Peter Pan e Wendy

J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan e Wendy

1 | 2 | 3 | 4

André 06/04/2020

A história, é claro, é velha conhecida de todos e dispensa apresentações. Resolvi ler porque concordo com Lisbela, quando diz que não importa tanto o que acontece, mas quando acontece e como acontece.
O livro sem dúvidas apresenta muitas camadas interpretativas, sobretudo quando se conhece a história do autor, apresentada no pósfacio, que nesta edição se encontra ao final mas que recomendo ler antes.
Não foi o que fiz e gostaria de ter feito.
Peter é a criança que se recusa a crescer. Algo acontece em sua história que que explica sua insistência em permanecer nesta posição. Esta é uma das interpretações possíveis. Ou talvez ele apenas convide a criança que habita em cada um a abandonar o mundo das convenções e visitar o reino da imaginação.
Gostei sobretudo do início, com ênfase em elementos surrealistas, e na descrição das cenas que antecedem o duelo com o Gancho, como quando o capitão se revela obcecado com a ideia de agir de forma adequada.

Kah_Mello 10/07/2015

O menino que não queria crescer
Apesar de já ter visto o filme da walt disney, me refiro ao mais recente, gostei muito do livro e me fez refletir mais sobre a história, ainda porque o autor como é dito no final do livro não tem um interesse de contar uma história para crianças e sim explicar aos adultos o universo desta e a relaçao paterna e materna entre pais e filhos. Excelente obra, me fez mudar o ponto de vista sobre o conto de Peter Pan.

Gabriella.itoh 02/05/2013

Participando...?
Gostei da maneira como o autor escreveu, pois te inclui na história, lhe convidando a olhar pela janela junto com ele.
Não são muitos os livros que li que te fazem participar da história assim como esse, mas foi bom! =)
A história é exatamente como me lembrava dos filmes da minha infância.

Stephany.Ornato 11/01/2023

É meu clássico favorito, adoro reler a história de Peter Pan, adoro as suas aventuras e sua percepção de vida, de querer continuar sendo criança e mesmo sem saber muito sobre a vida adulta, sabe que é difícil. Se você ainda não mergulhou nesse mundo da terra do nunca, leia e desfrute, leitura super fluida.

Patcha 03/08/2022

Delicioso
Todo mundo já conhece a história de Peter Pan, do garoto imortal que vive numa terra mágica lutando contra piratas. O que nem todo mundo sabe que é esse livro é delicioso. Um livro infantil super bem escrito, com um universo fantástico divertido e que consegue prender o leitor até hoje. Por mais datado que alguns conceitos sejam, o universo lúdico acaba permitindo isso.
Recomendo muito a leitura, especialmente se você tiver filhos.

Raul Vitor 24/04/2014

Peter Pan e Wendy
Gostei muito deste livro porque prendeu a minha atenção. Recomendo para os meus amigos.

Émilly 05/08/2014

Peter Pan
Fala da história de um garoto que não cresce, ele mora na terra do nunca com a fada sininho e resolveu ir na cidade visitar seus amigos Wandy, João e Miguel. Um certo dia ele chamou os seus amigos para ir visitar a terra do nunca, eles resolveram ir para se divertir um pouco e conhecer a famosa terra de Peter Pan onde crianças não crescem.
Várias aventuras ocorre com eles, Wandy conheceu os meninos perdidos onde eles a adotaram como sua "mãe", ela contava muitas histórias para eles. Com tudo isso o capitão gancho sabendo que eles eram amigos de Peter resolveu sequestra-lós para conseguir pegar ele, mas Peter como era muito esperto conseguiu salvar Wandy e seus irmãos, e fez com que o jacaré engolisse o capitão para alegria de todos, depois de todo aquele susto ter passado ele convidou eles para morar na terra do nunca, mas eles disseram que não pois lá não era o lugar deles e já estava com saudades de seus pais, assim Peter foi deixa-lós em casa e disse que sempre vinha visita-lós quando pudesse e todos viveram muito feliz.

Mari @leituraefoto 04/02/2015

Um dos melhores livros que já li!
Há muito tempo que um livro fantasioso não me encantava tanto. O último mais marcante deve ter sido As Crônicas de Nárnia, que li em 2012 e fiquei nesse hiato de não-encanto-magia por quase três anos! Mas agora quem assumiu esse posto foi “Peter e Wendy”, o segundo livro que li em 2015. É uma obra de J.M. Barrie e é também a história em que a Disney se baseou para fazer sua clássica animação de 1953 e que acredito que foi através desse desenho que muitas pessoas tiveram um contato inicial com a história de Peter Pan.

