Aprendendo a seduzir Meg Cabot

Resenhas - Aprendendo a Seduzir

Carol 02/07/2011

Eletrizante
Para quem não sabe, Patricia Cabot é o pseudônimo de Meg Cabot, a divã dos romances juvenis.Contrariando todas as minhas expectativas, este livro me surpreendeu!

Já li resenhas negativas sobre este livro e principalmente sobre a série de livros que Meg escreveu com esse pseudônimo. Babi ,inclusive, resenhou recentemente um livro escrito por Patricia e não gostou muito. Portanto, li Aprendendo a seduzir com muito preconceito e confesso que me irritei um pouco no início, mas ao longo da narrativa me encantei com a história!

Fã de carteirinha da Meg, estranhei algumas colocações verbais e estilos de escrita nada parecido com o habitual da Diva, mas ao desenrolar da narrativa a coisa fica ,literalmente, muito quente e o desejo de chegar ao final aumenta em 100%.

A história se passa em Oxford e Londres de 1869 com muitos ambientes nobres e também mostra a invasão da burguesia na sociedade. Claro, isso tudo muito sutilmente, porque o foco não é histórico , mas como adoro observar romances de época prestei bastante atenção nos detalhes e comportamentos sociais. Assim, como a querida Jane Austen retratava, era muito difícil uma pessoa que nasceu pobre ganhar espaço na sociedade aristocráta, mesmo que ,esta, esteja falida.

O livro mostra exatamente a parcela da sociedade que virou burguesa através de invenções para a realeza. Sendo assim, ambos os personagens ganharam prestígio real por causa de suas contribuições, entretanto o preconceito de um título recebido por reis em comparação com um herdado, ainda era muito grande.

O nome do livro em inglês é Educating Caroline. Coincidência ou não, me senti, realmente, sendo educada pelos personagens principais. A forma como Patricia descreve os sentimentos e desejos sexuais de Caroline são tão intensos e inocentes que me vi naquela situação. Existe uma questão erótica no livro que é descrita com sutileza, mas ao mesmo tempo nos deixa sem ar.

O mocinho da história, Branden Granville, é um brutamontes, milionário, sem título de nobreza, e ainda por cima o homem mais galanteador de Londres. Já Caroline é sem sal, inocente, não usa maquiagem, nem roupas voluptuosas, mas a curiosidade e o desejo de ser uma grande mulher a transforma radicalmente.

Juh Sutti 19/06/2011

Viciante!!
Eu me diverti demais com esse livro! Eu fui fisgada desde as primeiras páginas, depois de alguns minutos de confusão com condes, marquês, ladys e etc. Eu não conseguia parar de ler.
O livro tem cenas divertidíssimas, o momento em que Lady Caroline faz a proposta a Granville é hilário! Eu ria alto como uma doida. A narrativa de Patricia/Meg alguns de nós já conhecem, é super fluída e deliciosa. O livro é em terceira pessoa, o que é ótimo para termos noção de todos os vários personagens.
E gente, o livro é HOT! Leiam com um leque ao lado hahahaha. Quem diria que dona Cabot, perita em adolescentes de 16 anos que sonham com o primeiro beijo escrevesse algo assim!
Caroline é a fofura em pessoa, seus diálogos são cheios de "oh", mas ela não é uma protagonista molenga, muito pelo contrário. Branden é um homem e tanto, não é o galã de beleza indescritível, mas tem o charme! E algumas características que não posso ressaltar aqui =P
Todos os personagens são bem desenvolvidos e super necessários.
O clima sensual e divertido é muito bom, as lições são o ponto alto! A primeira então inesquecível rs... Pensa em Caroline com o caderninho em mãos, pronta para tomar notas!
Terminei a leitura suspirando e completamente apaixonada!

