Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

eduardabuainain 20/08/2020

A literatura nacional é mesmo um tesouro
Quanto mais eu leio autores brasileiros, mais me encanto. A linguagem é uma coisa maravilhosa, e existem entrelinhas da história que somente os nativos do país podem compreender com precisão.

Feitas as ressalvas sobre a presença de passagens racistas e machistas, visto que o livro é de mais de 80 anos atrás, posso dizer que me foi uma surpresa muito boa. O lirismo foi bem equilibrado com a crítica social, a leitura foi muito agradável! É realmente uma obra que todos deveriam ler, pois trata de temas ainda atuais porém pouquíssimo discutidos.

Li alguém falando sobre como Jorge Amado pecou em retratar um grande heroísmo da parte dos meninos do Trapiche, visto que roubavam, estupravam etc. Vejo isso com outros olhos: Jorge mostrou que apesar de terem alguns atos grandiosos, os meninos ainda assim eram humanos e cometiam muitos erros, retribuindo a violência que recebiam no dia a dia (em forma de descaso, de desprezo, de castigos) com mais violência. Como uma vingança inconsciente à sociedade.

Não sabia onde encaixar isso na resenha, mas queria deixar registrado que criei uma afeição especial pelo Sem-Pernas (talvez o personagem mais complexo) e pelo João Grande (esse sim era companheiro). Ah, e adorei essa edição com o posfácio de Milton Hatoum! Ele focou justamente nas duas passagens da história que mais mexeram comigo: a do carrossel com a valsa antiga e a do dilema do Sem-Pernas.

Thayna Cursino 06/12/2022

A literatura Brasileira é a elite!
Que experiência literária impactante!! O livro estava na minha meta de leitura de 2022, mas tenho certeza que se tivesse lido ele no começo do ano, teria tido uma experiência totalmente diferente da experiência de agora, parece que o livro se encaixou num momento perfeito. Sem contar a escrita do Jorge Amado que é sensacional. Em vários momentos da leitura fiquei emocionada, e com a sensação de impotência por não poder ajudar aquelas crianças, e tudo se intensificava quando eu lembrava que apesar de o livro ser uma ficção escrita a décadas atrás, aquela ainda é a realidade de muitas pessoas nesse pais.

“Por isso na beleza do dia Pirulito mira o céu com os olhos crescidos de medo e pede perdão a Deus tão bom (mas não tão justo também…) pelos seus pecados e os dos Capitães da Areia. Mesmo porque eles não tinham culpa. A culpa era da vida…”
(lidos só 2021 em diante) 08/12/2022minha estante
É sim ?

Ana Lima 04/06/2020

Capitães da Areia
Um livro excelente, traz consigo a habilidade de transportar o leitor para uma nova realidade, possibilitando um contato com diferentes padrões de vida, tanto socialmente quanto emocionalmente falando, indico para todos, livro que proporciona sorrisos, lágrimas e uma montanha russa de emoções.
Geovana.Esther 04/06/2020minha estante
O quanto eu amo esse livro é indescritível, é meu favorito entre os livros brasileiros, é incrível.

Thaianne 22/09/2023

Garotos & Companheiros
Reler esse livro trouxe novas perspectivas e a certeza de que continua com premissas atuais e relevantes. Jorge Amado trás um relato detalhado da vida de garotos abandonados e que, em busca de sobrevivência, levam uma vida de furtos e crimes nas ruas de Salvador. São mocinhos-vilões que apesar de todos os crimes, são vítimas da falta de estrutura, falta de apoio e crueldade das quais são submetidos. Ao passo que, toda sua luta gira em torno de tentar serem reconhecidos na sociedade enquanto indivíduos e à luta por direitos igualitários. Um dos meus favoritos ??
Marianelvf 22/09/2023minha estante
eu amo!!!!

LavAnia61 17/11/2023

Capitães da Areia
"Capitães da Areia", escrito por Jorge Amado, é uma obra clássica que mergulha na vida de um grupo de meninos órfãos em Salvador. A narrativa habilmente retrata a dura realidade desses garotos que vivem à margem da sociedade. Cada personagem tem sua própria história e personalidade marcante, criando um retrato vívido da vida nas ruas. A forma como Jorge Amado aborda temas como amizade, desigualdade social e esperança é poderosa, fazendo com que o leitor se conecte profundamente com os Capitães da Areia. É um livro impactante que provoca reflexões sobre a condição humana e as injustiças sociais. Gostei muito.

Matheus 09/04/2020

Poeta da Areia
Apesar de sempre ter ouvido falar e venerar a figura de Jorge Amado, ainda não tinha tido contato com sua obra. Creio que não poderia ter tido melhor introdução do que com esse poema em prosa, Capitães da Areia. Digo poema porque toda sua narrativa é lírica, os detalhes são postos de maneira artesanal, única. Jorge nos faz acompanhar cada uma de suas personagens, nos desvela sua interioridade, suas diferentes facetas. Alguns capítulos são tão impactantes em sua singeleza e poesia do cotidiano que parei a leitura para absorver aquele momento.
De fato, como li em uma resenha aqui postada, agora entendi porque o Jorge é Amado.

Laranfm 23/11/2020

Esse foi o livro que me fez gostar de ler! É um dos livros favoritos da minha vida! Acompanhar Pedro Bala, Dora, Gato e os demais Capitães da Areia é maravilhoso, um presente de Jorge Amado. Um livro sensível e humano, uma história muito linda que emociona o leitor! Só leiam...

