Dexter: A Mão Esquerda de Deus

Dexter: A Mão Esquerda de Deus Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter

Ana 13/10/2014

O livro é ruim....mas, a série é ótima! ;)

Lilly 01/10/2014

M A R A V I L H O S O!!!
Primeiro veio a série de tv que me foi indicada pela Cirleide (uma amiga muito querida). Ela me falou sobre como a série era maravilhosa e tal, na qual um serial killer trabalhava inocentemente para a polícia. Oi? ... Falou com tanta paixão que eu fiquei louca pra conhecer o charmoso assassino. Mas esqueceu de me alertar sobre o seu poder viciante. Falha grave. Eu te perdoo, amiga!

Comprei então, todas as temporadas disponíveis e baixei as demais da net. De repente eu me vi completamente viciada e sem nada disponível pra ver. Teria que aguardar até setembro para ver a sexta temporada. Como assim?

Desesperada... em crise de abstinência do "querido e cativante" Dexter... descobri os livros... Comprei os quatro já publicados no Brasil e voilà... um consolo para aguardar com menos ansiedade pelos próximos episódios.

Fiquei surpresa e muito feliz com a narrativa do Jeff Lindsay. Ele é simplesmente incrível. Excelente escritor. A leitura é divertida, leve, rápida e até as descrições dos crimes terminam suavizadas pelas piadinhas e o senso de humor perfeito de Dexter.

Neste volume, Jeff apresenta os personagens envolvidos na história desse apaixonante serial killer (alguns com uma participação bem diferente da série de tv), o Código do Harry (pai adotivo do Dexter), etc.

O livro dá início à narrativa da história de vida de Dexter Morgan (personagem principal). Perito em análise da trajetória dos borrifos de sangue, Dexter trabalha para o Departamento de Polícia Metropolitana de Miami. Porém, Dexter mantem secretamente algumas atividades extracurriculares - ele mata assassinos que a justiça deixou escapar.

Dexter, o serial killer, teve origem com a trágica morte de sua mãe biológica. Dexter, como ele mesmo diz, é 'nascido do sangue'. Adotado pelo policial que o encontrou na cena do crime de sua mãe aos 2 anos de idade, Dexter foi criado em uma verdadeira família - Harry (o pai adotivo), uma mãe e uma irmã a Policial Deborah Morgan. A medida que crescia Dexter deixava transparecer um comportamento diferente das outras crianças e uma personalidade irriquieta de "matador" que não passou despercebida ao experiente policial Harry. Então, Dexter foi orientado pelo pai a assumir uma espécie de 'máscara social' e tentar ser o mais 'normal' possível.

A história é muito muito muito parecida mesmo com a primeira temporada da série de tv o que não é estranho já que o livro foi base para a mesma. Entretanto, tem três grandes diferenças. Três fatos que tornam o primeiro livro completamente diferente da primeira temporada e que para mim causaram as seguintes reações:

Fato 01 - Um dos personagens morre mas isso NÃO ALTEROU o prazer e a vontade de ler os outros livros, por sinal não fez diferença.

Fato 02 - Um dos personagens não morre. Até agora não sei o que pensar a respeito disso. A priori, não alterou o decorrer dos outros livros e o mais estranho ... praticamente nem foi mais mencionado.

Fato 03 - Um dos personagens DESCOBRE o segredo do Dex ... isso mexeu comigo e realmente acho que fez alguma diferença, principalmente, a partir do terceiro volume... me incomodou um pouco.

De qualquer maneira conhecer o verdadeiro Dexter, o original, o "que deu origem a" série... foi maravilhoso! Ele é bem mais charmoso, divertido e envolvente que o da série de tv... Talvez falte nele a doçura que o Michael C. Hall emprestou ao personagem na tv porque o Dex do livro é cruel, egocêntrico, convencido e até meio arrogante...
"Abri os olhos. Eu estava refletido no espelho. Olá, Dexter. Teve um sonho, meu velho? Interessante, não? Três mulheres, hein? Mas era apenas um sonho". (pag. 182)

Enfim, recomendo 100%!

site: http://despertarliteral.blogspot.com.br/2011/08/resenha-dexter-mao-esquerda-de-deus.html

Mi 23/09/2014

...
Bom, o que falar desse livro???
Eu esperava gostar dele, porém não foi o que me ocorreu.
Não sei se foi devido ao fato de ser narrado em 1° pessoa e não ter me identificado com as características do personagem, ou se porque o mesmo me causava medo e repulsa. Enfim, li porque não queria abandoná-lo e na expectativa que melhorasse.
Achei uma narrativa muito chata e entediante.
Só nos últimos capítulos aumentou meu interesse devido o desenrolar do suspense.

