Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Jessica858 22/09/2020

Que livro maravilhoso! Não sei porque demorei tanto pra ler ele

caroline ww 02/08/2022

Gente, o livro é excelente!!!

Tem MUITAS problemáticas e cenas polêmicas mas é a veracidade dessas cenas que torna todo o enredo interessante, melancólico e cativante.

Uma leitura obrigatória pra quem mora no Brasil e pra quem não mora também.

LEIAM LEIAM LEIAM

Phelipe Guilherme Maciel 23/12/2016

Uma crítica social pesada disfarçada de romance.
Jorge Amado teve duas épocas específicas de sua vida, a primeira durante o engajamento político, fez grandes livros de cunho social, tais como O País do Carnaval, Cacau, Capitães da Areia, Jubiabá, etc. A segunda fase é fortemente de cunho regionalista, livros tais como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Farda & Fardão & Camisola de Dormir, Gabriela Cravo e Canela, O Sumiço da Santa, etc.

Estamos falando aqui de um livro da época de critica social. Jorge Amado aqui mistura todas as raças, todos os credos, todos aqueles que vivem a pobreza. Conta a história de jovens que sofrem, que sentem fome, a dor do abandono, a desilução, e cuja única arma é ser um fora da lei. Mas que lei é essa, que só serve para alguns?

Para escrever este livro, Jorge Amado precisou morar com os moleques favelados da Bahia, para entender como realmente era a vida e o modo de vida que eles levavam. Seus livros foram queimados em praça pública, considerados perigo nacional. Realmente era. A crítica feita aos ricos, aos poderosos, aos homens de farda, era demasiado forte. No livro, Amado não faz distinção entre negro, banco, imigrante, nordestino, sulista, ali naquela Bahia de Todos os Santos, havia moleques de toda parte, convivendo com a mesma pobreza.

A estrutura do livro é linda. Inicia com o que seria notícias de jornais, com a visão dos ricos, dos policiais, de um padre pobre, de uma mãe de moleque pobre, sobre os capitães da areia. A primeira parte do livro, conta as historias dos molequinhos, seus roubos e aventuras. A segunda parte da história é um romance curto e sofrido que envolve toda a molecada. E a terceira etapa do livro mostra o destino dos pequenos fora da lei.

Um livro com certeza modificador de caráter, que te faz pensar, e infelizmente, ainda muito atual. Como eu queria dizer que NOS TEMPOS DE JORGE AMADO SE PENSAVA ASSIM E ASSADO. Infelizmente, 80 anos após o lançamento de Capitães da Areia (considero-me já em 2017), ainda vivemos numa sociedade que vive e pensa como aquela de 1937.

Esse romance é mais antigo que meu avô, que nasceu em 1945, e permanece atual, jovial como os moleques safados do Trapiche.

Poderia ser diferente. Leitura obrigatória.
Bru Pardini 08/02/2017minha estante
Esse é um dos livros mais intensos e fortes que já li por um motivo bem específico: ao se emocionar com as histórias apresentadas você sabe que não se trata de algo meramente fictício, são histórias reais contadas com outros nomes e rostos. Senti vontade de pegar os personagens no colo e me peguei pensando quantas crianças precisam/precisaram de colo, comida, carinho e respeito. Amei a leitura, mas não consegui reler, é um livro forte demais! Adorei a resenha, pois me forneceu curiosidades mais "técnicas" que não sabia, como a convivência de Jorge Amado com as crianças nas ruas da Bahia para a escrita do livro. Não sabia disso, mas deveria ter imaginado, afinal essa obra de arte foi construída de forma tão incrível que não bastava apenas sua genialidade, foi preciso aquele toque a mais que só a realidade poderia conferir a essa história.

Phelipe Guilherme Maciel 09/02/2017minha estante
Obrigado pelo comentário, Bru. Realmente é isso mesmo. Queremos cuidar daquelas crianças. Queremos defendê-las de seus malfeitores. Queremos reprendê-las quando elas erram. Queremos fazer tudo aquilo que garotos órfãos sentem falta... A impotência que o Padre José Pedro sente tentando cuidar daqueles garotos é um espelho do que normalmente as pessoas sentem no coração conforme leem o livro. Jorge Amado é muito diferente de todos os outros escritores brasileiros. Ele sempre se mostrou mais pertinho do povo. Usando o linguajar do povo, contando como o povo simples vive, alheio aos jogos da alta sociedade. Ler Jorge Amado é uma aventura, e mesmo aventureiros inveterados conseguem se surpreender.

Sandy 19/05/2021

Me tirou da zona de conforto
É uma leitura que te coloca na visão dos meninos de rua, te tira da zona de conforto e mostra a realidade daqueles que por muitas vezes passamos na rua e fingimos não ver. Tantos anos se passaram e a história contada continua cada vez mais presente na nossa realidade, infelizmente.
Enrolei quase que 4 anos pra ler esse livro e hj me arrependendo de ter demorado tanto pra contemplar essa maravilha e entender o pq dela ser um clássico.
Tati Bertoldo 19/05/2021minha estante
Meu livro mais amado ? li tanto ele no fundamental e no ensino médio que a mulher da biblioteca da minha escola falou para meu amigo(na ficha de quem eu pegava o livro por que não tinha dinheiro para abrir uma para mim) não devolver mais o livro pois não aguentava me ver lá pegando um livro em um dia e voltando a pegar esse no dia seguinte

Sandy 19/05/2021minha estante
tem livros que marcam msm, isso é incrível

jade176 05/05/2021

Incrivel
Eu lembro que li esse livro para uma atividade da escola, de início achei que seria um daqueles livros chatos de literatura. As primeiras páginas eu achei que iria mesmo ser chato, mas eu continuei lendo e me surpreendi muito, principalmente pela escrita do livro, é incrível eu me senti como se estivesse naquela época e me sentia parte do grupo. A leitura é muito envolvente e eu acabei me apegando muito aos personagens. Recomendo muito esse livro.

elisaalyz 22/07/2021

Que livro, meu amigos.
Esse livro é uma obra prima.

