Primeiro amor

Primeiro amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Ana Oliveira 20/12/2023

NÃO GOSTEI!
O livro não é ruim mas também não é bom, eu estava na página 40 ainda não tinha acontecido NADA, eu acho que é porque eu criei muita expectativa nele e acabei me decepcionando o livro é muito parado, o final até que é "legal" mas PARTICULARMENTE não gostei.

ca ;) 20/12/2023

Acho que não vou conseguir me recuperar tão cedo desse livro? Caramba. É muita informação pra minha cabeça haha
mas vamos lá! O livro começa como um encontro entre amigos em que um deles sugere que cada um conte a história empolgante do seu primeiro amor, ninguém tinha, exceto Vladímir Petróvitch. Ele nem consegue explicar com palavras de imediato e diz que irá escrever tudo em seu caderno e voltaria para ler aos amigos quando terminasse. Eu achei muito engraçado isso pq eu mataria ele se fosse um dos amigos da conversa. Imagina o quanto tempo que ele gastou pra ler 90 páginas de seu caderno? Eu não teria paciência pra ouvir tudo isso não!!! Brincadeiras à parte, o livro mostra toda a trajetória da paixão de Vladimir por Zanaida, uma jovem de 21 anos que vira sua vizinha no começo da história. Ele, com apenas 16, fica encantado logo de primeira por ela e mantém essa paixão perdidamente obsessiva por toda a história. A vida dele é ela. Tudo que ele fazia pensava nela. Tenho certeza que ele morreria por ela. Porém, ela tem muitos admiradores, não dando muita bola pra ele, ainda mais que ele era muito mais novo. Em determinado momento da história, Vladimir percebe que Zanaida está apaixonada, e ele sabe que não é por ele. Então fica muito tempo pensando e tentando adivinhar quem seria. Quando estava certeiro com seu palpite, pronto até para matá-lo, descobre que Zanaida estava na realidade envolvida com ?..!!??? Confesso que até dei uma parada de ler depois dessa informação, pq era muita coisa para se digerir. Enfim, no fim do livro Vladimir reflete sobre como desperdiçou inconscientemente toda sua juventude por uma paixão que era visivelmente impossível e se arrepende levemente disso. Cheio de mensagens e lições para levarmos para a vida, este livro é uma ótima leitura para quem quer começar com a literatura russa na minha visão, é encantador.

derkr13g 13/12/2023

Sem palavras!!!
Estou completamente sem palavras pra descrever o quanto isso que acabei de ler é incrível, uma obra de arte que está muito além do normal. Eu tive tantos sentimentos lendo este livro... O narrador destinou suas palavras para almas perdidas como a minha, senti tanta simplicidade e ao mesmo tempo profundidade, isso é o que eu quero ler sempre! Já estou a procura de mais livros do Ivan, me sinto boba por não ter lido antes. "E talvez todo segredo do seu encanto consista não na possibilidade de fazer tudo, mas na possibilidade de pensar que você fará tudo."

Jão 12/12/2023

Maravilhoso
Simplesmente sem palavras para descrever esse livro. INCRÍVEL! O final é bastante triste, me fez chorar horrores... Com certeza lerei outras obras do autor.

> Os versos soaram em minha alma. Ah, juventude! Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é confiante e ousada, você diz: Só eu vivo ? cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígio, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve? E talvez todo o segredo de seu encanto consista não na possibilidade de fazer tudo, mas na possibilidade de pensar que você fará tudo ? consista justamente em que você solte aos ventos forças que não saberia empregar de outro modo ? consista em que cada um de nós se considere a sério um perdulário, e acredite a sério que tem o direito de dizer: ?Ah, quanta coisa eu faria se não tivesse desperdiçado meu tempo!?.

Valentine.Amaral 09/12/2023

Encantador
Ele era apenas um rapaz que estava apaixonado, ela uma mulher linda e encantadora que todos os homens a desejavam. Acho que todos deveriam ler este livro em algum momento, é lindo a forma em que foi escrito e contado.

mmarialleite 09/12/2023

O homem nunca se esquece de seu primeiro amor
Há tempos sofria com uma ressaca literária implacável e que foi sanada pelas leituras de Antes que o café esfrie e Primeiro Amor.

Devorei a obra em 2h30 e não descansei enquanto não cheguei ao final.

O autor dispõe de uma linearidade e organização do desenvolvimento da história que proporciona prazer em ler.

