Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Eduarda Souza 25/10/2023

Simplesmente perfeito
Esse livro não é uma continuação direta do primeiro livro!! Acho importante destacar, no entanto ele vai abrir as portas para um maior conhecimento sobre Gilead. Vamos acompanhar três narrativas, que nos darão diferentes visões sobre esse governo totalitário e como esse mundo afeta na rotina de cada uma das personagens, é depois em um ponto, as narrativas se encontrando.

A autora trabalhou de uma forma incrível as narrativas, você entende como era viver lá, tem as mesmas aflições, raiva, nojo, dúvidas sobre tudo que tá acontecendo, junto com quem conta a história.

Tanto " O Conto da Aia" quanto " Os Testamentos", te fazem parar e pensar: " E se fosse eu?" , " o que eu faria?" . Faz você se colocar no lugar do outro, perceber que certas coisas não estão tão distantes quanto imaginamos.

Não dá para parar de ler, foi assim com o primeiro livro, foi assim com o segundo. Muito, muito, bom.

5? e ?? com certeza

AllandaS 25/10/2023

Não precisava!
Um sequel que não precisava existir. Mas se a autora queria fazer um fã service ou ganhar mais uma grana, poderia ter feito um livro com menos da metade do tamanho que tem. È exageradamente longo e lento, não tem conteúdo interessante para preencher as páginas, então é repetitivo quase que 70%.
Única parte realmente legal em que acontece alguma coisa é as últimas páginas do final.
Ela focou tanto no desenrolar chato das personagens que o final ficou corrido e pobre.
Espero que ela não tenha feito isso para vir lançar outro livro dessa historia, que já não tinha conteúdo para esse imagina para um terceiro.
A serie é mais legal que o livro, beijos de luz.

Sozzi 23/10/2023

Inesperado
Imprescindível para quem leu O Conto da Aia, Os Testamentos trás uma resolução da situação de forma inesperada e (pelo menos pra mim) satisfatória. Outro livro de mexer com os nervos.

Luciana 15/10/2023

Um livro tão bom quanto o primeiro!

Vale a pena a leitura. Traz muitas respostas, as quais o primeiro deixa em aberto.

Erilane.Rocha 13/10/2023

Perfeito

Sem dúvida um dos melhores livros que eu li esse ano.

Não sei como mas a Margaret conseguiu escrever uma sequência muito superior ao ?Conto da aia? que já é fantástico.

Super recomendo os dois livros.

Rafa Mello 12/10/2023

Good morning sunshine!
Antes de começar a resenha, um disclaimer: já faz alguns anos desde que li "O Conto da Aia" e eu não assisti a série. Nesses anos, eu esqueci de muitos detalhes do livro e precisei me re-familiarizar com o universo de Gilead, o que deve ter prejudicado minha experiência.

Quando li o primeiro livro, fiquei fascinada! Engoli o livro em questão de dias e fiquei um tempão pensando na história, mesmo depois de ter terminado. Comprei a continuação receosa, mas como tava uma bagatela, resolvi arriscar. Tentei ler com o coração aberto, mas acabou não rolando pra mim.

Em "Os Testamentos", temos três protagonistas: uma garota nascida em Gilead, outra garota canadense e uma Tia bem importante que já conhecemos no primeiro livro. Apesar da proposta ser bem interessante, achei que o livro teve vários defeitos. Para mim, o mais gritante deles foi a escrita em si, que me pareceu bem diferente. Não sei explicar exatamente, mas senti que a escrita da Margaret Atwood estava mais imatura, o que me deixou bastante impressionada, já que o livro foi escrito muito tempo depois do primeiro. O próprio enredo me pareceu até um pouco juvenil - no caso, literalmente juvenil, pois a trama pareceu até meio adolescente em vários momentos -, com reviravoltas previsíveis e uns momentos meio bobos, o que foi uma experiência bem diferente comparada com a que tive lendo "O Conto da Aia".

Sendo bem honesta, gosto de pensar que fui eu que mudei nesses últimos anos e meus critérios para leituras mudaram. Entretanto, não é assim que me sinto: acho que a escrita da autora decaiu de lá pra cá e não me agradou muito. Vale a pena para conhecer melhor desse universo, mas rendeu diversas reviradas de olhos.

Se alguém leu até aqui e ainda assim vai insistir no livro, espero que goste. Caso contrário, não diga que não avisei!!

Ale 11/10/2023

Os testamentos
No começo estava muito confusa por causa da forma da escrita e pela.narrativa vir de várias direções, com o passar das páginas me habituais e fui me dando conta do retrato fiel da sociedade humana onde há os que se aproveitam da derrocada dos outros, dos que impelem sofrimento, dos que se aliam para salvar suas próprias peles.
Porém o que mais impressiona é o subjugo das mulheres e a imposição de conceitos e pre-conceitos impostos pelos homens e pela religião.
Distopia fantástica! Valeu muito a leitura.

Luke.Szeivier 08/10/2023

Da ascenção à queda. Visões do quão podre é Gilead.
"Você dá o primeiro passo e, para se salvar das consequências, você dá o seguinte. Em tempos como os nossos, só há duas direções: ou subir, ou desabar."

