Essa gente

Essa gente Chico Buarque

Resenhas -

Joade 16/01/2022

O brasileiro é isso! Chico traduz com perfeição!
Genial, que livro incrível. Chico consegue com uma sátira irretocável traduzir o povo brasileiro, seus dramas e suas incoerências, especialmente no contexto de 2019. Irreverente, trata-se de uma ótima leitura.

Fernando 14/01/2022

Outros títulos do autor chamam mais atenção
A história do romance tem seus bons momentos, porém o estilo epistolar da narrativa acaba deixando tudo um pouco
estranho.

A partir de determinado momento deixamos de considerar a correspondência e passamos simplesmente a ouvir o narrador, em uma espécie de retorno a narrativa tradicional.

O livro tem bons momentos, alguns engraçados, mas no geral prefiro outras obras do autor. Para quem gosta de Chico Buarque, vale a leitura.

Thalía 07/01/2022

Eu demorei para pegar o ritmo, mas quando entrei na história, adorei. O Chico trouxe algumas reflexões e críticas sociais pertinentes. Além de mostrar o cotidiano brasileiro, e situações muito engraçadas. Aaah como eu ri nesse livro, mds kkkkk

Raissa Carolina 30/12/2021

No máximo razoável...
Tinha uma grande expectativa nessa leitura e fiquei completamente frustrada ao terminar o livro. Exceto por um ou outro trecho interessante ou engraçado, o livro me pareceu um conjunto de recortes sem muito nexo, cheio de falas machistas e um tanto preconceituosas. Compreendo o contexto, mas achei desagradável de ler. A cada novo capítulo fiquei na expectativa de que a história iria engrenar, mas não aconteceu. O final é bastante óbvio e já no meio do livro você percebe como vai acabar... Enfim, não recomendo!

ceciluckwu 22/12/2021

Essa foi minha primeira experiência lendo um livro do Chico Buarque, e depois desse quero ler ainda muitos livros desse mestre. A escrita do Chico é muito ritmada, possui uma musicalidade e uma poesia muito interessantes (não poderia esperar menos de um dos maiores artistas da música brasileira).

Essa gente é um livro que você consegue ler em um dia, parece uma grande crônica. É leve, mas possui muitas reflexões sutis sobre a nossa sociedade atual, com pitadas de humor na medida certa. Pelo fato do livro ser escrito em formato de cartas/diário, foi um pouco difícil me situar no começo, mas esses elementos apenas dão ritmo e forma para a história, além de caracterizar de maneira única o personagem principal da história ? Duarte. Tudo isso com um final totalmente inesperado o qual deixa o leitor em choque e profundamente reflexivo.

Apesar de não ser um livro emocionante, nem com altos e baixos constantes, é uma obra que eu leria de novo várias e várias vezes sem enjoar.

Lu 21/12/2021

Foi um livro que demorei para pegar o ritmo, mas depois que peguei amei como qualquer coisa que o Chico escreve ??

Ana Paula 05/12/2021

Eu gostei bastante deste livro, é extremamente divertido, Chico trata de temas atuais do cotidiano brasileiro (sombrios, diga-se de passagem) de forma fluida e agradável, com um enredo envolvente, que nos faz pensar o atual momento na nossa sociedade, sem se despojar das passagens divertidas e sarcásticas.
O narrador principal (pois o livro também é composto de outras narrativas) é um escritor experiente, autor de um best-seller no passado, mas em decadência atualmente, retrata as passagens de sua vida desde novembro do 2018 até setembro 2019, passando por referências e críticas nos acontecimentos políticos e sociais da referida época. Foi minha primeira experiência de leitura do Chico Buarque e recomendo bastante a leitura.

Clara 04/12/2021

???
Eu sou muito fã das músicas do Chico Buarque, por isso estava muito anciosa para ler esse livro, mas me decepcionei. No começo eu não entendi nada e no fim parecia que eu tava no começo.

alekele_ 04/12/2021

Chico ??
Sempre fui fã de Chico Buarque. Gosto de suas músicas, dos teatros, dos livros... Claro que existem aquelas obras que gosto mais, outras menos, aquelas preferidas, mas dentre todas que conheço não há uma que eu odeie.
Chico é um ótimo artista. E sempre terá um lugar na minha estante.
Este livro não está dentre os preferidos, porém está na lista dos que adorei ler.

Para quem gosta de Chico, como eu, vale a leitura.

Hélio 01/12/2021

É o livro mais engraçado dentre os que li de Chico Buarque (ainda não li Leite Derramada, O Irmão Alemão e Anos de Chumbo), com um humor cáustico em relação a esses tempos bolsonaristas - foi publicado no primeiro ano do desgoverno. Leitura prazerosa e fluida. Cada capítulo do livro, escrito em forma de diário, parece uma deliciosa crónica, mas é estranho ver alguns personagens trocando cartas na era do e-mail e do WhatsApp.

Auricheduarr 13/11/2021

Para tudo, que livro é esse!
Após um ano só conhecendo a obra lírica de Chico Buarque, eu dei o primeiro passo pra prosa, e tenho que dizer, que prosa. A "comédia de costumes" tem uma nova cara nesse romance, a realidade retrata nesse livro (apesar de ser bem mais absurda) é uma ótima critica a cultura brasileira das elites e da política sobre os olhos de um autor "falido" realmente uma experiência que só alguém já acostumado com a língua portuguesa poderia fazer.

Gio 06/11/2021

Me surpreendi positivamente
Chico Buarque sempre me causou grande curiosidade. Até então havia apenas o conhecido por suas grandes composições e foi com Essa Gente que decidi iniciar sua trajetória literária. Não me arrependi em momento algum. Foi um livro que me fez rir, refletir e até pensar de tempos em tempos no Duarte, personagem principal. Chico possui o dom da escrita e não é somente destinada as canções.

Caroline.Alves 22/10/2021

[Essa gente, Chico Buarque] ??
Neste livro, o personagem central, Manuel Duarte, escritor de um best-seller, o Eunuco do Paço Real, descreve suas percepções, entre dezembro de 2016 e setembro de 2019, em forma de diário. Composto por anotações e mensagens enviadas e recebidas, suas ideias de um Rio de Janeiro social e politicamente devastado, apesar de implícitas, são perceptíveis ao longo do romance. Além dessa reflexão proposta por Chico, também é exposta, de forma bem cômica, a vida de Manuel. Escritor que passa por uma fase de bloqueio criativo, e que tem uma vida um pouco bagunçada. Com um filho que mal fala, e duas ex-mulheres que o cercam, junto com outros amores que esbarram com ele ao longo da vida. É um livro bem diferente dos que eu costumo ler, e por isso resolvi arriscar. Demorei a pegar o embalo desse, mas as entrelinhas de Chico, sua criatividade e o paralelo entre imaginação e real que ele faz tornam a narrativa maravilhosa, e prende a gente na leitura.

Isa 18/10/2021

Já esperava uma obra brilhante, afinal, não dava pra ter menos expectativas de um livro escrito por Chico Buarque. Porém, o livro superou minhas expectativas, com uma narrativa que é um misto de mistérios e fatos comuns do dia a dia, como a desigualdade, a violência e tantas outras realidades já normalizadas no Brasil.