Dexter no Escuro Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter no Escuro

Suellen vieira 05/07/2019

Dexter no Escuro
Nesse terceiro livro, Dexter ,na sua vida inventada, esta preparando o seu casamento e ensinando os filhos de sua mulher a serem discretos se um dia se tornarem assassino, do outro lado, na sua outra vida, ele esta passando por um processo difícil, que o atrapalha não só na sua missão de limpar o mundo de pessoas ruins, mas também na seu trabalho de ajuda a sua irma detetive em investigar casos de assassinatos que estão acontecendo de uma forma estranha.

naniedias 21/07/2010

Atenção
Essa é a resenha do terceiro livro da série e por isso pode conter spoilers. Se você ainda não leu os dois livros anteriores e não gosta de spoiler, não leia a resenha.

"Que tipo de lua é essa? Não é aquela lua brilhante e reluzente de felicidade formidável, não mesmo. Ah, ela atraía, se lamuriava e brilhava em uma imitação barata e miserável do que deveria ser, mas não há espaço para isso. Essa lua não tem vento suficiente para empurrar os navios dos varnívoros por um feliz céu noturno até um êxtase de cortar-e-estralhaçar. Em vez disso, essa lua cintila timidamente através de uma janela terrivelmente limpa sobre uma mulher que está empoleirada, feliz e animada, na ponta do sofá e que fala de flores, canapés e Paris."
"Sim, acredito muito na fé, pastor, tenho fé na ganância e na estupidez humana, e também na doçura fiada no aço em uma noite de luar. Tenho fé nas trevas invisíveis, nos sussurros frios das trevas internas, na clareza absoluta da faca. Sim, pastor, tenho muita fé, mas acima dela tenho certezas, pois já vi as trevas absolutas e sei que é real; é lá aonde eu vivo."
"Sun Tzu, um cara muito inteligente apesar do fato de estar morto há bastante tempo, escreveu um livro chamado A arte da guerra, e uma das muitas ótimas observações que ele fez é que toda vez que coisas terríveis acontecem, sempre há um jeito de você tirar alguma vantagem se conseguir examiná-las do jeito certo. E esse não é aquele pensamento Pollyanna da era Moderna, que insiste que se a vida lhe der ovos, você sempre pode fazer um bolo com eles. É um conselho muito prático que pode ser mais útil do que se pode imaginar."
Dexter vai se casar. Num episódio totalmente inesperado, ele acabou pedindo a mão de Rita. Ou melhor, ela encontrou uma aliança (que não era para ela) e achou que era isso o que estava acontecendo. Ele ficou sem saber o que fazer e assim ficou noivo. Agora os preparativos para o casamento estavam a todo vapor. E logo, Dexter não mais seria sozinho - ele estaria casado. Mas esse seria o próximo passo no seu disfarce de humano. O casamento seria perfeito. E ainda por cima, Astor e Cody viriam juntos. Apesar de ser um monstro sem sentimentos, ele sempre gostara das crianças. E aquelas crianças, que haviam sofrido um grande trauma na infância por causa do pai beberrão que cismou em espancá-las, tinham revelado um Passageiro das Trevas. E Dexter queria ensiná-las tudo o que sabia, passar para elas o Código de Harry.
O que ele não esperava era um problema maior ainda na sua vida, enquanto tinha que se preocupar com o casamento. Mas a vida não é somente como se espera. E foi no assassinato na universidade que tudo começou. Dois corpos queimados, sem cabeça. No lugar, duas cabeças de cerâmica de touro. Mas isso em si não era tão assustador. O que assustou mesmo Dexter, pela primeira vez, foi que o Passageiro das Trevas não só demonstrou medo, como fugiu. E pela primeira vez na vida (muitas primeiras vezes) ele estava sozinho. E não tinha palpites sobre o crime. Lidar com essa ausência seria muito difícil para Dexter.

O que eu achei do livro:
Não gostei muito.
É bom deixar claro isso logo de cara. Meu marido adorou, considerou esse o melhor livro da série. Eu não gostei não. Para mim estragou a série. Eu gosto muito de livros policiais. E um que conta o lado do assassino, e com o assassino praticamente na posição de mocinho, ganhou minha atenção logo de cara. Nenhum dos livros foi brilhante, não na minha opinião. E eu achei o segundo bastante macabro, o que não quer dizer que eu não tenha gostado. Mas o terceiro praticamente estragou a série.
Não gostei de uma bobeira de sobrenatural que fala na série - não combinou, não caiu bem e não colou. Achei péssimo.
Bom, cada um tem uma opinião e pode ser que você goste do livro no final das contas, mas eu ainda tenho a esperança de que o próximo volte ao ritmo normal da série.
E a nota 5 foi mesmo pela construção das histórias secundárias do livro, como a relação do Dexter com os filho de Rita, Astor e Cody. A história principal mesmo merecia muito menos na minha opinião.
É sempre ruim fazer uma resenha negativa, eu pelo menos não gosto. Mas quanto a esse caso específico não foi tão ruim, porque ainda guardo grandes esperanças para o quarto livro da série.

