Essa gente

Essa gente Chico Buarque

Resenhas -

Amanda 12/04/2021

Acho que esse tipo de leitura não é minha praia
O livro é escrito na forma de diário. Conta a vida de Duarte um escritor de 66 anos com bloqueio para escrever. Possui algumas críticas sociais... Pra mim foi só um livro ok, não deu vontade de devorar e nem nada... Não gostei muito não...

Hélio 01/12/2021

É o livro mais engraçado dentre os que li de Chico Buarque (ainda não li Leite Derramada, O Irmão Alemão e Anos de Chumbo), com um humor cáustico em relação a esses tempos bolsonaristas - foi publicado no primeiro ano do desgoverno. Leitura prazerosa e fluida. Cada capítulo do livro, escrito em forma de diário, parece uma deliciosa crónica, mas é estranho ver alguns personagens trocando cartas na era do e-mail e do WhatsApp.

Alan.Rezende 28/05/2024

A polifonia nunca foi o forte do Chico romancista. Aqui, se valendo da urgência do momento político, ele encontra uma ferramenta para dar voz a um alterego que exprime outras vozes, de forma hábil e original.
Chico é um artesão das palavras e um arguto cronista de matérias sociais e do coração. A grande força de "Essa Gente" é ser uma plataforma moldada para estas qualidades literárias, com fino humor e um bom tanto de porralouquice, a que alguns preferem chamar de criatividade.

Ana Paula 05/12/2021

Eu gostei bastante deste livro, é extremamente divertido, Chico trata de temas atuais do cotidiano brasileiro (sombrios, diga-se de passagem) de forma fluida e agradável, com um enredo envolvente, que nos faz pensar o atual momento na nossa sociedade, sem se despojar das passagens divertidas e sarcásticas.
O narrador principal (pois o livro também é composto de outras narrativas) é um escritor experiente, autor de um best-seller no passado, mas em decadência atualmente, retrata as passagens de sua vida desde novembro do 2018 até setembro 2019, passando por referências e críticas nos acontecimentos políticos e sociais da referida época. Foi minha primeira experiência de leitura do Chico Buarque e recomendo bastante a leitura.

guimpinheiro 20/02/2022

Diferente, mas familiar
Neste livro de Chico Buarque, o autor decide por um formato de capítulos em que a perspectiva e maneira de se contar a história são diferentes e misturados a realidade, sonho e escritos.

O formato é interessante, mas, por alguns breves momentos, demora-se a situar o que estamos lendo. Apesar disso, é algo fresco para quem está acostumado a romances mais tradicionais, sobretudo de literatura estrangeira.

Familiar no sentido que fala de um Brasil (para quem é do sudeste, e especialmente do Rio de Janeiro) em um cenário que vivemos no dia a dia com figura que juramos conhecer alguém parecido.

Recomendo a leitura. É um livro curto e que desperta a curiosidade de se desvendar o que está acontecendo dada os capítulos difusos que estamos lendo.

tituinho 06/03/2022

Sobre chico
Li esse livro tem pouquíssimo tempo, algo de um mês ou três semanas atrás. Não lembro. Não digo também que esse texto seja algo válido, já que a minha memória é do tamanho duma semente.

Primeiro de tudo, o formato.
O livro que é posto como num diário, de datas que não vi importância e de horários (tem horários?) que também não tem importância, algo que dá a entender que Chico mais publicou seu próprio diário do que manejou um livro. É um livro cativante, aliás, um daqueles pra quem sente falta de algo original e nacional, puramente nacional, sem as entrelinhas que balançam pra fora de cá.

E é isso, primeiro de tudo porque não tem nada além disso. É um livro ótimo, do final eu não falo.

manu 14/07/2022

minha relação com esse livro é um pouco engraçada, porque ao mesmo tempo que eu nao gostei de muitas partes eu amei muitas outras, o duarte é um babaca mas ao mesmo tempo é muito real. é um livro pra vc ler num fim de tarde com uma musica no fundo, ele te da vontade de viver diferente e ver o mundo de uma forma diferente. a escrita é apaixonante e com certeza a melhor parte do livro

euathos 07/02/2024

Essa gente vive por ai
Como pode alguem ser tão bom músico e tão bom escritor ao mesmo tempo?
Chico Buarque me impressionou nessa obra escrevendo a história de uma maneira que nunca vi, com cartas, telefonemas, relatos, letras de música e mais. O enredo em si trás muitas passagens do cotidiano brasileiro e muitas questões atuais, como polarização política e decisões do último governo.
Uma leitura rápida e que agrega muito valor!

