Essa gente

Essa gente Chico Buarque

Resenhas -

Daniela742 27/11/2022

Essa gente
Meu primeiro contato com as histórias e escrita de Chico Buarque e não sei se esse foi o melhor livro para começar.

Desde o início fiquei confusa com qual seria o propósito da história, depois entendi que a trama mostra o dia a dia de um escritor frustrado com seu trabalho e tentando começar um novo livro.

Acredito que um dos pontos centrais da história seria mostrar também, como o Brasil tem passado por diversos conflitos políticos, extremismos e o preconceito mais intenso do que nunca.

No entanto essas situações acontecem quase que ao acaso demais, aleatóriamente soltas, além de não haver nenhuma reflexão sobre, por parte do personagem principal. Isso me incomodou muito, pois a história é narrada em primeira pessoa.

O final é um dos melhores momentos do livro, em que há o ponto alto da história e uma grande surpresa. O que acontece justifica algumas coisas e faz a gente pensar em várias outras que aconteceram ao longo da história. Ainda assim, a experiência foi bem mediana, mas ainda assim quero conhecer outros títulos do autor.

Thalía 07/01/2022

Eu demorei para pegar o ritmo, mas quando entrei na história, adorei. O Chico trouxe algumas reflexões e críticas sociais pertinentes. Além de mostrar o cotidiano brasileiro, e situações muito engraçadas. Aaah como eu ri nesse livro, mds kkkkk

Giovanna 19/05/2022

Divertido, do jeito que gosto
Quase abandonei esse livro, pois o início é mesmo um pouco confuso. Porém, depois que entrei no ritmo, passei a adorar a narrativa sarcástica e ácida que crítica diversos cenários brasileiros (ainda que não profundamente).

Os personagens são um pouco caricatos, o que, claro, deve ter sido intencional, e isso contribui bastante para esse efeito de humor negro.

O final é surpreendente, porém eu não consigo imaginar outro hahaha.

Lia 26/01/2022

Pouco confuso, mas um bom livro
Primeiro livro do Chico Buarque que leio. Fiquei um pouco confusa no início e demorou um pouco para engrenar à leitura. Demorei a finalizar mais do que imaginei.

Traz a história de um escritor sexagenário que teve sucesso no passado mas que enfrenta um período sem conseguir terminar o seu novo livro. Traz temas que abordam conflitos familiares, casamento, paternidade, críticas sociais, infidelidade, suicídio, uso de drogas, etc.

Sara 05/02/2022

Mais um livro do Chico que a trama é menos relevante do que a forma que ela é contada
O livro é em forma de diários e tem um plot que me deixou boquiaberta

Bê Nunes 30/03/2023

Acompanhar qualquer obra do Chico Buarque sempre será um privilégio. Leitura leve e divertida, sem deixar de lado as críticas sociais

euliteraria_ 11/03/2023

Prosa e música
Livro atual, e que trata de relações pessoais e também do momento político que vivemos nos últimos anos. Crítica clara a violência e a sociedade elitista.

Ariane.Monteiro 12/03/2022

Um livro envolvente, com linguagem simples, abordando a situação atual do Brasil com humor e cheio de referências. Chico Buarque me fazendo ainda mais fã de sua obra. Recomendo!!

Gabriel.Renan 01/12/2019

Excelente romance! Um futuro clássico contemporâneo...
Enredo e narrativa muito envolventes, criticas sociais e comicidade na medida certa!

Wagner 12/01/2020

FICO COM ELE...

(...) O capitão nervosinho ordena ao garoto que se decida de uma vez: segue com a mãe ou fica com o pai. Fico com ele, diz o garoto, referindo-se ao cão. (...)

in: BUARQUE, Chico. Essa gente. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. pg 73.

Julia.Beatriz 22/02/2020

chico pufavo
Chico, toma.....meu coração.... eh p vc viver mais.......

Lucas.Mello 25/03/2020

Bom entretenimento
Livro de leitura interessante e envolvente.

Hemilly | @pastelescritor_ 19/04/2020

Pontual, cruel como um retrato do que somos ou podemos ser.
Esse é um livro pontual, que nos pega em um momento caótico da sociedade em que vivemos. É o primeiro livro do autor que tive o prazer de ler, mesmo o conhecendo de longa data, nunca havia entrado em contato com suas produções literárias e confesso que essa chegou em ótima hora e somente me fez ter mais vontade de conhecer o que o Chico Buarque tem a dizer.
Não sei vocês, mas eu adoro ler livros nacionais, ainda mais por ter a oportunidade de me inserir em uma história que se passa em lugares que já posso ter visitado. Nessa leitura é quase impossível não se identificar com o personagem principal, ele me irritou e me divertiu quase da mesma maneira. Duarte é um personagem real, cheio de problemas e atitudes de tirar do sério, mas fala sério, ninguém é perfeito.
Um retrato da vida real, um soco no estômago mais que necessário, super indico essa leitura!

site: https://pastelescritor.blogspot.com/

Maria.Ines 18/05/2020

Oh chico obrigada. Triste, mas digno, envolvente. Acho que li numa sentada.

Cristiane 27/02/2021

Resenha do livro Essa Gente
Este foi o primeiro romance que li de Chico Buarque. Trata da história de escritor chamado Duarte que atravessa um bloqueio criativo, e uma crise financeira já que há tempos não consegue escrever. É uma obra organizada em forma de diário ou arquivo, pois cada capítulo é uma correspondência: ora do personagem principal ao seu editor, ora dos moradores do prédio onde ele mora para o síndico reclamando de Duarte, ora do editor para o Duarte, ora da administradora cobrando dele pagamentos atrasados... Em busca de inspiração Duarte se envolve com todo tipo de pessoa, desta forma o autor do livro vai nos apresentando quem é Essa Gente classe média, preocupada com as aparências sem nenhum interesse pelos outros ou em melhorar a sociedade. Eis um livro que se lê em um dia.