Mais em: http://www.livroseblablabla.com/

Leo Santana 16/06/2011

Quando vi Aprendendo a Seduzir pela primeira vez, não me interessei pelo livro. Apesar de ter sido escrito por uma das minhas autoras favoritas sob um pseudônimo, a sinopse não me havia atraído. Mesmo assim, resolvi dar uma chance ao livro. Seria o meu primeiro romance histórico, e eu sentia que seria uma boa experiência.

O romance se inicia com com a total confusão e fúria que Lady Caroline Linford sente ao ver o seu noivo, o cobiçado marquês de Winchilsea, nos braços de outra mulher. Ela decide então não contar ao moço que sabe o segredo da traição, apenas para que ela possa aprender a ser sensual o bastante para que possa satisfazer o seu futuro marido.

O prefessor perfeito para isso, ela tem de admitir, é Braden Granville, conhecido por já ter dormido com centenas de mulheres em Londres. Começa aí um romance cheio de descobertas, ás quais Caroline irá tentar evitar o máximo possível. Não que ela vá conseguir.

A narrativa de Patricia é totalmente diferente da de Meg. Talvez por minha culpa mesmo, tive alguma dificuldade para me acostumar á escrita do livro. Isso ocorreu nas primeiras 100 páginas, que, um pouco lentas, foram difíceis para mim.

SARITA 16/06/2011

Não sei ao certo que nota oferecer para esse livro. Trata-se de um Romance Histórico que estou começando a perceber que é um estilo que não faz muito a minha cabeça. A menos que tenha sido a Amanda Quick que tenha escrito a história (estória), pois seus personagens são sempre a frente do seu tempo e há as tiradas cômicas - Não que nessa obra não tenha esses elementos (vale ressaltar!).

Aprendendo a Seduzir tem cenas hot, uma trama muito bem amarrada e um mocinho meio-vilão. Caroline, uma mocinha virginal, que está com o casamento marcado com um marquês que salvou a vida do seu irmão Tommy, descobre que está sendo traída. Agora tudo que ela quer é aprender a seduzir para que seu marquês possa ficar satisfeito apenas com ela. Ela pedirá ajuda ao Lothário (mulherengo, canalha) de Londres para realizar esse feito e aí vocês devem imaginar que as páginas começarão a pegar fogo.

Georgia34 09/06/2011

Aprendendo a Seduzir
Sinopse

Um romance histórico, escrito pela diva Meg Cabot utilizando o pseudônimo Patricia Cabot.

Durante um baile, Lady Caroline Linford abre a porta de um dos cômodos e flagra seu noivo, o marquês de Winchilsea, nos braços de outra mulher. Para a sociedade vitoriana do século XIX, tais escapulidas masculinas eram normais, e cancelar o casamento seria impensável. O jeito, decide a jovem, é aprender a ser, ao mesmo tempo, a esposa e a amante, para que o marquês nunca mais tenha de procurar outra mulher fora do lar. Por isso, resolve tomar lições – teóricas, claro – sobre a arte do amor com o melhor dos professores: Braden Granville, o mais notório libertino de Londres.
Logo nas primeiras aulas começam a voar faíscas e as barreiras entre professor e aluna caem. Escrito por Meg Cabot, sob seu pseudônimo, esse romance vai mostrar que o amor escolhe seus próprios caminhos, sempre imprevisíveis.

Resenha

Devo admitir que não sou muito fã de romances históricos, para eu gostar da história, os personagens precisam me cativar. E foi isso, que aconteceu comigo quando comecei a ler "Aprendendo a Seduzir".

A história se passa na Inglaterra, por volta de 1870, Caroline vai se casar com um homem maravilhoso e lindo! Ela o ama, e como não poderia amar? Hurst salvara a vida de seu irmão Tommy, e cuidara dele para que não sangrasse até á morte, pois fora atacado por assaltantes, mas Hurst o marquês de Winchilsea seu noivo era um verdadeiro herói, até aquela noite...

