Batman: Ano Um

Batman: Ano Um Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

Che 20/06/2017

FORGET IT GORDON, IT'S GOTHAM CITY
Foi um amigo quem esteve na origem do fato de eu achar (agora cada vez menos) o artista estadunidense Frank Miller superestimado, ainda na época do Orkut, há mais de dez anos, quando soltou a cascata sobre 'a única HQ que chega perto de Watchmen'. "Cavaleiro das Trevas" - a tal HQ apontada com essa credencial - tinha um roteiro bom e reviravoltas até hoje celebradas, a maior dela envolvendo o Superman, mas padecia de um traço feio, com aquele Batman 'gordo', de autoria do próprio Miller.

Felizmente, aqui Miller declinou dessa tarefa e a deixou por conta do muito mais competente (nessa função) David Mazucchelli, com quem já tinha feito uma bem sucedida parceria na genial, arrebatadora e inesquecível "A Queda de Murdock", que li faz apenas algumas semanas e resenhei aqui no nerdices, alguns comentários acima deste. O traço de Mazucchelli pode ser definido, em uma palavra, como elegante. Soube explorar bem o recurso das sombras (o que cai como uma luva para o conceito do 'homem-morcego') e o 'design' em si dos personagens e do cenário é ainda hoje bonito e cativante, mil vezes melhor que aquela geringonça do "Cavaleiro das Trevas".

Mas sou novamente forçado a reconhecer que o gênio por trás da obra, mais uma vez pra minha surpresa (embora dessa vez já não tanto, após o choque que foi ler Daredevil: Born Again), é o próprio Frank Miller. As frases em off, os diálogos, o próprio arco dramático da origem do morcegão é contado de modo primoroso. Ele teve a perspicácia de se focar pouco na infância do herói, nos poupando de ler pela milésia vez a morte dos pais de Bruce Wayne, o qual mais uma vez se reafirma como raríssimo - talvez único - caso de personagem podre de rico que não me causa antipatia imediata (bem diferente, por exemplo, de um Tony Stark).

Ainda sobre o roteiro, o melhor de tudo é que se privaram de risíveis vilões 'superpoderosos' e se focaram em coadjuvantes de peso, como Selina (aqui insinuada como ex-prostituta) e, principalmente, o então tenente Gordon, indubitavelmente o melhor personagem da HQ. É pelos olhos dele que vamos descobrindo a origem do Batman, mas não fica só nisso. A ênfase é nos personagens 'pé no chão', sem nenhuma pegada fantasiosa, gente como a gente, de carne e osso. Isso dá um tom de film-noir e moralmente dúbio até para o próprio Gordon, o verdadeiro protagonista da graphic novel, aqui em crise conjugal e sofrendo as tentações de outro rabo de saia. E nessa selva de pedras onde (quase) nenhuma alma não está à venda, um mísero deslize do incorruptível tenente pode ser a deixa para uma tremenda dor de cabeça.

Enfim, só resta de novo tirar o chapéu para a obra e para Miller em especial. Até poderia fazer ressalvas (a historinha de salvar o gato é infantil e boba), mas são tão mínimas perto do todo que não vale a pena. A melhor HQ do morcego que li até o momento, superando "O Longo Dia das Bruxas", que até então ocupava esse posto. Se você não conhece ou nunca leu nada do Batman, "Ano Um" é um ótimo ponto pra começar.
Pedro 05/12/2017minha estante
O título da sua resenha resume a HQ toda na minha opinião!

rafinha78 31/12/2022

Sou nova no fandom, resolvi primeiro começar pela história do Batman. Nunca tinha lido antes uma hq da DC (normalmente eu só leio mangá) tava com o pé atrás se eu iria gostar desse tipo de leitura e eu simplesmente me apaixonei, a leitura é tão gostosa.
Ano Um, conta o início da história do Batman, se como eu estiver interessado nesse mundo das histórias do Batman, mas não sabe por onde começar recomendo ler esse primeiro

Romulo 03/01/2023

Excelente
Muito bom. Roteiro excelente, história envolvente e ilustrações lindas. Edição capa dura é muito legal!

_lendogibi 09/01/2023

MARAVILHOSO! ?
Esse quadrinho é OBRIGATÓRIO pra todo mundo que gosta do batman...
Envolve tudo que conhecemos do universo do morcego, temos o batman, temo uma gotham city incrível, temoa a corrupção na policia.

É incrível, incrível, não tem como descrever.
Apenas leiam.

Davi Vieira 17/07/2023

Gotham !!!
A dinâmica entre mostrar os pontos de vista do Batman e do Gordon é muito boa, a gente vê o pior de Gotham (o que é clássico e ótimo pra nós), uma das melhores histórias do Batman que já li, entendo por q muitos gostam desse quadrinho.

