Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Andy 12/07/2022

li bem superficialmente pq foi uma leitura obrigatória que minha professora passou, é uma história legal e interessante que talvez eu tivesse aproveitado mais se não fosse obrigatória kkkkk mas num geral é bom
rlc.blurryface 12/07/2022minha estante
Puts, a obrigatoriedade as vezes estraga as experiências mesmo. Esse livro é maravilhoso

Andy 12/07/2022minha estante
simm eu tbm achei a história si muito legal mas eu tava com tanta coisa pra fazer na época q nem consegui focar no livro, mas é bem escrito e um ótimo livro nacional

Myllene Felix 15/10/2021

Realidades que doem
Não sou de falar que um livro é necessário, mas esse aqui é muito necessário pra qualquer brasileiro (principalmente br) encarar a realidade da pobreza sob a perspectiva de quem vive nela.
Apesar de ter sido publicado em 1937 é, tristemente, um retrato atual.
Nessa trama podemos observar a dureza da vida de quem já nasce sem qualquer oportunidade e fazer nossas próprias análises de meritocracia à direitos humanos, sem esquecer da importância ao incentivo a educação para todos.
Não vou ficar aqui me prolongando, acho que as opiniões podem ser divergentes, mas o essencial é se atentar a essa obra e buscar empatia com tais pautas.
Enfim, pude conhecer o famoso Jorge Amado e foi uma grata surpresa.
Se eu não dei a nota máxima foi por questões comparativas e por detestar alguns personagens, mas é dificil ter grandes ressalvas em relação a esse livro pelo grau de realidade que ele tem.
Recomendo muito!

Ps: contém gatilhos de abuso e afins

Adriano.Mota 18/02/2020

Emocionante
Jorge Amado cativa a atenção do leitor com sua habilidade narrativa. Após ler esse livro com coração e mente abertos, vai ser impossível não refletir sobre a situação de crianças e adolescentes de rua, sobre as vulnerabilidades e as injustiças sociais, sobre a hipocrisia religiosa, entre outras mazelas, mas também não será possível deixar de se emocionar com o senso de justiça, com o amor genuíno de um padre pelas crianças marginalizadas, pelas histórias de amor, pelos sonhos alimentados por cada um deles.
É um livro para ser relido várias vezes.
izabelaborges 11/01/2023minha estante
Amo esse livro!

Adriano.Mota 12/01/2023minha estante
É um livro apaixonante! Vou tirar o atraso de alguns livros que estão pendentes de leitura e reler essa obra-prima.

rebeccavs 04/02/2020

De quem é a culpa: Estado ou suas vítimas?
Capitães da Areia chamou-me a atenção por ser um dos livros mais marcantes de Jorge Amado, visto que, durante o Estado Novo, governado por Getúlio Vargas, vários exemplares foram incendiados em praça pública.

Falando sobre a obra, o incrível Jorge Amado expõe, através de uma linguagem coloquial e cotidiana, as mazelas sociais enfrentada por meninos de rua que, enfrentando as dificuldades da vida, tentam manter seus sustentos. Entretanto, o Estado, que deveria protegê-los como as crianças que são (cuja faixa etária varia entre 12 e 16 anos), torna-se inimigo destas, pois tenta, através da violência e péssimas condições de vida presentes no reformatório, transformá-las em cidadãos normais, cuja infância e sustento ocorreram sem nenhuma necessidade brusca.

E agora, de quem é a culpa: do Estado ou de duas vítimas?

Excelente obra, recomendo, vale a pena lê-la!

Bia 10/11/2021

Capitães da areia
um livro maravilhoso, com uma escrita delicada, bonita e perfeita. Jorge Amado conseguiu escrever um romance sobre garotos de rua, que no fundo, só fazem oque faz devido a essa sociedade extremamente desigual e injusta.
os personagens são complexos, adultos para a vida, mas crianças para sentimentos.
são crianças que sentem a necessidade de carinho, e a falta de um abraço materno.

Sira Borges 08/05/2021

Capitães da areia
Simplesmente perfeito! Aborda temas pesados de maneira muito sensível. Não tem como não se apegar a todos os meninos... E Dora, uma força da natureza! Apenas uma menina...

gustassb 18/10/2021

??
O livro retrata a vida de inúmeros meninos abandonados, conhecidos por "Capitães Da Areia" que vivem em um "trapiche abandonado".

Acompanhamos seus sofrimentos diários, seus furtos, que por muitas vezes necessários, também sendo uma única forma de conseguirem se alimentar.

Pedro Bala o líder dos Capitães Da Areia, já vivia nas ruas desde seus 5 anos de idade, filho de um grevista que morreu lutando para reivindicar seus direitos, a quem Pedro Bala tinha orgulho e almejava ser como o pai.

Acompanhamos também outras narrativas, como a do Sem Pernas, um menino "rabugento", "amargurado" e vamos entendendo os motivos que o fizeram ser dessa forma, temos também o Professor que é o único que sabia ler do grupo, sempre lendo histórias para todos do bando, e também possuía o dom da pintura e com isso ganhava um dinheiro pintando pessoas nas ruas.