Pois sem querer, nem esperar, flagra seu noivo, nos braços de outra mulher nada menos que de Jacquelyn Seldon que é uma moça muito atraente, mas que também está noiva de Braden Granville.
A história da vida desses personagens então começa a mudar de rumo, ficou tão avoada com a cena que ela presenciou que saiu sorrateiramente sem deixar ser percebida,como pudera ela ser tão boba,tão leiga, que nem percebera tudo o que estava acontecendo: O seu noivo com outra! Após tentar pedir conselhos e ajuda para sua mãe,em vão, nada,nem ninguém parece lhe fornecer informações sobre o Jogo de Sedução, pois a única idéia que sua mãe lhe deu foi justamente esta,de tentar conquistar o amor do noivo e vir a se tornar amante e esposa ao mesmo tempo,será que Caroline irá conseguir?

Como nem seu irmão Tommy, nem sua melhor amiga Emily se dispuseram a ajudá-la.

Para não ter que passar por essa situação constrangedora novamente. Caroline tem a fabulosa idéia de aprender a seduzir com o mais notório libertino de Londres e, os dois terão além de aulas de sedução, aulas em que aprenderão a amar.

Será que Caroline aprenderá a ser uma esposa-amante perfeita? Ou sairá seduzida desta doce e eletrizante aventura?

A leitura do livro foi ao todo maravilhosa, me empolguei com o romance desde o começo e terminei de ler o livro em dois dias. E apesar de ser um romance histórico, como disse antes, não sou uma grande fã. Só que os personagens me cativaram, quanto mais eu lia, mas me envolvia na história, até mesmo porque tão interessante foi ver como o amor, sexo e assuntos relacionados eram vistos naquele tempo, principalmente pela nossa protagonista Caroline que me fez rir em várias situações, constrangedoras, mas que foram hilárias devido a personagem ser tão inocente.
Braden Granville o que posso falar dele, simplesmente envolvente, sedutor e apaixonante.

Uma divertida, emocionante e muito envolvente leitura te aguarda neste livro que mostra o doce aprendizado de uma inocente mulher.

Agradabilíssimo de ler.

Giro Letra 05/06/2011

Aprendendo a seduzir
O livro conta a história de Caroline Linford, uma mulher da nobreza que está prestes a se casar com o homem que salvou a vida do irmão dela, até que, um dia, Caroline pega uma traição dele. Ela o flagra com Lady Jacquelyn, porém decide não dar um escândalo e sai de fininho do lugar, sem ser vista.

Mas, ao sair, Caroline encontra Braden Granville, um novo-rico, dono de uma empresa de armas, que era conhecido por ter levado várias mulheres para a cama e que, para completar, era o noivo de Lady Jacquelyn. Granville estava, naquele momento, à procura de sua noiva, queria saber onde encontrá-la. Caroline, que é muito tímida, se desespera. Ela temia que Braden quisesse matar o seu noivo, contudo, mais do que isso, tinha medo de ser desonrada, porque, naquela época, ser traída era uma vergonha para a mulher, pois isso indicava que ela não tinha sido capaz de suprir as necessidades do noivo ou marido.

Leia a resenha completa: http://www.giroletra.com.br/2010/09/aprendendo-seduzir.html

anaxcarol 22/04/2011

Diário da Princesa for grown ups
"... e vinha dessa jovem! Dessa quase d e s i n t e r e s s a n t e garota ..."