Ao contrário do que eu imaginava, o filme produzido pela Revolution Studios e distribuído pela Columbia Pictures e Universal Studios em 2003 é muito mais fiel ao livro do que a versão da Walt Disney.

Em “Peter e Wendy” é narrado logo de início os conflitos do mundo dos adultos que ocorrem dentro da casa da família Darling, deixando explícito que A Terra do Nunca é o refúgio dos problemas, é onde temos a liberdade de sermos crianças. Todos já estivemos lá ao menos uma vez e a obra de Barrie nos leva de volta imediatamente – o que acaba causando mais efeito nos adultos do que nos pequenos, deixando-nos com um sentimento totalmente nostálgico.

Mesmo sendo um livro infantil, a história de Peter e Wendy é muito mais do que uma grande aventura dos irmãos Darling (Wendy, John e Michael) voando janela afora com um pouco de pó de fada. A Terra do Nunca é o nosso próprio mundo onde podemos ser quem realmente quisermos e o que imaginarmos, podendo haver até uma certa intertextualidade com as terras de Nárnia, de Oz, o País das Maravilhas e muitos outros lugares de outras obras grandiosas.

A descrição dos cenários é tão detalhada que perfeitamente visualizamos os meninos perdidos, os piratas e tudo o mais que lá acontece, acordando para o mundo real somente quando a leitura é interrompida (infelizmente).

Wendy também tem um conflito em particular e eu sou fã dessa garotinha corajosa.
No meu ponto de vista, o Peter Pan também desperta em Wendy a curiosidade de crescer e se tornar mulher, pois ela está vivendo sua última fase de criança, e muitas vezes intercala sua infância com pensamentos mais maduros: ao mesmo tempo em que brinca de ser a mãe de todos os meninos, ela também sente algo maior por Peter, dando-lhe até mesmo um dedal!

Mas Peter, por sua vez, é imaturo e orgulhoso demais para entender e admitir isso (meninos…), apesar de todo o ciúme que sente quando Wendy decide que é hora de voltar para casa e crescer. As meninas realmente amadurecem mais rápido e acho que todas nós temos um pouco de Wendy Darling dentro de si.

E foi assim que “Peter e Wendy” me fez acreditar em fadas novamente.

Ainda bem que existe uma única criança que não cresceu. Ainda bem que existe Peter Pan para garantir que podemos voltar para a Terra do Nunca sempre que quisermos. Basta acreditar em fadas. Eu acredito e bato palmas de pé para J.M. Barrie.

site: http://www.ingrataepifania.com.br/

Larissa 05/09/2015

Resenha - Peter Pan e Wendy
Narrado em terceira pessoa, o livro nos conta a história das aventuras de Peter Pan, Wendy e seus irmãos João e Miguel. Peter é um menino que decidiu não crescer ao ouvir uma conversa de seus pais sobre a qual planejavam o seu futuro – isto é o que o narrador nos informa. Wendy, por sua vez, é uma doce menina que adora brincar de ser grande. Ela mora com seus pais – Senhor e Sra. Darling - e seus irmãos João e Miguel, juntos, vivem por ansiar em ouvir as histórias que sua mãe conta antes de dormirem. Eles possuem como babá uma cadela chamada Naná, e que se mostra muito eficiente em seu ofício.
Em uma noite em que Naná os coloca na cama para dormir enquanto o Sr. e Sra. Darling irão à uma festa, acontece algo que mudará a vida de Wendy e seus irmãos para sempre: Peter Pan, que sempre os visitava sem que o vissem para ouvir histórias, entra no quarto das crianças para pegar de volta sua sombra que, em uma dessas noites de visitas, ficou presa por Naná dentro de uma gaveta. O menino, ao encontrar sua sombra com a ajuda de Sininho, uma fada muito inquieta e pequenina que mora com ele, tenta de todas as formas colá-la novamente em seu corpo, mas, sem sucesso, começa a chorar. O Choro de Peter acorda Wendy que, ao ver o menino naquele estado, o pergunta o motivo de estar chorando.
Eles então começam uma conversa e Wendy ajuda Peter a costurar sua sombra de volta em seu corpo, o que deixa o menino muito feliz. Wendy conta a Peter que conhece muitas histórias e o mesmo, maravilhado com isso, convida-a a ir embora com ele para a Terra do Nunca e ser sua mãe e dos Meninos Perdidos – meninos que caíram dos seus carrinhos e, se não são encontrados depois de sete dias, vão para a Terra do Nunca. A menina, encantada com as histórias de Peter sobre sua terra, aceita seu convite. Então, Wendy, João e Miguel vão embora com Peter para a Terra do Nunca, onde viverão aventuras inesquecíveis contra o Capitão Gancho e seus piratas, juntamente com os Meninos Perdidos e os índios Peles-Vermelhas.
James M. Barrie faz uso da figura do narrador intrometido – que conversa com o leitor e opina na história – fazendo, assim, com que a leitura fique extremamente envolvente e interativa, divertida nos momentos de humor e, ao mesmo tempo, reflexiva quando o autor levanta questionamentos mais sérios. O livro, quando lançado, fazia uma crítica contra a sociedade da época, com suas hipocrisias e comportamentos educacionais. Em suma, com um final emocionante e reflexivo, o livro é indicado para quem procura uma leitura rápida, cheia de aventuras, humor e com um toque de emoção. Uma história que desperta no leitor os seus mais profundos sonhos de criança.

