? Capitães de Areia foi meu primeiro.

Gleidson 13/11/2022minha estante
Jorge Amado é um gigante da literatura brasileira. Gosto muito!

Katia.Elias 14/11/2022minha estante
Pretendo ler Cacau!

Katia.Elias 14/11/2022minha estante
A escrita dele prende a gente. Gostei muito.

Sander.Garcia 14/11/2022minha estante
Cacau? Não ouvi falar.. vou procurar.. obrigado, Kátia ?

Ize 13/09/2020

Um livro muito bom, muito tocante, o capítulo do carrossel é agridoce de um jeito perfeito. Mas a forma que o autor tratou as personagens femininas, principalmente as negras, me incomodou.

Laranfm 23/11/2020

Esse foi o livro que me fez gostar de ler! É um dos livros favoritos da minha vida! Acompanhar Pedro Bala, Dora, Gato e os demais Capitães da Areia é maravilhoso, um presente de Jorge Amado. Um livro sensível e humano, uma história muito linda que emociona o leitor! Só leiam...

LavAnia61 17/11/2023

Capitães da Areia
"Capitães da Areia", escrito por Jorge Amado, é uma obra clássica que mergulha na vida de um grupo de meninos órfãos em Salvador. A narrativa habilmente retrata a dura realidade desses garotos que vivem à margem da sociedade. Cada personagem tem sua própria história e personalidade marcante, criando um retrato vívido da vida nas ruas. A forma como Jorge Amado aborda temas como amizade, desigualdade social e esperança é poderosa, fazendo com que o leitor se conecte profundamente com os Capitães da Areia. É um livro impactante que provoca reflexões sobre a condição humana e as injustiças sociais. Gostei muito.

Matheus 09/04/2020

Poeta da Areia
Apesar de sempre ter ouvido falar e venerar a figura de Jorge Amado, ainda não tinha tido contato com sua obra. Creio que não poderia ter tido melhor introdução do que com esse poema em prosa, Capitães da Areia. Digo poema porque toda sua narrativa é lírica, os detalhes são postos de maneira artesanal, única. Jorge nos faz acompanhar cada uma de suas personagens, nos desvela sua interioridade, suas diferentes facetas. Alguns capítulos são tão impactantes em sua singeleza e poesia do cotidiano que parei a leitura para absorver aquele momento.
De fato, como li em uma resenha aqui postada, agora entendi porque o Jorge é Amado.

Renata Gutierrez 25/07/2020

Apelidaram-no de Professor porque num livro furtado ele aprendera a fazer mágicas com lenços e níqueis e também porque, contando aquelas histórias que lia e muitas que inventava, fazia a grande e misteriosa mágica de os transportar para mundos diversos, fazia com que os olhos vivos dos Capitães da Areia brilhassem como só brilham as estrelas da noite da Bahia.?
Dudu 25/07/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso! Fantástico.

Renata Gutierrez 25/07/2020minha estante
Amei ! Ele é realmente maravilhoso

Maiiviss 24/05/2021

Maravilhoso!!!
Jorge Amado não é muito amado por muitos leitores por aí. Mas nesse livro ele me conquistou, quero ler outras obras suas!
Capitães da areia traz MUITAS questões sociais que ainda são recorrentes na atualidade. É um livro considerado por mim como pesado porque é bastante realista e angustiante as vezes, mas foi isso me fez amar ainda mais. Infelizmente é muito real. Polêmico é pouco para esse livro.

VinAcius9 21/05/2020

Excepcional visão por outra perspectiva
Capitães da Areia é uma leitura essencial para perceber o quão importante é olhar por outra perspectiva. Jorge Amado, ao dar o protagonismo aos que são constantemente inviabilizados pela sociedade, consegue construir com maestria um romance com várias histórias que ebulem sentimentos de todos os tipos: amor, ódio, dor, amizade, vingança. É um livro sobre sentimentos. Sobre uma luta por uma menor desigualdade, que nunca acaba. É uma leitura essencial para que possamos refletir sobre a hipocrisia da sociedade!

Cinara.Tatiana 21/11/2022

Capitães da Areia
Nesse romance, considerado um dos mais importantes da literatura brasileira do século 20, é tão atual, que parece ter sido escrito no século XXI. Jorge Amado nos leva pras ruas de Salvador e nos faz sorrir, chorar e torcer pelos Capitães da Areia.

Ana Lima 04/06/2020

Capitães da Areia
Um livro excelente, traz consigo a habilidade de transportar o leitor para uma nova realidade, possibilitando um contato com diferentes padrões de vida, tanto socialmente quanto emocionalmente falando, indico para todos, livro que proporciona sorrisos, lágrimas e uma montanha russa de emoções.
Geovana.Esther 04/06/2020minha estante
O quanto eu amo esse livro é indescritível, é meu favorito entre os livros brasileiros, é incrível.

