A Tumba do Tirano

A Tumba do Tirano Rick Riordan

Resenhas - A Tumba do Tirano

LucasV 27/12/2020

Até o momento é o meu favorito da saga
Após um ótimo livro em O Labirinto de Fogo eu não esperava que seria surpreendido com A Tumba do Tirano, nem esperava que fosse realmente melhor que ele. É incrível como novamente Rick consegue criar ótimas aventuras em seus 4° livros (Casa de Hades, A Batalha do Labirinto são provas disso).

Com um ataque inimente dos imperadores romanos ao Acampamento Júpiter, Apolo e Meg junto de seus amigos terão que correr contra o tempo para encontrar um jeito de reverter essa situação à favor deles. Aqui estamos vendo um Apolo mais maduro e até mais humano, e também considerando a um forte acontecimento do último livro é bem divertido ver como esse personagem melhora cada vez mais.

Outro destaque também são a volta de personagens icônicos de Heróis do Olimpo, cada um com seu momento de destaque e importância. Também conhecemos uma nova semideusa que achei bem legal e construída.

As batalhas desse livro também são um ponto alto. Às vezes eu sentia que estava lendo o último livro e que cada personagem realmente poderia morrer, o que me faz ficar mais curioso pra saber o que o autor estará planejando para a última aventura do nosso ex-deus Apolo.

Novamente indico muito essa saga pra quem tem um pé atrás de mais uma continuação desse extenso universo do tio Rick. São livros como esses que me deixam mais feliz de dizer de que Rick Riordan é com certeza o meu autor masculino favorito.

Just_booksz 28/12/2020

??????/ 3
Eu terminei de ler ontem a noite, e não coloquei aqui pois já tava tarde, enfim.
O livro é muito bom, obviamente, mas a historia não me marcou muito mas nao tive dificuldade de ler e tal.
Teve umas mortes(??) que quase me fizarem chorar ( eu não chorei ) mas enfim.
Eu acho que deve ser só um livro pra preparar para o proximo, que com certeza vai ser um TOMBO

Cahcareco 28/12/2020

Sensacional
Lindo ver a evolução de Apolo e de sua relação com Meg apesar de todos os percalços

Luba 29/12/2020

É incrível como o Rick está trabalhando na representatividade nessa saga. Incrível rever personagens de HDO e o Acampamento Jupiter.
Reyna maravilhosa!!! Eu amei essa aventura e agora .. vamos pro final da saga !!!

bibis 29/12/2020

O melhor até agora, me fez chorar muito também.

Daniela.Danna 30/12/2020

entre os 4 livros primeiro da série, acredito que esse seja o melhor.

Pedro 31/12/2020

Catacumba
Em mais um passo ao seu retorno ao Olimpo, Apolo enfrentará um fantasma longe de ser camarada. A tumba de um antigo imperador romano vai atormentar os dias do pobre Apolo, ele conseguirá retornar ao Olimpo?

Nanda 03/01/2021

?? Contém spoilers importantes dos livros anteriores. ??

Em sua jornada para deter o Triunvirato, o ex-deus Apolo, agora um humano no corpo de Lester Papadopoulos, e sua mestra Meg McCaffrey, ruma em direção ao Acampamento Júpiter levando o caixão de uma pessoa querida por muitos. É nesse tom muito alegre que começa A Tumba do Tirano. O impacto da morte de Jason Grace ainda é sentido no começo desse livro, quando pessoas como Hazel Levesque, Frank Zhang e Reyna Ramírez-Arellano ganham conhecimento sobre os acontecimentos que culminaram na morte de seu companheiro.
Além disso, o ataque ao Acampamento Júpiter, que Leo se esforçara para chegar e avisa-los de antemão, teve muitas baixas, diminuindo consideravelmente a Legião romana. Agora, Apolo e Meg devem correr atrás de uma solução para um problema ainda maior: um exército que seguia para São Francisco, com 50 iates e 2 imperadores de brinde, e um antigo rei ressurgindo com um exército de zumbis ? ou pelo menos a versão greco-romana destes.

