Pequeno manual antirracista

Pequeno manual antirracista Djamila Ribeiro

Resenhas - Pequeno manual antirracista

princessb 01/04/2024

Simplesmente Necessário
Um pequeno, mas necessário manual. Infelizmente, ainda para nós brancos de plantão é necessário que alguém desenhe ou no caso, escreva um manual detalhado sobre o que é o racismo e sua estrutura, para que chegue ao maior número possível de pessoas para que se desperte uma consciência, por menor que seja.

Emilly473 31/03/2024

A autora escreve de uma forma muito bem explicada os termos e coloca exemplos que faz o leitor colocar um contexto nesses termos.
É um livro que todos deveriam ler para começarem a pensar em como suas ações podem afetar os outros, mesmo quando pensamos que não estamos fazendo a discriminação estamos aceitando de forma passiva o que está acontecendo com outra pessoa e isso é algo que devemos começar a mudar.

janaina.lagini 29/03/2024

Pequeno Manual Antirracista
Em dez capítulos, a filósofa Djamila Ribeiro elenca dez importantes tópicos de discussão sobre ser Antirracista. Os primeiros tópicos ela explica que as pessoas brancas nunca falam que são racistas, sempre é o outro, não admitir a nossa situação de privilégio e ignorar o fato que sim, estamos colaborando com esse sistema é um tipo de racismo.

Eryken Gabriel 28/03/2024

Livro obrigatório
Por que quando um livro é obrigatório nós vamos com falta de vontade, li muito sem vontade. Espero que os próximos obrigatórios da escola eu me anime

Hordarok 28/03/2024

Os principais pontos do livro:
É um livro de ética normativa (prescreve o que é certo e errado sobre a pauta racial na visão da autora).

O livro deixa transparecer implicitamente que a ontologia da Djamila é dualista, na qual realidade é composta por objetos (como uma colher, uma cadeira e demais coisas composta por átomos) e por sujeitos (a consciência imaterial dos seres humanos).

Pois bem, a dimensão da realidade que tange os sujeitos, para a autora, é composta por uma rede intersubjetiva na qual, das consciências, emergem estruturas de poder. Sendo o poder a capacidade de coletivamente um grupo de sujeitos ditar os epistemes (o que deve ser considerado verdadeiro e falso - e certo e errado) válidos e inválidos.

Dito isso, vem o cerne do livro: os epistemes que vêm da estrutura de poder da branquitude, segundo a autora, reduzem as pessoas negras a objetos.

Vale dizer, sobre o parágrafo acima, que, na axiologia (campo dos juízos de valor) da Djamila, tratar um sujeito como um objeto é o maior dos crimes.

Para remediar essa situação, a Djamila diz que as pessoas devem:
- refletir sobre as estruturas;
- compreender que é a estrutura coletiva que gera a opressão racial e não a atitude individual per se;
- fazer com que essa estrutura seja escancarada, para poder ser combatida; e
- agir coletiva e individualmente para que essa estrutura deixe de existir, não bastando que as pessoas não sejam racistas, mas sendo necessário que elas sejam antirracistas em todos os âmbitos da vida, para estarem assim moralmente certas.

Apesar de eu ter fundamentos ontológicos bem diferentes da autora, eu achei um livro sensacional, até mesmo pela simplicidade com a autora consegue explicar ideias complexas, virei fã.

Comprei todos os outros livros dela para ler eventualmente.

Emilly Sangi 28/03/2024

Um livro de estudos
Livro COMPLETO. Me fez refletir bastante sobre as situações em que eu vive onde eu tive ações racistas ou eu vi pessoas cometendo racismo, seja recreativo, estrutural onde na época não tive muito senso de perceber, mas que através dessa leitura eu pude reconhecer esses episódios passados. Simplesmente necessário e deveria ser uma obrigação de leitura nas escolas!! Ainda te traz em todo final de capítulo instruções para vc não ser um lixo! Lindo maravilhoso!!! Quero ler mais livros dela. Recomendo principalmente para pessoas que negam ser racistas, te garanto que vc vai perceber que vc é sim!???

jess queiroz 27/03/2024

Necessário
O próprio nome diz: pequeno. Pequeno, porém, apenas em número de páginas, pois se faz gigante! Djamila tem um currículo excepcional (não sei melhor acadêmico ou profissional). Ela nos propõe aceitar que somos todos racistas, pois advimos de uma sociedade que é racista. E, a partir disso, entender nosso privilégio como pessoas brancas e começar a tomar atitudes antirracistas. Gostei tanto do pequeno manual que agora vou me aprofundar muito mais no tema.