A leitura é super rápida, apesar de o autor de vez em quando fazer umas repetições meio desnecessárias.

Esse livro me fez lembrar do ensinamento de Tupac, muito citado no livro O ódio que você semeia, THUG LIFE que, em português é "o ódio que você semeia em criancinhas ferra com todo mundo".

Arthur 11/11/2022

Um clássico!
Capitães da Areia de Jorge Amado é um livro sucinto, simples em sua leitura em si mas com uma importância sem igual para a literatura brasileira trazendo um grande repertório sociocultural ao leitor.

bibicortez 15/08/2020

Sofrimento e Luta
Capitães da areia é um clássico brasileiro, com certeza uma leitura obrigatória. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos. E apesar dos atos criminosos acabamos torcendo para a vitória dos capitães. Mas, sem dúvidas Sem Pernas foi o personagem que mais gostei e com a história mais emocionante. Enfim, gostei e recomendo muito esse livro para todos.
Geise @leiturasdageh 15/08/2020minha estante
Comecei a leitura dele há 3 dias, estou na página 65 e já considero Sem Pernas meu personagem favorito.

L1nk 13/10/2020

Tenso
Ao começar a ler achei o livro super atual com a realidade de jovens de rua e de como são vistos e julgados pelos outros. Ao decorrer do livro fui me deparando com cenas muito fortes. Seja pelo machismo ou descrições de atos muito pesados que me deixaram super desconfortável. Mas, li este livro tendo em mente que ele foi escrito a muito tempo atrás. Mas mesmo assim me senti meio pra baixo com o desfecho de alguns personagens e de como a realidade, até hoje em dia, pode ser tão nua e crua. Pesada e injusta. Um ótimo livro!

Pri 06/05/2022

No lugar do coração tem uma estrela.
Capitães da areia é simplesmente emocionante. Leitura envolvente e dinâmica traz muitas problemáticas sociais na narrativa de meninos em situação de abandono na Bahia, os capitães da areia. Viviam do crime, moravam em um trapiche velho perto do mar. Homens precoces. Tinham contato com tudo, menos com a infância e o amor de uma família. Muito frequente era o fumo de cigarro, sexualidade, palavras de baixo calão e planos de Professor para o próximo roubo. Jorge amado soube como trazer com fluidez a história de cada um dos meninos, e até da pequena Dora. O contexto histórico também é interessante, pois se passa no contexto de crise pela doença chamada por eles de alastrim. Cada história emociona, sonhos que talvez se tornem realidade e luta por uma vida melhor para todos. Vale a pena ler de novo.

Carlinha 02/08/2021

Impressões sobre ?Capitães de Areia?
Esse é um livro muito bom para quem se interessa por outros olhares em situações da vida real. Trata de muitos temas importantes para serem debatidos, principalmente sobre a criminalidade infantil, abandono, o papel do Estado, classes e grupos sociais, religião... Traz esses temas pesados de forma sútil ao longo da narrativa.
Contexto Histórico:??????
Ele foi escrito na década de 30!
Estado Novo de Vargas
Revoluções Republicanas e CANGAÇO!
Epidemia de Varíola

????????

Michelli.Mezzon 04/01/2024

Um dos melhores livros nacionais!
Esse é um dos melhores e mais importantes livros da literatura brasileira! A obra é emocionante e muito realista, traz a mais pura verdade sobre a realidade do país. Acho que todos deveriam ler uma vez na vida!

Arthur 03/01/2023

A infância, o afeto e o lugar.
Curiosamente, iniciei 2022 com uma leitura que também discutia a infância. Menciono isso porque ao comentar aquela leitura, um dos questionamentos que fiz foi: "por que podamos tanto as crianças?"
Penso que Jorge Amado em seu clássico (um de tantos) Capitães da Areia aprofunda ainda mais essa - e outras - questões sobre a infância.
Planando sobre o tempo, visto que a obra é da primeira metade do século XX, ainda hoje podemos questionar os efeitos de um sistema de produção tão excludente sobre as crianças, o efeito da falta de atenção, carinho e afeto, além de direitos básicos, e ainda o que depositamos (nós, adultos) de expectativas sobre esses indivíduos em formação.
Outro tema sensível à obra de Jorge Amado é a diferença da percepção do espaço pelas crianças de acordo com seus contextos sociais e afetivos.
Por fim, entendendo que livros são obras do seu tempo, tal qual me incomodou um pouco o contexto sexual em algumas obras de Gabriel Garcia Marquez, o mesmo passou em Capitães da Areia.
Paloma 03/01/2023minha estante
Esse já está na fila para esse começo de ano ??

Arthur 03/01/2023minha estante
É muito bom, Paloma! Boa leitura.

Suéllen 07/01/2023minha estante
Perfeito ??????

Kamyla.Maciel 18/01/2023minha estante
Esse livro foi o responsável por me reconectar com a leitura em 2020! Incrível.