Mateus.Caixeta 21/11/2021

Obra-Prima
Quando eu comecei Capitães da Areia, tudo o que eu pensava, era que seria um livro chato ou cansativo. Nunca tive uma boa experiência com clássicos, tanto que no passado, eu achava a leitura uma coisa cansativa, não me sentia capaz de ler nada, justamente por conta dos clássicos que passam na escola. Enfim, não poderia estar mais enganado com esse livro. Sério, não tenho nem palavras pra descrever o quanto isso foi necessário, bem escrito, literalmente uma obra atemporal. Virou um dos favoritos da vida, além de ser o melhor clássico que eu li (até agora). Quase 300 páginas e desenvolve muito bem os personagens, são muitos, mas o autor consegue trabalhar cada um deles, cada um tem seu jeito, suas motivações, e eu gostei de praticamente todos. Somente uma cena me incomodou, fica aí a dica pra ver os gatilhos que tem nesse livro. Capitães da Areia foi um livro surpreendente, agora vou me adentrar no mundo dos clássicos, não tenho mais medo de livros assim. Queria fazer uma resenha enorme só falando desse livro.

Sem-Pernas: MELHOR PERSONAGEM, nossa senhora, os capítulos focados nele são os melhores. Ele tem tanta bagagem, tanta dor e ódio... o autor soube construir muito bem ele. O final dele, me deixou no chão.

Pedro Bala: Em alguns momentos deu bastante raiva, outros momentos, eu gostava dele. No fim, não fedeu e nem cheirou. Mas, eu gostei no fim e ele tem ótimas motivações.

Outros personagens: Como já disse, queria falar de todos. Mas, como não quero deixar a resenha gigantesca, vai ser isso mesmo. Todos foram bem trabalhados, sendo que o livro tem uns 10 personagens. Dora, melhor que temos, perfeita. Inclusive, amei o final de todos os personagens, por mais triste que fosse.

Considerações finais: Um clássico com uma leitura fluida, que prende o leitor na narrativa. Extremamente realista, a situações das crianças nesse livro... gente, apenas leiam. Vale cada página.
rana.castillo 24/11/2021minha estante
Lerei

leituracriminal 07/06/2021

Extremamente impactante e atual, o romance de Jorge Amado retrata, de forma bela e crítica, a realidade de crianças e adolescentes abandonados, vivendo à margem da sociedade, e envoltos em situações de crime, violência e discriminação.

É nítido, ainda para aqueles que nunca tiveram contato anterior com o autor, o teor comunista da narrativa e o desprezo pela sociedade capitalista.

Entre os dramas e aventuras vividos pelos personagens Pedro Bala (o líder dos Capitães da Areia), Sem-Pernas (deficiente físico e uma das figuras mais importantes da trama), Gato (o típico malandro), Professor (o intelectual do grupo), Dora (a única garota entre eles, e fundamental para a obra), entre outros, o principal questionamento que surge é:

O que são os Capitães da Areia? Criminosos? Heróis?

A resposta não importa, pois o que seriam essas crianças, escrachadas pelos jornais e abandonadas pela sociedade, sem qualquer direito ou garantia, que não os Capitães da Areia?

Leitura fundamental para pensar a situação da criminalidade infantojuvenil, seja nos anos 30 ou na atualidade.

"Nem o ódio, nem a bondade. Só a luta." - Pedro Bala.

site: https://www.instagram.com/leituracriminal/
Iza 07/06/2021minha estante
Ótima resenha

Thaianne 22/09/2023

Garotos & Companheiros
Reler esse livro trouxe novas perspectivas e a certeza de que continua com premissas atuais e relevantes. Jorge Amado trás um relato detalhado da vida de garotos abandonados e que, em busca de sobrevivência, levam uma vida de furtos e crimes nas ruas de Salvador. São mocinhos-vilões que apesar de todos os crimes, são vítimas da falta de estrutura, falta de apoio e crueldade das quais são submetidos. Ao passo que, toda sua luta gira em torno de tentar serem reconhecidos na sociedade enquanto indivíduos e à luta por direitos igualitários. Um dos meus favoritos ??
Marianelvf 22/09/2023minha estante
eu amo!!!!

Lici 28/07/2020

Visceral
Acompanhando a história dos personagens você se sente culpado e revoltado. Ao decorrer do livro a empatia por cada um é crescente.

Álefe 22/12/2021

Um clássico nacional
Jorge Amado me surpreendeu positivamente com este livro. Principalmente após pesquisar e entender um pouco mais o contexto da época de seu lançamento.

O livro faz parte do movimento do Romance de 30 (ou Neorrealismo), que marca a mudança do modernismo da década anterior, passando da experimentação literária para um engajamento com questões sociais.

E é justamente o papel deste livro, ao relatar a vida de um grupo de adolescentes/crianças abandonadas. O grupo cresce nas ruas da cidade de Salvador/BA, vivendo em um trapiche e roubando para sobreviver.

A história de cada um dos principais personagens é triste e marcante a sua forma.

O divertido da escrita do autor neste obra é que alguns dos principais acontecimentos da história, até mesmo sua introdução, é relatado através de notícias do jornal local.

Mais um clássico da literatura brasileira que gostaria de ter conhecido antes.