mau agouro 11/12/2022

A mediocridade e boemia de um decadente homem rico.
De forma simples porém interessante e nenhum pouco enjoativa, Chico Buarque trás um personagem visto nele mesmo, um homem boemio, não sou a fundo um conhecedor de Chico, mas é evidente as semelhanças com seu lustroso Duarte.
Neste romance, com um personagem principal de moral bastante corrompida, um homem com um desejo por mulheres infantis e que o lembrem de quando muito já tenha sido um homem viril e sonhador, Buarque nós trás um anseio por lembrar do passado, de querer resolver más entendidos, de mandar mensagem para ex, de uma última transa com uma pessoa que não há se cultiva carinho romântico, mas sim um desprezo, de trazer a tona certo tipo de virilidade, não fujo da visão de que esse livro é para homens brancos se verem, mas ao mesmo tempo se repensar enquanto homem, não somos diferentes de Duarte, tendo mesquitude e mediocridade enraizadas em si, não me parece um livro do qual esquecerei fácil como muitos outros, foi meu primeiro livro de Chico, sou grande conhecedor de sua obra musical.

Helena.Yara 29/12/2022

Sobre o livro
Achei a narrativa meio que em formato de cartas no início meio confusa, depois os personagens vão mostrando as características. Gosto das alfinetadas no atual governo sem dizer de forma explícita.

isaouebelle 30/12/2022

breve & amargo
a escrita do chico buarque é incrível e única mas esse é um livro amargo
insinua por vários tópicos por mini relatos seja narrados em primeira ou terceira pessoa, ou cartas ou reportagens, é construído um retrato do brasil atual

Isadora.cobra 13/01/2023

Bom!!
Eu sou apaixonada no Chico Buarque esperava muito dessa leitura !! até o meio do livro estava perfeito, maravilhoso. mesmo depois estava incrível ainda, mas esse final quebrou totalmente minhas expectativas e não sei se foi no bom sentido?
Então eu te considero o desenrolar do livro não seu final!
Vou ler mais livros do Buarque porque a escrita dele é impecável.

mans 04/02/2023

Chico sendo Chico
É incrível como ?Essa Gente? conta um um equilíbrio refinado. Em alguns momentos, o livro perigosamente se aproximava daquela literatura típica de ?esquerdomacho? ? o escritor alcoólatra que sofre e tem encontros fortuitos com mulheres aos montes. Que, vamos combinar, é um tipo de história que já deu.

No entanto, aí vem a questão do equilíbrio. Chico sabe que esse tipo de personagem não dá mais e trabalha, em ?Essa Gente?, numa crítica ao que estamos vivendo no Brasil como sociedade. Escreve um Brasil doente, em uma espécie de paralisia cultural nos últimos anos. A cor da pessoa importa muito, assim como sua estirpe social. Esses fatores mandam, são determinantes.

E Chico, no último minuto, dá uma reviravolta impressionante no livro. A cor, como disse, volta a ser tema. E toda história se abre com um clarão.

Icaro 25/03/2023

Adorei
Confesso que o primeiro livro que li do Chico foi ?Estorvo? e não gostei. Tinha uns 13 anos e o texto não me prendeu, não me interessou nenhum pouco. ?Essa gente? realmente me surpreendeu. Chico de fato possui uma outra personalidade na escrita, um texto muito contemporâneo e antenado com o mundo. Adorei!!!

Pamela.Silva 11/04/2023

Para quem gosta do estilo do Chico, não vai se arrepender
O Chico tem um amor pelo Rio de Janeiro e retrata isso no livro dando detalhes sobre a cidades, prédios, praia ? etc
O livro narra uma trajetória bem intensa da vida do personagem principal, um escritor da zona sul do Rj com uma vida repleta de dramas. Dramas muito bem contados e que nos faz mergulhar em uma confusão saborosa na zona sul do Rio de Janeiro.