Peter Pan e Wendy

Resenhas - Peter Pan e Wendy

1 | 2 | 3 | 4

gigi borges 29/01/2021

Meu livro favorito
Esse livro me tocou de uma maneira tão mágica que leio ele toda vez que o tédio vem. A maneira como é narrado, a discrição na quantidade perfeita, tudo se encaixa certinho com a história fascinante de Peter Pan.
Eu conhecia a história pelo filme da Disney, mas o livro, devo admitir, traz a verdadeira magia da Terra do nunca, e nos faz ?de um jeito bem sútil? acreditar que é possível.

Mastroberti 07/01/2012

Peter Pan e Wendy - um livro infantil para quem já cresceu
Minha paixão por Peter Pan vem desde criança. Nesse momento, estou prestes a concluir 6 anos dedicados à pesquisa envolvendo essa obra, suas edições e versões, desde o Mestrado até o Doutorado. Também é para agora, em 2012, que devo concluir as artes que comporão uma edição de Peter Pan e Wendy para adultos - finalmente! - publicada no Brasil. Li todas as resenhas postadas aqui no Skoob e cada vez mais tenho certeza de que este texto de J M Barrie é uma obra de arte, tamanho o fascínio que exerce sobre as pessoas de todas as idades e as diferentes interpretações que suscita. Para os leitores que, como eu, são apaixonados por essa história e puderem lê-la no original em inglês, como eu fiz, recomendo a recente edição comemorativa de 100 anos, organizada e comentada por Maria Tatar (sem possibilidade de tradução para o português). Caso ela lhes pareça inacessível, ofereço a minha dissertação de mestrado, que está online no Catálogo da Biblioteca Irmão José Otão da PUCRS e, brevemente, minha tese, a ser publicada a partir de março online nessa mesma biblioteca. Tenho certeza de que muitas das indagações e inquietudes que eu li nas resenhas poderão ser respondidas através desses trabalhos. Além disso, sugiro uma espiada no meu Blog http://peterpanwendyprojeto.blogspot.com/ onde estou divulgando alguns estudos artísticos e os processos de criação para a edição a ser publicada pela Editora 8Inverso até final de 2012. Seria ótimo para mim se vcs puderem opinar sobre esse trabalho! E, qualquer curiosidade ou dúvida, cá estou, à disposição. Falar sobre essa obra me dá sempre um prazer enorme...

Dafne 11/05/2021

Foi muito bom embarcar nessa aventura!
Comparar com o filme da Disney não posso, porque nunca o vi inteiro, mas tenho a impressão de que no filme a história é mais "fofa". Não que o livro seja pesado, mas o leitor consegue ver que o Peter é bem... chato, às vezes; sem contar algumas cenas de ciúme da Sininho que dariam inveja a qualquer novela mexicana. Mas vemos também um grupo de amigos que, um a um, foram parar na Terra do Nunca e agora querem apenas viver... imersos em aventuras.
Na verdade, eles querem outra coisa também: uma mãe. E isso tem tudo a ver com a ida de Wendy para a Terra do Nunca.

O narrador é muito sarcástico e interessante... só por causa dele a história já valeria pena.

Foi muito bom embarcar nessa aventura!

Mel 04/03/2022

mágico
uma leitura leve, divertida que tem gostinho de infância e dá uma sensação de estar em casa??
A Terra do Nunca é um lugar mágico, acolhedor e aberto para qualquer um que queira fugir um pouco da realidade e ouvir as peripécias do maravilhoso (mas com um ego enorme) Peter Pan!

Lice 22/06/2021

Diferente
Não é um livro ruim, mas não tem todo aquele glamour que a Disney coloca em volta de Peter Pan e da Terra do Nunca. Peter Pan não é um personagem fácil de se gostar e sua relação com Wendy não é como no filme. Talvez minha frustração seja consequência do amor que tenho pelo filme e por ter ido esperando alguns aspectos, que, no fim, foram bem diferentes, mas culpo apenas a mim mesma por isso, não o livro. De qualquer forma, sempre é bom conhecer mais um clássico.

adri 07/05/2021

um eterno conto de fadas, onde tudo é possível :)
após ler tiger lily senti uma vontade imensa de ler esse livro e conhecer mais da "real" história.
a narrativa é ótima e muito imersiva, consegui entrar na história de uma maneira inexplicável (e ouvi parte por audiobook e a experiência foi melhor ainda).

eu gosto muito da ambientação da terra do nunca, e dos mistérios que ela guarda. acima de tudo, é muito legal conhecer as crianças e todas as suas aventuras.