Eu gosto de falar que esse livro me moldou, eu era uma pessoa antes de ler e agora sou outra, a forma como o autor nos conectou com os meninos abandonados, nos fazendo sentir todos os sentimentos com eles, as alegrias com coisas simples que nós não damos valor e a tristeza de ver crianças passando por situações torturantes, de violência policial, descaso da sociedade, entre outras.
Esse livro é realmente um banho de empatia e extremamente necessário.

Diego Bernardino 31/10/2021minha estante
O melhor do Amado.

Mariah 23/04/2021

forte...
normalmente eu acho exagero quando falam isso por que normalmente é só uma cena forte mas não tão surto mas aqui a gente tá falando de café preto off shore

. não é um favorito mas recomendo sim
. achei 0 entretenimento, "não passei bons tempos com meu querido livro" são tempos de concentração e digestão, não ache que vai ler num sofá com cházin
. boa leitura cariño

Rafa266 21/03/2022

Simplesmente INCRÍVEL
Um dos melhores livros que já li na vida, senão, o melhor!

Jorge Amado escreveu essa obra em 1937 e esse livro segue sendo um assunto atual e que ainda não foi resolvido, crianças abandonadas e marginalizadas.

Obra tocante e emocionante, simplesmente incrível!

Gigi 31/12/2020

Um livro necessário
Eu acho que esse livro explica muito bem o por que Jorge Amado é considerado um dos melhores escritores brasileiros
Um livro que todo mundo deveria ler. Uma história incrível que mostra o outro lado da moeda. Que mostra o lado contrários aos mocinhos. Escancara em nossas caras a realidade do Brasil, a realidade da desigualdade social.
Jorge Amado relata a história dos capitães de areia (vale lembrar que eles existiram mesmo!!), um bando de meninos menores de idade que levam a vida com todas as responsabilidades e pesos que uma criança nunca deveria ter que passar. Inclusive, as vezes esquecemos que estamos lendo uma história de menores de idade. São crianças que, em sua maioria foram abandonados, e vivem em situação de rua, e por isso se juntam vivendo embaixo de uma ponte na praia, sobrevivendo apenas de furtos e assaltos.
A forma com que Jorge Amado retrata tudo é de muita habilidade. Uma escrita muito característica que da gosto de ler ao longo de toda a estória, nos cativamos pelas personagens e ficamos cada vez com mais raiva do governo, da polícia e do estado. Retrata muito bem o descaso, a hipocrisia que existia (e ainda existe) na época.

streading 01/07/2023

Capitães da areia
Capitães da areia com certeza não é um livro esquecível.

sempre tive receio de ler clássicos, mas esse em questão foi muito tranquilo. gostei muito da forma como a situação dos meninos abandonados é retratada, gosto muito da formação dos personagens e de como são apresentados, não tendo tanta complexidade, mas sim sendo mostrados como "tipos" dentro da narrativa.
enfim, após capitães da areia verei pessoas em situação de rua de outra forma, pois foi um livro que abriu os meus olhos para diversas questões, mas principalmente essa de meninos abandonados e em situações precária. acredito que seja um daqueles livros necessários para todo mundo.

vodcarussa 07/06/2023

Eu sou muito comunista
Jorge amado, meu mano do pcb. eu não fazia ideia que esse livro era tão traumatizante, em partes, e tão realista em quase todo tempo.

que orgulho de você. por tudo.
maria21 07/06/2023minha estante
o melhor!!!

Livro açucarado 13/11/2020

Leitura concluída ??
Capitães da Areia - Jorge Amado 5/5 +??

"...é impossível converter uma criança abandonada e ladeira em um sacristão. Mas é possível convertê-la em um homem trabalhador."

??Gente esse livro ganhou o meu coração de uma forma sem explicações, quem leu sabe do que eu estou falando

??Um livro que comove a gente de um jeito, ficamos pensando naquelas crianças abandonadas que roubam e brigam pela sua sobrevivência nas ruas de Salvador, moram em um trapiche no cais, não tem pai mãe ou um mestre para emsiná-los o que é certo ou errado

??Eles têm somente um padre e uma mãe de santo que são seus amigos adultos, mas que não podem fazer nada por eles. Tem uns aos outros oq é o mais importante, são uma família

??Os capitães de areia vai muito além de um romance, nos mostra a batalha diária entre pobre e rico, fraco contra forte. O que esses meninos querem é só um colo de mãe para poder lhes dar carinho e atenção

??Confesso que quando Comecei a ler este livro fiquei meio receosa pela escrita, por ser um livro de 1937, mas a escrita é bem fluida, Jorge Amado fez um bom trabalho aqui

?? Com certeza Capitães da Areia é um dos meus livros preferidos da vida, mesmo me fazendo chorar horrores

"Porque a liberdade é como o sol, o bem maior do mundo."
biancavl33 13/11/2020minha estante
Esse livro é perfeito, devia ser obrigatório.

Livro açucarado 13/11/2020minha estante
Sim menina livro da vida ?

Karol 30/09/2022

Ao mesmo tempo cruel e delicado
Sendo um livro com quase 100 anos, é claro que existem alguns problemas (de representação feminina e racismo, principalmente). Mas a vida duríssima das crianças órfãs na Bahia no início do século XX merece muito ser lida. É cru, triste, desesperador, mas ao mesmo tempo terno e delicado.
O que dizer? É um clássico.