Quis ler essa obra justamente pelo título em inglês "educating caroline" pois tenho essa curiosidade por tudo que utiliza meu nome, carolina. Porém tenho aqui um momento #xingandomuitonotwitter pq acredito que todas que como eu tiveram que comprar seus exemplares receberam olhares obliquos dos atendentes de livraria ao pedir por "aprendendo a seduzir". Mais uma vaia para o sistema de traduções brasileiras

Mas, Moving on, vamos a resenha em si
É um livro chicklit clássico. Narrativa dinâmica, que prende a atenção. Fiquei surpresa com o caráter erótico do livro, não esperava isso da autora de "Diário da princesa". Mas apesar do erotismo (a descrição da "dedada" chega a ser engraçada) esse é um livro ingênuo em seus argumentos e pretensões. A velha receita de bolo auto-ajuda da menina sem-sal que desperta a paixão do galã charmoso, apesar da competição com a muhler gostosona de caráter duvidoso. A auto-ajuda não é tão explicíta como sugere a tradução torta do título em português, mas está subentendida no desenvolvimento feliz da narrativa improvável, o que acaba gerando uma grande indentificação com as inseguranças inerentes a todas as meninas.

Lilian 19/04/2011

Aprendendo a seduzir
Durante um baile, Lady Caroline Linford abre a porta de um dos cômodos e flagra seu noivo, o marquês de Winchilsea, nos braços de outra mulher (ou melhor dizendo, nas pernas de outra mulher...). Para a sociedade vitoriana do século XIX, tais escapulidas masculinas eram normais, e cancelar o casamento seria impensável. O jeito, decide a jovem, é aprender a ser, ao mesmo tempo, a esposa e a amante, para que o marquês nunca mais tenha de procurar outra mulher fora do lar. Por isso, resolve tomar lições – teóricas, claro – sobre a arte do amor com o melhor dos professores: Braden Granville, o mais notório libertino de Londres.

"Aprendendo a Seduzir" ( Educating Caroline), é o segundo livro deste gênero da Meg Cabot. Nele nos esbaldamos na história de Lady Caroline, uma moça ingênua mas altiva da alta sociedade inglesa, cujo casamento está marcado com o marquês "falido" de Winchilsea - Hurst Slater. Um homem que por traz da boa ação do salvamento de Tommy - o irmão de Caroline, esconde suas tramóias e o apego por um bom rabo de saia sob a superfície de bom cavalheiro.

Caroline acaba descobrindo que o fogo ardente de seu noivo está reservado para outras mulheres quando o encontra fazendo "aquilo" com a despudorada Lady Jacquelyn durante um dos luxuosos jantares da nobreza. Petrificada com tal descoberta, afinal meninas recatadas daquela época não tinham à mínima idéia do que seria "um ato entre quatro paredes", ela não cria escândalo e sai dali sem ser vista. Mas no meio do caminho encontra Braden Grandeville, um novo rico ( ou historicamente, um burguês) pouco aceito nos círculos da alta sociedade dado a sua fama de Lothario de Londres, ou seja, o nome bonito para a fama de garanhão da praça. Braden, além de uma infância pobre e sofrida, hoje é um famoso armeiro que tenta se inserir neste mundo fechado da sociedade provinciana através do noivado com Lady Jacquelyn (a mesma que estava com o noivo de caroline...). No entanto, o tempo mostrou que por melhor que fosse ter seu nome ligado ao título de Jacquelyn, aturar seu gênio e sua predileção às compras não era nada comparado ao fato de saber do amante que a jovem mantinha em segredo.

Na época vigorava uma lei, que quando um noivado era quebrado sem justa causa, a parte prejudicada podia entrar com um processo de quebra de compromisso. Braden vindo de "Deals" um bairro pobre de Londres não estava feliz em abrir mão de parte do seu dinheiro (ganhado no duro trabalho) em um processo do tipo, por isso tentava de todas as formas encontrar provas concretas do adultério.

E a partir deste encontro, um "acordo profissional" entre Caroline e Braden está forjado, pois Caroline, após tomar conhecimento de cenas tão quentes, decide que precisa tomar aulas para aprender a ser sedutora e assim, digamos “prender” seu noivo ao seu lado. E para isso, ela procura ninguém menos que Branden Granville para ser seu professor. Em troca, ela se propõe a testemunhar na corte o tal adultério que Branden deseja provar (deixando de fora, claro, o nome do amante).

