Morangos mofados

Morangos mofados Caio Fernando Abreu

Resenhas - Morangos Mofados

Jadson.Bomfim 14/03/2024

Morangos Mofados de Caio Fernando Abreu
Tinha muitas expectativas com esse livro, todo mundo recomenda e fala super bem. Mas, tinha momentos em que eu tive certa dificuldade para compreender e me conectar com os contos.

Algumas histórias são muito perfeitas, como a gigante "Aqueles dois", que faz parte do livro 'Os cem melhores contos brasileiros do século', curtir também "Terça-feira gorda", entre outros.

'Ovelhas negras' segue sendo meu livro favorito de Caio, porque, diferente dos 'Morangos' a conexão foi instantânea.

Nota: ???

h4gatha 01/03/2022

só quero entender pq ele tem tesão em lamber orelha
primeiro contato com a escrita do Caio e me surpreendeu demais (positivamente). Esse livro parece demais uma carta de peito aberto, e é, definitivamente, muito pessoal.

A maioria dos personagens é da "geração ditadura" e isso é muito presente nos contos, juntamente com a censura, a falta de diálogos e a morte constante da liberdade de expressão. Embora seja melancólico na maioria do tempo, Morangos Mofados tem uma mensagem otimista e é recheado de referências

Mari Guerra 24/04/2022

Dei quatro estrelas só pelo fato de Natureza Viva ter me feito chorar no circular. Sei que é um clichê falar isso, mas esse conto me leu por dentro.

escorpimonia 10/07/2022

Profundo
Comecei o livro achando que seria uma leitura rápida, mas como tudo que vem do Caio, "Morangos Mofados" é dilacerador e me vi pausando os textos várias vezes para pensar e respirar. Ainda não consegui superar "Os companheiros" e com certeza meu conto favorito é "O dia em que Urano entrou em Escorpião".

brunapg 03/05/2024

?Natural é as pessoas se encontrarem e se perderem?
Sinceramente? Gostei.
Fiquei na dúvida entre 3,5 ou 4 estrelas.
Alguns contos eu não entendi, talvez pq eu tenha ficado buscando sempre uma reflexão, uma moral.
Gostei da escrita, gostei dos contos. Meu favorito foi ?O dia que Júpiter encontrou Saturno?.

O Mofo = aquilo que provocou a desesperança
O Morango = o fio de esperança

Ansiedade. Perplexidade.
Buscar um sentido pra viver. Plantar morangos, talvez?
Riri 15/06/2024minha estante
Amei!

Nick 02/02/2020

Morangos nem tão mofados assim
Esse é o primeiro livro que leio do Caio e posso dizer com todo meu coração que foi fantástico.

Bom, eu nunca me apeguei ou tive prazer em ler/conhecer literatura popular brasileira e quando tentava nunca me prendia o suficiente para acabar e gostar de pequenos fragmentos. Porém, mesmo com algumas palavras incompreensíveis e dificílimas, Caio conseguiu transmitir amor, intensidade e simplicidade junto com sentimentos humanos reais, duros e feios e às vezes esplêndidos.

Recomendo a qualquer tipo de leitor que goste do desconhecido, este livro é para vida toda e que vale a pena ser lido repetidamente.

laura.bw 08/06/2024

Os contos são muito tristes e explícitos, uma pegada crise existencial. Alguns são nada fáceis de ler e compreender sem parar para analisar, acabou me levando a reflexões.

mari 21/05/2020

strawberry fields forever.
''Apesar das minhas unhas crescidas, ainda não estão longas nem afiadas o suficiente para que possa cravá-las em minha própria garganta.''
Meu primeiro contato com Caio Fernando Abreu não poderia ter sido melhor. Ler esta obra foi como submergir-me n’um oceano egrégio de sentimentos profundos, pessoais e melancólicos onde cada frase, tão crua e direta, atravessa o meu âmago de uma forma que não consigo pensar em nada além de cada palavra dolorosamente colocada pelo autor e, ahhh... que escrita belíssima! Senti-me em contato com a mais profunda camada de seu cerne a cada página lida, onde Caio utilizou como um refúgio peculiar para uma espécie de desafogo que ficará eternamente em minha memória o deleite que fora esta mistura de sentimentos durante a leitura. Puxa vida, muito obrigada Caio por cada palavra meticulosamente escrita de uma forma única que apenas um virginiano conseguiria!

deh 05/01/2010

Morangos Mofados é a seleção que inclui os melhores contos de Caio Fernando. É dividido em três partes: "O Mofo" (9 contos), "Os Morangos" (8 contos) e "Morangos Mofados" (último conto que dá nome ao livro). Caio F. traz a tona alguns assuntos polêmicos, como a homossexualidade em "Sargento Garcia". Fala também sobre solidão, sentimento e dor, que são seus assuntos mais abordados. A grande maioria dos contos apresenta um teor triste, que é consequencia da perda. Uma leitura contagiante.

André 11/06/2021

Lendo os diversos contos, fiquei com a sensação de que Caio tem vários escritores atrás da mesma persona. Ele parece lidar com as distintas linguagens literárias de uma forma sempre equilibrada. E o conto sobre a Caixinha de música é um dos melhores do livro!

Erica 26/03/2014

MORANGOS são as pessoas e o MOFO são as dores e angustias que elas sentem.'

Vittek 02/06/2014

“[...] tem coisa mais autodestrutiva do que insistir sem fé nenhuma?” (p.14) É um livro que, do modo particular, retrata os sentimentos humanos. Ele fala sobre as razões pelas quais alguém começa a amar outra ou achar que ama, da angústia pela espera de alguém que venha te trazer a tal da felicidade, da solidão, das tentativas de querer ser compreendido e ser correspondido pelo que sente, e do sentimento sufocante que causa isso não acontecer.

Poesia na Alma 05/04/2020

aquele gosto de morangos mofando
Morangos mofados é a mortificação social, a descrença diante da repressão e da subjetividade das experiências mais concretas do dia a dia, dos amores proibidos. uma contextualização histórica. Há também amor e esperança de dias melhores, a estranheza diante de um mundo frio e áspero ao diferente, ao semelhante que não é igual e não está postulado numa normativa, ao corpo não militarizado.

leia mais - http://www.poesianaalma.com.br/2020/04/resenha-morangos-mofados.html

Gigio 28/04/2020

Um dos meus autores brasileiros preferidos, sem dúvida. Me identifico bastante com sua literatura.
O livro traz ótimas reflexões sobre nossa condição humana, nossos dissabores, dores e angústias. Caio não é nada superficial, e nos faz dar mergulhos profundos dentro de nós mesmos, testando nossas convicções a cada parágrafo.
Não sai o mesmo quem se banha nesse rio.

Danillo 05/05/2020

Alguns contos da são complexos.
Outros completamente fantásticos.
Autor bastante descritivo.