Recomendo muitíssimo.

buritix 07/12/2023

Primeiro livro que marquei quase todas as páginas. enfim, esse livro é incrível, li ele no momento em que eu mais estava precisando.

lana rel rey mentiu quando disse que ser jovem e apaixonado era suficiente.

Priscilla 07/12/2023

Uma boa leitura rápida
A forma que o autor descreve os sentimentos e emoções acerca do primeiro amor é bem divertida, quase me transportou para a meninice. É um livro curto, mas é bem interessante ver o amadurecimento do personagem e, de certa forma, observar a perda de sua ingenuidade e inocência enquanto ele descobre que nem tudo a sua volta é o que parece.

Duda 06/12/2023

"É impossível não amar..."
Livro bem curtinho e uma delícia de ler!

Nele,Vladímir narra a experiência do seu primeiro amor,ao dezesseis anos de idade.
Ele nos mostra tudo aquilo que o amor pode nos causar: A agitação,o medo,a felicidade,a tristeza,a euforia ,a decepção,a melancolia. Vladímir se apaixona por Zinaida,e no momento em que se inicia essa paixão,inicia-se também os sofrimentos.
A sua felicidade passa a depender de Zinaida;pensava nela todos os dia e todos os instantes. Fazia de tudo para ter um pouco de sua atenção. Porém,aí que se encontra o problema: Zinaida dividia sua atenção com outros homens.
A partir disso,passam a surgir dúvidas e descobertas tanto quanto surpreendentes.

SUPER RECOMENDO!!

Dianxia S2 28/11/2023

?Isso é a paixão!? Como não se rebelar, como suportar um golpe de qualquer mão que seja!? Mesmo da mão mais querida! Mas parece que é possível, quando se ama??

Após uma festa, três conhecidos estão sentados à mesa, conversando. O tema dessa conversa é o primeiro amor de cada um. Os dois primeiros não conseguem desenvolver uma história interessante, mas o terceiro sim, porém ele prefere escrevê-la e apresentar aos seus companheiros de mesa quando terminá-la. E assim o faz.

Danuza3 26/11/2023

De fato, primeiro amor
Aqui vemos um amor fadado ao fracasso quase que desde seu início, que por muitas vezes nos fez suspeitar de até onde o "nosso amigo" não sabia de todas as coisas. Triste, porém infelizmente esperado.
Uma boa escrita, uma boa leitura, todavia sinto que poderia nos dar um pouco mais.

Andrea.Rodrigues 25/11/2023

Leitura ficou mais interessante pro final
Ah, juventude! Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você é confiante e ousada.

Gabrielle 19/11/2023

"E agora, quando em minha vida já começam a baixar as sombras do entardecer, o que me restou de mais fresco, de mais caro, do que as lembranças daquela tempestade primaveril, matutina, que passou tão depressa?"

intankavelz 17/11/2023

Cumpre o que promete
"Primeiro amor" é uma historia escrita por Ivan Turgueniev que se trata de 4 amigos que se encontraram e decidem contar sobre suas primeiras experiências amorosas, entretanto, apenas um deles realmente conta o que aconteceu, entregando assim uma bela e dolorosa narrativa. Acho incrível como o protagonista (Vladimir Petróvich) descreve de forma tao real tudo o que ele passou: a alegria, a angústia, o êxtase e tudo mais, dando a impressão de ser algo que realmente aconteceu com o autor.

trizisreading 13/11/2023

Ah, juventude!
"Primeiro Amor", obra do autor russo Ivan Turguêniev, narra as recordações de como foi se apaixonar pela primeira vez, contada pelo jovem Vladímir Petróvitch.

Vladímir é um garoto de 16 anos, filho único, que junto de sua mãe e seu pai, moram vizinhos à uma princesinha, Zinaida, de 21 anos. Ao longo dos dias que Vladímir passa a conhecer Zinaida, ele se apaixona cegamente pela moça, e talvez tão cegamente, que somente muito depois se dá conta de que ela está apaixonada por outrem.

Vladímir passa a sentir uma angústia, deseja saber por quem ela está apaixonada, mas somente muito depois vem a descobrir quem é o homem. Embora seja perceptível quem era a tal pessoa, eu fiquei muito surpresa quando foi revelado na história.

Sr. Paixão 13/11/2023minha estante
Então eles não ficam juntos?

trizisreading 14/11/2023minha estante
@Sr.Paixão logo nas primeiras páginas o narrador se refere ao Vladímir como um solteirão, e pede para ele contar a história do primeiro amor dele, então ali você já sabe o destino deles antes de começar a história :c

Sr. Paixão 14/11/2023minha estante
Que triste...