Du_Scherainer 11/10/2021

Ótima leitura. Contém cenários fantasiosos em que nossa mente pode viajar. Os personagens também possuem características complexas.
Ah, após a leitura vi algumas analises psicologicas sobre a história, recomendo, é algo bem interessante.

Kah Gessy (@naoeaterradonunca) 04/11/2015

Sempre gostei da historia de Peter Pan, a ideia da Terra Nunca sempre me fascinou de um jeito que nunca consegui explicar, e isso tudo surgiu apenas de ver desenhos e filmes sobre,nunca havia lido o livro,até agora.
O Peter Pan descrito na historia é um pouco (ou totalmente) diferente das versões animadas e de filmes e isso meio que me decepcionou, mas eu deveria saber que a Disney sempre romantiza as historias.
Por ser uma criança,todos os traços de egocentrismo,egoísmo,e gosto pela desobediência encontramos em Pan de forma expressiva. Muitas das vezes ele soa extremamente chato e aborrecido, e Wendy embora obcecada por crescer, dá um equilíbrio bom na historia.
Não que eu não tenha gostado da historia, A Terra do Nunca continua sendo um lugar mágico para mim afinal reúne tudo que eu sempre gostei:fadas,sereias,piratas etc...No final o sentimento foi de melancolia. E cheguei à conclusão de que ainda prefiro o filme e os desenhos.

site: http://naoeaterradonunca.blogspot.com.br/

Kamila 21/12/2015

O livro conta a história de Peter Pan, um menino "que não quer crescer" e que vive na Terra do Nunca, "vivendo aventuras e alegrias que nenhuma criança jamais viveu". Enquanto isso, Wendy é a mais velha do casal Darling. Quase não foi criada pelos pais, pois o sr. Darling ganhava pouco e teve que fazer diversas contas - do ponto de vista de um brasileiro de 2014 - para poder criá-la. O mesmo aconteceu com seus irmãos John e Michael. A vida dos três garotos muda quando o sr. Darling amarra Nana, a babá-cachorra em sua casinha. É aí que entra Peter Pan, a fada Sininho - a versão da Disney é muito fofa, mas a original sofre do que chamamos de recalque - e a Terra do Nunca. Lá, os cinco passam por diversas aventuras, enquanto o temido Capitão Gancho procura vingar-se de Peter.

Eu fiquei um pouco perdida no começo, é um tanto confusa mesmo, mas se você ler com atenção, vai ver - e participar, por que não? - de uma história fantástica, com comentários - um pouco ácidos para um pequeno leitor, mas engraçados para um leitor mais velho - do próprio autor, como eu disse acima. A história ainda conta com uma mensagem subliminar - mas irreal no mundo de hoje - de que enquanto houver "crianças alegres, inocentes e sem coração", as coisas continuarão a acontecer, mas - infelizmente - sabemos que não é assim, não é possível generalizar as crianças, mas Barrie faz isso com tanta segurança, que mais parece um psicólogo - invejaria até o próprio Freud!

Como eu falei lá no começo, a história contada por Walt Disney e todos os outros são adaptações, e por ser um texto bem antigo - originalmente publicada em 1911 e corrigida várias vezes até ser publicada definitivamente, em forma de peça teatral em 1928 - quase ninguém ouviu falar nesse autor. Mas vou falar brevemente sobre ele.

resenha completa em:

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2014/06/resenha-peter-wendy.html
Rodolfo Veniciu 21/03/2019minha estante
Quando o título da obra "Peter Pan e Wendy" foi alterado para "Peter Pan" ocorreu alguma alteração no texto ou ele permaneceu o mesmo?

luisa806 30/06/2016

Opinião : Peter e Wendy
Achei esse livro lindo,porém travei um pouco na leitura por causa dos mínimos detalhes e pelas partes enroladas. Mesmo assim gostei do livro.
Mafê 08/07/2016minha estante
Interessante... Kkk

