Mulheres empilhadas

Mulheres empilhadas Patrícia Melo

Resenhas - Mulheres empilhadas

Leti 04/12/2020

Livro Excelente
Esse livro traz uma realidade muito presente no Brasil, sua abordagem cativante nos faz ter interesse no enredo de maneira que não queremos mais parar a leitura

Tati 18/12/2020

Forte e necessário
O livro traz temáticas urgentes em uma sociedade como a nossa, abordando não apenas algumas das diversas questões relacionadas a gênero, mas também sobre outras minorias, como as comunidades indígenas e o quanto são invisibilizadas.
Na obra, vemos ficcionado o que aconteceu/pode acontecer com qualquer uma de nós. Em alguns momentos, inclusive, os nomes de tantas vítimas reais do androcentrismo (tentando usar uma palavra mais "sutil") estão em destaque. O incômodo de saber que os acontecimentos ali desenvolvidos, infelizmente, fazem parte de nossa realidade é o que, a meu ver, torna a obra tão potente. Mas tive outro incômodo lendo... um que não era o efeito esperado, creio: achei que as experiências transcendentais (embora tenham evidenciado um pouco mais alguns aspectos de vivências indígenas) que a protagonista teve destoaram um pouco da narrativa. Talvez a autora tenha pretendido nos oferecer ali uns momentinhos para respirar/de certo conforto durante a leitura de páginas que tanto inquietavam.

Mara Reinaldo 10/01/2021

Livro difícil, porém necessário!
Começar esse livro foi muito difícil, pois narra a realidade nua e crua da violência contra as mulheres nesse país.
Terminada a leitura, eu apenas quero que todas as pessoas que eu estimo leiam esse livro e tentem absorver apredizados que ele traz.
Apenas leiam e persistam na leitura... vale a pena.

Nikki Vargas 21/02/2021

Todos deveriam ler esse livro.
A autora paulista Patrícia Melo tem vários livros em seu currículo além da dramaturgia. É conhecida por livros de ficção urbana, em seu currículo há diversos prêmios como o Jabuti de Literatura pelo seu romance Inferno e outros prêmios internacionais.

Nesse livro Mulheres Empilhadas ela transita entre a realidade e ficção, um livro forte um soco no estômago pra todas as mulheres. É um livro extremamente necessário e atual, nos faz perceber o quanto precisamos rever o atual cenário brasileiro.

O livro utiliza de artifícios reais para a construção do romance, criando no leitor uma angústia e reflexão da nossa infeliz realidade.
Em cada relato um incomodo. Acompanhamos a protagonista que é uma advogada que viaja até o acre para relatar de perto julgamentos de feminicídio, ao mesmo tempo que ela mesmo se vê em um relacionamento abusivo e carrega um passado marcado por violência. (Não irei dar spoiler).

“Contrariando a letra de funk que já nos embalou nas pistas de dança, Patrícia Melo nos mostra que só um tapinha…às vezes dói demais. Se você é um dos que acredita nisso, leia este livro.”

Há vários tipos de violências contra as mulheres nesse livro. A autora mostra com seu humor voraz, frases precisas e alucinógenas que leva seu estilo incomparável.

Todos deveriam ler esse livro.

site: https://www.instagram.com/p/CLF5GA2DHcj/

Matt 07/08/2022

Comece a ler agora mesmo!!
Esse livro é chocante. Na verdade, chocante é eufemismo para os eventos ocorridos na trama.

O livro fala da realidade pesadíssima do feminicídio, coisa que está na nossa cara, mas que fechamos os olhos e fingimos não ver. Ele também reúne no início de cada capítulo histórias reais, e sabemos também que até as fictícias tem um pé (se não tudo) na realidade.

A leitura em si é um paradoxo, você quer parar porque é muito pesado, mas não quer largar o livro pra saber o que acontecerá em seguida, e caramba, a personagem principal te surpreende muito.