Lí esse livro num fôlego só. Na verdade, estou meio que “encalhada” com “O mundo de Sofia” e como a leitura estava ficando cansativa, resolvi tirar um fim de semana de folga dele. Então tirei da fila “Aprendendo a seduzir”, que eu já havia comprado há umas semanas. Pois bem, o livro é diferente e parecido aos mesmo tempo com os outros romances históricos que eu já li. A semelhança está nas cenas, digamos, hots, alem é claro do romance proibido. Já a diferença está no humor, pois ele tem vários trechos bem divertidos, que encantam ainda mais a leitura. Inclusive a cena em que Caroline chega para sua primeira lição de como fazer amor, com Branden e ela simplesmente tira de sua bolsinha um óculos, uma caderninho de anotações e uma pena, deixando Branden com cara de tacho... Simplesmente digna de aplausos.
O livro tem uma leitura rápida, fácil e bem gostosinha, apesar de eu ter ficado com sensação de que havia perdido algo na trama a certa altura da história, pois a autora fez um suspense que na minha opinião, acabou por confundir o leitor, porém nada que não fosse remediado, a medida que se continua lendo. Outra critica, é que nesse livro, encontrei vários errinhos de português na edição, um inclusive, de concordância. Porém isso não tia o brilho do livro. A história é muito bonita e bem escrita. Um livro que, para as fãs de romances históricos, se torna leitura obrigatória.
Abaixo está um link com o primeiro capítulo do livro, mas já adianto que o livro começa realmente a “esquentar” depois dessa parte.

Books Friends & News 18/04/2011

Sensualmente Hilário
Esse é um dos meus livros preferidos, foi o primeiro livro que li da Patricia Cabot (Meg Cabot) e fiquei tão apaixonada pelos personagens que não queria terminar de ler o livro, e quando terminei fiquei parecendo órfã. Eu particularmente não sei ler em inglês, ou seja, posso até ler, mas não gosto muito de aventurar, prefiro traduzido, porém já li em alguns blogs que as meninas ficaram aborrecidas com a tradução do livro, segundo essas blogueiras, eles mudaram um pouco alguns sentidos de algumas cenas, mas sinceramente, se eu já gostei mesmo mal traduzido, imagina ele bem traduzido ??? Então podem ler mesmo assim, pois ele é muito bom!!!!
O pessoal que gosta de ler livro de banca, ou outros romances, pode achar pela sinopse do livro uma história bem conhecida, já que em grande parte dos livros sempre tem o libertino que a mocinha conquista e vice-versa, porém a autora conseguiu transformar em uma leitura diferente, envolvendo muita sensualidade e bastante humor, posso até caracterizar essa obra como comédia romântica.

Para ler o resto da resenha, com citações e ilustrações acessem -> http://fotoselivros.blogspot.com/2011/04/resenha-aprendendo-seduzir-patricia.html

neli 10/04/2011

Meg Cabot(sob pseudônimo de Patricia) é perfeita escrevendo romances históricos e esse livro não foge a regra.

Lady Caroline, depois de "pegar" o noivo com outra, resolve procurar um professor que lhe ensine tudo o que uma mulher deve saber para deixar um homem perdidamente apaixonado.
O que ela não contava era que, ela se apaixonaria por Braden, o tal professor.

Divertido, romântico, hot, com tudo que se espera quando se abre um livro como esse.

Mais uma bola dentro da editora, que se dedica a lançar livros exclusivos para as mulheres.
Espero que não demore demais a lançarem outros do mesmo estilo.

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Antes mesmo que o livro fosse lançado aqui no Brasil eu já estava ouvindo rumores e conchichos sobre a história e obviamente sobre a linda capa de Aprendendo a Seduzir.