Gaby.Cuer 15/05/2023

Simples e profunda
Batman Ano Um foi um ótimo começo para mim nas histórias do Batman. Frank Miller consegue trazer um roteiro mais realístico, simples e coloca toda uma complexidade e profundidade nos personagens da sua história. Sabe aproveitar o simples com maestria e não precisa de super vilões ou super eventos para fazer com que o leitor faça sua própria imersão particular na narrativa

Pra quem está começando na DC, essa HQ é ótima e ainda consegue fazer com que vc querida muito mais

vitoriamariast 17/04/2021

As ilustrações são lindas demais!!
Finalmente li essa HQ e como esperado, a história é muito boa com ilustrações perfeitas.
Eu gosto desse clima que as histórias da DC têm, um clima mais pesado, com críticas à nossa sociedade.

Agora vou ler outras HQs desse universo pra me aprofundar mais ??

Rafael Gonçalves 13/03/2023

Excelente início!
Não é à toa que sempre recomendam começar a ler histórias do Batman por esse quadrinho, a edição é caprichada, o texto é ótimo, a arte é linda e ainda possui material extras no final. Vale super a pena!

Moisy 25/06/2021

História de origem Perfeita
Muito legal ver os dilemas do bruce e do Gordon, como o gordon tem q conciliar a vida normal com o trabalho, como o bruce tem q lidar com a criminalidade e os dilemas morais, a selina tá meio jogada nessa história mas não incômoda, a reflexão em preto branco pós a história sobre o herói tbm é fantástica.

readsticia 14/08/2021

tinha tentado ler outras duas vezes e nunca terminei, achei bem chato e entediante. hoje, com saudade dos quadrinhos e histórias de heróis, dei outra chance e li em menos de duas horas. apesar do batman não ser um dos meus super-heróis prediletos, gostei bastante, queria mais histórias de origens como essa dos meus favoritos ?

Jennie 04/09/2021

Foi uma leitura inesquecível, não lia uma hq desde os oito anos, e é voltar a ler foi absolutamente indescritível, principalmente com um volume tão maravilhoso.

Nunca entendi muito bem o comissário Gordon, não era um personagem muito marcante para mim antes, mas, aqui, meus conceitos sobre ele foram completamente mudados.

Bruce foi como sempre incrível aqui, porém sinto que ele perdeu um pouco do charme com as aparições de Gordon, que roubaram bastante a cena.

Gostei muito dessa versão da Selina, sendo absurdamente linda, e como sempre uma personagem tão poderosa, confesso que fiquei um pouco chateada porque por alguns momentos imaginei que ela seria aliada de Bruce, levando em conta ele salvando um gato, mas isso não aconteceu. Imagino que seria incrível se acontecesse.

As poucas aparições de Selina e a citação do nome coringa foram o suficiente para eu já ansiar pelos vilões nos próximos volumes, e com suas, menores ainda, aparições Alfred já me conquistou, até porque ele é perfeito.

Estou muito curiosa para ver mais dessa era.

Guilherme 23/10/2021

Minha primeira experiência com HQs achei muito boa recomendo pra quem está começando e quer se aventurar no mundo das HQs. Achei muito interessante o final puxando pro coringa.

Mari 30/11/2021

Batman Top
Excelente publicação, mesmo apesar do material ser de capa cartonada, tem uma ótima qualidade e acabamento.

Além de ser também uma das melhores histórias de origem dos quadrinhos.

Só digo uma coisa, esta é uma das melhores histórias da DC e se você quer uma história de origem do Batman, não perca tempo e compre! Miller is the best.

Art 01/01/2022

Batman: Ano Um - A transformação de um garoto em um super herói
Batman: Ano um foi uma grata surpresa que tive, comprei a HQ sem nenhuma expectativa e ela se tornou em uma das minhas favoritas de todo o universo DC. A obra é sobre o primeiro ano do Batman, a primeira vez que ele entra em cena até se consolidar como um super herói. Ao mesmo tempo em que a obra relata as aventuras de Bruce, também nos mostra a história de outros 2 personagens: a Selina Kayle se tornando Catwoman e Jim Gordon se adaptando a nova vida de policial no departamento de Gotham. Apesar de serem personagens bastante distintos e quase não interagirem diretamente entre si, todos eles estão interligados na principal narrativa, e a HQ consegue muito bem mostrar 3 diferentes realidades de um universo, mas que estão ligadas entre si.

A coloração das imagens é muito marcante, pois consegue retratar Gotham muito bem e passar um aspecto sombrio sobre a cidade e a história. No final, o autor disse que nunca viu as histórias do homem morcego como algo engraçado ou coisa do tipo, mas aterrorizante e mais sério, portanto, Frank Miller e David Mazzucchelli passaram muito bem essa ideia em sua obra.

No final, temos retratado o processo criativo da obra, incluindo imagens exclusivas e os esboços usados.

A história gerou uma linha sucessório de outras obras do Batman, que tratam essa como a linha de partida do homem morcego, mostrando a sua importância para o universo do herói.