Eu, Tituba

Eu, Tituba Maryse Condé

Resenhas - Eu, Tituba

Rhai 04/07/2020

?Que sentido tem a sua liberdade diante da escravidão do seu povo??
Que livro maravilhoso

Debora.Vilar 12/07/2020

Intenso
Esta é uma autobiografia da vida de Tituba. Uma negra que teve o privilégio de ser livre no século XVIII e depois escolheu as agarras da miséria em troca de amor, todas suas penas foi devido ao amor. Amou, foi amada, foi usada, e por fim abandonada pelos homens, como um trapo velho. Deixou sua história para as mulheres, para com seu exemplo nos recordar do que mais importa, que o amor de um homem pode falhar. Empodere-se, confie em si mesma e na energia de seus ancestrais.

Lucy 19/03/2021

Encontrei uma heroína
Fui ler o livro despretenciosamente, uma das indicações trocadas com uma amiga.

Ele não era o próximo da lista, mas como o "Não verás país nenhum" não estava com acesso facilitado e este sim, o iniciei. Logo na apresentação todas as revelações são arrebatadoras e me deixaram animada.

Já comecei o livro chorando, e terminei o livro chorando. Para uma mulher que estuda sobre mulheres não há como passar ilesa aqui.

A autora usa muito bem suas capacidades de deixar cada lugar e Tituba na nossa visão de uma maneira muito bela, apaixonante e podemos ver todas as suas façanhas e possibilidades na nossa cabeça com beleza e delicadeza, mesmo nos momentos mais difíceis.

Salém é um lugar que não passa despercebido e provavelmente não será de um primeiro contato para o leitor desta obra, e se for, despertará curiosidade e fará com que pesquise mais e mais. É uma história realmente assustadora e que amargura a alma.

É uma ficção histórica, personagem de grande peso e que realmentw não deve deixar passar. Eu li o livro arrepiada do inicio ao fim, pois ele é um encanto.

Recomendo altamente. Criar uma heroína como esta, baseada em uma figura históroca é muito importante.

Peter.Molina 15/11/2023

Brutalidade da escravidão
Esse livro poderoso de Maryse Condé ,conta a história de Tituba, personagem real ,que foi arrolada nos famosos julgamentos das Bruxas de Salem. Sua vida aqui é romanceada; sua personalidade forte é ao mesmo tempo amarga e vingativa, bem como protetora e fiel. Um livro de leitura fluida, com passagens brutais retratando a violência aos negros e a quem desafiasse o poder. Uma escrita poética, com muita magia e espiritualidade, deixa um sentimento de respeito por tanto sofrimento e sangue derramado.

Isabela 17/07/2020

O que é ser bruxa?
"O que é essa bruxa que não sabe odiar, que toda vez é confundida pela malícia do coração do homem?"

Na América puritana do século XVII várias mulheres foram denunciadas por bruxaria, uma delas foi Tituba, a Bruxa negra de Salem, como ficou conhecida depois.
Tituba ficou presa durante 15 meses na prisão de Boston e em maio de 1963, foi absolvida e novamente vendida a um desconhecido, sumindo de todos os registros históricos. E aí entra o brilhante trabalho de Marisé Condé, escritora negra francesa, ao preencher as lacunas da história de nossa heroína com a segurança da ficção histórica que é sua marca e uma narrativa maravilhosa.
Durante todo o livro, Tituba demonstra uma imensa bondade e capacidade de sentir compaixão inclusive por seus algozes e, acima de tudo, luta para amar e ser livre, apesar de toda dor e rejeição que marcou sua vida.
É um livro muito interessante sobre mais uma mulher negra que ficou muito tempo esquecida na história e que vale a pena conhecer.
Inaiara.LAbo 17/07/2020minha estante
deu vontade de ler!

Isabela 17/07/2020minha estante
leia mesmo, é uma história incrível

Sarah 27/04/2020

Amei
Livro lindo sobre uma mulher que, de fato, existiu e esteve presente em um momento histórico.
Importante ressaltar que não existem registros sobre o sobre a origem ou o que aconteceu com Tituba, sendo grande parte do livro proveniente da imaginação da autora.

Arthur.Afonso 20/07/2020

Escrita incrível
Fazia muito tempo que eu lia uma livro tão fluído, a escrita da autora nos envolve rapidamente, e quando nos damos conta o livro já acabou. Uma ficção histórica maravilhosa. Muito feliz com a leitura.

