Primeiro amor

Primeiro amor Ivan Turguêniev

Resenhas - Primeiro Amor

Guilherme Amin 21/03/2024

Travessuras da menina má
Em 1860, décadas antes do surgimento do primeiro filme, Ivan Turguêniev publicou na Rússia a novela ?Primeiro amor?, com trama feita do que viria a ser um dos temas fundamentais do cinema: o primeiro e não correspondido amor.

O personagem principal, um adolescente, se apaixona por uma menina mais velha e é esculachado pela amada, sem nada compreender, até descobrir um segredo estarrecedor que mudará o curso de seu amadurecimento.

O deleite estético proporcionado pelo estilo de Turguêniev, aqui em bela tradução de Rubens Figueiredo ? que também assina o bom texto introdutório ?, completou a experiência prazerosa da leitura para mim.

Termino este comentário com a citação de que mais gostei (páginas 106/107):

?Juventude! Você parece não ligar para nada, parece possuir todos os tesouros do universo, até a tristeza lhe traz contentamento, até o desgosto lhe cai bem, você confiante e ousada, você diz: Só eu vivo ? cuidado! Mas também para você os dias correm e somem, sem conta e sem deixar vestígios, e tudo em você desaparece, como a cera sob o sol, como a neve? E talvez todo o segredo de seu encanto consista não na possibilidade de fazer tudo, mas na possibilidade de pensar que você fará tudo ? consista justamente em que você solte aos ventos forças que não saberia empregar de outro modo ? consista em que cada um de nós se considere a sério um perdulário, e acredite a sério que tem o direito de dizer: ?Ah, quanta coisa eu faria se não tivesse desperdiçado meu tempo!??
Regis 24/03/2024minha estante
Esse está sempre sendo passado para depois na minha lista, preciso fazer essa leitura depois de ler essa resenha incrível.??

Fabio 25/03/2024minha estante
Belíssima resenha, Guilherme!

Guilherme Amin 25/03/2024minha estante
Boa leitura, Regis, espero que goste tanto quanto eu!
E muito obrigado, Fabio!

Max 24/07/2023

Ah, o amor primeiro...?
Havia lido à pouco "Pais e filhos" do autor e fiquei surpreso com sua escrita e sua sensibilidade. Aqui nesta obra, mais uma vez, renova meu encanto com sua delicadeza e sensibilidade.
Super fofo! ?

Mary.Pontes 18/01/2022

Não era oq eu esperava
Apesar de ser um livro clássico, este livro é escrito de maneira bem objetiva e fácil de ler. Preciso dizer que este livro mudou completamente de rumo ao decorrer da história. Não é uma romântica história sobre o primeiro amor de duas crianças apaixonadas. Esse livro tem personagens manipuladores, traição e tudo bem romantizado. O plot foi algo que desde o começo eu estava percebendo mas não queria acreditar.

leiturasdaursula 15/01/2023

Sobre juventude e primeiros amores
Este conto de Ivan Turguêniev foi publicado em 1860 e traz uma reflexão sobre as primeiras experiências vividas na adolescência, especialmente sobre o primeiro amor. Eu achei linda a forma como o autor descreve o ambiente e as nuances e cores desta ambientação vai mudando à medida que a história se desenvolve. É poético, mas com linguagem acessível e o final traz uma reflexão tão linda sobre juventude! Recomendo, é um clássico bem fácil de ler e uma super obra de entrada para a escrita do Ivan.

Francisco240 30/01/2023

Garotas ruins, desfechos ruins.
Narrativa seguir vai falar sobre um garoto de 16 anos que se apaixona perdidamente pela sua nova vizinha que Como nosso protagonista tem diversas admiradores, porém a mesma apenas brincar com sentimentos de todos e acaba por se relacionar com um parente X do nosso protagonista a qual vai desenvolver um drama dentro da família ao qual fará com que os mesmos se mudem. Após toda essa ação, teremos um triste desfecho porém um tanto quanto comum para ? Aquela época para nossa ?antagonista?.

