Mulheres empilhadas

Mulheres empilhadas Patrícia Melo

Resenhas - Mulheres empilhadas

Matt 07/08/2022

Comece a ler agora mesmo!!
Esse livro é chocante. Na verdade, chocante é eufemismo para os eventos ocorridos na trama.

O livro fala da realidade pesadíssima do feminicídio, coisa que está na nossa cara, mas que fechamos os olhos e fingimos não ver. Ele também reúne no início de cada capítulo histórias reais, e sabemos também que até as fictícias tem um pé (se não tudo) na realidade.

A leitura em si é um paradoxo, você quer parar porque é muito pesado, mas não quer largar o livro pra saber o que acontecerá em seguida, e caramba, a personagem principal te surpreende muito.

Lau 04/09/2022

Morri, várias vezes... e renasci
Pra quem é difícil pensar que é possível sentir a dor de um grupo inteiro, leia este livro.

Uma advogada recém-formada viaja ao Acre para a observação de casos de feminicídio, parte de uma pesquisa maior sobre o mesmo tema, e nesse lugar distante de casa acaba tendo uma experiência mais do que intensa sobre tudo o que cerca a si mesma e aos julgamentos que acompanha.

Patrícia Melo fala das mulheres assassinadas, negligenciadas e, depois, esquecidas pelos homens e pelas instituições do nosso país - também manipuladas por homens. Algumas mulheres morrem mais, outras têm a indignação da mídia e da classe a seu favor. Mas todas, todas, estão suscetíveis à violência extrema. Esse livro escancara. Conta os detalhes sórdidos dessa máquina de matar mulheres. E acho isso tão necessário... quando o máximo que sabemos a respeito dela vem das notícias rasas sobre o assassinato de mais uma mulher, diariamente, em algum jornal virtual. O livro não é tão ficcional quando conta suas histórias escabrosas, basta ligar a televisão para ver.
Aí... dizemos que todo homem é um agressor em potencial e a galera fica alvoroçada. De verdade, basta que provem que a paz é possível. Da nossa parte, já tentamos a vida inteira, gerações e gerações...

Mas de volta ao livro, tudo nele, pra mim, foi essencial, inclusive as visões à base de ayahuasca. Cada capítulo serve a um propósito e penso que falou o suficiente, e se encerrou no momento certo. Agora só não sei se conseguirei não pensar sobre ele durante todo o resto da semana.

Thayná Krueger 17/10/2022

Que livro!!!!
Que leitura difícil, mas excelente.

O livro fala sobre ser mulher em um país como o Brasil.

Esse trecho, é a mais pura realidade.
"Essa foi a conclusão a que cheguei na minha segunda semana no tribunal: nós, mulheres, morremos como moscas. Vocês, homens, tomam porre e nos matam. Querem foder e nos matam. Estão furiosos e nos matam. Querem diversão e nos matam. Descobrem nossos amantes e nos matam. São abandonados e nos matam. Arranjam uma amante e nos matam. São humilhados e nos matam. Voltam do trabalho cansados e nos matam. E, no tribunal, todos dizem que a culpa é nossa. Nós, mulheres, sabemos provocar. Sabemos infernizar. Sabemos destruir a vida de um cara. Somos infiéis. Vingativas. A culpa é nossa."

Luciana.Barraviera 22/11/2022

Patrícia é uma jovem advogada criminal que viaja ao Acre para acompanhar os julgamentos de feminicídios no estado. Lá ela se envolve na investigação do assassinato de Txupira, uma indígena do povo Kuratawa. Ao longo da narrativa, vemos que a história de Patrícia sempre esteve ligada à violência contra mulher e assim a trama se desenrola com um destrinchar brutal da situação dos feminicídios do país, com relatos e informações de mulheres reais que tiveram suas vidas tiradas por homens que na maioria das vezes eram próximos a elas.
Toda essa historia é narrada tendo como cenário o interior do Acre, a floresta amazônica, a ancestralidade dos povos originários e os saberes das florestas.
A história faz um paralelo entre a ocupação violenta do Acre, a dominação brutal dos povos indígenas da região e a taxa de feminicidio altíssima que atualmente o estado do Acre tem.
Um livro forte, que tem uma escrita que marca, que dilacera principalmente leitoras que no livro vão confirmar algo que já é muito esclarecido, o perigo de ser mulher.

Heloisa Motoki 07/12/2022

Uma ficção que parece verdade
A história é tem uma temática bem pesada, trata de violencia contra a mulher em diversos aspectos, resssalta a impunidade que ainda há no Brasil.

Só não curti muito, a parte dos rituais das ancestrais, é um item que acredito mas acho fantasioso.

Vale a leitura"

dany 16/12/2022

terminei e confesso ta em sensação de paz agora kkkkk, sem querer ser brega mas #melhorlivro2022 um livro de infinitas realidades e histórias com pontos finais, ser mulher é duro e esse livro expõe PARTE* dessas tragédias sentidas, a cada página é uma irmã, uma história, um futuro, uma MULHER, não tem como ler uma obra dessa e não se sentir comovida ou tensionada, são anos de lutas viva de acordo com suas raízes!
"Matar mulheres é um crime democrático."