Letuza 17/12/2019

Realista
Um livro mais que oportuno, diante da realidade sexista, preconceituosa e violenta que vivemos. Patrícia Melo, nesse romance intenso, narra a história de uma jovem advogada, traumatizada pelo assassinato da mãe pelo próprio pai, que assustada com o comportamento violento do namorado, decide aceitar um trabalho temporário no Acre para um mutirão de julgamento de processos de crimes contra mulheres. Lá ela conhece Carla, uma promotora destemida que enfrenta homens poderosos para fazer justiça às mulheres. Conhece também Marcos, filho de uma índia, que a leva para conhecer a realidade das tribos. E diante do processo pelo assassinato de uma Índia de 14 anos, cometido por três jovens ricos e poderosos da cidade, a jovem advogada e a promotora ficam diante das ?leis locais? onde o dinheiro fala mais alto.
A história é intensa e envolvente, apesar da narrativa dura, crua e sincera. Além da questão da violência contra as mulheres, o livro traz outros temas como o desmatamento, a invasão de terras indígenas, o preconceito e o descaso com a população indígena. Um livro super indicado para mulheres e principalmente para homens. Muito bom!
#livros #leitura #amoler #mulheresempilhadas #patriciamelo #feminismo #pormaisrespeitocomasmulheres #respeitoaosindigenas

alekele_ 17/03/2020

Intenso
Apesar da autora já declarar que é a história foi criada, percebe-se que esta história poderia muito bem acontecer na vida real. Tanto que ela se baseou em diversos casos de violência contra a mulher, a qual sempre é vista como a culpada de todo o mal praticado contra ela.
Esse livro chama a atenção para uma violência atual e contínua, que deve ser combatida de todas as formas.
Mulheres: não se calem jamais diante de qualquer ato que te diminua ou que ofenda a sua integridade física e moral!

Ana_Beleze 31/03/2024

Um relato vívido sobre violência contra a mulher
Simplesmente maravilhoso! Comecei minha leitura por indicação de um professor para um trabalho e me surpreendi com a riqueza deste livro. Esta obra mudou minha percepção sobre vários aspectos da sociedade e relação homem-mulher. Os casos tão crueis vistos pela protagonista mostram para a leitora que não importa a raça, idade ou condição financeira: Nenhuma mulher está segura. Não falo isso como ameaça; assim como dito na obra, os assassinos de mulheres não precisam de razão para matar, basta ser mulher. Principalmente nos últimos capítulos, percebemos essa afirmação latente na escrita da autora, o que me fez terminar o livro com uma sensação de vazio, já que mesmo que a história não tenha um final feliz, é preciso seguir em frente. Este livro foi excencial para minha vida e sempre me lembrei da experiência que foi passar por suas páginas.

Amanda.Andrade 11/01/2021

História que deve ser lida e discutida entretanto a escrita da autora não me agradou e algo no decorrer da livro me incomodou.

Andressa 29/12/2020

Emocionante
Mulheres Empilhadas é um daqueles livros que mexem com você do início ao fim, incluindo a arte da capa. A capa do livro é um embaralhado só nascimento da Vênus de Botticellí com o nascimento de Oshum. A forma como ela abordou o feminicidio fez com que a obra se tornasse envolvente e emocionante.

Pê Reck 26/12/2020

Um livro urgente.
Patrícia Melo cria, descreve, desnuda uma realidade brutal, que por ser mulher me tocou mais, a ponto de ficar com medo. Medo de ser mulher, medo de usar a roupa errada, de falar no tom errado... Foi fod@! Mas então, no mesmo capítulo que a personagem principal se reencontra e cria coragem, o texto (lindo, por sinal) me deu coragem.

Pollyanna.Rigon 17/12/2020

Meu livro de 2020
Patrícia escreveu esse livro numa maestria que é impossível acreditar que ela não tenha passado um tempo realmente no acre imersa em todas as situações da protagonista da história.
O livro machuca qualquer mulher que leia, é impossível não pensar em histórias que são nossas ou poderiam facilmente ser.
A hora que a gente entende o nome do livro é literalmente só o meme da Nazaré.
Além da questão do abuso e assédio, o livro entra em outras vertentes de conhecimento indígena, rituais e auto conhecimento.
Pra mim, com certeza foi a melhor leitura de 2020, sem dúvidas.

Clau Melo 23/11/2020

É perigoso ser mulher...
“Não importa onde você esteja. Não importa a sua classe social. Não importa a sua profissão. É perigoso ser mulher.”
Livro que mostra a verdade nua e crua sobre ser mulher.
Não obstante a linguagem chula e as "viajadas" da protagonista, é um livro muito bom para refletir e repensar atitudes...