Álefe 22/12/2021

Um clássico nacional
Jorge Amado me surpreendeu positivamente com este livro. Principalmente após pesquisar e entender um pouco mais o contexto da época de seu lançamento.

O livro faz parte do movimento do Romance de 30 (ou Neorrealismo), que marca a mudança do modernismo da década anterior, passando da experimentação literária para um engajamento com questões sociais.

E é justamente o papel deste livro, ao relatar a vida de um grupo de adolescentes/crianças abandonadas. O grupo cresce nas ruas da cidade de Salvador/BA, vivendo em um trapiche e roubando para sobreviver.

A história de cada um dos principais personagens é triste e marcante a sua forma.

O divertido da escrita do autor neste obra é que alguns dos principais acontecimentos da história, até mesmo sua introdução, é relatado através de notícias do jornal local.

Mais um clássico da literatura brasileira que gostaria de ter conhecido antes.

g i g i 04/04/2021

Porque a revolução é uma pátria e uma família.
Sinceramente? Não comecei o livro por livre espontânea vontade, tinha que ler por conta da prova que terei amanhã. Pensei que não fosse gostar, pensei que a escrita fosse ser muito difícil, entre outras coisas. Mas eu realmente me surpreendi, AMEI esse livro.

Dei risada, chorei, meu Deus nas últimas páginas eu chorei bastante viu, surtei. Esse livro é simplesmente perfeito, todos deveriam ler, conhecer a história dos capitães da areia e se aventurar junto deles.
Isabela 04/04/2021minha estante
Esse livro é aquela leitura obrigatória das escolas que vc se surpreende! Perfeição

Duda 27/07/2020

Um livro duro e ao mesmo tempo sensível
Sentiam mesmo como homens. Quando outras crianças só se preocupavam com brincar, estudar livros para aprender a ler, eles se viam envolvidos em acontecimentos que só homens sabiam resolver. Sempre tinham sido como homens, na sua vida de miséria e de aventura, nunca tinham sido perfeitamente crianças. Porque o que faz a criança é o ambiente de casa, pai, mãe, nenhuma responsabilidade. Nunca eles tiveram pai e mãe na vida da rua (p.244).

Poucos autores possuem sensibilidade para falar de coisas tão tristes como a pobreza, a miséria, o abandono... Jorge Amado ao denunciar a vida das crianças moradoras de rua da Bahia de 1930 estava pintando um dos quadros mais realistas do Brasil. Capitaes da areia é uma imagem que não se esgota, que não envelhece, que continua viva, infelizmente.
Uma das minhas melhores leituras de 2020. Nunca vou cansar de reler e me emocionar com essa história.

Lici 28/07/2020

Visceral
Acompanhando a história dos personagens você se sente culpado e revoltado. Ao decorrer do livro a empatia por cada um é crescente.

barbaradearlete 25/10/2020

Incrivel
Queria adentrar nos clássicos, e me surpreendi o quanto gostei desse livro. Foi uma experiência incrível. Não achei que clássicos fossem para mim, mas esse livro me fez devorar-lo. Agradeço demais ao autor

leituracriminal 07/06/2021

Extremamente impactante e atual, o romance de Jorge Amado retrata, de forma bela e crítica, a realidade de crianças e adolescentes abandonados, vivendo à margem da sociedade, e envoltos em situações de crime, violência e discriminação.

É nítido, ainda para aqueles que nunca tiveram contato anterior com o autor, o teor comunista da narrativa e o desprezo pela sociedade capitalista.

Entre os dramas e aventuras vividos pelos personagens Pedro Bala (o líder dos Capitães da Areia), Sem-Pernas (deficiente físico e uma das figuras mais importantes da trama), Gato (o típico malandro), Professor (o intelectual do grupo), Dora (a única garota entre eles, e fundamental para a obra), entre outros, o principal questionamento que surge é:

O que são os Capitães da Areia? Criminosos? Heróis?

A resposta não importa, pois o que seriam essas crianças, escrachadas pelos jornais e abandonadas pela sociedade, sem qualquer direito ou garantia, que não os Capitães da Areia?

Leitura fundamental para pensar a situação da criminalidade infantojuvenil, seja nos anos 30 ou na atualidade.

"Nem o ódio, nem a bondade. Só a luta." - Pedro Bala.

site: https://www.instagram.com/leituracriminal/
Iza 07/06/2021minha estante
Ótima resenha

Gigi 31/12/2020

Um livro necessário
Eu acho que esse livro explica muito bem o por que Jorge Amado é considerado um dos melhores escritores brasileiros
Um livro que todo mundo deveria ler. Uma história incrível que mostra o outro lado da moeda. Que mostra o lado contrários aos mocinhos. Escancara em nossas caras a realidade do Brasil, a realidade da desigualdade social.
Jorge Amado relata a história dos capitães de areia (vale lembrar que eles existiram mesmo!!), um bando de meninos menores de idade que levam a vida com todas as responsabilidades e pesos que uma criança nunca deveria ter que passar. Inclusive, as vezes esquecemos que estamos lendo uma história de menores de idade. São crianças que, em sua maioria foram abandonados, e vivem em situação de rua, e por isso se juntam vivendo embaixo de uma ponte na praia, sobrevivendo apenas de furtos e assaltos.
A forma com que Jorge Amado retrata tudo é de muita habilidade. Uma escrita muito característica que da gosto de ler ao longo de toda a estória, nos cativamos pelas personagens e ficamos cada vez com mais raiva do governo, da polícia e do estado. Retrata muito bem o descaso, a hipocrisia que existia (e ainda existe) na época.