Essa gente

Essa gente Chico Buarque

Resenhas -

Giovanna 05/07/2023

Ent?
Então minha gente, eu não gostei muito não, mas tipo assim eu não curto muito esse tipo de leitura gosto mais de romance e tals porém sla acho que seria legal vcs lerem tbm

Alan.Rezende 28/05/2024

A polifonia nunca foi o forte do Chico romancista. Aqui, se valendo da urgência do momento político, ele encontra uma ferramenta para dar voz a um alterego que exprime outras vozes, de forma hábil e original.
Chico é um artesão das palavras e um arguto cronista de matérias sociais e do coração. A grande força de "Essa Gente" é ser uma plataforma moldada para estas qualidades literárias, com fino humor e um bom tanto de porralouquice, a que alguns preferem chamar de criatividade.

euathos 07/02/2024

Essa gente vive por ai
Como pode alguem ser tão bom músico e tão bom escritor ao mesmo tempo?
Chico Buarque me impressionou nessa obra escrevendo a história de uma maneira que nunca vi, com cartas, telefonemas, relatos, letras de música e mais. O enredo em si trás muitas passagens do cotidiano brasileiro e muitas questões atuais, como polarização política e decisões do último governo.
Uma leitura rápida e que agrega muito valor!

Quadro Cult 30/07/2020

O compositor, dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque é conhecido por uma vasta obra recheada de críticas sociais marcantes. “Essa Gente”, publicado pela editora Companhia das Letras no ano de 2019, logo após a ascensão de um candidato de oposição ao seu espectro ideológico, não é diferente das suas antecessoras.

Sabíamos que toda esse momento não iria passar sem uma intervenção literária do autor e, sem dúvidas, esse é um romance para deixar marcado, mais uma vez, o seu posicionamento político. Outro aspecto relevante da publicação é a brincadeira que ela propõe com a própria literatura, sendo que, não podemos deixar de notar, o ofício de escritor é o ponto de partida para toda a explanação.

O livro funciona como um diário de Duarte, literato que fez muito sucesso com romances escritos no passado. A história permeia a vida e as opiniões do protagonista, contando, mesmo que de forma superficial, seus vínculos com familiares, amigos e amores. No entanto, é inegável que a narrativa se concentra na conjuntura nacional contemporânea. Contudo, podemos notar que as críticas foram feitas de forma pouco aprofundada e significativa.

Aparentemente, o gênio da literatura parecia ter pressa para entregar o livro no momento exato em que ele fizesse o máximo de sentido para os leitores. Apesar de isso ter o seu preço e trazer pontos negativos, não tem como falarmos que é um produto de baixa qualidade. É bom, fluido, e com um final habilidoso que gera um bom debate.

site: https://www.instagram.com/quadrocult/

@Marverosa 23/11/2020

Romance contado
Chico é fantástico nesta obra.
O vai e vem da narrativa vai se encaixando e completando, quando se vê, já estamos envolvidos com a história de Duarte.
Muito bem escrito.

Lauriza Maurício 07/12/2020

Chico sendo Chico
Desde a primeira obra que tive contato a escrita de Chico fica clara, seus livros são enigmas, sua escrita não linear, que às vezes atordoa, às vezes nos levam ao delírio.

Juliano 21/12/2020

Ótima leitura...
Chico como sempre uma leitura agradável e crítica. O livro tem o pano de fundo o rio de janeiro atual, algum acontecimentos recentes são barrados no livro, mas ficam como fundo mesmo da história. O personagem da história é uma pessoa com vários conflitos e problemas amorosos e de trabalh, um escritor que não consegue mais avança r na sua escrita e vive os dilemas do rio de janeiro contemporâneo.

Aninha 21/12/2020

Duarte
Escrito como um diário, Essa Gente, do grande Chico, descreve parte da vida de Duarte, um escritor que se vê adiando a escrita de seu novo livro.
Intercalando cartas de outros personagens a ele e trechos em primeira pessoa, o livro trás parte da realidade brasileira de 2019 para a ficção.

