O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Júlia 16/12/2021

O livro é diferentão, daqueles que pode afugentar muitos leitores, e encantar outros. Eu me encantei. A história é leve e muito íntima, introspectiva. O cenário é bucólico. Me parece que cada personagem representa uma característica muito forte da própria autora, com algumas nuances fantasiosas. Os personagens possuem alguma característica muito marcante, e a personagem principal ?a dona da historia? que não é Selma, apresenta um desenvolvimento muito bonito e suave ao desenrolar do livro. A escrita é delicada e imersiva. Meu único receio para não dar 5?? foi que talvez eu não tenha entendido 100% por que o final terminou daquela maneira. Mas assim como a vida, a história dos personagens não acaba exatamente ali, e acho que talvez a escritora quisesse passar um pouco disso, de retratar um espaço de tempo de uma história que continua acontecendo, o que eu achei muito lindo. Fazia tempo que eu não lia algo que descrevesse o desenvolvimento romântico tão delicadamente. É único, diferente, delicado, emocionante. Se você busca algo assim, o livro é pra você.

Dayse.Carla 31/12/2021

Uma história com vários personagens que se interligam e têm suas características bem definidas. É um drama que te prende e me fez sofrer um pouco.

Nathalia 15/02/2022

Este livro me deixa dividida, gostei dos personagens e da história em geral, mas não é o tipo de leitura e escrita que estou acostumada ou gosto então por muitas vezes me pareceu maçante e demorei muito para terminar por que por mais que gostaria de saber o resto da história não tinha vontade de ler.

Luly @projetocabeceira 15/03/2022

Aquece o coração
Uma ternura! Me apaixonei pelos personagens e pelo realismo fantástico desse romance. Assim como a vida, tem momentos felizes, sofridos, leves, complexos mas o que importa é ter com quem contar.

Luisa 20/03/2022

Uma história de amor e solidão
Nei sei dizer se gostei ou não. É uma linda história de amor familiar, de amizade, companheirismo. Mas a heroína da história, parece um tanto quando solitária sem sua história própria

Rafa.ferr 27/03/2022

Uau
Esse livro me arrebatou de muitas formas. Uma escrita delicada, aborda assuntos fortes de maneira leve e sensível. O livro tem uma pegada fantástica para assuntos da vida real.
Chorei, ri, tive medo de virar a página, ansiei por respostas. Tenho em minha mente os dia que passei lendo, foi uma experiência muito especial.

Fernanda Augusta 05/04/2022

Maravilhoso
Gostei muitíssimo do final, achei poético e realista, mas ao mesmo tempo lindo e tocante.
Na verdade o livro por inteiro é realista, lindo e tocante. E é muito bom ler um livro que na mesma medida que entristece também alegra, é difícil e ao mesmo tempo não.

Possível spoiler a seguir!!!

Apenas espero que a última olhada de Frederik para Luise não seja nenhum prenúncio, pois foi desse modo que a Selma viu pela última vez o marido Heirinch....

Beatriz2810 06/04/2022

Já sinto falta dessa história.
Esse livro me tirou de uma ressaca literária de um jeito tão incrível. Me apeguei a todos os personagens, adorei a narrativa, a ambientação, os diálogos, as superstições engraçadas e brevemente duvidei que alguém realmente fosse morrer, mesmo que tenha sido avisado no começo do livro, e quando aconteceu fiquei chocada e triste. Até depois a gente entende os desenhos da sobrecapa. ?
Quanta dor e alegria senti lendo esse livro de certa forma simples, mas tão tão real.

"Nem sempre dá para escolher as aventuras para as quais fomos feitos."

Aguirre.Natalia 28/04/2022

Fabuloso!
Os personagens foram criados com o coração da escritora, história tem um enrredo encantador. Não tem como não se apaixonar.

Tamiris Durigan 06/05/2022

o amor que surge marca tudo
'O dia em que Selma sonhou com um ocapi' é um livro delicado que conta a história de algumas pessoas que moram numa pequena cidade, onde as coisas mudam a partir do momento em que Selma sonha com um ocapi e todos passam a esperar a morte em mais ou menos 24 horas.

O foco da narrativa, apesar de seus vários personagens, é Louise, neta de Selma, que inicia a história ainda criança e vai crescendo ao longo das páginas. Com ela, Selma, o Oculista e mais algumas pessoas dá para se entender a importância da família, da comunidade, da vida, da morte e das escolhas que se toma e experiências que se vive.

Esse livro me trouxe uma história sensível, que apesar de temas tristes, ocorre de forma reconfortante e leve. Fiquei com os olhos chei de lágrimas em várias partes.

"[...] enquanto ninguém morre, toda despedida é negociável."

kerem 24/05/2022

Surpreendente!
Uma leitura que me tirou do tino (eu realmentenao esperava o que aconteceu) pq ultimamente eu conseguia prever como acabaria os livros que eu estava lendo. Chorei e sorri com essa historia (mais chorei) que fala sobre a vida e a morte de um jeito tão tocante. Já tem muito tempo que esse livro estava na minha estante, eu não dei nada pela capa, e agora que acabei de ler só queria não ter lido para poder ler como se fosse a primeira vez.

Mari Pereira 29/05/2022

Adorei a leitura!
O livro é narrado por Luise, de criança a adulta, envolta em sua cidade e uma série de personagens peculiares.
Com o andar da história, você vai se envolvendo com cada um deles e não quer parar de ler até saber o desfecho.
Um livro bonito, gostoso de ler. Desses que deixa o coração quentinho.

aninha 10/07/2022

??
?Nem sempre é possível escolher as aventuras para as quais fomos feitos?
Um dos livros mais diferentes que já li, fala bastante sobre o processo de perda, novos começos e finais (as vezes nem tão felizes e nem correspondentes as nossas expectativas).
Personagens fofos demais, amei todos!
Esse livro me trouxe muitas reflexões sobre a vida.

Jaqueline 28/07/2022

O DIA EM QUE SELMA SONHOU COM UM OCAPI
O livro fala sobre o transcorrer da vida, amizades, senso comunitário, rotina, vida e morte.

O mais bonito é a comunidade dessa cidadezinha alemã e os seus personagem. O meu preferido sendo o oculista.

Acredito que você tem que ler o livro querendo emergir nesse senso comunitário e não esperando grandes coisas e e reflexões , pois você pode se frustrar.

Helen247 02/08/2022

Muito cativante
Um livro que teoricamente fala sobre a morte, mas diz muito mais sobre a vida.

Gostei muito da leitura e fiquei com lágrimas nos olhos várias vezes.