Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Mclaraaki 19/11/2023

Achei que o segundo livro não pudesse superar a excelência do primeiro, mas estava errada...
A história com três visões diferentes trouxe uma riqueza ainda maior. Me prendeu do início ao fim.

manumoura18 18/11/2023

Destaques preferidos
"A memória era uma coisa tão cruel. Não conseguimos lembrar do que foi que esquecemos. Do que nos obrigaram a esquecer. Do que tivemos que esquecer, para poder fingir que vivemos aqui com alguma normalidade."

"Mas pode ser uma grande pressão para uma pessoa ouvir que precisa ser forte."

"Na hora da verdade, só os nossos próprios pesadelos são de algum interesse ou significado."

trizisreading 17/11/2023

Os Testamentos
"Os testamentos" é uma continuação de "O conto da Aia" de Margaret Atwood, publicado trinta anos depois. Embora "O conto da Aia" tenha sido uma ótima introdução, "Os testamentos" o supera em muitos aspectos.

Seguindo a mesma lógica do primeiro livro (se você não leu o primeiro livro, sugiro que não leia essa resenha), "Os testamentos" é uma distopia que ocorre em uma realidade onde as mulheres podem ser Marthas, Tias, Aias ou Esposas, caso não possua uma dessas classificações, basicamente é considerada uma ninguém, e consequentemente, vive numa espécie de miséria, vivendo numa clandestinidade.

Os homens por sua vez, podem ser Comandantes ou então possuir outros cargos diferentes, mas sempre é uma "profissão". Isso porque quando comparado às classes sociais das mulheres, todas elas tem um único objetivo: servir aos homens. Vejamos que as Marthas são como governantas, as Tias são como professoras, mas também podem ganhar certo poder político, no entanto, nunca deixam de servir aos homens. As Esposas são da mais alta classe social: esposa de Comandante. E por fim, as Aias, tem como único objetivo parir o filho de Comandantes, caso a Esposa não tenha sucesso.

Dito isso, é possível observar que as mulheres são praticamente "escravas" dessa realidade, apenas existem para servir ao outro gênero, além de que, no decorrer da história podemos ver que, caso fujam de suas funções, são gravemente punidas.

A história relata a realidade de duas meninas com mentalidades muito diferentes, isso porque uma vive no país onde tudo o que foi citado acima é pregado como uma religião, já a outra vive em outro local, onde abominam o estilo de vida daqueles.

Na trama, um membro de Gilead (o tal local que vive essa distopia desumana), deseja acabar com esse radicalismo e retomar a vida como era antes, onde as mulheres tinham sua própria vida e podiam fazer o que quisessem. No entanto, vivendo nesse país extremista, ela deve ter muita cautela e encontrar alguém de confiança para conseguir colocar seus planos em prática.

Esse é um livro de extrema importância, sobretudo quando se conhece a história das mulheres, seu papel de genitoria no capitalismo e seus direitos (ou a falta deles) no dia a dia e como isso é ignorado, principalmente se levarmos em conta que as mulheres vivem dessa forma há muitos anos, fazendo com que sequer podemos imaginar um mundo onde a mulher é respeitada.

Anna.Beatriz 15/11/2023

Manteve o nível
É sempre uma expectativa muito grande - somada ao medo da decepção - ler um segundo livro de uma história que te marcou muito, mergulhei neste com esses sentimentos ambíguos. Felizmente não fui decepcionada, Os Testamentos mantém brilhantemente o impacto de O Conto da Aia e encerram com chave de ouro essa história tão incrível. Muito bom!

Hanessa 14/11/2023

Uma continuaçãoINCRÍVEL
Depois de muitos anos sem o hábito da leitura, eis que me deparo com essa obra prima. Os testamentos é a continuação do livro " O Conto da Aia" e diferente de seu antecessor, podemos acompanhar a história pela perspectiva de três personagens em diferentes em cenários e posições hierárquicas.
No livro anterior, podemos acompanhar todo o martírio de viver em Gileard pela visão de uma Aia, "Os testamentos" é a continuação, porém por perspectivas de outras mulheres.
Eu nunca me canso de falar que sou apaixonada pela forma que a Margaret escreve, que escrita elegante e inspiradora. O final foi realmente incrível, fiquei super envolvida com o livro.

Thiago 12/11/2023

Potencial desperdiçado
Esta é a muito aguardada continuação de O Conto da Aia, escrita 34 anos após a publicação da história original após um boom de popularidade advindo da adaptação para seriado.
Apesar de contar com um bom ritmo e ser bem envolvente, a narrativa apresenta algumas falhas e pontos que incomodam a leitura. Temos três narradoras e um lapso temporal de nove anos, só que o desenvolvimento de duas das narradoras é praticamente nulo (sendo que uma delas passa de criança a adulta nesse período). Sem falar que ambas apresentam um comportamento quando narram e um completamente diferente na visão da outra, destacando a personagem Daisy. Esta inicia a história como uma jovem retraída e tranquila, mas, especialmente a partir do meio da obra sob o ponto de vista das outras, se torna rebelde, confiante e desbocada - sendo curioso que, quando ela volta a narrar, retorna a personalidade insegura...
Infelizmente, o livro peca pelo excesso de informações a respeito da sociedade de Gilead e sua organização, havendo perda de verossimilhança e contradições, além da já citada linha do tempo confusa (que também era observada no primeiro livro). Um exemplo é a própria função das aias e do estamento social. Se o objetivo é aumentar a população, qual a vantagem de proibir o casamento das Marthas e dos guardiões, por exemplo? Mais simples seria ter políticas obrigando o casamento e a procriação...
Em suma, um suspense envolvente com uma mensagem de alerta contra o totalitarismo, mas uma história com muitas falhas e contradições que impede que o livro seja plenamente apreciado.
cami s2 27/12/2023minha estante
Concordo completamente!
Sem contar que não responde vários questionamentos:
? como foi resolvido o problema da infertilidade e a falta de comida?
? para onde e quem pegou Offred?
? ela termina com o marido ou o Olho?
? como ela tira a bebê de Gilead? Ou ela sai grávida?

