Tempos Líquidos

Tempos Líquidos Zygmunt Bauman

Resenhas - Tempos Líquidos

1 | 2 | 3 | 4

Davi846 07/12/2022

A melhor forma para não se liquefazer em época tão volátil e efêmera é ser você mesmo.Seguindo essa lógica, dentro da conjuntura do mundo globalizado, na qual o sentimento de insegurança é ainda mais aprofundado devido aos avanços tecnológicos, as relações humanas retonam ao pó metafórico da criação. Diante dessa perspectiva, o outro é visto não como ser humano, porém como competidor, ameaça que é à incerteza do futuro não concretizado. Além disso, essa ânsia de mal-estar e ojeriza ao outro dá margem à indústria capitalista de produção, que aproveita a vulnerabilidade das relações humanas e fomenta a ideia da defesa e cuidado mediante segreção social. Por conseguinte, é possivel fazer um paralelo em relação à obra 1984, em que o partido do grande irmão sustenta a narrativa de guerra entre os continentes para manter ainda mais o medo e uma alimentada sensação de desconfiança entre os indivíduos, originando, assim, uma sociedade "asociavel", fazendo emergir, ainda que de forma relativa e comparativa, o Estado de natureza defendido pelo contratualista Thomas Hobbes, na qual impera a insegurança, o medo e o conflito.
Assim sendo, produzir relações fortes junto de pessoas sólidas em tempos liquídos é de extrema importância.

Côrtes 10/09/2022

Difícil
Livro ótimo, reflete bem sobre os tempos modernos, porém tem uma leve complexidade talvez seja por isso q não avaliei como perfeito. Adorei a primeira experiência com Bauman.

LuckazTavares 31/07/2022

A única solidez do mundo globalizado é a perfeição de Bauman
Voltei rapaziada, quanto tempo não ponho uma resenha aqui. Então, finalizei Bauman, e, que livro fascinante. Um dia quero retomá-lo e lê-lo com os olhares de um adulto diante do inferno, trazido por Marco Polo na última página. Impossível acabar de ler e não ter a sensação de debater e refletir diante de tudo à volta, a sensação que fazemos parte do conluio de caça e ao qual não dá para se retirar, impressionante, formidável e incrível. Parabéns Bauman. Trarei futuramente resenhas de cada capítulo. Obg Bauman.

Viccthor | @mathvictor 20/07/2022

Quase terminei, mas...
Imaginava que a linguagem seria um pouco mais acessível. Até tentei ir até o final, mas como havia um período sem ler diariamente, desisti que seria melhor parar e lê-lo em um momento mais oportuno, quem sabe.

Gabriel 14/07/2022

A modernidade líquida e seus problemas
"Tempos líquidos", do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, oferece uma análise dos problemas e características da modernidade líquida em um "mundo negativamente globalizado".
No período líquido da modernidade há, segundo Bauman, a separação entre poder e política, surgimento de um capital do medo e a busca por soluções individuais para problemas coletivos em virtude do desmantelamento do Estado. Tudo isso em face da guerra ao terrorismo e o aumento do número de refugiados.
Destaca, ainda, a presença de mixofobia, ou seja, o medo de misturas em um meio urbano inseguro, e a existência de uma "utopia dos caçadores", que reflete uma visão desregulamentada, privatizada e individualizada da realidade. Estes dois fatores encontram-se em meio ao embate dos poderes globais nas cidades.
Uma leitura essencial para entender os problemas da modernidade líquida num mundo de injustiças e desigualdades globalizadas.

João Cosme 11/06/2022

Esse é o primeiro livro desse sociólogo que leio e, tomando esse livro como base, pretendo ler outros dele.
Esse livro faz relações com as cidades contemporâneas, o perigo apresentado nelas e também a ilusão do perigo através de marketing.
Uma das minhas partes favoritas - É impossível resolver problemas criados globalmente com proposta locais, a única forma de resolver problemas globais é com propostas globais.

Rodolfo 26/02/2022

Modernidade Liquida
Um leitura necessária para quem se sente incômodado com os rumos que a nossa sociedade vem tomando no que se refere as desigualdades sociais. Leitura angustiante e densa, que exige disponibilidade interna para olhar cara a cara a difícil realidade e talvez mais complexo ainda, futuro da nossa espécie.

Elpidio 12/02/2022

Ótimo!
Bauman nos leva a uma ótima discussão sobre as inseguranças de um mundo globalizado que carrega consigo a destruição da solidariedade social, o fortalecimento da individualidade e a violência generalizada no dia a dia das grandes metrópoles.

Cleuzita 13/01/2022

Livro relevante, necessário e muito atual.
Esse livro aborda temas que estão atualmente sendo vistos e discutidos cotidianamente na mídia e nas instituições de ensino e pesquisa. Questões sobre a imigração, Estado, democracia, os medos, a vida urbana, as utopias... Diversos assuntos tratados e refletidos. Recomendo muito a leitura.

veiraque 04/01/2022

Eu adoro um desafio intelectual, é arrumei um dos grandes, creio ainda não estar a altura de tal livro, o que significa uma futura releitura, o livro é curto, mas, extremamente denso.

Tinha de reler algumas vezes, mas eu adorei, eu não parava de pensar nesse livro! Primeira leitura de 2021 muito muito boa!

BruPimentel 22/12/2021

Primeiro contato com Bauman
Gostei muito do primeiro contato com esse autor tão conhecido.

Gostei da leitura, traz boas reflexões, mas é um livro denso.

Pode parecer que é um livro curto e será uma leitura rápida, mas pra mim não foi. Pra mim foi uma leitura boa, profunda e lenta.

Wallace17 30/07/2021

Liquidez? Temos!
Termino a leitura de Tempos Líquidos, do pós-moderno Zymunt Bauman, tomando uma cerveja! Para comemorar o fim deste livro que me trouxe reflexões, críticas e conversas construtivas com duas mulheres incríveis! O fim do livro é bárbaro, termina com uma citação de Italo Calvino "O inferno dos vivos não é algo que será: se existe um, é o que já está aqui, o inferno em que vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. Há duas maneiras de não sofrê-lo. A primeira é fácil para muitos: aceitar o inferno e se tornar parte dele a ponto de não conseguir mais vê-lo. A segunda é arriscada e exige vigilância e preocupação constantes: procurar e saber reconhecer quem e o quê, no meio do inferno, não são inferno, e fazê-los durar, dar-lhe espaço"

site: https://www.instagram.com/p/BgHZAP4Buei/

Diogo.Faria 12/06/2021

Primeiro livro que leio de Bauman, é uma leitura bem densa e sofisticada, cheio de pontuações importantissimas que afetam a forma como vemos e vivemos atualmente, trata de assuntos relacioandos a globalização, medo, poder, afrouxamento dos vinculos, individualização, e consumo descontrolado de recursos naturais.

Durante este leitura, tive a sensação de estar sendo atropelado por um caminhão varias vezes. A escrita prende muito, mesmo não sendo uma leitura muito facil e fluida.

Lenon, André Lenon 30/05/2021

O primeiro que li do Baumann, pretendo ler algumas outras obras dele, mas nesta acredito ainda não ter o nível necessário para uma compreensão plena do escritor.

1 | 2 | 3 | 4