Nota: 5
Dificuldade de Leitura: 7

Mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

Bianca 11/01/2018

Foco no passageiro das trevas
No terceiro livro da série, o autor apresenta um estilo bem diferente dos dois primeiros.
O passageiro fica em foco durante todo o livro, embora de forma sutil: ele "some" durante o desenrolar dos fatos, deixando Dexter "no escuro". Porém, a história é permeada por trechos sobre a existência e o passado do passageiro, tratando-o como uma espécie de ser sobrenatural que excede o próprio Dexter.
A narrativa de perseguição ao criminoso da vez - ligado a uma espécie de ritual bizarro - também leva Dexter a se questionar e pesquisar sobre o passageiro, deixando muitas perguntas no ar. Seria Dexter uma vítima do passageiro? Seria o passageiro uma entidade que se apodera de alguns humanos eventualmente? Ou o que esses trechos descrevem seria uma abstração da realidade?
Apesar da inovação na escrita, achei o livro um pouco maçante e "viajado" demais, como que flutuando entre um estilo mais concreto e dinâmico e outro mais abstrato, sem definir o lugar para firmar o enredo. Apesar disso, a trama não deixa de trazer pontos positivos, como a aproximação de Dexter de suas características psicológicas, e seu maior comprometimento com Rita e as crianças, que está caminhando para um casamento e a consolidação deles como família.

Bruna.Mateus 03/10/2017

No passenger
Tem quase NOVE MESES que iniciei a leitura deste livro! E caramba, foi bom mas sem o Dark Passenger a graça do livro cai, e talvez eu enrolei mais a leitura por conta disso.

No balanço geral, Astor e Cody merecem mais a atenção! Haha

Camilo 22/08/2010

Totalmente fora do brilhantismo dos livros anteriores.
Atenção: Esse comentário pode conter Spoilers. Se ainda não leu esse livro, não leia esse comentário :)

No prmeiro livro (Dexter a mão esquerda de Deus), Jeff Lindsay escreveu uma obra prima, uma história fantástica que foi igualmente brilhante para as telas pela ShowTime. Dexter Morgan, psicopata, assassino, perito forense. Mas mesmo assim, adorado por todos os seus leitores e espectadores. O motivo? Sua inocência, sua história, seu humor e sua inteligência. Ou melhor, a perfeita harmonia entre suas o vilão e o mocinho coexistindo em um só personagem.

O seu segundo livro (Querido e Devotado Dexter) Jeff fez o inacreditável. Conseguiu tornar a história ainda mais fantástica. Na minha opinião, o segundo livro com Doutor Danco ficou perfeito e sem dúvidas foi o estado da arte do Dexter. Com seu humor capaz de nos fazer rir, com o suspense nos fazendo acelerar o coração e com seu carisma fazendo com que o ante herói assassino fosse mais aplaudido do que nunca.

No terceiro livro Jeff conseguiu destruir tudo que havia criado de fantástico no protagonista da série. Porque? Ele torna o Dexter uma espécie possuído. Como se não bastasse ele acaba com o suspense sobre o futuro do Cody. Para Jeff em seu terceiro livro, todos os assassinos tem uma espécie de "coisa" sobrenatural. Sim, isso já existia antes, mas era uma metáfora, mas a metáfora que Dexter usava (brilhantemente diga-se de passagem) nos dois primeiros livros para descrever o seu sentimento, sua tentação por sangue, comum em vários tipos de psicopatas, tornou-se real. Ele realmente tinha uma coisa, um passageiro das treva dentro dele.

Ainda tenho esperanças que no quarto livro Jeff se esforce para arrumar as coisas, mas pelo que parece, a história foi bruscamente distorcida, de tal forma que seria necessário reescrever o terceiro livro para continuar com o bom e velho Dexter que todos conhecemos.

Viviana 27/03/2017

Dexter perde a sua alma
Não é o melhor livro da série mas não desista, li o seguinte e é ótimo! Neste, Dexter enfrenta os preparativos para seu casamento, um assassino ritual que se obsessiona com ele e a perda do seu passajeiro. De todos esses desafios, o mais difícil de enfrentar é o do seu casamento. Eu confesso que sou viciada nessa série, a de tevé e a dos livros, embora pouco tenha uma a ver com a outra. Vale a pena ler se você quer, como eu, completar a leitura da série de livros e saber mais sobre a evolução do protagonista.

AlessandraD. 21/04/2020

Bom, mas diferente da narrativa real da série
um livro muito bom, pra quem já leu algum livro de dexter antes não irá se decepcionar, o tradicional humor negro de dexter se mantém e o ponto mais forte deste livro é que os personagens de Astor e Cody ganham mais profundidade e é bem interessante ver o dexter tentando ser uma figura paterna para os dois. único ponto onde o filme peca é no "vilão" que não é muito interessante como os dos livros anteriores.