Mauro 19/12/2022

Ótimo livro!
Mulheres Empilhadas de Patrícia Melo.
Livro lançado em 2019.
Neste livro, a protagonista, uma advogada bem sucedida de São Paulo, vai ao Acre investigar mortes violentas de mulheres na região, ela mesma sendo assombrada pelo assassinato de sua mãe por seu pai na infância e por um ex-namorado abusador.
Lá no Acre, ela acaba se envolvendo em um caso de grande repercussão - a morte de uma indígena adolescente por três rapazes brancos e ricos.
Este é o pano e fundo para um livro que foge ao padrão de romances policiais, mostrando o lado mais perverso da violência contra a mulher.
Nota: 9,0

Gabi 24/12/2022

Um livro que trata sobre feminicídio não é um livro fácil. Mas em Mulheres Empilhadas você não quer parar de ler, quando acha que a história já está em vias de ser resolvida vem um plot twist e somos arrebatados.
A narrativa segue o formato dos trillers, mas numa pegada bem brasileira, porque a Patrícia Melo entremeia a escrita com narrativas de rituais indígenas. Uma preciosidade só.

Já a Patrícia, protagonista, é uma jovem advogada paulistana que é mandada para o Acre acompanhar uma série de julgamentos sobre feminicídio. Mas ela própria viu sua mãe ser assassinada pelo pai quando ainda era criança. E isso é só o começo da história.

alinetiemi 12/01/2023

"Vocês homens, tomam porre e nos m@t@m"
Um livro super necessário, socorro.
Não é fácil abordar o tema feminicídio, mas a autora consegue abordar de uma forma sensível, mas ao mesmo tempo realista. Cita infelizmente casos reais, em que as vítimas tiveram suas vidas interrompidas por causa da violência dos homens.
Um livro que traz o machismo, racismo, homofobia e todo preconceito de uma forma dura e triste, mas muito real.

Le Vieira 16/01/2023

Morta pelo marido, ex-marido, namorado, ex-namorado, pai...
Um romance policial que poderia facilmente ser baseado em fatos reais. Que também poderia ter sido escrito esse ano, dez anos atrás, vinte ou trinta; ou mesmo dez, vinte ou trinta anos a frente.
Gostei muito da escrita da autora. No começo achei um tanto repetitiva, mas depois percebi o quanto aumentava o impacto do que estava escrito ali.

Um livro denso, porém essencial. Causa revolta e indignação, aperto do coração e arranca o ar dos pulmões. Mas é assim, incomodando, que temos uma grande história.

Christiane 05/02/2023

O livro retrata a vida de mulheres reais pela ficção que sofrem com violência doméstica, violência psicológica e sobre a morte por feminicídio de várias delas. Trata também sobre a culpabilização da mulher tanto social quanto jurídica.
Uma jovem advogada sair de São Paulo e ir para o Acre assistir julgamentos de feminicídio. O Acre tem um alto índice de mortes de mulheres por homens que são seus companheiros, ex-companheiros, ou são simplesmente misóginos.
Ao mesmo tempo ela nos relata um mito indígena e seus rituais, sobre mulheres. A protagonista aos poucos se dá conta que sofre violência de seu companheiro, e que um tapa não tem justificativa. Ela intercala o relato com notícias reais sobre mulheres que foram assassinadas por seus companheiros.
É um livro que toda mulher deve ler.

Øyas 14/02/2023

Patrícia melo pegue toda minha alma
SENSACIONAL. me prendeu do começo até o fim. tudo sobre esse livro é muito especial. vou levar pro resto da minha vida com certeza.

catitubes 23/02/2023

KQNZJWNSIWNZIWJS
Dei uma abandonada no skoob mas terminei esse aqui faz tempo e PUTA MERDA QUE LIVRO DO 🤬 #$%!& VAI SE FUDEEEEEEEEEER QUE LIVRO BOM OTIMO ELE PRENDE ELE TE FAZ REFLETIR ELE FAZ TUDO AAAAAA

murkread 02/03/2023

Mulheres, leiam.
Recomendo este livro para todas as mulheres brasileiras. mas não recomendo tanto, há áreas explícitas e que podem ser prejudiciais na leitura. é um tema 100% feminista e que deixa claro a ânsia de justiça.

Lady Addams 07/03/2023

Precisamos falar sobre Feminicídio
Mulheres empilhadas, que espetacular livro de Patrícia Melo ! Lendo a obra é perceptível: a entrega, a pesquisa, a denúncia e o escancarar do ódio pelas mulheres!!! Independente que queiram culpar a esposa,a namorada, a filha, a sobrinha ou a irmã, o que estas façam ou usam. Mulheres morrem, são agredidas, estupradas e marginalizadas apenas por serem mulheres.
A obra cobre a perplexidade do tema, trazendo temas como porn revenge, malefícios da pornografia - definindo a pornografia como uma fogueira virtual que queima e traumatiza mulheres - até onde a lei é capaz de alcançar dentro do tema e sua realidade em tribunais.
Vale a pena conhecer a história que acontece no Acre, cenário escolhido pela autora por ter os maiores índices de Feminicídio do país. Assim, somos informados da cultura, da formação, das tradições e da dinâmica deste estado brasileiro ( muito legal !!)
A mulher indígena e sua situação é bem elucidada, aprendemos a importância da demarcação das terras para os indígenas, principalmente para os do gênero feminino.
Ao longo da obra, casos de ódio à mulheres são expostos, ficamos chocados e horrorizados porque muitas morreram por temas banais. Temas que formam o caderno de "Mulheres Empilhadas" da protagonista da obra, a jovem advogada que presenciou desde criança a misoginia no âmbito familiar , que vivenciou na própria pele e , no meio de seu trabalho, viu acontecer novamente com uma amiga. Algo que nos deixa claro que independente do grau de instrução da mulher , classe social ou outros fatores, qualquer uma pode se tornar a vítima, pois estamos enraizados, enlaçados e inseridos em uma sociedade patriarcal, onde homens sempre terão suas ações minimizadas.
A culpa não é da mulher e não devemos nos calar !