Enfim?

guxtavoy 07/11/2023

Mais ou menos
Olha, eu gosto muito de O Conto da Aia, mas achei que essa continuação deixou muito a desejar. A história parece ao mesmo tempo apressada e lenta, a autora quer desenvolver as coisas demais e acaba só arrastando a trama (e nem desenvolve direito, achei). As duas personagens mais novas são bem chatinhas, principalmente a Nicole. Tia Lydia a única realmente que parece uma pessoa de verdade.
Também achei que a escrita da Margaret decaiu bastante desde o primeiro livro? Às vezes parecia que tava lendo um livro juvenil...
Eu não odiei, mas também não amei igual ao primeiro livro.

Lissa 06/11/2023

Nhe
Como a atualização das minhas leituras ta toda atrasada aqui no skoob, já faz um tempo que eu li esse livro, então não se se vou soar tão verdadeira quanto gostaria.
Eu gostei do livro. Tem bem mais movimento que o primeiro e apesar de ser bem inteospectivo também, principalmente na parte da Tia Lydia, ele consegue ser mais intricado, conter mais características.
Ao mesmo tempo, não sei por esse não ser o estilo da autora, algumas cenas me pareciam... Infantis demais. Meio sem conexão com a realidade do que ela tava passando. A personagem que mora no Canada (que eu esqueci o nome) é um saco. O esteriótipo do adolescente que reclama de tudo e pareceu muito uma comédia misturada a distopia em muitas cenas que ela estava do que qualquer outra coisa. E isso me tirou o foco um pouco. Mas honestamente? Podia ser pior.

Vehalcantara 06/11/2023

Os Testamentos
Aqui a Margaret Atwood foi rainha! Que incrível, que espetacular, que show! Sério, eu gostei muito de O Conto da Aia, mas Os Testamentos conseguiu me transportar ainda mais para a realidade distópica de Gilead.
É uma história sobre lutas, perdas, amizades e as escolhas que fazemos. Eu me encantei muito com a Daisy, a Agnes Jemima (que nome horrível kkkk) e a Becka. São personagens que vão morar para sempre no meu coração. E claro, sem esquecer da maravilhosa e incrível Tia Lydia.
Sério, a autora conseguiu exprimir a essência do totalitarismo e o quanto ele não faz sentido para ninguém, nem mesmo para quem está inserido no sistema.
Termino a leitura com um quentinho no coração e cheia das fanfics na cabeça sobre Offred!!!!!

Thaty.Abbondanza 29/10/2023

Sem palavras
Sinceramente ? Sem palavras para esse livro, a leitura começou meio emperrada, mas depois foi fluindo. Minha cabeça explodiu e eu simplesmente passei a AMAR a tia Lydia ??

Emilia 28/10/2023

Mais uma leitura concluída. A leitura foi bem fluida. A história é contada a partir de três personagens e os capítulos se alternam entre elas.

Ana 25/10/2023

Nesse livro, 35 anos depois, a autora, através de três personagens nos dá uma idéia do que pode ter acontecido depois do final de O Conto da Aia.

souza263 25/10/2023

Decepcionante
Se em "O Conto Da Aia" temos uma história profunda, cheia de sentimentos, pensamentos, com poucos diálogos e contada de forma não-linear, aqui em "Os Testamentos" temos uma história mastigada, esticada e enfadonha na maior parte do tempos. Os ensinamentos e reflexões que vimos no livro passado tentam ser replicados aqui mas de forma mais rasa. As personagens tem certo desenvolvimento, mas seria estranho se não tivessem já que o livro tem quase 500 páginas.
O livro de certa forma é mais fluído que CDA já que lá temos apenas o ponto de vista da Offred, aqui é intercalado entre 3 personagens que vão se conectar a longo do livro.
Uma dessas personagens é a emblemática Tia Lydia, que tem os melhores capítulos do livro.
O livro (como foi dito pela própria autora) foi feito pra explicar como aconteceu a queda de Gilead, mas o livro não consegue cumprir seu único propósito. Ele tem muitas voltas e a (de fato) queda de Gilead é narrada em 8 capítulos no epílogo, o que foi horrível pois ficou corrido e, de certa forma, feito de qualquer jeito.
Fui nessa leitura achando que ia ser tão grandioso quanto o primeiro já que os dois tem vendas enormes e são aclamados pelo público, mas eu só me decepcionei.
cami s2 27/12/2023minha estante
Concordo plenamente!