Mariana 22/04/2016

Parece que jogaram o livro no google tradutor
Parece que jogaram o livro no google tradutor, muitoooooooooo erro de português e frases sem sentido algum. Tive que parar no meio do livro e baixar a versão em inglês pra conseguir terminar de ler

E como assim ele ta "possuido" ???? Do nada a personalidade dele some e ele descobre que é perseguido por Molock??? uma história racional virou sobrenatural??? MUITO SEM SENTIDO, Lindsay simplesmente acabou com a história nesse livro.

Lina DC 18/04/2016

"Dexter no escuro" é um livro que divide opiniões dos fãs da série. Isso acontece porque o autor colocou um enredo um pouco mais "sobrenatural".
Nesse livro, Dexter está mais voltado à sua família, cuidando de Rita e seus filhos. O passageiro sombrio, que é o lado dele que anseia pelos crimes meio que sumiu temporariamente e durante a narrativa do protagonista, em alguns momentos, temos a impressão que esse passageiro é uma entidade. Acho muito difícil visualizar como um ser algo que está no ser humano. Ou ele tem os instintos ou não tem. Essa compartimentalização em alguns trechos, passou a impressão de que o Dexter é uma vítima quanto as vítimas dos seus crimes.
Além disso, o próprio crime que está sendo investigado também rodeia o criminoso. Seria uma forma de justificar as atitudes de Dexter? Não sei, mas sinceramente não agradou.
Como nas obras anteriores essa ainda possui alguns errinhos de digitação/grafia.
"Como não tenho humanidade nem coração, sou forçado a me basear na experiência, que diz que a caridade começa em casa e, em geral, acaba em casa também." (p. 19)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

A.Soares 01/02/2016

"Se melhorar estraga" e estragou.
Não sei se fico triste ao ver uma das hiostorias que mais amo indo pra fossa ou feliz por não ser a unica a pensar assim e me achar menos ET nesse mundo. De fato, Lindsay se empolgou demais neste terceiro livro e tive que me arrastar pra ler 210 miseras paginas de algo que deveria me tirar o folego, ao invés disso, fiquei sufocada, longe da historia, apenas querendo chegar ao fim de uma vez. Sem duvida, esse livro foi um grande "WHAT?" pra quem gosta do personagem. Uma pena :/

davilavasc 05/10/2015

Um novo serial killer aparece para importunar a população de Miami. Dessa vez os corpos são encontrados carbonizados e no lugar da cabeça humana, uma cabeça de touro feita de argila. Contudo, Dexter encontra-se abandonado.
Isso mesmo, o Passageiro das Trevas some e deixa-o [...]

site: http://leituranomeumundo.blogspot.com.br/2015/10/resenha-do-livro-dexter-no-escuro.html

Crøw 28/02/2015

Mistério dos grandes
Então, nesse livro o Dexter "perde" o passageiro sombrio temporariamente, eu achei esse livro muito melhor que os dois anteriores, pois envolve uma camada de mistério que beira à sobrenaturalidade, realmente fiquei pensando quem estaria atrás do Dexter e qual a relação disso com os mortos, com a simbologia e com o passageiro dele. Muito bom, só achei o final meio forçado, mas ainda assim 10/10

Richard 18/12/2014

mais familiar e menos horrendo
Este é o terceiro livro de Jeff lindsay da saga dexter.
Minha resenhas nao discrevem muito as sinopses dos livros que leio, elas ja vão direto ao ponto.
Pois bem, neste livro presenciamos um Dexter mais familia, cuidando de rita, astor e cody, e justificando o titulo de minha resenha eu achei bem bacana esse lado familia dele pois ate entao haviamos lido sobre um homem sem sentimentos.confesso que gostei muito das situações familia dos 4 poia eram instantes engraçados.
Mas o qie me injuriou um tanro nesye livro foi o fato do passageiro das trevas se ausentar(ate então tudo bem) mas é que no livros ficou parecendo qie realmente existe algo místico na série ou que influencia no desenrolar das situações. O jefg que me perdoe, mas pra mim ficou dificil aceitar o desenrolar dos fatos.Ele nao conseguia raciocinar cmo antes quando tinha influwncia de seu amigo interno, Isso me decepcionou um tanto com o enredo.
CoComparado com os outros volumes eu achei este mai Light o assasino queimava as pessoazs e outras cocitas mais.comparado ao assassino do livro 2 ele perde de lavada.
E enfim, o humor negro continua fantástico como sempre, até demais, pois em outras resenhas alguns letores acharam absurdo o que Cody fez em determinado momento do livro, mas ja tinha acontecido muiya coisa sem noção. Dai pra mim foi de boa.
Mas recomendo ate entao a leitura de Dexter

Paulo 25/04/2012

Abril/2012