André 06/04/2020

A história, é claro, é velha conhecida de todos e dispensa apresentações. Resolvi ler porque concordo com Lisbela, quando diz que não importa tanto o que acontece, mas quando acontece e como acontece.
O livro sem dúvidas apresenta muitas camadas interpretativas, sobretudo quando se conhece a história do autor, apresentada no pósfacio, que nesta edição se encontra ao final mas que recomendo ler antes.
Não foi o que fiz e gostaria de ter feito.
Peter é a criança que se recusa a crescer. Algo acontece em sua história que que explica sua insistência em permanecer nesta posição. Esta é uma das interpretações possíveis. Ou talvez ele apenas convide a criança que habita em cada um a abandonar o mundo das convenções e visitar o reino da imaginação.
Gostei sobretudo do início, com ênfase em elementos surrealistas, e na descrição das cenas que antecedem o duelo com o Gancho, como quando o capitão se revela obcecado com a ideia de agir de forma adequada.

Thabata 28/11/2019

Esse livro esta gravado no meu coração
Nunca gostei muito dos filmes e da adaptação da Disney. Não tinha nenhum motivo pra não gostar, simplesmente não gostava, assim, gratuitamente. Mas depois de ler a versão original de A bela e a fera e de Aladim, que me decepcionaram um pouco, e talvez porque Peter Pan esta sendo muito falado na novela, acabei ficando curiosa sobre como seria a estória contata através do livro. E que grata surpresa eu tive.

A narrativa é feita por um narrador onisciente e onipresente, que o tempo todo fala com o leitor e adianta ou retroage a narrativa, criando um jeito todo peculiar de contar os fatos. Como se não bastasse, ele ainda muda constantemente de assunto no meio de outro, exigindo mais da nossa atenção na hora da leitura. Essa forma exótica de contar, acabou sendo uma experiência bem gostosa e estranha pra mim.

Outra coisa que me encantou foi a diversidade de formas que você pode enxergar a estória. Ela não é um romance infantil, como as adaptações fazem parecer. Peter é uma personagem bastante complexo e cheio de dualidades e contradições. Ao mesmo tempo que se recusa a crescer, assume o comando e responsabilidade de cuidar dos meninos perdidos, fazendo de conta que é pai deles e a Wendy sua mãe; gosta de contos de fadas e é inocente ao ponto de desconhecer o que é um beijo, contudo trava sérias lutas de espadas com um adulto ; tem uma memória péssima e não guarda nenhum acontecimento ou pessoa em sua mente por muito tempo (o que pra ele pode ser bom, pois não tem mágoas, mas o faz parecer extremamente egoísta em vários momentos, já que parece não se afeiçoar verdadeiramente a ninguém); é orgulhoso ao extremo e muitas vezes chega quase a se tornar um tirano, cheio de regras e proibições criadas apenas para que ele não se sinta mal ou inferior (como proibir que os meninos falem de mães ou que aprendam a ler).

Apesar de não querer falar de mãe, Peter leva Wendy para a terra do nunca para que ela assuma esse papel e cuide dele e dos meninos perdidos. O seu papel na trama se resume basicamente em cuidar da casa e dos meninos, contar estórias, costurar roupas e nunca questionar as decisões do chefe da família (o que fica bem explicito num ponto da narrativa). Isso chega e ser bastante incomodo, mas faz a gente pensar na visão da época do papel de mãe na família.

Outro ponto que chamou bastante minha atenção foi a necessidade que todos tinham de "fazer de conta" que tinham determinadas refeições durante o(s) dia(s) e que tomavam algum tipo de remédio. Isso faz a gente se questionar até que ponto a terra do nunca é um lugar tão fantástico quanto se pinta. Quando você precisa fingir que se alimenta ou que cuida da saúde, que são necessidades básicas, é sinal claro de que as coisas não estão tão bem.

Achei o final bastante nostálgico e um tanto perturbador: Peter volta e encontra a Wendy grande, mas leva sua pra terra do nunca em seu lugar, pra que a menina cumpra o que foi prometido pra ele e esse acontecimento se perpetua ao longo das gerações com a neta da Wendy, com sua bisneta e assim por diante. Ou seja, o Peter toma o papel de um espirito que aparece de tempos em tempos e leva a filha da família (fica claro que precisa ser uma menina) para um lugar distante, retornando com ela um tempo depois, sempre repetindo o comportamento ao longo dos anos e das gerações. Esse final me deixou com a pulga atrás da orelha, se o Peter e a terra do nunca não teriam outro significado além do de uma experiência fantástica vivida por todas as crianças em determinado momento de suas vidas.

Eu super recomendo essa leitura. Pretendo lê-la novamente daqui um tempo. Como eu disse, é uma daquelas estórias que você precisa ler com cuidado e mais de uma vez, pra poder enxergar coisas que você não viu antes e ver com outro entendimento aquilo que você estava cheio de certezas que tinha visto bem.