Assim que consegui um tempo livre fui a livraria em busca do livro...e não encontrei. Simplismente não encontrava o livro em lugar algum. Até que finalmente resolvi perguntar ao rapaz que trabalhava na livraria. Acredito que todos os leitores ou apenas quem deu uma olhada no título do livro sentiu algumas fagulhas de humor. Afinal,é um título extremamente comprometedor. E lá estava eu,pedindo ao rapaz que encontrasse um livro chamado "Aprendendo a Seduzir". Acho que não preciso dizer que essa cena me rendeu boas gargalhadas.

Porém o mais legal de toda a situação é que a mulher que estava bem ao meu lado para consulta virou-se e disse: " Eu li esse livro,é maravilhoso."

É claro que a minha animação para ler o livro subiu uns dez níveis.

E assim eu consegui a minha cópia de Aprendendo a Seduzir da autora Bestseller, Mag Cabot,que nessa obra escreve com seu pseudônimo Patricia Cabot.

A trama tem como plano de fundo histórico a era vitoriana e se passa na Inglaterra do século XIX. Durante o livro acompanhamos a história de Lady Caroline,que após encontrar seu noivo tendo relações sexuais com outra mulher resolve aprender como fazê-lo não precisar procurar outras mulheres. Para desenvolver esses "dotes calientes" dos quais ela não tinha conhecimento,Lady Caroline recorre ao emergente mulherengo de Londres,Braden Granville.

O livro é com certeza uma boa leitura. De um estilo leve e romântico e apimentado com algumas cenas de sexo muito bem escritas. Devo dizer que ainda prefiro "A Rosa do Inverno" da mesma autora. Porque embora as cenas ilariantes sejam infinitas,não senti a mágica da fascinação acontecer enquanto lia o livro.

É definitivamente um bom livro e suspeito que as fãs de romance histórico irão adorar a trama.

Eu daria 4 estrelas pelo excelente senso de humor e pelo romance bem desenvolvido e com um final coerente e agradável.

Marina Moura

Amanda Nery 17/03/2011

Uma mocinha deciddida...
Caroline é uma mocinha toda certinha, que levava uma vida sem muitos atrativos, ela vive com sua mãe que esta sempre a beira de um ataque de nervos, e com seu irmão totalmente inconseqüente...
Mesmo assim ela se acha uma garota de sorte, já que esta noiva do marquês de Winchilsea (que por um acaso esta a beira da falência) que alem de lindo e apaixonado por ela é praticamente um herói já que ele salvou a vida do irmão dela, o que faz com que todos da família tenham uma divida eterna de gratidão com o marquês.
Só que um dia ela descobre que a vida não é perfeita, e ela se depara com o seu adorado e apaixonado noivo em uma situação um tanto quanto intima demais com uma beldade londrina. Caroline fica em estado de choque, seu mundo parece que desaba, mesmo assim ela prefere não cancelar o noivado para evitar um escândalo, e na sua ingênua cabecinha (ingênua mesmo, mais a frente vocês vão perceber porque) a única e brilhante solução é ela conquistar o futuro marido de tal forma que ele não precise de uma amante (dá para acreditar ela é traída e ela é culpada ¬¬?).
E para aprender a arte de seduzir ela precisa de um professor, e quem melhor do que um dos mais famosos libertinos de Londres: Braden Granville. Porém Caroline é uma boa moça, um a moça de família, então é obvio que as aulas serão apenas teóricas... (percebem como ela é ingênua, ela escolhe Brandem pra ser seu professor de sedução e ainda acha que as aulas podem ser teóricas?????). Mas já na primeira aula ela percebe que talvez essa não tenha sido uma idéia tão boa assim...
Eu diria que Braden é praticamente irresistível, um homem muito confiante, que enriqueceu sozinho, trabalhando muito, sem falar dos seus dotes físico que eu deixo para vocês descobrirem lendo o livro, mas aqui entre nós, Braden é o CARA, e as aulas dele então são de tirar o fôlego...
Leitura Recomendada!!!

Lizzy 09/04/2011minha estante
Esse livro é muito fofo. Amo!