Depois de quase 35 anos desde o lançamento de "O Conto da Aia", a tão aguardada continuação da distopia que arrebatou o mundo e nos transportou para o centro de um governo teocrático em que as mulheres perderam seus direitos e identidade, a autora Margaret Atwood finalmente se rendeu e lançou "Os Testamentos"; uma obra igualmente incrível (e na minha opinião até um pouco melhor que a obra original) que nos leva de volta à opressora República de Gilead, mas agora sob a perspectiva de três outras personagens diretamente ligada à Offred (que por decisão da própria autora não é mais a protagonista do livro, embora apareça brevemente numa cena.)
Acompanhamos o nascimento, ascenção e os bastidores de um governo cuja a "defesa dos valores tradicionais" e da religião como Constituição ficou apenas na promessa, enquanto casos de assassinatøs, traições, abusos e até pedøfilia ocorrem as escondidas sob um tapete de hipocrisia.
Embora o livro foque mais na manipulação e controle físico, mental e emocional de suas vítimas do que nas atrocidades cometidas pelo regime ditatorial, a distopia novamente se mistura com a realidade quando a autora Margaret Atwood se inspira nas atuais mudanças mundiais que impulsionadas por certos governos e grupos de pessoas, cada dia mais se aproximam dos ideais defendidos por Gilead. Ao mesmo tempo ela nos mostra que mesmo em meio a extremismos há espaço para esperança e luta por direitos, mesmo que através de resistência, submissão, rebelião e autodestruição para acabar com tudo de dentro para fora.

E para quem assiste ou assistiu a série "The Handmaid's Tale" (O Conto da Aia" se preparem para mudar suas opiniões sobre a Tia Lydia (Eu fiquei abismado kkkk)

* NOTA: 4 ????
Mal posso esperar para ver como vai ser a adaptação da série. ?

~ SINOPSE:

15 anos se passaram desde os eventos ocorridos em "O Conto da Aia". Mesmo diante de inúmeras tentativas de desestruturação, o regime teocrático, totalitário e ditatorial da República de Gilead parece seguir firme. Mas sinais de que suas estruturas apresentam rachaduras e buracos estão cada vez mais aparentes.
A guerra de expansão territorial enfrenta grande resistência. Enquanto dentro do país, mantimentos começam a ficar escassos e casos de contrabando, assassinatos, suïcídiøs, traições, abusos de poder e até pedøfilia ocorrem as escondidas e são mantidas sob segredo.

Embora o paradeiro de Offred seja desconhecido, e sua fuga nunca fora esquecida, os acontecimentos dentro e fora de Gilead são agora contados pela perspectiva de três mulheres:

Agnes, é filha de um importante comandante. Criada dentro da elite e cercada de privilégios, através do olhar dela conhecemos como as jovens, frutos da primeira geração de Aias, são doutrinadas desde a infância para cumprir com suas obrigações como futuras Esposas (ainda que na pré-adolescência) dentro de um regime totalitário.

No outro lado da fronteira temos Daisy, um jovem rebelde que cresceu tendo uma vida normal no Canadá, indo à escola, ajudando os pais na loja de roupas usadas e expressando seu protesto contra os horrores praticados além da fronteira.

E por último, temos ninguém mais ninguém menos que Tia Lydia, uma das grandes executoras e fundadoras de Gilead, que por mais que seja vista como uma Vilã por sua autoridade implacável e lealdade ao regime opressor, através de seus testamentos acompanhamos que desde o primeiro dia da criação de Gilead, ela se tornou uma bomba prestes a explodir e abalar todas as estruturas do poder.

E quando a história dessas três mulheres se cruzam e verdades começam a aparecer, elas terão que lutar pelo aquilo que acreditam, mesmo que isso leve a queda de um império e mudem suas vidas para sempre.

Barbara1444 08/10/2023

Que nunca nos aconteça!
Esses futuros distópicos me dão tanto medo, eu não duraria muito neles, tenho certeza disso. Talvez nem aparecesse nesses testamentos.

Jessica 06/10/2023

Do princípio a queda.
Para quem leu "O conto da Aia" e não assistiu a série, esse livro fechará algumas lacunas que existiam na história. Por conta da temática, é natural pensar que "os testamentos" seria sobre a bíblia, mas aqui, são sobre heranças, manuscritos deixados sobre o início e o fim de Gilead, narrada por três personagens, sendo uma delas a figura de Tia Lydia.
Tia Lydia muito odiada no primeiro livro, mas aqui, ela descreve como foi o período pré Gilead, como foi feita a estrutura do governo teocrático, como ela foi convertida e como se tornou a única mulher com privilégios nesse modelo de sociedade. Além dela, há mais duas figuras que também foram importantes para o futuro de Gilead. Eu adorei o livro, mesmo depois de 30 anos de ter escrito o conto da Aia, Margaret estava ainda muito engajada com o livro anterior.

Lais 04/10/2023

Boa Sequência
Achei que a história traz pontos de vista muito interessantes sobre Gilead, pensamentos e visões que não tínhamos antes no primeiro livro.
Apesar de não ter achado tão bom quanto O Conto da Aia, acredito que a leitura complementou muito bem e valeu a leitura.
Gosto muito da escrita da Margaret.

Laisacvoliveira 01/10/2023

Distopia ou realidade?
Continuação do livro, o conto da Aia.

Amei poder enxergar a visão de Gilead por 03 realidades diferentes: Tia Lidya, Nicole e Agahta.
Mesmo a Tia Lidya sendo um personagem que nos faz passar muita raiva em o conto da aia, neste livro podemos entender como foi sua tragetória em Gilead e ver a sua redenção.

" Deus não é como eles dizem, ou você acredita em Deus ou acredita em Gilead".