Yasss 08/07/2022

Foi uma experiência bem legal
Assim, ter esse contato com o livro foi mto top. Me senti como quando eu era criança kkkkkk
Obv que tem umas partes que vc fica meio assim KKKKKKKKK mas eu gostei até

Hj em dia eu não leria ele, deixaria pra mais dps

Mas foi bem legal

maria.e.sousa.7 02/10/2023

Não é um livro para crianças!
Esse livro foi feito para crianças???
Não creio!
Definitivamente não é literatura para crianças!

Eu não estava preparada para Peter e Wendy. E foi realmente chocante encontrar a família Darling e a sua estrutura caricata, de pai e mãe e crianças. A senhora Darling, a super mulher, a super mãe-deusa, ao mesmo tempo anjo-santa, como seria a boa mulher cristã, e ao mesmo tempo sedutora, como a anima que habita o masculino. A doce e arguta Senhora Darling, ao redor de quem tudo orbita e funciona. E o pai, pretensamente provedor, dominando todos os assuntos objetivos, mas cheio de complexos embaraçosos, decididamente colocado para o leitor como um ?bobão?.

As crianças fogem para a Terra do Nunca, com Peter para barrarem o crescimento, e é impressionante notarmos que elas vão para a Terra do Nunca, para não crescerem e lá passam todo o tempo brincando de ser adultas. Wendy torna-se a mãe de todos; Peter é o pai ? um pai narcisista e muito irresponsável, é verdade; as demais crianças, mesmo não sabendo direito o porquê ? já que algumas têm idades muito próximas aos seus ?pais? ? são os filhos. Eu tinha, decididamente me esquecido de como crianças brincam o tempo todo de serem adultas, como um ensaio para a maturidade que as aguarda lá na frente.

É uma história absolutamente constrangedora ao retratar a estrutura das famílias e da sociedade do início do século XX ? A história se passa na Inglaterra vitoriana. A sua estrutura rígida, moralista, cada um com seu papel fixado.

Resolvi ler este livro ao estudar o arquétipo do Puer Aeternus, o arquétipo da eterna juventude. Aqui encontramos de forma magistral a dinâmica desse arquétipo, vivenciado por Peter Pan. A sua negação de crescer, de amadurecer, de tornar-se adulto. A sua negação do mundo real, da vida comum, com a sua banalidade, com as obrigações e dificuldades. Peter está na negação, de tudo isso, esqueceu-se como é ter mãe e apenas lembra que disse aos pais que jamais iria crescer! Não tem memória de nada e é a memória que nos lembra da idade e do tempo, a partir das muitas experiências já vividas, assim, ao não reter a memória, Peter evita o tempo e o envelhecer. Aliás, isso também está claro na contraparte do Puer, que é o Senex, apresentado na figura do Capitão Gancho, que tem pavor do crocodilo que engoliu o relógio que faz, tic-tac, tic-tac ? uma metáfora para o medo de sermos engolidos pelo tempo!

É uma história extremamente complexa, com muitas camadas interpretativas! Vale muito a pena! Definitivamente recomendo!

5 / 5

pinkdiamondgirl 16/09/2023

Fofo demais
Esse livro é perfeito. acredito que como muitos, meu primeiro contato com a história foi através do filme em animação da disney, que desde quando eu era criança era meu favorito. a terra do nunca é o melhor lugar do mundo para se escapar e pensar em ser criança pra sempre. várias coisas sobre esse livro me acompanham e eu acho que todo mundo deveria ler, mesmo sem ter o fator nostalgia pelo filme ou pela história, porque apesar de ser um livro infantil, ele é muito gostoso e mágico de se ler.

Lud 05/01/2014

Eu acredito em fadas!
Peter Pan, sem dúvidas, é meu conto favorito.
Depois de anos de devoção à adaptação cinematográfica, entrei numa onda de curiosidade sobre as reais palavras de James Barrie.
O fato de Once Upon a Time, a série, apresentar uma versão maldosa do menino que não cresce também me deixou curiosa.
Não me arrependi de ter lido, mesmo que aos 17 anos aprendi muito com essas palavras. Peter Pan ensina a importância do amor familiar, dos sonhos e da fé. Não digo fé em religião, mas a fé de acreditar em algo, não importa o quê.

Barbara 16/10/2013

Esse livro foi simplesmente surpreendente!!! Ele mostra a criança sobre uma óptica que eu nunca tinha analisado, com suas crueldades e egocentrismos, e paralelo a isso, mostra o lado divertido, e a inocência. É uma leitura que deveria ser obrigatória para todos os adultos! Fica a dica! ;)

FNEVES 18/01/2010

Maravilhoso...
“ – Eu sou a juventude, sou a alegria, sou um passarinho que acabou de sair do ovo – Peter respondeu sem pensar.”

Peter Pan é um imortal, uma eterna criança quase um Edward Cullen (Rs RS). Com uma diferença Peter tem seus defeitos e Edward é perfeito. Mesmo por isso eles não deixam de serem meus preferidos.

Amo você Peter...

1 | 2 | 3 | 4