Lu 14/03/2011

Muito Lindinho!
Bom, esse livro me fez mudar totalmente a visão que tinha da Meg Cabot, a estoria tem uma narrativa muito gostosa. Caroline é uma personagem muito ingenua é muito legal participar profundamente das suas decobertas, Braden Grandville é super sensual envolvente. É bem previsivel mais é que todos querem afinal. O bom do livro é que ele é contado em detalhes.
Muito bom!

Jaqueline 09/03/2011

Muitos não sabem que, antes de seu sucesso como autora da inocente saga "O Diário da Princesa", a famosa escritora Meg Cabot utilizou um pseudônimo para lançar uma série de romances adultos de fundo histórico. Esse fato já serve como um importante indicador das barreiras que este tipo de literatura enfrenta. Visto por muitos críticos como uma literatura baixa, os romances históricos carregam a estigma de "livros baratos" por exacerbarem o mito do amor romântico e da paixão desenfreada. Restringidos por um forte senso de honra e conduta, a paixão proibida entre o casal de protagonistas acelera os batimentos cardíacos de milhares de mulheres pelo mundo ocidental.

Imaginem a surpresa de quem, assim como eu, cresceu lendo as aventuras de Mia Thermopolis ao ver a mesma autora descrevendo uma cena de sexo tórrida entre uma jovem do século XIX e seu rabugento patrão. Pois assim foi em "A Rosa do Inverno", primeiro lançamento de Meg Cabot assinando como Patricia Cabot no Brasil. "Aprendendo a Seduzir" (ou "Educating Caroline", no original inglês) é o segundo título a ser lançado aqui, apesar de ter sido o sexto romance escrito pela americana. A trama é simples: durante um baile, a jovem lady Caroline Linford flagra seu noivo, o marquês de Winchilsea, nos braços de outra mulher. Como sabemos, as escapulidas masculinas eram consideradas normais na era vitoriana (e até hoje o são, por quê não dizer?), mas cancelar um casamento iminente era algo impensável, pois sujaria absurdamente o nome da jovem em questão.Tentando contornar esta situação, Caroline decide aprender a ser uma esposa e uma amante, para que o marquês nunca mais tenha que procurar outra mulher fora do lar. Por isso, resolve tomar lições – teóricas, a princípio – sobre a arte do amor com o melhor dos professores existentes: Braden Granville, um notório libertino de Londres.

Quem acompanha o trabalho de Meg/Patricia logo percebe que este livro é incomparavelmente menos desenvolvido que seus outros títulos. A trama principal quase não consegue cativar o leitor, pois já partimos do pressuposto que a protagonista "não bate bem da cabeça" ao elaborar este plano furado de aprender a seduzir um homem para reconquistar seu noivo infiel, ainda mais quando ela procura o maior cafajeste da cidade para tal. Além disso, os personagens lineares da trama não fortalecem o desenrolar da história: a amante de Winchilsea, Jacquelyn, é realmente uma vaca; a melhor amiga da protagonista é realmente um doce de pessoa (apesar de ser uma enérgica defensora do sufrágio feminino) e o noivo traidor realmente possui um caráter deturpado.

O ponto alto do livro é a reviravolta que a história dá em sua reta final. Nos surpreendemos ao finalmente descobrir o que se passou com Tommy, o irmão de Caroline, que tem um papel determinante na história. As tramas paralelas, que sempre são bem trabalhadas nos livros de Meg/Patricia são extremamente interessantes e nos deixam com vontade de lê-las em um texto próprio: as desventuras de Caroline e sua melhor amiga revolucionária são encantadoras.

Para quem gosta do gênero, trata-se de uma leitura deliciosa. Para quem não gosta, vale a pena para compreender melhor os códigos de conduta e moral que imperavam entre as elites vitorianas. "Aprendendo a Seduzir" é uma obra de de alta qualidade, assim como toda a produção da autora, e não deixa de ser um ótimo passatempo.