Gustavo 29/08/2014

Ahhh se todos lessem esse livro antes de comentar que a série é boa.
Lindsey trabalha com um perfil psicológico de por terror em muitas pessoas, mas você acaba se apegando a um serial killer, e dando razão para as suas "artes".

Ciça 18/08/2014

Gostei, mas achei a série melhor!
Boa leitura! Serviu de inspiração para a série, mas essa superou a literatura, em minha opinião, o que raramente acontece! Achei que os detalhes e as modificações inseridas pela trama na TV a tornaram mais completa, mas ainda pretendo ler os outros livros - o personagem é o mesmo e adoro sua história!

@renatavarelaescreve 28/07/2014

(Whoosthatgirrl)
Resenha:
Ah, Dexter!
Como diz o título de outro livro da série: Dexter é delicioso.
"Talvez o primeiro serial killer que solicita nosso amor sem nenhuma vergonha".
Tô apaixonada pelo livro, pelo Dexter, mais do que eu era!
Amo a série, demais, mas são duas coisas. No livro você entra na mente do personagem, por que é o Dex que narra tudo. Não tem cenas extras com LaGuerta, Doakes ou outros personagens... é só o Dexter! E claro, quando os outros estão em cena, eles aparecem, mas em segundo plano.
Se tratando do seriado, as coisas são bem parecidas da primeira temporada nesse primeiro livro. A inspiração foi total, só 10% da história é diferente.
Quem viu a série sabe o caso, o Ice Truck Killer, e tudo mais! E acontece no livro exatamente assim.
Dexter - A Mão Esquerda de Deus é uma obra prima. O livro inteiro é bem construído. O humor do Dexter, as situações que ele enfrenta... é tudo muito bem escrito.
E Dexter... o unico serial killer que ganhou o amor de todos.
Apesar de ser um drama, eu ri bastante com o livro. Os pensamentos do Dex são excepcionais.
Pra quem nunca viu o seriado, tem muito suspense. Ah... estou ficando sem mais elogios, acho que usei todos, e muito bem aplicados, por que Dexter merece!

site: http://whoosthatgirrl.blogspot.com.br/2014/07/resenha-dexter-mao-esquerda-de-deus.html

Richard 13/07/2014

Um livro bem legal
Conheci Dexter por ter ouvido falar do seriado de TV,alguns elogiando + a série e outros mais o Livro,então decidi ler o livro e ñ assistir o seriado.
É meio estranho se permitir gostar de um sadico assassino,mas após alguns capitulos agente acaba indo com a cara de dexter.São eventos um tanto bizarros que o outro serial killer realiza neste livro,mas acaba despertando curiosidade no leitor(to livro policial deve fazer isso no meu ponto de vista),mas enfim acabei quebrando a cabeça com ele e Deb(sua irmã) pra capturar pontos de ligação com os assassinatos das protitutas.
Num geral gostei do enredo,mas achei um pouco d+ os devaneios que ele tinha consigo mesmo(Passageiro das Trevas)pois o subconciente acabava revelando dicas,direções e lugares que ele deveria ir,que pareceu que havia um ser(espirito,anjo sei lá) que o ajudava,e tornou algumas cenas meio que surreais.
O final do livro virou um triller bem psicológico onde nós ficamos em duvida se conhecemos bem ou ñ o prtagonista principal,mas o drama acaba de forma um tanto estranha mas aceitavel.
Como todo livro que possui continuação,algumns pqs da vida de dexter ñ são respondidos neste vol. mas fiquei com vontade de ler os outros seguintes.
Se tiver que comparar eu recomendaria outros titulos policiais sem duvida alguma,mas quem ler ñ irá achar ruim.

Ronaldo 09/07/2014

Uma leitura leve, apesar do tema. O Dexter do livro é quase tão carismático quanto o da série e é fascinante a maneira como o autor descreve como funciona a mente de um psicopata. Mesmo não tendo sentimentos, ele consegue racionalizar sua importância. Por exemplo: não é necessário amar sua irmã para ser leal a ela.
A história até que tem algum ritmo, com boas doses de sangue e um suspense razoável, mas não é uma leitura compulsiva. Acho que a trama é bem bolada, mas mal desenvolvida. Apesar dos crimes extremamente violentos, a impressão que se dá é que nada do que acontece no livro tem muita importância. Há certo distanciamento na narrativa que torna difícil nos empolgarmos com a leitura.
A tentativa de humor é sofrível, com tiradas sarcásticas sem nenhuma graça, que em alguns momentos chegam a esfriar a trama. Se estivéssemos falando de um livro pesado, seria justificável lançar umas piadinhas para amenizar a atmosfera densa, mas não é o caso.
É uma leitura razoável, mas prefiro o seriado, por isso não pretendo ler os outros volumes.