Eder Ribeiro 29/03/2017

Sensacional
Como a maioria das pessoas de minha geração, só conhecemos a história de Peter Pan através da versão cinematográfica. Ao ler o livro, tive a sensação que a criança intrínseca em mim dava loops de alegria, ao sentir as palavras que do livro saltavam, entravam pelos meus olhos e ganhavam vida dentro de mim. O que me veio a mente é que além dá criança que deixamos morrer na vida adulta, o homem sente a necessidade de uma mãe e às vezes ele busca essa mãe na esposa. Não seria essa a maneira que o homem busca para não deixar essa criança morrer? Talvez essa necessidade esteja no inconsciente do homem e foi passado pela própria mãe de geração em geração. Com certeza, Freud explica... rsssss.

Larissa | @paragrafocult 20/09/2019

"Pensamentos felizes fazem a gente voar."
Resolvi trazer a resenha desse livro que li pela primeira vez há muitos anos mas que marcou a minha memória de tal forma como se fosse ontem. Sempre tive uma paixão pela leitura. Ela conseguia me transportar para diversos mundos e isso me fascinava, mas foi com Peter Pan que essa paixão realmente criou raízes.
Tenho a minha edição até hoje, com as bordas gastas de tanto ler e carregar comigo. A memória ainda viva das várias aventuras lidas sobre a Terra do Nunca. Vou ser sincera de que apesar do amor pela obra, nunca assisti ao desenho famoso da Disney, apenas a adaptação de 2003 em live-action e essa consegue ser bem fiel ao livro, apesar de não totalmente.
A narrativa do livro é bem diferente de tudo que já li. Antes me causava um estranhamento maior já que o li bem nova porém hoje consigo enxergar esse estilo como algo a mais. O autor narra de uma forma lúdica e bonita, fantasiosa. Um exemplo disso são as cenas onde a Senhora Darling que durante as noites vasculha a mente dos filhos para retirar os pensamentos ruins que podem ter aparecido por ali durante os dias, ou o beijo escondido de Wendy, ali, escondido no canto direito de seus lábios. Minha parte preferida é sobre o nascimento das fadas, já que elas nascem do primeiro riso de um bebê. J.M. Barrie conseguiu depositar muita doçura em sua narrativa, criando na história uma aura mágica.
Peter Pan não é uma criança boazinha. Ele é travesso, mimado e egoísta. Sendo o líder dos meninos perdidos, tudo deve ser feito da forma que ele quer. Assim como o próprio Capitão Gancho, que traz questionamentos ao falar sobre si. Os dois personagens são bem ambíguos, não sendo exatamente 'bom e mau'. Afinal, Peter é um líder duro e instável. Chegando ao ponto de "se livrar" dos meninos perdidos que acabam crescendo ou o contradizendo. Entre muitas outras coisas. Uma das diferenças que notei ao ler esse livro depois de adulta é como a história muda. Há muitas metáforas que antes passavam despercebidas e que hoje só abrilhantam ainda mais a história. Uma mensagem para adultos escondido ali, no que deveria ser uma história doce e infantil.
Já com relação aos pequenos Darling, Wendy vira a "mãe" dos meninos perdidos por ser a única menina ali, que não parece se importar em carregar tal título, contando histórias e ajudando no esconderijo. Ao menos até ela perceber que está se esquecendo dos seus pais, desejando voltar para sua casa. Ela muitas vezes é uma voz da razão no meio de tantos meninos.Por muito tempo eu criei uma certa obsessão pelo personagem e me lembro de ler muito sobre o autor, que se inspirou não apenas em seu pequeno irmão que morrera quando criança, como em um pequeno garotinho chamado Peter, filho de uma mãe solteira que conhecera e o inspirou profundamente. Um pouco dessa história é contada no filme Em Busca da Terra do Nunca. Fica a indicação aí.
Mas não pense mal de Peter Pan. Ele é uma criança em muitos sentidos. Dotado de muita inteligência e inocência, sem nenhuma preocupação, ele só quer se divertir, não importa o que custe. O que é basicamente o que uma criança faz.Essa é uma leitura que levo para a vida. Não importa a idade que você tenha, a mensagem que se quis passar no livro vai ser bem recebida. Talvez algumas pessoas não gostem da narrativa por ser mais lenta que a do filme que o tornou mais popular mas é super válido dar uma chance para a leitura. Você termina o livro com uma visão diferente até mesmo do Gancho.
É o meu livro de cabeceira da vida. Minha primeira indicação para todos. Não tem idade mínima para se aventurar pelas páginas da Terra do Nunca.

site: https://paragrafocult.blogspot.com/2019/08/resenha-peter-pan-de-jm-barrie.html

1 | 2 | 3 | 4