Nilton 01/01/2021

ESSA GENTE
Em homenagem aos 76 anos de Chico Buarque, a indicac?a?o de um livro dele.
Sou da galera que adora e acha genial o Chico Buarque compositor, mas tem va?rias retice?ncias para o Chico Buarque escritor. O u?nico livro que tinha conseguido ler inteiro do Chico foi BUDAPESTE e confesso que na?o me marcou em nada.
No entanto, desde que saiu ESSA GENTE, no segundo semestre de 2019, fiquei curioso.
Quem conhece um pouco das mu?sicas de Chico sabe que ele tenta desvendar, ao longo da sua carreira, o complexo povo brasileiro (?gene? provavelmente herdado do pai que era O historiador). Fui ler ESSA GENTE achando que se tratava disso.
?Admito que manha?s como a de hoje perco horas acompanhando noti?cias nebulosas do pai?s, mas talvez subconscientemente eu esteja o tempo todo a maturar um novo estilo de escrita.?
p. 150
Pois bem, o livro trata e na?o trata disso. De capi?tulos curtos como se fossem de um dia?rio, as personagens va?o sendo apresentadas e o panorama vai sendo construi?do com mu?ltiplos recortes. Duarte e? o protagonista. Um escritor decadente que tenta retomar a carreira em pleno final de 2018 e ini?cio de 2019. O tenso clima poli?tico, a arminha na ma?o, a luta entre o morro e o asfalto, a fuga de quem pode e segue para Lisboa, aparecem no livro, mas na?o esta? no cerne da histo?ria. Nem acho que ESSA GENTE quando trata disso chega a ter a acidez que eu esperava. A mu?sica ?Caravanas? (2017) mostra do que Chico e? capaz.
E? um livro extremamente bem escrito, sem du?vidas, mas, para mim, ainda esta? longe de surpreender como sei que o compositor e? capaz. Mas para quem tem suas retice?ncias, talvez seja um bom convite para ler Chico. Tente e me diga!
#EssaGente #ChicoBuarque #Livros #Book #LiteraturaBrasileira #Literatura #Romance
8º livro lido
20 fev 2020

Lara2076 05/01/2021

Chico, com todo seu repertório e genialidade , narra a vida de um escritor chamado Duarte. Ao contar essa história, Buarque aborda várias questões sociais que nos levam a reflexões.

Fernando 14/01/2022

Outros títulos do autor chamam mais atenção
A história do romance tem seus bons momentos, porém o estilo epistolar da narrativa acaba deixando tudo um pouco
estranho.

A partir de determinado momento deixamos de considerar a correspondência e passamos simplesmente a ouvir o narrador, em uma espécie de retorno a narrativa tradicional.

O livro tem bons momentos, alguns engraçados, mas no geral prefiro outras obras do autor. Para quem gosta de Chico Buarque, vale a leitura.

mthsthn 27/07/2022

CALMO E TRANSLÚCIDO
Chico consegue exprimir em sua narrativa o mais profundo do povo malandro brasileiro. De certo, o que mais me deixou atraído foi a forma com a qual ele constrói o texto, em uma espécie de "diário" beirando a confissões. Sem contar os altos e baixos das personagens em momentos que você não sabe quem está se confessando, a personagem ou o próprio Chico.

Duarte é o típico malandro que, por mais que tenhamos aversão dele, é um reflexo de nossos mais contraditórios vícios, manias e virtudes. É nosso sem querermos que seja nosso. Uma incorporação do anterior herói sem caráter.

Super indico(inclusive emprestei o meu)?

Isa 16/12/2022

é... ainda bem que o Chico era compositor porque se fosse escritor passaria fome kkk que livro mais medíocre.

Caique28 26/02/2023

Um livro que vale a pena. Nota 7,5.
Leitura rápida e prazerosa, embora a personagem principal não seja simpática ou agradável. As personagens secundárias despertam interesse.
Primeira obra que leio do Chico e gostei da linguagem da sua escrita, leitura flui muito bem.

Nicole Pazzini 31/08/2023

Esse é meu segundo livro que leio do Chico, li algumas críticas, mas deixei isso de lado e fui encarar a leitura e que escolha maravilhosa que eu fiz. A história é muito envolvente, engraçada (tirando o final), cheia de críticas sociais, algo que eu gosto muito. Duarte nos deixa tão próximo da sua vida, de suas angústias e desejo. O personagem principal é um escritor que emplacou um único sucesso e durante a história ele está desenvolvendo seu romance. Além do livro girar ao torno disso, podemos desfrutar mais a fundo do personagem, conhecendo seus ex amores, seu jeito de ser e pensar. Chico foi incrível mais uma vez, só não estava esperando por esse final, mas para saber, só lendo (ou procurando spoiler, o que não aconselho).