Helena.Jablonski 20/09/2020

Temática importantíssima e um romance agradável, mas no quesito histórico achei fraco.

amandaox 09/08/2021

A história é incrível, a forma como é contada é muito boa, fiquei com vontade de ir atrás de mais. Única coisa que eu não gostei tanto foi o final, mas por se tratar de uma história verdadeira, acho que não dava pra ser diferente

Deaolive 24/02/2020

Livro sensacional. Ficção baseada em fatos históricos sobre as bruxas de Salem.
A narrativa me prendeu do início ao fim do livro.
Recomendo!

Aline 14/02/2021

Muito interessante acompanhar a reconstrução dessa personagem esquecida pela história! Apesar de achar que a segunda parte da história foi muito ?corrida? e que faltou aprofundamento de alguns personagens e relacionamentos, gostei bastante da leitura, trouxe muitos questionamentos sobre a época, os acontecimentos e suas implicações.

Fernanda1004 05/09/2021

sensacional
"Eu, Tituba" é uma ficção histórica, então partes realmente aconteceram e outras são frutos da mente incrível de Maryse Condé, essa linda que decidiu dar à história de Tituba o merecido destaque, esse destaque que o racismo dos historiadores fez questão de apagar.
a história se passa em 1690 e poucos e já se inicia de forma impactante, com o relato de um estupro que originou a vida de Tituba, a protagonista-narradora da história.
enfim, o livro é sensacional. me curou da ressaca literária que eu tava tinha uns 6 meses, hoje sou a universal ??

Vai Lendo 03/06/2020

Olha, é difícil encontrar palavras para descrever este livro. Eu não sei por onde começar. Passados 10 minutos… 20 minutos… 30 minutos… e vocês ainda vão me encontrar aqui batendo a unha no teclado do computador tentando achar a maneira correta de falar desta tremenda obra.

Bem, então, vamos começar literalmente pelo começo. Eu, Tituba: Bruxa Negra de Salem é um romance da escritora caribenha Maryse Condé publicado no Brasil pela editora Rosa dos Tempos. A personagem principal, Tituba, existiu de verdade. Ela era uma escrava que foi condenada como bruxa em Salem, Massachusetts, EUA, no século XVII. Não se sabe muito sobre ela e/ou a sua história. Condé, então, teve a liberdade de criar um romance baseado neste acontecimento.

Nas suas 250 páginas, a autora foge dos clichês e trabalha cada palavra escolhida com tamanha sensibilidade. O livro aborda temas pesados, como a escravidão e o racismo, mas eles não são tratados didaticamente. Não estão engessados em um molde pré-fabricado de violência gratuita. Supreendentemente, na minha interpretação, existe uma leveza nesta obra porque o foco não é a situação em que Tituba se encontra, mas, sim, Tituba em si. Ela é uma personagem mágica em diversas maneiras, como vocês vão poder confirmar, caso decidam ler o livro.

A narrativa não deixa de ser triste e dolorosa, mas ela é repleta de poesia. É também uma história que mostra como tudo tem dois lados. O que alguns pensam que é bom, outros podem imaginar o contrário. O que uns acreditam que é um elogio, outros julgam como falta de educação. O que alguns consideram como medicina, outros acham que é bruxaria. Tudo é uma questão de interpretação, de empatia e, sobretudo, de tolerância.

É uma leitura delicada e sensível que nos faz refletir sobre a história do mundo, sobre como chegamos até aqui, sobre o outro e sobre nós mesmos.

site: https://www.vailendo.com.br/2020/04/20/eu-tituba-bruxa-negra-de-salem-de-maryse-conde-resenha/

Samuel 02/05/2021

Sobre uma bruxa negra de Barbados
Maryse Condé dá voz a uma bruxa que, bem disse Hester, "ama demais o amor". Essa é uma historia que penetra no fundo da alma, que deixa a gente estagnado frente ao potencial perverso do humano contra o próprio humano. É aterrorizante. É assustador. Mas é também uma fonte inesgotável de esperança quanto ao poder da espiritualidade. A fé dessa bruxa - não de Salem, mas de Barbados - a nutriu com forças. Tituba é a heroína dessa historia. Toda a Casa-Grande, o antiheroi. Logo ela que estava condenada à vida! Também descobriu que "não há remédio para a morte. Os ricos, os pobres, os escravizados, os senhores, todos devem fazer a passagem", mas que "os mortos só morrem se morrerem também em nosso coração".

Tituba e sua difícil trajetória me comoveu. Tituba e sua fé radiante me apresentou a mais pura benevolência da arte de curar. Tituba, visível ou invisível, me ensinou sobre o amor!