??? ?????? ???? ????? ?????? ?????????? ????? ?????? ????? ?????? ????

Entre as diversas coisas que se destacaram na minha experiência de leitura, uma delas foram os relacionamentos de várias formas: o amor fraternal de Apolo e Meg; o jeito que Reyna e Thalia se tornaram próximas; o deus silencioso e a voz; os vários relacionamentos ruins que Apolo teve como um deus e voltaram para atormenta-lo como um mortal (assim como, obviamente, aconteceu em outros livros). A outra foi o desenvolvimento excepcional de Apolo, que tem se desdobrado aos poucos na série. Aqui, ao olharmos pro Apolo atual, vemos uma pessoa generosa, insegura e arrependida, nenhum resquício do Apolo que conhecemos no primeiro livro, que agia como se o mundo existisse em função dele. Essa transformação é trazida a tona várias vezes ao longo do livro.
Essas duas coisas principais foram apenas algumas das várias coisas que me fizeram amar ele. Outras coisas podem incluir a Lavinia (como eu amo essa menina...), o final da Reyna (que fechamento de arco perfeito, o desenvolvimento da Reyna foi maravilhoso do começo ao fim), o Apolo lendo a fala na axila do Tyson e falando "insira o nome aqui" no meio de um ritual, o Tyson no geral, o Frank sendo um exemplo de heroísmo, coragem e sendo perfeito como sempre, entre muitas outras coisas. No mais, me fez chorar que nem uma filha da puta e rir como se estivesse vendo um filme de comédia.

? ????? ???? ??????? ??? ??????.

anna 05/01/2021

Achei o começo do livro meio parado, mas no meio várias situações começam a se desenvolver e assuntos importantes são abordados

Michelly 06/01/2021

Incrível!
De longe este foi o meu favorito da série (mesmo que tenha mais um após esse rs).
Foi ótimo reencontrar personagens queridos e vê-los tão evoluídos. O Rick Riordan não me decepcionou em momento algum.

Matheus 08/01/2021

Apolo vai à Roma
No quarto livro de As Provações de Apolo, as provações continuam ficando cada vez mais e mais perigosas. Apesar do começo lento, acompanhamos Apolo enquanto ele encontra velhos conhecidos dos leitores no Acampamento Júpiter. Do meio para o final do livro, no entanto, o livro te prende de uma maneira indescritível. Li a metade final do livro toda de uma vez, não conseguia largar! Para quem está familiarizado com o trabalho de Riordan, "A Tumba do Tirano" traz tudo que tem de bom no livro final de Percy Jackson e os Olimpianos, "O Último Olimpiano", com o toque habitual de Apolo. Um livro cheio de emoções e difícil de largar!

Marcela Fregonesi 08/01/2021

Todas vez eu falo isso, mas o crescimentos do Apolo foi algo que eu gostei muito, cada vez se tornando mais humano
A melhor coisa pra mim foi o grande destaque que a Reyna recebeu nesse livro, de longe uma das melhores personagens que o Rick ja criou

helenajrb 12/01/2021

Não tem muito o que escrever na resenha, apenas que fiquei devastada e chorei sim. Mas amei o foco (em algumas partes) que o Rick deu pra força feminina nesse livro.
Não sei se estou psicologicamente preparada para ler A Torre de Nero, depois de acompanhar a jornada do chb durante 15 livros. Vai ser uma despedida difícil, sem dúvidas.

alA.0 13/01/2021

Finalmente respostas
Amei que esse livro trouxe algumas respostas sobre algumas coisas que o riordanverse apresentou anteriormente.
Gostei bastante de rever alguns personagens e saber sobre como eles estavam, e gostei também dos novos personagens apresentados e trabalhados. Os acontecimentos desse livro (juntamente com o do anterior) foram um dos mais importantes pro crescimento do Apolo até agora.