Cassio 25/06/2014

Início na literatura inferior ao início no seriado.
Pontos Fortes:
-Dexter é realmente um protagonista "especial": seu modo de pensar de agir, dentre várias outras coisas.
-Deb possui também seu carisma, apesar do pouco espaço.

Pontos Fracos:
-Algumas coisas funcionam bem melhor no seriado.
-Principal vilão poderia ter sido melhor trabalhado.
-Caro!!!!(pelo menos onde comprei kkk)

Geralmente prefiro primeiro ler a obra literária pra depois assistir o filme, seriado, desenho e etc. Porém infelizmente só soube que Dexter(o seriado) era baseado em livro lá pra metade dois episódios, que diga-se de passagem sou muito fã, apesar da grande queda de quantidade no decorrer das temporadas, com isto na falta do que ler optei pelo livro que deu origem a série.

Sobre o livro: Médio, muito abaixo de minhas expectativas, não existe praticamente espaço para outros personagens, alguns questionamentos do protagonista são repetitivos ao extremo, o vilão não cativa, além da conclusão ter sido com alguns pingos de emoção abaixo do esperado.

Infelizmente a impressão que fica é que o seriado expandiu o universo do livro(incomum), mas ainda assim vale a pena ser lido só pelo carisma do protagonista e por seu jeito singular de raciocinar.

Cármen 18/06/2014

Melhor ficar só com o livro.
Quando comecei a assistir a série Dexter na TV, nem imaginava que havia um livro por trás.
Sem mais comentários. O título desta mini-resenha, já diz tudo.

ste 14/06/2014

Se existe algo que eu jamais me imaginaria fazendo é me apaixonar por um serial killer, mas é esse o tipo de encanto que Dexter nos proporciona.

Ele é um ator vinte quatro horas por dia, sete dias por semana. O que ele interpreta?

Alguém. Isso mesmo. Ele finge ser alguém, finge ser um humano.

Dexter não tem sentimentos, exceto, talvez, por sua irmãzinha e é exatamente isso que o estimula a tentar deter o outro assassino, ou melhor, o outro "artista".

Jeff conseguiu criar uma trama instigante, macabra, mas ao mesmo tempo agradável. Em certos momentos, até dei algumas risadas com o estilo irônico do personagem.

E como não gostar também do chamado "Passageiro das Trevas"? O alter-ego de Dexter, a voz que o instiga a matar pessoas? É, eu sei que isso pode parecer sádico, mas ele mata somente as pessoas certas, pessoas que merecem o pior tipo de morte que alguém pode ter, pessoas como estupradores e sequestradores de criancinhas.

Ao mesmo tempo, o autor nos apresenta os motivos para Dex ser o que é e como ele aprendeu a fazer tudo da forma certa, sem levantar nenhuma suspeita - Mais de trinta assassinatos!

Não há muito o que dizer sobre a obra, exceto que é um oásis para os amantes de suspense e que foi uma ótima escolha para a minha lista de leitura.

site: http://devaneiosestrelares.blogspot.com.br/2014/06/resenha-14-dexter-mao-esquerda-de-deus.html#more

Ed 07/06/2014

Dexter
Tentei ler por ter gostado da série, talvez esse tenha sido o erro. Por ter visto a série antes e por não ter me adaptado ao estilo do autor, foi uma leitura péssima.

Eysler 02/06/2014

O livro, em geral, é muito bom, especificamente no clímax da história. A partir daí como qualquer livro de investigação policial (se é que se pode dizer isso de Dexter) não se consegue parar de ler até que se tenha o desfecho completo do enredo. Gostei do estilo do autor, em como o Dexter se caracteriza, descreve e se comunica consigo mesmo. É um primeiro livro que me instigou a ler os outros da coleção.

Anônimo 10/04/2014

Só Sobre Livros 12/02/2014

Um Serial Killer Carismático
Confira resenha no blog

site: http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2014/02/um-serial-killer-carismatico-carla.html