Morganna 12/06/2022

Primeiro amor
Gostei bastante desse livro, além de curtinho e fluído, apeguei-me bastante ao protagonista - mesmo deixando meu lado fanfiqueira torcer por um final diferente - adorei o enredo.

Mandark 27/01/2022

Encantadoramente triste e real...
Fiquei impressionado com a leveza da escrita e o peso da história. A narração de Vladímir é recheada do ardor juvenil quando revisitado na maturidade. É visível as marcas da paixão e da decepção em sua história de amor. É triste acompanhar os encaminhamentos finais e perceber que a leveza do amor adolescente vai aos poucos sendo substituída pela dureza do crescer, do entender as nuances da paixão. Estou encantado com o livro. Acho que foi a melhor leitura do ano até agora!
Araujo20 27/01/2022minha estante
Acho que vc tem uma queda pelas histórias desse autor.

Mandark 27/01/2022minha estante
Ainda não tinha lido nada dele... Foi o primeiro.

Araujo20 27/01/2022minha estante
Rsrs
Confundi com o Ian ??????

Thais 27/09/2021

O primeiro amor guarda uma bela história?
Meu primeiro contato com o autor e estou admirada pela forma simples que ele narra esta trama psicológica. A descoberta do primeiro amor de um jovem por uma mulher mais velha e como isso passou a influenciar na sua vida, na sua personalidade, na forma de enxergar o amor dos seus pais e até mesmo na maneira deles o amarem.
Um ponto que gosto muito na literatura russa, é que podemos também observar o retrato social da Rússia da época do autor.

Xavier 25/09/2021

Bom livro
Mais um clássico russo que nos faz pensar em questões como amor e morte. Um leitura rápida e fluida.

Gezinha 14/03/2021

Primeiro contato com o autor
Livro curtinho, 112 páginas pra ler num respiro entre livros densos.
É um recorte da história de um curto período da vida do personagem que narra o livro.
A descoberta do amor, as observações feitas da moça por quem ele se apaixona, suas atitudes, olhares, dramas...
É um livro bem escrito.

duda medeiros 23/04/2021

O primeiro amor.
Bem, de fato, Ivan não foi utopico ao descrever as inseguranças e agonias agregados ao primeiro amor juvenil.
é uma obra demasiadamente bem escrita, tem um charme que somente escritores alemães podem exteriorizar para o leitor.
Sempre há um ?no entanto?, então, o meu seria: eu não gostei. Não participa do gênero o qual me encontro confortável e, na verdade, eu terminei a leitura da obra para ter certeza da minha teoria sobre o plot (que é bastante óbvio) e por ser um livro pequeno, apesar de denso, resolvi não largar a leitura.
É uma obra permeada da amargura de um amor não correspondido, de uma empatia não recíproca e de uma morte lenta ao coração, o protagonista não tinha nenhum amor próprio, e durante toda a leitura o considerei tosco, infantil e masoquista. Ah, mas onde ouvi que somos todos tolos no amor ? Em algum lugar, por certo que sim. Mas há limites que a razão e senso impedem de progredir.
Cabe ao leitor, em sua individualidade literária, ter a maturidade de distinguir: é uma obra bem escrita, mas não a considero boa.
Bruno Coronel 05/12/2021minha estante
É típico de uma criança/pré-adolescente ser infantil mas ok...

Hingridy.Santos 21/03/2023

Texto fluido
Adorei a história. Bem fluida e capítulos rápidos, prende o leitor do começo ao fim. Dá pra terminar em um dia. De primeira odiei Zinaida pelo seu jeito mimado e atrevido, mas depois no decorrer da história passa a se compadecer por ela, pois a mesma também estava apaixonada por outra pessoa.

Messias.Sousa 25/04/2021

É um ótimo clássico! A leitura flui bastante e a história é muito boa. Recomendo bastante.