Lopes74 27/03/2024

O racismo é uma problemática branca
Esse livro deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas de todo o país.

A leitura é simples, rápida, mas com uma riqueza de referências e profundidade absurda.

Todo o tema foi introduzido de maneira clara e objetiva para realizarmos o exercício em torno das nossas responsabilidades, através da ação e não do sentimento de culpa. O manual apresenta vários autores interessantes sobre cada tópico e nos faz exercitar o pensamento crítico.

É um ótimo começo para quem procura saber mais sobre a luta anti racista.

Gustavo Santos 26/03/2024

Pequeno manual antirracista
Livro muito necessário e informativo, mostra literalmente tópicos de como ser um manual antirracista

Rammil 26/03/2024

O livro aborda uma temática e realidade que muitas vezes não nos damos conta em nossa sociedade, mas que é um fato! Quantas mulheres negras são mães solteiras? E diversas mulheres negras são vistas de fato somente como objeto sexual, quando a mulher branca é vista como feita pra casar.

Bianca.Tieppo 25/03/2024

Racismo estrutural
O livro aborda o tema do racismo e da luta contra o sistema opressor de um forma clara e simples. Recomendo a todas as pessoas lerem este ?pequeno manual? e assumam suas responsabilidade em nossa sociedade, reconhecendo que o racismo a estrutura e entendendo que, em decorrência disso, surgem muitas desigualdades.

Eu, como pessoa branca, sou responsável em manter uma postura crítica ao sistema que nos privilegia, independente de qualquer outra coisa.

larireisf 24/03/2024

Livro mais que necessario, se informar e se concientizar sobre esse topico tao importante e tao relevante

Wendy.Isabely 23/03/2024

É muito triste ver que pessoas negras no mundo todo são poucos valorizadas e acima de tudo discriminadas. Esse livro me fez abrir os olhos para coisas que eu já sabia, por ser uma adolescente negra, mas me fez perceber muito além daquilo que eu sabia.

Ver que existe tanta crueldade com adolescentes, idosos, jovens e adultos negros no mundo é de embrulhar o estômago. E só quem sofre essa opressão racial sabe o quão ruim é você ter que sair de casa e ter medo se um dia vai voltar para casa bem. Pq, temos o exemplo do Davi que está no BBB, existem Giovanas que faz com que Davis morram inocentemente e isso é muito triste.

Favela vive já dizia "Meu pai me disse: cuidado com essa pochete e esse cabelo loiro
Meu filho: cê num é branco
Geral vestido igual, mas os canas te olharam diferente, eu só lamento
No banco de trás, cê vai sentir o solavanco [...]É, parece que nóis só apanha
Mas no meu lugar se ponha, e suponha que
No século 21, a cada 23 minutos morre um jovem negro
E você é negro que nem eu, pretinho, ó
Não ficaria preocupado?
Eu sei bem o que cê pensou daí
Rezando não tava, deve ser desocupado
Mas o menor tava voltando do trampo
Disseram que o tiro só foi precipitado"

Mariana.Meirelles 23/03/2024

Longe de esgotar o tema, traz tópicos importantes para reflexão e cita referencias que ajudarão a expandir o conhecimento sobre ele. Um começo importante, rápido, necessário e, apesar de pequeno, transformador.

SamaraF 23/03/2024

Leitura obrigatória
Ótimo livro para refletir a realidade e começar a caminhar em direção a luta antirracista. É um livro simples, com alguns tópicos bastante importantes e sempre escritos de maneira clara e objetiva.
Todos deveriam ler!