Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Gleiciane.Aline 06/09/2023

Os testamentos
Depois de não tem uma boa experiência, pela segunda vez, com o primeiro livro, decide me dedicar a leitura deste em busca de respostas.

Neste livro, temos várias visões, tanto de pessoas de dentro da República de Gilead quanto de fora. Aqui, nós deparamos com Tua Lydia, que narra, de forma muito interessante, como foi o início desse regimento e as mudanças que ela, como mulher e juíza, sofreu, além de contar um pouco sobre sua realidade atual. Agnes também se faz presente, uma menina criada em Gilead e que tem como seu único contexto esse, que até então, lhe é normal. Em contraste, temos Dayse, que cresceu do lado de fora e conhece Gilead apenas pelas notícias e histórias que lhe são narradas. Juntas, as três tentarão derrubar esse regime.

Apesar de responder algumas das minhas perguntas, esse livro termina bem em aberto, e eu não sou nada da desses finais assim. A narrativa é melhor do que o primeiro, sem dúvidas, porém com menos ação. Foi uma leitura mediana...

Bruna 03/09/2023

Atwood não me decepcionou com essa continuação maravilhosa do O Conto da Aia.

Esse livro traz o ponto de vista de como foi o início dessa distopia na visão de uma tia, o que foi necessário para se adaptar à nova realidade. Também traz o ponto de vista de duas jovens, uma criada nessa distopia e a outra fora. Como ambas veem as regras desse sistema.

Essa continuação é um fechamento de um ciclo. Complementa, contextualiza e enriquece ainda mais o universo da República de Gilead.

Ansiosa para ver a adaptação no seriado.

Lays91 03/09/2023

Rede de mulheres
Como sempre Margaret Atwood sendo uma autora maravilhosa e surpreendente. Que livro sensacional. A visão dele por 3 mulheres diferentes foi incrível.

paat_pontes 01/09/2023

Margaret Atwood e um mundo que vive nos meus pesadelos
Toda a história que envolvem o mundo de Conto da Aia é um pesadelo para mim, no sentido que eu morro de medo de um dia acontecer e que a gente não consiga fazer nada.

Os Testamentos é uma sequencia digna do primeiro e me prendeu do começo ao fim. Recomendo demais!

Leandro423 31/08/2023

Contém possíveis spoliers
Ótimo livro, algumas pessoas me falaram que era até melhor que o conto da aia e realmente é... ele conta o pós Gilead e como é quem a derrubou.
Ele é bem corrido, sempre escrito em primeira pessoa, flui muito bem.

Juliana.Duarte 30/08/2023

Os Testamentos
Este livro nos mostra o Pós livro 1,
Como se deu inicio Gilead e sua queda
Como uma boa lavagem cerebral nas crianças pode ser eficaz, feita da maneira correta, e me lembrou muito de Como hoje isso de certa forma ainda acontece, quase que como em Gilead.
As tias parecem ser as mais livres, já que "comandam" e "ensinam" as mulheres, mas são tão presas quanto elas.

Qual reflexo desse novo USA no Canada, e como estes tentam ajudar os refugiados e até combater/eliminar Gilead.

Tantas vezes eu me senti com muita vontade de entrar lá ajudar elas, ou bater nelas para acordarem.

Novamente a narrativa deste livro é como seu antecessor. Um grupo de acadêmicos descobre fitas e alguns depoimentos e o compilam num livro, de forma não cronológica.

Evellyn.Laise 30/08/2023

Eu não achei q precisava de uma continuação de o conto da aia, eu estava bem desanimada pra ler esse livro e nossa como me surpreendi! Enquanto o conto da aia foi um dos livros mais arrastados que já li, esse fluiu bem, eu li pouco por dia mas depois q passou ali do começo tava sempre animada pra ler e saber o que ia acontecer. Eu amei a história, amei o jeito que terminou, me apaguei aos personagens, enfim, ainda bem que eu tinha esse livro na estante e me desafiei a ler, ou então podia ter perdido essa ótima finalização para o conto da aia. Agora queria assistir a série, mas tô com medo de não terminar do mesmo jeito e não ter as mesmas coisas, pq foi tudo tão certo que tinha que ser assim kk

Victoria.Bispo 30/08/2023

O defeito è acabar
Queria ler maissss sobre esse mundo que a autora criou, mas vou ter que me contentar com a série. Amei demais e me apeguei a todos os personagens menos a Tia Lydia

Vanessa1139 30/08/2023

A leitura é mais fluída que o do primeiro livro: "O Conto da Aia", é impactante e te prende de uma forma assustadora, a necessidade de saber o que vem depois e o que acontece com cada personagem faz com que a leitura seja tão rápida. Tem pontos que nos deixam tristes, mas a esperança nos faz seguir com a leitura.
Nota de 0 a 10? 1000.
Vale muito a pena ler essa história.

Cibele.Veras 27/08/2023

Após ler O Conto de Aia, acho que era impossível que esse fosse ruim. Fala sobre um período após a história inicial, com muitas informações sobre as perceptivas de dentro de Gilead

Melissa289 27/08/2023

Profundo
Que livro é esse hein?? Comecei ele totalmente desanimada, depois de ter lido o conto da Aia. E confesso que as primeiras 60 pág. quase me fizeram abandonar mas ainda bem que sou BR e não desisto.

Os testamentos entrou na minha lista de melhores livros do ano sem dúvidas!!!! Que livro BOM! Só LEIAM não vão se arrepender.

A escrita da autora evoluiu muito em comparativo ao primeiro livro, nem parece que foi a mesma pessoa que escreveu.

Kalebe 23/08/2023

Todos sabemos que este livro foi apenas pela hype da série The Handmaid's Tale (O conto da Aia)? Sim, porém o livro foi essencial. A série simplesmente não faz jus o quanto os livros são e tem personagens que não são retratados com a dignidade que merecem. Tia Lydia simplesmente é a melhor personagem do universo do Conto da Aia, bem como a mais complexa, não tem como não ficar intrigado e perplexo com toda a sua trajetória. E claro, neste livro temos diversas cenas que nos faz ficar extremamente desconfortáveis, revoltados, enojados, entre outros sentimentos, um dos motivos que nunca tornarei a relê nenhum dos dois livros, embora sejam meus favoritos. Margaret Atwood é uma baita de uma escritora, que criou um universo utópico mas muito próximo da realidade, e nos deixa intrigado por tudo que ta acontecendo, porém como aprendemos no final dos livros, somos meros historiadores, aprendendo sobre um sistema autoritário e ditatorial, que teve a delicadeza de apagar a maioria de atos prejudiciais a sua imagem, logo temos poucas informações mas mesmo assim aprendemos muito. Descobrimos o óbvio, que sempre em governos frágeis e sociedade que não se dão ao trabalho de de estudar o passado, minorias serão prejudicadas e oprimidas em prol de um bem "maior", que no fim revela que são apenas meios de para manter poder e interesse pessoais. Relembrar o passado é evitar de cometer os mesmos erros no futuro.